sábado, 7 de abril de 2012

Jogos do final de semana pelo Campeonato Municipal de Orizona

Acontece neste sábado (7) o encerramento da 8ª  rodada e continuação da 9ª   rodada do Campeonato Municipal de Orizona. Às 18:30 horas, no estádio municipal Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, acontece o segundo tempo da partida entre Guarani e Mata, válido pela 8ª rodada da série A.
O jogo acontecia no último domingo (01), no campo da Mata, e foi interrompido pela chuva torrencial que caiu na localidade. A partida paralisou com o Guarani vencendo por 3 a 1.  Rodrigo Marbá fez para a Mata. Fábio Oliveira (2) e Beto marcaram para o Guarani. 
Pela série B, aconteceram mudanças na 9ª rodada e a 10ª também sofrerá modificações. O motivador disso é que as equipes do Buriti Grande (grupo B) e Corumbajuba (grupo A) desistiram da competição. Assim, São Paulo JL B e Máster Firmeza não entrarão em campo nesta rodada.
A partida entre Metalúrgica Robin e União B (grupo B) foi antecipada para a última quarta-feira (04) e foi realizada no estádio. O União B venceu por 4 a 2. Givanildo (2), Jhonatan e Guilherme fizeram para o União B e Felipe Cardoso e Rafael Mulinha descontaram para a Metalúrgica Robin.
Com isso, neste sábado será realizada apenas a partida entre Firmeza B e Rio do Peixe, válida pelo grupo A. Será às 16:30 horas, no estádio Dom Antônio. Mata B e Taquaral folgam na penúltima rodada da série B.
Uma partida foi antecipada também para este sábado na última rodada da série A. Será entre Real Orizona e Ubatan, também no estádio, às 20:00 horas. As demais acontecem no domingo (8). No estádio acontece às 16:00 horas o jogo entre São Paulo JL e Cachoeira. As outras partidas são Firmeza x Posse e União x Guarani.
Firmeza ou Guarani encerrará a rodada na liderança. Na segunda fase, em mata-mata, oito equipes disputarão os jogos, sendo o primeiro contra o oitavo, o segundo contra o sétimo, o terceiro contra o sexto e o quarto contra o quinto.

* Texto e foto por Anselmo de Lima, com informações de Elson Caixeta. Todos os direitos reservados.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Grupo de teatro faz a tradicional encenação da Paixão de Cristo

Tradicional em Orizona, aconteceu na noite desta sexta-feira, 6 de abril, a encenação da "Paixão de Cristo", feita pelo grupo de teatro Paz e Bem, composto exclusivamente por moradores do município de Orizona.
A encenação foi realizada na praça da Igreja Nova, no bairro Santa Maria. Um grande público compareceu ao evento, que faz parte da programação da Semana Santa na Paróquia Nossa Senhora da Piedade.
No início da apresentação, depoimentos de moradores que obtiveram a cura de doenças graves e alcoolismo foram inseridos na apresentação e emocionaram aos presentes. O momento fez referência ao fato da Campanha da Fraternidade tratar do tema "Fraternidade e Saúde Pública", considerando que na sua trajetória, Jesus se preocupou muito com a saúde física e espiritual do povo e seus milagres foram atos de cura.
A seguir, na encenação, veio o já tradicional roteiro da solidão de Jesus no Monte das Oliveiras, da traição de Judas, dos trajetos dolorosos pelos palácios do Sumo Sacerdote, de Herodes e Pilatos, a condenação, os açoites, a caminhada rumo ao calvário e a morte em cruz. Com Jesus morto no colo de sua mãe, mulheres cantaram a dor nesta memória.
Ao final, os Irmãos do Santíssimo conduziram a procissão do Senhor Morto pelas ruas próximas à Igreja Nova, acompanhados de uma multidão e de cantos, intercalados por reflexões proferidas pelo Padre João César. Neste sábado, 07, às 21 horas, a paróquia de Orizona celebra a Virgília Pascal, que relembra na Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Na encenação, mais uma vez Jesus foi interpretado por Wellington Vaz. Aliás, a cada ano, o grupo se aprimora na produção e na interpretação da peça. Neste ano, o grupo foi dirigido por Antônio Baiano e Luisa Ribeiro, com intervenção externa do ator e diretor Eugênio Aquino.

