sábado, 21 de março de 2020

Padre Vitorio, que vive na Itália, enviou mensagem ao povo orizonense

DA REDAÇÃO - Em mensagem ao povo de Orizona, o padre Vitorio Montagua, padre italiano que esteve na paróquia Nossa Senhora da Piedade entre 1979  e 1985, falou um pouco da situação de seu país e da necessidade do grande cuidado da população neste momento, com relação ao novo Coronavírus. A entrevista foi concedida ao jornalista Rinaldo Costa e exibido no jornal Orizona FM nesta sexta-feira, 20 de março.
O sacerdote vive em Chiampo, comuna da região do Vêneto, província de Vicenza. É uma das regiões muito atingidas pela pandemia do COVID-19.
O padre mantém, ainda hoje, relações de amizade com cidadãos orizonenses. Disse também que tem muitas lembranças de Orizona.
Confira  a entrevista no player abaixo.

sexta-feira, 20 de março de 2020

Prefeitura suspende atendimento ao público e órgãos municipais funcionarão com portas fechadas

DA REDAÇÃO - A prefeitura de Orizona divulgou na manhã desta sexta-feira, 20 de março, através de comunicado, que a partir desta data, os órgãos públicos municipais não atenderão presencialmente os cidadãos.  Serviços essenciais, como aqueles na área da saúde e de limpeza urbana continuarão acontecendo, de acordo com escalas das respectivas secretarias responsáveis.
Os órgãos continuarão funcionando de portas fechadas e o atendimento poderá ser feito por telefone e e e-mail. No paço municipal, os telefones de contato são: (64) 3474-1491/ 1492. E o e-mail: prefeituraorizona@gmail.com.
A Administração informou também que fiscais do Município, acompanhados de policiais militares, estão andando pelas ruas da cidade, para verificar sobre o cumprimento do decreto municipal nº 70/2020, que restringe o funcionamento de pontos comerciais de Orizona.
Abaixo, segue o Decreto nº 72/2020, de 19/03/2020, que trata da suspensão do atendimento por parte da prefeitura de Orizona.

Campanha de Vacinação contra a Gripe iniciará dia 23 de março e vacinará, inicialmente, Idosos e Profissionais de Saúde

DA REDAÇÃO - O Ministério da Saúde resolveu antecipar em todo o país a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A mesma terá início na próxima segunda-feira, 23 de março , se estendendo até 23 de maio. O dia "D" de vacinação será em 09 de maio.
Na primeira fase, serão vacinados os idosos a partir de 60 anos de idade e os trabalhadores da saúde. Essa etapa acontecerá no período de 23 de março a 15 de abril.
A segunda fase, de 16 de abril a 08 de maio, vacinará professores (públicos e privados) e profissionais do setor de segurança pública e privada.
A terceira fase compreenderá o período de 09 a 23 de maio e contemplará crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, população privada de liberdade, gestantes e puérperas, portadores de doenças crônicas e adultos de 55 a 59 anos de idade.
Na cidade de Orizona, as vacinações ocorrerão no horário de 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, nas unidades Nossa Senhora de Fátima (ESF 1), Santa Maria (ESF 2) e Santa Luzia (ESF 6). Para tal, é obrigatório comparecer com o cartão do SUS e cartão de vacinação. As unidades inicialmente vacinarão apenas os grupos prioritários e inclusos em cada fase.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Marilda das Dores Pereira, como estratégia para evitar a aglomeração de pessoas, nessa primeira fase os profissionais de saúde em atuação no meio rural irão de casa em casa para vacinar os idosos e na cidade, serão feitos agendamentos escalonados, dois a dois ou um indivíduo por vez. A vacinação acontecerá em espaços abertos.

quinta-feira, 19 de março de 2020

Algumas considerações sobre as graves condições de saúde pública em que vivemos em decorrência do COVID-19

