sábado, 1 de janeiro de 2011

Dilma Rousseff toma posse como Presidenta do Brasil

Michel Temer, Dilma Rousseff e Lula após transmissão da faixa presidencial.
Dilma Rousseff tomou posse neste sábado (1º) como presidente da República e se tornou a primeira mulher a chegar ao cargo mais alto do país. Em Brasília, capital federal, 30 mil pessoas acompanharam a cerimônia e assistiram a nova presidente do país receber a faixa presidencial do seu antecessor e padrinho político, Luiz Inácio Lula da Silva.
Em seu primeiro discurso como presidente do Brasil, Dilma enalteceu a conquista de uma mulher ao assumir o cargo. No plenário do Congresso, por cerca de 40 minutos, ela prometeu honrar as mulheres e se emocionou ao dizer que a partir daquele momento seria a “presidenta de todos os brasileiros”.
- Hoje será a primeira vez que a faixa presidencial cindirá sobre o ombro de uma mulher.
Dilma agradeceu o agora ex-presidente ressaltando o legado deixado por ele. Segundo a nova presidente, ela terá a missão de consolidar as conquistas do governo anterior.
- Vivemos um dos melhores momentos da vida nacional, milhares de empregos estão sendo criados, nossa faixa de crescimento mais que dobrou, superamos a nossa divida externa, resgatando milhões de brasileiros da tragédia da miséria. [...] Não vou descansar enquanto houver brasileiros sem alimento na mesa. Não vou descansar enquanto houver pessoas vivendo nas ruas.
A cerimônia contou com a presença de 57 autoridades de outros países e diversos políticos nacionais.
Ao encerrar seu discurso, em que prometeu erradicar a pobreza, a nova presidente afirmou que “estende as mãos” aos partidos de oposição e que, de sua parte e da parte de seu governo, não haverá nenhum tipo de discriminação ou de privilégio.
- A partir deste momento, sou a presidenta de todos os brasileiros. Serei rígida na defesa do interesse público. A corrupção será combatida permanentemente.
Dilma se emocionou, e também lembrou a época em que militou contra o regime militar.
Dilma em discurso no púlpito.
- Entreguei minha juventude ao sonho de um país justo e democrático. Suportei adversidades extremas. Não tenho qualquer arrependimento, ressentimento ou rancor. Após a fala, Dilma e Temer seguiram para o Palácio do Planalto, onde ela recebeu a faixa presidencial de Lula. Quebrando o procolo, os dois trocaram abraços e beijos no rosto. Depois de oito anos no poder, Luís Inácio Lula da Silva deixou o comando da Presidência da República. Na tarde deste sábado (1º), ele desceu a rampa do Palácio do Planalto acompanhado da mulher, dona Marisa, e da presidente Dilma Rousseff.
A nova presidente do Brasil, Dilma Rousseff, começou a empossar os 37 ministros que passam a compor o seu governo. O destaque é a quantidade de mulheres no Ministério: nove, o maior da história. O antecessor de Dilma, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a ter cinco ministras. (Portal R7).

Marconi toma posse e reafirma suas promessas


Marconi em solenidade de posse.
Marconi Perillo é oficialmente o novo governador de Goiás. Em seu discurso de posse, realizado na Assembleia Legislativa neste 1º de janeiro de 2011, Marconi reaforçou os compromissos que fez durante a campanha, e não poupou seu antecessor, Alcides Rodrigues.
"Mais que reiterar os compromissos de campanha, manifesto o propósito de governar para todos, sem qualquer discriminação. Serei como sempre fui, justo, benevolente, solidário e bom para os carentes e para os honestos. Porém serei duro com os maus e os corruptos. Juntos vamos realizar o melhor governo da vida dos goianos", prometeu.
De Abraham Lincoln a Cora Coralina, Marconi incrementou seu discurso com várias citações durante quase vinte minutos de fala. Segundo ele, o mérito terá valor em seu governo. "Iniciaremos o tempo da meritocracia em Goiás. Vamos seguir um caminho que consolidará a presença do Estado como indutor da iniciativa privada, dotando Goiás da infra-estrutura necessária à competitividade dos nossos empreendedores", disse.
Marconi ressaltou que irá governar com base no planejamento, e que seu mandato será consciente nos gastos. "Implantaremos um padrão rígido de austeridade fiscal, cortaremos os gastos supérfluos e garantiremos os investimentos necessários à melhoria da qualidade de vida dos goianos", afirmou. (Rádio 730).