* Texto e Fotos por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Baile de escolha da Rainha da Festa do Peão de Orizona será neste sábado

Será realizado neste Sábado de Aleluia, 07 de abril, no parque de exposições JV, no trevo de Orizona, o Baile de Escolha da Rainha e Princesas da 20ª Festa do Peão de Orizona, promovido pelo grupo Os Idealistas. Acontecerão os desfiles para escolha da Rainha 2012 e Rainha Mirim.
A premiação oferecida será de 1 mil reais, para a Rainha, 300 reais para a Primeira Princesa e 200 reais para a Segunda Princesa. Após o desfile acontecerá show com a dupla piresina Derick e Eduardo, uma promoção da Rádio Legal FM de Pires do Rio. Reservas de mesas poderão ser feitas na loja Lua e Mar.
A festa do peão de Orizona deste ano será realizada entre os dias 6 e 10 de junho, no parque de exposições. Confira a programação artística do evento:
- Dia 07/06: Zé Henrique e Gabriel.
- Dia 08/06: Sérgio Reis; Goiano e Paranaense.
- Dia 09/06: Leonardo.
- Dia 10/06: Israel e Rodolfo.

* Texto por Anselmo de Lima. Foto: Divulgação/ Derick e Eduardo. Todos os direitos reservados.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Visando candidatura, Anteres pede exoneração da secretaria de Indústria e Comércio

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Orizona, Anteres Vieira Pereira, apresentou nesta quarta-feira, 4 de abril, o pedido de exoneração de seu cargo na Prefeitura de Orizona. O ex-prefeito e atual presidente do diretório do PMDB apresentou o pedido em ofício ao prefeito Felipe Dias.
Anteres, observando a legislação eleitoral, pretende com a decisão desincompatibilizar de qualquer cargo ou função pública para poder estar a disposição do partido para uma possível candidatura. Em uma conversa com o blog Orizona em Foco, a liderança demonstrou muita satisfação com o momento em que está vivendo e tranquilidade para a tomada da decisão.
No ofício encaminhado ao prefeito, Anteres agradece o apoio e a dedicação dispensada à secretaria e destaca que o trabalho desenvolvido ao longo do mandato tem feito com que Orizona galgue posições importantes no cenário estadual, sendo referência no crescimento, geração de emprego e renda e possibilitando melhores condições de vida ao povo, comprovados nos diversos indicadores oficiais.
O secretário destacou que fazer parte do atual governo foi uma posição de honra. Anteres se coloca agora a disposição do partido para uma possível candidatura, provavelmente como vice de Felipe Dias, que deverá buscar a reeleição nas eleições municipais de outubro.
Confira o texto da renúncia na íntegra:


* Texto e Foto por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Propostas aprovadas na Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Com o tema: “Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes nos estados, no Distrito Federal e nos municípios”, foi realizada na quinta-feira, 29 de março, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Orizona. Dando continuidade a nossa cobertura do evento, disponibilizaremos abaixo o resultado dos estudos e as deliberações da conferência.
A Conferência foi realizada no auditório do Sindicato Rural de Orizona, localizado na Av. Egerineu Teixeira, número 35, próximo à rodoviária. O evento foi coordenado pelo CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com o Conselho Tutelar e secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação.
A Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente teve como objetivo levantar os problemas e necessidades enfrentada pela população infanto-juvenil local, em conjunto com as comunidades tradicionais e todos os atores do sistema de garantia de direitos, tais como Conselho Tutelar, Prefeitura, Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde e os profissionais a elas vinculados, dentre outros.
Maria Cecília Guadalupe Latier Gonçalves, assistente social, especialista em Políticas Públicas, ministrou a palestra "Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos da Criança e do Adolescente", no período matutino. A assistente social foi quem assessorou todos os trabalhos da conferência.
Após o almoço, os trabalhos retornaram e foi feito o estudo em cinco grupos, abordando cada um, um eixo temático. Os grupos fizeram a socialização e apresentaram as suas propostas. Após a discussão, as mesmas foram aprovadas, distribuídas em cada eixo temático, sintetizadas pela equipe de relatoria, conforme apresenta abaixo:
Eixo 1. Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes:
1. Criação de projetos que promovam a inserção de adolescentes em condição de aprendizagem do trabalho e projetos de acolhida para crianças em risco.
2. Acesso a cultura e lazer, com centros específicos para crianças e adolescentes.
3. Qualificação do Conselho Tutelar para monitoramento, apoio a Segurança Pública.
Eixo 2. Proteção e Defesa dos Direitos:
1. Criação de um espaço cultural e social que abranja toda a comunidade; diversificação de esportes.
2. Projeto de prevenção e erradicação das drogas, trabalhando o tripé (família, escola e comunidade) em defesa dos direitos e deveres das crianças e adolescentes.
3. Acompanhamento de toda a comunidade.
Eixo 3. Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes:
1. Oferecer espaços culturais e de opinião para crianças e adolescentes expressarem suas necessidades.
2. Promover o acesso de crianças e adolescentes para expressar suas opiniões no CMDCA.
3. Avaliação e monitoramento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Eixo 4. Controle Social e Efetivação dos Direitos:
1. Propor projetos para crianças e adolescentes que trate de assuntos pertinentes a cada faixa etária.
2. Criar comissão organizadora que proponha eventos quinzenais.
3. Ser acompanhado pela equipe coordenadora e comunidade.
Eixo 5. Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes:
1. Estabelecer articulação, coordenação e pactuação de ações e recursos, otimizando os mesmos.
2. Buscar recursos e financiamentos nas três esferas de governo.
3. Desenvolver mecanismos institucionais de monitoramento e avaliação de ampliação dos recursos e orçamentos.
Após aprovadas as propostas, foram abertas as inscrições e eleitos os delegados que participarão da IX Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. A particularidade foi a eleição de delegados entre crianças e adolescentes para representar Orizona em nível estadual.
Foram eleitos como delegados, Dra. Sheyla de Fátima Correa e Edson Antônio de Castro, o Edinho, entre os profissionais que atuam com crianças e adolescentes e Wilton Vieira Martins e Maria Isabel Duarte Miguel, que representarão as crianças e adolescentes.