OPINIÃO - Prezados leitores, pelo grande amor que tenho por Orizona e o sentimento de grande carinho pelas pessoas, farei a seguir algumas pontuações nesses tempos de pandemia de Coronavírus:
1) Entrou em vigor hoje (19 de março) decretos municipal e estadual sobre que pontos comerciais poderão funcionar e aqueles que deverão ficar fechados. Só que, pelo que percebemos em nossa cidade, não são todos os proprietários que cumprem as determinações. É preciso que a Prefeitura Municipal e os órgãos de fiscalização tomem providências para garantir o cumprimento desses decretos.
2) Há registros e reclamações de que proprietários de farmácias e supermercados de nossa cidade estão abusando no preço do álcool gel e máscaras. Esperamos que as autoridades tomem providências a respeito dessas atitudes pouco urbanas, para não dizer, corruptas. Contamos com a Prefeitura e o Ministério Público nesse esforço, que visa respeitar os direitos do consumidor.
3) Parece que boa parte da nossa comunidade ainda não percebeu a gravidade do momento em que vivemos e estão achando que tudo é conversa mole ou exagero e podem continuar suas vidas normalmente e sem preocupações. É preciso muita cautela e ter atitudes que impeçam o avanço dessa doença. Talvez, no futuro avaliaremos que foi um exagero, mas melhor exagerar e preservar muitas vidas do que faltar no cuidado e perder muitos entes queridos.
4) Se alguém disser que as coisas não são simples assim, pois muitas pessoas estão tendo prejuízos com essas normas e uma crise é eminente, falo de minha experiência pessoal: estou em uma espécie de recolhimento (que não é propriamente uma quarentena), há mais de um ano e meio, sem poder trabalhar e tendo muitas despesas com medicamentos e exames. Como portador de uma doença respiratória grave e fazendo tratamentos a base de imunossupressor, quando falo, assim faço porque sei que um simples resfriado pode ser muito grave para meu organismo, mas a ocorrência de um grande surto de Coronavírus, ou mesmo de contrair a gripe ou a dengue poderia ser definitivo aos meus planos de uma vida longa ao lado de minha família.
Se você é uma pessoa que apresenta uma boa imunidade e boas condições de saúde ou não está em grupos de riscos, lembre-se que em quase todas as famílias existem idosos, gestantes, lactantes e pessoas com doenças graves e que fazem parte dos grupos mais susceptíveis.
Infelizmente, todos pagaremos o preço. Mas espero que esse custo seja apenas financeiro. Portanto, fiquemos atentos e tenhamos a certeza que o pior provavelmente está por vir e será preciso muito esforço de cada um e cada uma para que o pior não chegue até nós. 
Abraços e mantenhamos as orações e o cuidado com a nossa vida e com a vida dos outros. 

Anselmo Pereira de Lima
E-mail: anselmopereiradelima@gmail.com

Em visita ao TRE, representantes de Orizona não são recebidos pelo presidente para tratar sobre mudanças de sessões do meio rural para a cidade