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Um Feliz e Próspero 2011 para Você e sua Família!!!!

Lula assina MP que reajusta mínimo para 540 reais

Luiz Inácio Lula da Silva aprovou o aumento do salário mínimo de 510 (cerca de 185 euros) para 540 reais (quase 203 euros). A informação foi confirmada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, em conferência à imprensa, após uma reunião com o presidente Lula.
Governo Lula termina dia 31 de dezembro com quase 90% de aprovação.
Guido Mantega mostrou-se satisfeito com o desempenho da economia nos oito anos de Governo, tendo destacado o recorde das exportações brasileiras, que devem ultrapassar os 200 mil milhões de dólares (cerca de 150 mil milhões de euros) este ano.
O responsável sublinhou também que o cenário econômico é amplamente favorável à continuação do crescimento sustentado do país, dando como exemplo o fato de a inflação estar controlada apesar das pressões inflacionistas no início e nos últimos meses do ano.
"Não há condições para a inflação sair da meta", disse o ministro, adiantando que a média da inflação é de 4,5% e que esta poderá flutuar entre 2,5 e 6,5%. O ministro da Fazenda admitiu uma redução da atividade em 2011 relativamente ao corrente ano, prevendo um crescimento da economia entre os 7,5 e os 7,7%.
E enquanto isso, o salário dos deputados, senadores e presidente da República aumentou 61,8%. Lamentável! (Jornal de Negócios).

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Estado quita a folha de pagamento de dezembro

A Secretaria da Fazenda libera hoje (29) recursos para quitar a folha salarial de dezembro para 32 órgãos do Poder Executivo. Na relação estão as secretarias da Educação, Gestão, Indústria e Comércio, Agricultura, Emater, Mulher, Meio Ambiente, Cidades, Ciência e Tecnologia, Planejamento, Infraestrutura, Articulação Institucional, Governadoria, Vice-Governadoria, além das sete empresas em liquidação – Casego, Crisa, Prodago, Cerne, Metago, Transurb e Goiastur. Na lista estão ainda a Agel, AGDR, AGR, Agecom, Agehab, Agepel, Agetur, Fapeg e os Gabinetes Civil e Militar. Os servidores recebem os salários amanhã. (Agecom).

Orizona será Centro Organizativo das EFAs no Brasil

Metodologia que valoriza a prática
dos agricultores familiares.
Orizona, que conta desde 1999 com a implantação da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona e logo depois, passou a ser sede da AEFACOT - Associação da Escolas Famílias Agrícolas do Centro-Oeste e Tocantins, terá também a partir de 2011, a sede administrativa da UNEFAB - União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil. A organização é a entidade máxima de representação das EFAs no país e conta hoje com cerca de 150 escolas filiadas na maioria dos estados da federação.
A UNEFAB foi fundada em 11 de março de 1982, em uma Assembléia Geral, realizada no município de São Mateus, norte do Estado do Espírito Santo, após ampla discussão entre as Associações mantenedoras das EFAs.
O movimento das escolas rurais em regime de alternância em que trabalham as Escolas Famílias Agrícolas nasceu em 1935, a partir da iniciativa de três agricultores e de um padre de um pequeno vilarejo da França que prestaram atenção na insatisfação sentida pelos adolescentes, demonstrando atenção para com o meio em que viviam, desejando promovê-lo e desenvolvê-lo. O sistema pedagógico da alternância, no Brasil, teve seu início no Estado do Espírito Santo, em 1968, através do MEPES - Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo. Contou com apoio Pastoral da Igreja Católica e das lideranças comunitárias, a partir do Município de Anchieta - ES e sua ligação com a Itália, sob a liderança do Jesuíta italiano, Padre Humberto Pietrogrande.
Escolas trabalham em regime de
alternância.
A Missão da UNEFAB (acesse o sítio da entidade) é a de articular ações, parcerias, formular politicas, facilitar o intercâmbio e outras atividades afins a partir das demandas das associações locais e regionais, em vista de promover, por meio das Escolas Familias Agricolas, o desenvolvimeno sustentável e solidário do campo, através da formação dos jovens e suas familias, dentro dos principios da Pedagogia da Alternância.
A direção da UNEFAB já alugou um imóvel na Rua Getúlio Vargas, próximo à Itambé, onde funcionará a sua nova sede.  Até então, a entidade estava sediada em Brasília e a mudança visa baixar custos com despesas administrativas. Atualmente, o presidente da entidade é Antônio Baroni Rocha, pai de alunos de uma EFA no Mato Grosso do Sul. (Fonte: sítio eletrônico da UNEFAB).