* Texto por Anselmo de Lima. Fotos: Nilsinho Vaz e Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

PMDB realiza encontro na cidade de Orizona e encerra ciclo de atividades do partido

O Diretório Municipal do PMDB de Orizona realizou na última sexta-feira, 30 de março, encontro municipal do partido, que encerrou um ciclo de reuniões regionais que aconteceram em todo o município. Cerca de 300 filiados, militantes e simpatizantes do partido participaram no encontro, que foi realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Orizona.
Além do diretório do PMDB, do prefeito Felipe Dias, de vereadores do partido, secretários municipais, lideranças e militância, o encontro contou com a presença dos deputados peemedebistas Wagner Siqueira e Leandro Vilela, estadual e federal, respectivamente. Integrantes do PT, PR e PSC, partidos aliados do PMDB na administração municipal também estiveram presentes.
Logo na abertura, a palavra foi passada ao vice-prefeito Antônio Baiano (PT), que entregou ao presidente do partido, Anteres V. Pereira, ao vice-presidente Silvio Fernandes, ao prefeito Felipe Dias e ao presidente da Câmara, vereador Reinaldo Cardoso, um ofício do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores solicitando uma reunião para que as representações dos partidos pudessem chegar a um acordo para uma possível aliança.
No texto, a direção do partido dos trabalhadores ressalta a parceria firmada até então e a gestão muito positiva do prefeito e apresenta uma pauta de reivindicações para garantir a coligação. A direção do PMDB ficou de analisar o texto e confirmar uma data para que se reúnam.
Os deputados Waguinho e Leandro Vilela fizeram suas falas analisando a conjuntura política estadual e nacional. Reforçaram que os partidos da base da presidenta Dilma Rousseff devem zelar pela manutenção das parcerias nos municípios. Esta é uma diretriz estadual e também nacional.
O presidente Anteres, que é pré-candidato a vice-prefeitura, disse que o povo de Orizona e o PMDB demonstraram que querem ver Felipe Dias disputando a reeleição. Quanto às alianças, disse ter uma conversa muito avançada com o PR e o PSC. Com o PT, falta fechar um acordo, mas o mesmo acredita que isso acontecerá em breve.
O prefeito Felipe Dias, ovacionado pelos presentes, fez um balanço da sua gestão, dos desafios e das conquistas nas diversas áreas administrativas. Deu relevância às novidades implementadas principalmente na área da saúde, educação, ação urbana, agricultura e assistência social.
As pessoas que participaram da reunião puderam responder a um questionário, que permitiu avaliar a atuação do PMDB e partidos aliados no governo municipal, além de possibilitar que a comunidade pudesse criticar e apresentar sugestões para o restante do mandato do prefeito Felipe Dias.
Esse mesmo questionário foi distribuído e respondido nos encontros que aconteceram anteriormente, nas regiões de Montes Claros, Taquaral, Cachoeira, Corumbajuba, Ubatan, Posse, Buritizinho, Firmeza e Rio do Peixe. O secretário do partido, Rinaldo Costa, disse que a urna será aberta pela executiva no partido, que a partir dos resultados, poderá avaliar rumos a serem tomados, mas que decisões definitivas sobre as próximas eleições só acontecerão com a convenção partidária.
Confira as imagens do evento, registradas por Nilsinho Vaz:

* Texto por Anselmo de Lima. Fotos: Nilsinho Vaz. Todos os direitos reservados.