DA REDAÇÃO - No último dia 11 de março, vereadores e lideranças municipais estiveram no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Goiânia para tratar da mudança das sessões eleitorais localizadas no meio rural e que o juiz eleitoral da 27ª Zona de Pires do Rio, Hélio Crisóstomo de Castro, emitiu despacho para que essas sejam transferidas para a cidade. Contudo, o presidente do TRE-GO, desembargador  Carlos Hipólito Escher, não compareceu à audiência que estava previamente agendada e mandou em seu lugar, um assessor, que não detém poder de decisão sobre a demanda.
O presidente da Câmara, vereador Altaídes de Sousa Filho (Taíde), disse que ficou bastante constrangido com a situação. O assessor será apenas um intermediador entre os orizonenses e o presidente. "Quando a gente conversa olhando dentro dos olhos, a convicção é melhor por ambas as partes". O vereador disse que tornou a Orizona um pouco aborrecido, pois é um assunto de grande importância ao município e não foi tratado adequadamente pelo TRE. Taíde disse que mesmo assim, foram enfático em questionar a decisão e os prazos regimentais estabelecidos pelo juiz eleitoral. 
O vereador Carlos Eduardo da Silva disse que a atitude de desprezo do presidente do TRE demonstra mais uma vez a necessidade de uma CPI no Brasil para investigar as condutas do poder Judiciário. Carlos disse também que pelo que viu durante a reunião com a assessoria do presidente, pouco poderemos fazer em relação à decisão do juiz eleitoral de Pires do Rio.
O vereador também registrou que na quinta-feira, 12, foi enviado um questionário aos estudantes das escolas rurais de Orizona investigando sobre o número de eleitores em cada família e se esses necessitarão de transporte da justiça eleitoral para poderem votar. Carlos Eduardo observou que são medidas irresponsáveis, porque não serão carros da justiça eleitoral. Será o Município que terá que arcar com essas despesas. Se as despesas forem para transporte de servidores e pessoal que trabalhará nas eleições em sessões nos povoados, as despesas  ficarão muito inferiores. Acrescentou que esse questionário deveria ter sido aplicado antes que tomasse a decisão sobre as urnas.
Segundo José Gonzaga, o representante do TRE disse não há chances de a zona eleitoral ser recriada em Orizona. Esse foi outro ponto reivindicado pelos representantes na reunião. O vereador disse que a ida ao Tribunal foi desanimadora sob todos os aspectos.
Renato Vieira da Cunha disse que retornou mais otimista, uma vez que o juiz Hélio Crisóstomo ainda não comunicou ao TRE da decisão final sobre as mudanças de sessões. Renato acredita, que por ser uma decisão unilateral, o juiz terá dificuldades em justificar ao TRE em que embasou para tomar a decisão.

Bares, pitdogs, lanchonetes e restaurantes não estarão abertos ao público a partir desta quinta-feira em Orizona

DA REDAÇÃO - O prefeito de Orizona, Joaquim Augusto Marçal, assinou na tarde desta quarta-feira, 18 de março, o decreto nº  070/2020, que delibera sobre o funcionamento do comércio e dos serviços em Orizona. O ato administrativo se baseia no decreto estadual nº 9.637/2020, assinado pelo governador Ronaldo Ramos Caiado em 17 de março, que trata dos mesmos pontos. Ambos começaram a ter seus efeitos válidos a partir desta quinta-feira, 19 de março, se entendendo por um prazo de 15 dias. As medidas visam minimizar a disseminação do novo Coronavírus em nosso Município.
Ficam suspensos por esse período: os eventos públicos e privados de qualquer natureza; visitações à Unidade Prisional de Orizona; visitação a pacientes internados que tenham diagnóstico de Coronavírus; todas atividades de restaurantes, bares, pitdogs, lanchonetes, academias, pesque-pagues, casas de shows, boates e salões de eventos; atividades de saúde bucal públicas ou privadas (exceto casos de urgência e emergência). Os estabelecimentos que trabalham com alimentação poderão manter os serviços de entrega, garantindo que não haja aglomeração de pessoas.
Os serviços e estabelecimentos médicos, hospitalares, laboratório de análises clinicas, farmacêuticos, psicológicos, clinicas de fisioterapia, distribuidoras e revendedoras de gás, postos de combustíveis, supermercados, lojas agropecuárias e congêneres poderão manter os atendimentos.
Ao divulgar a sua decisão, Joaquim Marçal disse, dirigindo a todos os orizonenses, que "estamos diante de uma pandemia, de um vírus que tem uma capacidade de transmissão muito grande e que a responsabilidade é de todos nós. Portanto, eu conclamo a todos os irmãos orizonenses, a toda a população, que se protejam conforme as orientações, os panfletos. Só assim nós poderemos nos proteger e proteger as pessoas que nos rodeiam, que normalmente são as pessoas mais amadas. Fica aqui essa mensagem de que nós somos todos responsáveis diante diante dessa tragédia que se aproxima do nosso país".
Para sanar possíveis duvidas ligue na Prefeitura Municipal pelo número: (64) 3474-1491/1492.
Confira abaixo o texto do decreto editado pela Prefeitura de Orizona:
Os bancos deverão continuar atendendo, mas estes tem solicitado à população que usem os serviços de aplicativos e internet, para evitar o deslocamento às unidades. No caso da Caixa, um novo protocolo de atendimento ao público foi criado.
COMENTÁRIO: Depois de dar uma volta rápida ao centro da cidade, é possível perceber que há comerciantes e prestadores de serviços desobedecendo o que determina o decreto. Lembrando que quem descumprir o ato, poderá ser enquadrado no artigo 268 do Decreto-Lei nº 2.848/40 (Código Penal), que diz:
"Art. 268 - Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa".