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Agepel revitaliza Museu Ferroviário de Pires do Rio

Museu será entregue na quarta-feira.
 Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira - Agepel inaugura amanhã, dia 29, a revitalização da Exposição de Longa Duração do Museu Ferroviário de Pires do Rio. A abertura do museu está marcada para as 10h30, com as presenças da presidente da Agepel, Linda Monteiro, e da diretora de Patrimônio, Tânia Mendonça. O museu fica na avenida Coronel Lino Teixeira de Sampaio, no Centro de Pires do Rio.
A obra faz parte de um projeto de revitalização das exposições de longa duração dos museus estaduais goianos realizadas pela Agepel de janeiro a dezembro deste ano, que também contemplou o Museu Pedro Ludovico, reinaugurado em novembro. Além da revitalização da exposição, o Museu Ferroviário passou por ampla restauração de seu espaço arquitetônico. A obra foi realizada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan este ano.
A revitalização envolveu a instalação de novos painéis e mesas expositoras de acrílico e aparelhos de audiovisual para exibição de vídeos. Uma das preocupações do projeto foi manter a originalidade da proposta de preservar a memória de ferrovia em Goiás, destacando a história da ferrovia, da cidade Pires do Rio e de seu povo em grandes painéis ilustrativos. Os painéis destacam a Memória dos Ferroviários, a Ferrovia no Brasil, A Estrada de Ferro Goyaz, As Estações Ferroviárias Goianas, A Ponte Epitácio Pessoa, A Cidade. Outros expõem texto e imagens da planta e fotos da cidade de Pires do Rio. (Jornal do Sudeste).

Orizona no Boletim Conjuntura Econômica Goiana II

Está disponível no site da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento (www.seplan.go.gov.br/sepin) a edição nº 16 do Boletim Conjuntura Econômica Goiana. Entre os temas abordados nos artigos de especialistas está uma análise da pecuária leiteira do município de Orizona, avaliação dos gastos com educação no período 2003/2009 e a inteligência e planejamento estratégico a serviço de Goiás.
Confira o texto "Análise socioeconômica da pecuária leiteira e o Desenvolvimento da atividade: um estudo dos produtores filiados ao Sindicato Rural de Orizona/GO" clicando abaixo da postagem. O estudo foi elaborado por Walquíria Rita Caixeta, Agda Arêdes, Adriano Paranaiba e Glaucia Rosalina Machado.
Conforme Vanuza Caixêta esclareceu a esse ordinário blog, é importante lembrar que tal pesquisa é fruto de trabalho monografico da ex-acadêmica da UEG-Unidade Silvânia, a orizonense Walquíria Caixeta, graduada em administração de empresas e servidora do Sindicato Rural de Orizona.
Foi umas das poucas pessoas a representar o estado de Goiás no congresso nacional da SOBER(Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural) realizado em julho/2010 na cidade de CAMPO GRANDE-MS, com a publicação de outro artigo semelhante a este que destaca a produção leiteira em orizona.

12ª Mini Maratona de Orizona será na próxima sexta-feira


Para saber mais, clique na imagem para ver a premiação.
A tradicional Maratona de Orizona, organizada por Vino, Hélder Gonçalves e Itamir Lorenzo volta esse ano em sua 12ª edição. O evento esportivo, que ganhou muita credibilidade em toda a região será realizado na próxima sexta-feira, dia 31 de dezembro, a partir das 16 horas, com saída e chegada na Praça do Lazer.
A corrida de rua terá um percurso de 10 Km, pelas ruas do Centro da cidade. Neste anos, os corredores poderão se inscrever em cinco categorias: Atletas Visitantes, Atletas de Orizona, Atletas Feminino, Faixa Etária de 50 Anos Acima e Atletas Mirins com até 13 Anos. Os melhores colocados em cada categoria serão premiados, com agraciamento que vão de entrega de prêmios até 1.000 reais em dinheiro. Para maiores informações: (64) 3474-1162/ 9624-0135/ 9627-2073.