Estado e Município decretam ponto facultativo na quinta-feira

O prefeito de Orizona, Felipe Dias, decretou ponto facultativo para esta quinta-feira (05), em virtude do feriado da Semana Santa. Os servidores de todos os órgãos municipais estão abdicados do dever de assinar o ponto nesta data. O Posto de Saúde do bairro Boa Vista (foto), onde funciona o plantão médico 24 horas manterá suas atividades integralmente, assim como o SAMU 192 e o serviço de transporte de pacientes por parte das ambulâncias da Secretaria de Saúde. O serviço de limpeza urbana também funcionará em sistema de plantão.
O governador de Goiás Marconi Perillo também assinou decreto instituindo ponto facultativo nesta quinta-feira. Os servidores públicos do Estado de Goiás voltam ao trabalho na próxima segunda-feira, dia 9. O decreto não se aplica aos órgãos que desenvolvem atividades de interesse público (saúde, policiamento civil e militar, Corpo de Bombeiros, arrecadação, fiscalização e Vapt Vupt), que vão funcionar em regime de plantão.

* Texto por Anselmo de Lima, com informações do Portal de Notícias Goiás Agora. Foto: Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Imagens da 1ª Cavalgada Feminina de Orizona

Aconteceu neste domingo, 01 de abril, a 1ª Cavalgada Feminina de Orizona, batizada com o nome de Cavalgada das Rosas. A cavalgada teve início no período da manhã, com saída do Parque de Exposição JV, no bairro Santa Luzia. Em seguida, o grupo passou pelas ruas do centro da cidade e seguiu pela saída do Cemitério de Orizona, seguindo pela rodovia GO-219.
A comitiva seguiu rumo à fazenda Água Grande, na propriedade de Adelson e Maria Divina. No local, as amazonas foram recepcionadas por cavaleiros (maridos, namorados e amigos), onde houve almoço e baile com o grupo Os Originais.
A cavalgada beneficente permitiu que as participantes doassem alimentos e produtos de limpeza, a serem repassados para entidades assistenciais do município. Foi uma realização de Maria Divina e Luana.
Confira a galeria com as imagens do evento, cortesia de Max Machado:


Se não conseguir visualizar, acesse nossa página no Flickr clicando aqui.

* Texto por Anselmo de Lima. Fotos: Max Machado. Todos os direitos reservados.

Programação católica da Semana Santa em Orizona

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Orizona, divulgou a programação da Semana Santa. A programação que lembra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo começou no domingo, dia 1º de abril, dia em que a Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos, relembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, na véspera de ser traído e condenado.
No domingo aconteceu a bênção de Ramos e a procissão até a Igreja Nova, no período da manhã, e missa na Matriz, à noite. A partir desta terça-feira (03), a Paróquia terá uma extensa programação, disponibilizada abaixo, com o apoio de Ricardo de Paula:

Terça-feira (03 de abril):
19:00 horas - Confissão comunitária na Igreja Nova (bairro Santa Maria).

Quarta-feira Santa (04 de abril):
09:00 horas - Missa com enfermos e idosos na Matriz (Centro).
19:00 horas - Procissão do Encontro - as imagens de Nossa Senhora e Nosso Senhor Jesus Cristo saem do bairro Santa Luzia e da Matriz, respectivamente, e seguem em procissão até a Capelinha (Capela do bairro Nossa Senhora de Fátima).

Quinta-feira Santa (05 de abril):
09:00 horas - Missa dos Santos Óleos em Ipameri-GO.
19:00 horas - Missa de instituição da Eucaristia (lava-pés) na Igreja Nova (bairro Santa Maria).
21:00 às 22:00 horas - Adoração do Santíssimo na Capelinha (Comunidades Santa Maria I, II e Bela Vista).
22:00 às 23:00 horas - Adoração do Santíssimo na Capelinha (Comunidades do Centro - São Paulo, Santa Terezinha e São João).
23:00 às 24:00 horas - Adoração do Santíssimo na Capelinha (ECC e Pastoral Familiar).