quarta-feira, 18 de março de 2020

Decreto diocesano sobre o Coronavírus: “cuidai do rebanho de Deus que está sob o vosso cuidado” (1Pd 5, 2)

DA REDAÇÃO - Em decreto assinado nesta terça-feira, 17 de março, pelo bispo diocesano de Ipameri, Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo, foram suspensas todas as atividades religiosas nas paróquias até o próximo dia 03 de abril. Estarão suspensas atividades como reuniões, catequese, grupos de oração, procissões e eventos. Também não acontecerão as celebrações eucarísticas (missas) e mutirões de confissões.
Confiram abaixo o texto com a decisão do pastor da Igreja de Ipameri:


"Ipameri, 17 de março de 2020.

A todos os Presbíteros, Diáconos, Religiosos(as) e Fiéis da Diocese de Ipameri, Paz e Bênção em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Diante da pandemia do coronavírus (COVID-19), a Diocese de Ipameri, renova o seu compromisso com a vida e seguindo as recomendações das autoridades civis e sanitárias do nosso país, a exemplo de outras dioceses, determina em todo o seu território normas e procedimentos;
Considerando que o Bispo Diocesano pode dispensar os fiéis das leis disciplinares em seu território, nos termos do cânon 87, § 1, do Código de Direito Canônico, leia-se: “O Bispo diocesano, sempre que julgar que isso contribui para o bem espiritual dos fiéis, pode dispensá-los das leis disciplinares tanto universais como particulares promulgadas pela autoridade suprema da Igreja para o seu território ou para os seus súbditos…”
Considerando o real e grave perigo de contaminação, em caso de aglomeração de pessoas;
Considerando o nosso propósito de colaborar com as autoridades públicas, ao mesmo tempo em que nos preocupamos em salvaguardar a vida e a saúde dos fiéis, dispomos o seguinte, até dia 03 de abril de 2020:
➢ Sejam canceladas, em toda Diocese, nas paróquias e todos os espaços eclesiais, as reuniões, catequese, grupos de oração, procissões e eventos que aglomerem pessoas. Porém, que todos estejam unidos em orações, penitências e sacrifícios pelo fim desta pandemia. Sabemos que não podemos nos abraçar, nem dar as mãos, mas podemos dobrar os joelhos e rezarmos: sozinhos ou em família;
➢ Ficam suspensas todas as celebrações eucarísticas ordinárias com fiéis, até o dia 3 de abril de 2020. Entretanto, em todas as paróquias, celebrem os presbíteros, diariamente, a Santa Missa, sine populo=sem o povo, em favor do Povo de Deus; o padre poderá celebrar e transmitir a santa missa pelos meios de comunicação: rádio, internet, tv, conforme as possibilidades de cada comunidade;
➢ Recomendamos que os idosos, os enfermos e as crianças permaneçam em suas casas.
➢ Devido a impossibilidade de participação presencial, neste tempo de exceção, a Santa Missa, com a comunhão espiritual, pode ser acessada por meio da televisão, nos canais católicos e outros que transmitem a santa missa, através da rádio, da internet em várias plataformas, cumprindo, assim, o preceito dominical;
➢ Ficam suspensos os mutirões de confissões; porém, mantenham-se as confissões individuais, com os devidos cuidados com a saúde do padre e de fiel penitente: não tocar nas mãos e manter uma certa distância como medida de segurança;
➢ Sejam celebrados somente Batismos de emergência; sobre matrimônios já agendados, trate-se com os noivos a respeito da conveniência de sua celebração pública ou com pouquíssimas pessoas;
➢ Ficam suspensas, por tempo indeterminado, as novenas, tríduos e procissões programadas;
➢ Sobre funerais e exéquias: a) os ministros que se encontram no grupo de risco não os presidam; b) em caso de exigência da parte de familiares da pessoa falecida, se observem as determinações gerais: dois metros de distância entre os presentes e participação mínima de pessoas no ato; c) havendo a possibilidade, que se faça a celebração ao ar livre.
➢ Sobre as celebrações da Semana Santa e Páscoa serão dadas, oportunamente, outras orientações específicas;