Sexta-feira Santa (06 de abril):
07:00 às 08:00 horas - Adoração do Santíssimo na Capelinha (Vicentinos, Legião de Maria, Apostolado da Oração e RCC).
08:00 às 09:00 horas - Adoração do Santíssimo na Capelinha (Comunidades São Francisco - Boa Vista, São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida).
09:00 às 10:00 horas - Adoração do Santíssimo na Capelinha (Catequistas e todos os catequizandos).
10:00 às 11:00 horas - Adoração do Santíssimo na Capelinha (Pastoral das Exéquias, Pastoral Vocacional e Pastoral da Juventude ).
11:00 às 12:00 horas - Adoração do Santíssimo na Capelinha (Rosa Mística).
12:00 às 13:00 horas - Adoração do Santíssimo na Capelinha (Comunidades dos bairros Santa Luzia, Cinelândia e Nossa Senhora de Fátima).
13:00 às 14:00 horas - Adoração do Santíssimo na Capelinha (Comunidades rurais do Entorno).
15:00 horas - Adoração da Cruz na Igreja Nova (bairro Santa Maria).
18:30 horas - Encenação "Paixão de Cristo" na Praça da Nova Matriz e em seguida, procissão do Senhor Morto até a Velha Matriz.

Sábado Santo (07 de abril):
21:00 horas - Celebração da Páscoa (Virgília Pascal) na Igreja Nova (cada pessoa deverá levar vela e água para abençoar).

Domingo de Páscoa (08 de abril):
09:00 horas - Missa na Matriz (Centro).
18:00 horas - Missa na Igreja Nova (bairro Santa Maria).

* Com informações da Secretaria Paroquial/ Paróquia Nossa Senhora da Piedade. Foto: Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Definido calendário de reposição das aulas na Rede Estadual de Ensino

Atenção pais, mães e estudantes. Foi definido nesta segunda-feira (2), o calendário de reposição das aulas das escolas da rede estadual que sofreram paralisação por conta da greve dos profissionais do setor, processo que perdurou por 51 dias.
O calendário de reposição das aulas na rede estadual terá início no dia 14 de abril. A data foi decidida depois de uma reunião entre o secretário estadual de Educação, Thiago Peixoto, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação , Ieda Leal e outros representantes.
A reposição não vai interferir nas férias coletivas do mês de julho, uma reivindicação da categoria. O encontro e a definição do cronograma foi uma condição imposta pelo governo do Estado para o pagamento dos cortes de ponto.
Ficou definido que as 26 aulas serão repostas aos sábados, e que a reposição acontecerá no mesmo turno no qual o aluno está matriculado. Porém, as aulas que normalmente acontecem à noite, deverão ocorrer no período vespertino, já que o horário limite para a permanência na escola aos sábados é às 18h.
O Ministério Público (MP/GO) espera que até novembro, todas as aulas tenham sido repostas, com exceção das escolas que aderiram parcialmente à greve, que devem finalizar um pouco antes.
Em Orizona, apenas o Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira teve as atividades diretamente paralisadas por conta da ação grevista.

* Com informações do Portal Rádio 730. Foto: Wagnas Cabral. Todos os direitos reservados.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

8ª Rodada da Série A de Orizona acontece debaixo de muita chuva

Foi realizada neste domingo (01) a 8ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Orizona, Série A. As partidas aconteceram com rodada dupla no campo da Mata e no estádio Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, na cidade. A líder Firmeza foi a equipe que folgou na rodada.
No estádio, o São Paulo JL goleou a Posse por 3 a 0, com três gols de Luan Jordan. Debaixo de muita chuva, o União empatou com o Real Orizona por 1 a 1. Wellington Dias, ex-Brasiliense, marcou primeiro para o Real Orizona. De cabeça, Sandrinho empatou para o União.
Na Mata, a Cachoeira venceu o Ubatan por 4 a 3. Os gols da Cachoeira foram de Clebinho (2), William e Adilson. Tiago, Lucas Alves e Ley fizeram para o Ubatan.
No segundo jogo, o Guarani vencia a Mata por 3 a 1. Rodrigo Marbá fez para a Mata. Fábio Oliveira (2) e Beto marcaram para o Guarani. O jogo foi paralisado no intervalo devido à chuva torrencial que caiu na localidade e não foi possível de ser reiniciado.
Segundo Elson Caixeta, a Secretaria Municipal de Esportes anunciou hoje (02) que a conclusão da partida será neste sábado, 7 de abril, no estádio Dom Antônio, às 18 horas.

* Texto por Anselmo de Lima, com informações de Elson Caixeta. Todos os direitos reservados.

AGRICOR: uma empresa genuinamento orizonense

Recentemente foi lançada em Orizona a AGRICOR - Indústria, Comércio e Representações, uma empresa idealizada por 6 produtores rurais do município, onde o objetivo foi o de construir uma unidade de armazenamento própria no município onde plantam e residem. Com a unidade viabilizada, buscaram e firmaram parceria com a Tranding ADM, uma das maiores do mundo na atividade de comercialização de grãos.
No lançamento da empresa compareceram importantes parceiros, como o prefeito Felipe Dias, que atendeu às diversas reivindicações do grupo, o secretário da Agricultura Hélio do Quimba, o gerente o Banco do Brasil Antonio Carlos Rios, o padre Aparecido Joaquim de Oliveira, que abençoou o novo empreendimento, e diversos representantes de empresas do setor.
Para viabilizar o empreendimento, o grupo participou de diversas reuniões na Goiás Industrial, proprietária do DAIO - Distrito Agroindustrial de Orizona, reuniões estas que sempre contaram com a presença e a mediação do prefeito Felipe Dias dos secretários municipais Rinaldo Costa (Administração) e Anteres Vieira Pereira (Indústria e Comércio).
São sócios da nova empresa, instalada no DAIO, Abelardo Nicoli, Hélio Frutuoso, José Augusto Gonçalves Júnior, Nilton Olimpio, Paulo César Dias de Almeida e Paulo Roberto de Freitas Barbosa.

* Com informações do Jornal Correio Goiano/ Lindomar Amorim. Foto: Goiás Industrial. Todos os direitos reservados.

Marrequinho: A Iniciação - Capítulo VII

Havia em Campinas (minha amada Campininha) na Avenida Bahia (hoje, Avenida Alberto Miguel) entre as Ruas Benjamin Constant e Rua Rio Verde, a pensão da dona Brasilina, que era onde muitos Artistas Sertanejos se hospedavam. É que, lá era um ótimo ponto de referência, tinha boa localização e os preços eram no jeito, por ser uma hospedaria muito modesta. A pensão da dona Brasilina era um reduto de caipiras. Era chamada de Pensão dos violeiros e Hotel da caipirada. 
A dona da Pensão mantinha um relacionamento com o violeiro e cantador chamado Brazão. Vindo das Minas Gerais (ele era paulista) com o parceiro Brazinha, para fazer umas cantorias em Goiás, a dupla hospedou-se na citada Pensão, tão conhecida na época. Resumindo o assunto, Brazinha voltou sozinho para Minas Gerais e o Cândido de Paula (Brazão) passou de hóspede para a condição de marido da dona da Pensão. Brazão era um cara um tanto complicado. Nervoso, briguento, falador e, além disso, gostava de engolir uns “tragos”, quando ficava ainda mais enjoado. Mas, nem tudo nele era ruim, tinha seu lado bom. Quando sóbrio, era comunicativo, extrovertido, otimista, competente humorista, violeiro e cantador. Havia gravado com o goiano de Piracanjuba, Marinheiro, e um sanfoneiro lá de Ivolândia (GO), o Vantuil, um disco 78 R.P.M. e uma música desse disco (que tinha duas), chamada "É Chato Gostar", fez um sucesso danado, aqui, em Goiás. Só que, o Brazão formava e desmanchava dupla, uma atrás da outra, com naturalidade absoluta. Dava tiro no escuro a torto e a direito para ver no que acertava. Sei que na Pensão da dona Brasilina, a gente encontrava violeiros veteranos de passagem por Goiânia, violeiros amadores e profissionais que eram hóspedes permanentes, e os que ali iam para manter contato com outros que também buscavam um parceiro para tentar a sorte na viola. E foi ali, naquela Pensão, que finalmente consegui fazer a tão sonhada iniciação na confraria dos que queriam se tornar profissionais da viola. Ano, 1957. Aconteceu assim: O Brazão havia se separado do Marinheiro e do Vantuil, e estava, como sempre, ‘’caçando’’ parceiro. Um dia me ouviu cantar uma moda com alguém, da turma que ali frequentava e me convidou para formarmos dupla. Fiquei surpreso e entusiasmado, ao mesmo tempo. Surpreso, porque ele era um veterano, na viola, e muito respeitado no meio artístico de Goiás, e mesmo do Brasil. Entusiasmado, por ter dado de cara com a oportunidade pela qual eu tanto esperei. Iria finalmente, me enturmar com artistas que já haviam conseguido gravar discos e os que tinham programas de rádio. Aceitei o convite dele, na hora, é claro. Começamos a ensaiar imediatamente. Nós dois fazíamos segunda voz e ele teve que se arranjar para fazer a primeira, já que eu não tinha capacidade para tal façanha. Para que não surgissem problemas com o tal Departamento de Registros e Patentes, Brazão sugeriu que eu deixasse de lado o apelido de Chiquinho e adotasse um nome que igualasse com o seu, coisa muito usada na época. E assim, surgiu no cenário da música sertaneja de Goiás, a dupla: “Brazão e Braizito”. Fomos alvos de gozação, para os ‘’corneteiros’’, que existia em quantidade, no meio artístico. Fomos chamados de: A dupla "Pai e Filho", "Avô e Neto", “O Menino e o Velho" e assim por diante. Acontece que o Brazão, que já estava um pouco "maduro’’ e eu com dezessete anos, formávamos uma dupla que realmente não se enquadrava nos padrões existentes, na época. E foi cantando com ele, Brazão, que em 1957 fiz a minha tão sonhada estreia, no rádio. Rádio Brasil Central, domingo, de manhã. Auditório lotado. Quanta emoção eu senti. Estava se realizando, o primeiro, dos sonhos do menino de Campo Formoso. Aqueles microfones, aquele auditório, e os aplausos que ouvi após a nossa cantiga, me mostraram algo que eu desconhecia ou talvez não houvesse percebido ainda, por não ter parado para pensar no assunto. Naquele dia descobri a importância da música e o poder da comunicação, na vida das pessoas.