Meus amados irmãos(as) e filhos(as) no Senhor, nestes dias somos chamados a reconstruir a esperança, promover a solidariedade e incentivar a oração por todas as pessoas que trabalham na área da saúde, pelas muitas vítimas do Coronavírus e pedirmos a Deus para que permaneça conosco, com nossas famílias.
Recorramos a intercessão de Nossa Senhora da Salete e São Sebastião, Protetor contra a fome a peste e a guerra, implorando sua proteção e sua bênção maternal da mãe de Jesus e nossa.

Com a minha bênção,
Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo
Bispo Diocesano"

Igreja de Cristo suspende cultos presenciais e passará a transmiti-los pelo Rádio e pelas Redes Sociais

DA REDAÇÃO - O Ministério Nova Terra, através de seu presidente, o Apóstolo Ulysses de Oliveira, decidiu modificar as rotinas das Igrejas de Cristo que fazem parte do Ministério. A decisão vale até que novas medidas tenham que ser anunciadas, em virtude de alguma mudança na conjuntura por conta no novo Coronavírus ou por algum novo ato das autoridades a respeito da questão.
O Apóstolo Ulysses recomendou aos pastores que suspendam todas as reuniões e cultos. O líder disse que "esta crise vai passar. Esta praga tem um tempo de duração. Então, suspendam as reuniões. Vamos diminuir as atividades".
Em Orizona, os cultos e reunião passarão a ser transmitidos pela rádio Altitude e pelas redes sociais, para que os fiéis cristãos possam continuar as suas orações. Confiram abaixo, mensagem do Apóstolo Ulysses.


Presidente da Câmara disse que suspenderá atividades legislativas até o dia 31 de março

DA REDAÇÃO - O presidente da Câmara Municipal de Orizona, vereador Altaídes de Sousa Filho (Taíde), comunicou na última sessão da casa, realizada na noite desta terça-feira, 17 de março, que decidiu suspender as atividades legislativas a partir desta quarta-feira, 18, se estendendo até o dia 31 de março.
Taíde disse que está tomando a decisão de forma unilateral e após diálogo com a assessoria jurídica, embasado no decreto nº 68/2020, da Prefeitura Municipal. Comunicou que editará uma portaria com validade a partir desta data. Segundo o vereador, cinco dos parlamentares tem mais de sessenta anos de idade e se encontram no grupo de risco de contágio do novo Coronavírus.
Para evita problemas de trâmite e diligências, foi feita convocação extraordinária para tratar do Projeto de Lei nº 01/2020, que trata do piso salarial dos professores do Município de Orizona, e do nº 02/2020, que trata da declaração de  utilidade pública à Associação dos Empresários do Distrito Agroindustrial de Orizona.