* Sétimo capítulo do livro "Marrequinho - O Menino de Campo Formoso", de Francisco Ricardo de Souza. Imagens: acervo pessoal. Publicação autorizada pelo autor. Todos os direitos reservados.

domingo, 1 de abril de 2012

Orizona realiza conferência dos direitos das Crianças e Adolescentes

Com o tema: “Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes nos estados, no Distrito Federal e nos municípios”, foi realizada nesta quinta-feira (29) a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Orizona.
A Conferência foi realizada no auditório do Sindicato Rural de Orizona, localizado na Av. Egerineu Teixeira, número 35, próximo à rodoviária. O evento foi coordenado pelo CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com o Conselho Tutelar e secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação.
A Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente teve como objetivo levantar os problemas e necessidades enfrentada pela população infanto-juvenil local, em conjunto com as comunidades tradicionais e todos os atores do sistema de garantia de direitos, tais como Conselho Tutelar, Prefeitura, Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde e os profissionais a elas vinculados, dentre outros.
Participaram da conferência, que foi assessorada pela assistente social Cecília de Guadalupe Latier Gonçalves, lideranças comunitárias com atuação em entidades afins, educadores, profissionais de saúde e assistência social, além de crianças e adolescentes beneficiadas por projetos sociais como o PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e CAF - Criança e Adolescente Feliz.
Na solenidade de abertura da conferência, os estudantes do PETI e do CAF fizeram uma bela e comovente apresentação, que emocionou aos cerca de 90 conferencistas que participaram da abertura do evento.
Na sua fala, o vice-prefeito Antônio Baiano destacou que acabou a época do coronel que mandava no restante da população. Hoje tem que se ouvir o povo. "Por isso, a conferência tem o papel importante de fazer o cidadão anônimo se transformar em sujeito", observou.
Baiano lembrou que desde a Constituição de 1988, grande parte das políticas públicas nasceu e modificou a sociedade a partir das conferências. O vice-prefeito lembrou que essa conferência aconteceu porque ainda hoje, em nosso meio, existem crianças e adolescentes que não tem o pleno direito conquistado e que a sociedade não pode virar as costas para esta realidade.
O prefeito Felipe Dias, recordando a apresentação das crianças e adolescentes do PETI e do CAF, observou que a apresentação disse mais que muitas palavras. Sobre a conferência, Felipe observou que a presença de autoridades representantes de diversos segmentos expressa o compromisso das mesmas com a questão referente aos interesses de crianças e adolescentes.
"Conferência é uma oportunidade de conferir a aplicação dos recursos públicos e propor o direcionamento dos recursos que virão", lembrou o prefeito. Falando diretamente a Ivonete Ferreira, presidente do CMDCA, que coordenou a conferência, Felipe pediu muita transparência no repasse das informações. "Quero ter acesso ao resultado das discussões desta conferência para que possamos agir de acordo", concluiu a fala.
Antes de sua fala, Cecília foi brindada pela primeira-dama Ana Lúcia, com um kit de produtos produzidos no município de Orizona. A assistente social brincou que com tantos produtos diferentes, com certeza o município não teria problema com desemprego.
Cecília também parabenizou Orizona pela iniciativa da realização de uma conferência própria, já que em outros municípios ela acontece de forma regionalizada.
Sobre o tema, destacou que as crianças e adolescentes são cidadãos e seus direitos devem ser garantidos imediatamente. Esses direitos fundamentais, previstos no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, são a garantia da vida e saúde, a alimentação, a liberdade, o respeito, a dignidade, a convivência familiar e comunitária, educação, cultura, esporte e lazer, profissionalização e proteção ao trabalho.
“Os direitos humanos apontam para uma etapa plural e continental de não violência, de liberdade e de respeito às diversidades culturais, matéria-prima de existência humana”, destacou.
No período da tarde, após a fala de Cecília, foram formados cinco grupos por eixo temático, quando proporcionaram uma rica discussão, socializada na plenária. Ao final do evento foram apresentadas e aprovadas propostas a serem levadas para a 9ª  Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, assim como a escolha dos delegados representantes do município na conferência.
Crianças são indivíduos com faixa etária de zero a doze anos incompletos e adolescentes, pessoas de 12 a 18 anos de idade.

* Texto por Anselmo de Lima. Fotos: Iara Silva e Nilsinho Vaz. Todos os direitos reservados.

Resultados da 8ª rodada da Série B do Campeonato Municipal de Orizona

Aconteceu neste sábado, 31 de março, a 8ª rodada da Série B do Campeonato Municipal de Futebol de Orizona. Os jogos do grupo A aconteceram no estádio Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, na cidade. Os jogos do grupo B foram realizados em Maniratuba e Firmeza.
Pelo grupo A, no primeiro jogo, a Firmeza B venceu a Corumbajuba por 4 a 2. Os gols da Firmeza B foram marcados por Ricardo (2), Tiãozinho Mizael e Eduardo. Felipe e Denilson fizeram para Corumbajuba. No outro jogo, o Rio de Peixe venceu a Mata B por 2 a 0. Neir (foto acima) e James fizeram os gols do Rio do Peixe.
Pelo grupo B, no campo da Firmeza, o Máster Firmeza venceu o Taquaral por 4 a 3. Os gols do Máster foram feitos por Bazé (2) e Edson Cocá (2). João Carlos (2) e Daniel fizeram os gols do Taquaral. No outro jogo do grupo, em Maniratuba, a Metalúrgica Robin venceu o time do Buriti Grande por 9 a 2, na maior goleada da série B até então. Os gols do Buriti Grande foram feitos por Carlos Henrique. Rafael Mulinha (5), Cristiano Eré (3) e Lucas Anderson fizeram os gols da Metalúrgica Robin.

* Texto e fotos por Anselmo de Lima, com informações de Elson Caixeta. Todos os direitos reservados.

CREDITAG de Orizona realiza Assembleias dia 09

A CREDITAG - Cooperativa de Crédito Rural da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Orizona realiza no dia 9 de abril as Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária.
As assembleias acontecerão no Auditório Antonio Olavo da Costa, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Orizona, localizado na Av. Egerineu Teixeira, número 71, bairro Nossa Senhora de Fátima, em terceira e última convocação às 10 horas, com a presença de no mínimo 10 sócios em condições de votar.
A assembleia extraordinária terá como pauta, a reforma do Estatuto Social da entidade. Ao final, será realizada a assembleia ordinária, com a realização da prestação de contas do órgão de administração, acompanhada do parecer do conselho fiscal, a destinação das sobras ou rateio das perdas do exercício de 2011, deduzindo as parcelas para os fundos obrigatórios, eleição do conselho fiscal, fixação dos valores dos honorários, das gratificações e da cédula de presença dos membros do órgão de administração e do conselho fiscal.
Na ocasião, será sorteado um prêmio de 1 mil reais para os associados presentes. Para efeito de quorum, a CREDITAG possui 1.431 associados em condições de votar. Atualmente, a entidade é presidida por Deuslírio Gonçalves (foto).

* Texto e foto por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.