Antonio Baiano irá lançar 3º álbum de música e realiza campanha para arrecadar recursos para gravação


DA REDAÇÃO - O cantor popular e líder comunitário Antonio Baiano está trabalhando para lançar o seu terceiro disco musical. Desta vez, o trabalho terá a participação do Grupo Gerações, que é composto por cantores populares do Estado de Goiás.
Antonio Baiano é uma artista popular de Goiás conhecido em todos Brasil e através da música, traz à tona as questões políticas, sociais, econômicas e ambientais. "Em Canto pela Terra" (1999) e "Horizontes" (2009), os dois primeiros discos, foram custeados com recursos próprios e por colegas e companheiros dos movimentos sociais, pastorais e simpatizantes. Hoje, com um novo repertório e também fazendo parte do Grupo Gerações, que são 06 amigos que se juntaram para fazer animações de encontros, seminários, romarias, entre outros, quer divulgar mais amplamente o trabalho e continuar a conscientização através da música.
O link abaixo leva à página onde é possível participar vaquinha para a gravação e produção do 3° CD de Antônio Baiano e Grupo Gerações. Tem a modalidade livre para doar qualquer quantia e tem a modalidade de recompensa onde tem valores pré definidos onde a pessoa pode mostrar seu nome e ter regalias com isso.




Contamos desde já com a Vossa contribuição. Deus lhe abençoe abundantemente!


Secretaria de Educação e Polícia Militar discutem o início das atividades do PROERD em escolas municipais

DA PREFEITURA DE ORIZONA - Representando a secretária municipal de Educação, Adriany dos Santos, a coordenadora Sandra de Oliveira recebeu no salão verde da Secretaria o sargento Santos e o soldado Vasconcelos para tratar do início das aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), programa da Polícia Militar extremamente importante para nossa juventude. Gestores de unidades escolares também estiveram presentes na reunião.
O projeto irá acontecer nas escolas do meio urbano e no distrito de Ubatan ainda no primeiro semestre. Nas escolas rurais, ocorrerá no segundo semestre.

Projeto Ser Natureza, do MP-GO, terá ação pontual em Orizona

DO MP/GO - A redução de danos ambientais decorrentes da atividade agropecuária em Orizona será buscada em ação pontual do Ser Natureza do Ministério Público de Goiás (MP-GO) na comarca, visando à proteção de, inicialmente, 02 dos mais de 20 afluentes do Ribeirão Santa Bárbara, manancial de abastecimento público da cidade.
Na semana passada, o promotor de Justiça Lucas César Costa Ferreira promoveu reunião com parceiros já consolidados em auxílio ao projeto, tais como Emater e Saneago, representados respectivamente pelos profissionais do escritório central Leo Lince do Carmo Almeida e Luciene Ferreira e do escritório local, José Pereira de Lima; e os técnicos da Saneago Giselle Lemes Costa e Paulo Rogério Oliveira. Pela Prefeitura de Orizona compareceram o secretário de Meio Ambiente de Orizona, Carlos Antunes de Oliveira, o gestor ambiental Gustavo Pires e a engenheira ambiental Aline Aparecida Machado, também lotados naquela pasta.
O encontro, coordenado pelo promotor de Justiça Lucas César Costa Ferreira teve assessoramento das analistas Adriane Oliveira Chagas e Maria José Ferreira Soares e da assessora jurídica Gabriella Parrode, da Coordenadoria de Assessoramento à Autocomposição Extrajudicial (CAEJ), e contou com apoio de Marcelo Caetano e Pedro Henrique Vieira, da equipe da promotoria.
A reunião serviu para expor os objetivos do projeto Ser Natureza e sua aplicação em ações pontuais como as delimitadas pela comunidade local. Assim, o grupo definiu a necessidade de verificação da situação atual das áreas de preservação permanente dos Córregos Passa Três Barros e Balduíno, afluentes do Ribeirão Santa Bárbara, que cortam as propriedades de José Humberto e João Nazareno, assim como a identificação dos demais fazendeiros lindeiros aos cursos d’água.
Essa tarefa será feita simultaneamente, coordenada pelo secretário de Meio Ambiente e pela engenheira do órgão, e em conjunto com os técnicos da Emater e Saneago. O mapa completo das nascentes importantes para o abastecimento deve ser buscado na Saneago Regional para complementação dos dados. Um relatório final deverá ser apresentado em meados de maio, conforme acordado na reunião. 


Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO - Fotos: Acervo da CAEJ.

terça-feira, 17 de março de 2020

João Flávio se filia ao PSB e anuncia a sua pré-candidatura à Prefeitura de Orizona

DA REDAÇÃO - O engenheiro ambiental João Flávio Caixeta formalizou o seu retorno ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). O ato da sua filiação teve a presença do Sr. José Lucas Ribeiro, Flávio Dias e Osmar Barbosa, lideranças locais, e foi realizada com o apadrinhamento do deputado federal Elias Vaz, em seu escritório político. Anteriormente, o mesmo esteve filiado ao PSD.
João Flávio aproveitou e anunciou a sua pré-candidatura à Prefeitura de Orizona. Em publicação no Facebook, a liderança fez um comunicado direcionado ao povo orizonense:
"Querido povo de Orizona,
A muitos anos venho participando ativamente do processo político de nossa cidade, sempre busquei lutar pelos anseios de nossa cidade, dentre minhas maiores conquistas estão: praça pública, tratores, cheque reforma, renda cidadã, bolsa universitária, motoniveladora, ambulância, manutenção de estradas, cirurgias, etc. Enfim, são muitas e muitas coisas sem nunca ter ganho nada por isso como tantos aí.
Hoje sou pré-candidato a prefeito pelo PSB e vocês que me conhecem sabem que agora é pra valer, estou a partir de agora buscando aliados, pré candidatos a vereadores, pessoas que realmente pensam como eu, que acredita que pro sucesso de nossa cidade precisamos ter mais cautela, diminuir a folha de pagamentos e investir de forma imediata nos quatro pilares, que na minha concepção são: estradas, saúde, educação e finanças.
Agradeço a todos que estão ao meu lado de uma forma direta ou indireta e deixo aqui o meu convite para caminharmos juntos, em um propósito diferente de tudo que já foi apresentado. Não considero ariscar e sim realmente mudar a direção do nosso município, que ao meu ver enfrenta sérios problemas pontuais.
Obrigado aos deputados Dr Célio, Elias Vaz, Lucas Calil, Cairo Salim e Amauri Ribeiro que sempre abriram as portas pra que eu trabalhasse em prol do povo Orizonense. 
Vamos a luta.
Com as graças de Deus".

Projeto de Lei nº 003/2020 tratará do uso de bens por Associação Comunitária de Buritizinho

DA REDAÇÃO - Foi apresentado para ser incluso na pauta do Legislativo Municipal de Orizona, o projeto de lei nº 03, de 03 de março de 2.020. A colocação aconteceu na sessão da última terça-feira, 10 de março.
O projeto é de autoria do poder Executivo e dá autorização sobre o uso de bens e recursos móveis a título precário ou provisório por parte da Associação Comunitária Entre Rios, sediada no distrito de Buritizinho.
O projeto de lei deverá passar pelas comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Finanças e Orçamento, que decidiram na ocasião, fazer a análise conjunta da matéria, quando farão a emissão de seus pareceres.
 

Operação Predador combate a pesca predatória e apreende equipamentos em Orizona

DA POLÍCIA CIVIL/GO - As Polícias Civil e Militar de Goiás (através das equipes da Delegacias de Polícia de Orizona, Pires do Rio e Santa Cruz; do GPT e Patrulha Rural do 11° BPM de Pires do Rio e do BPM Ambiental da 3ª Cia. PM de Caldas Novas) deflagraram, na última sexta-feira (13), a Operação Predador, quando foi dado cumprimento a mandado de busca e apreensão em propriedade rural no município de Orizona.
Segundo a investigação, no local estaria ocorrendo possível prática de crimes ambientais, como pesca predatória, caça ilegal, presença de armas de fogo e extração ilegal de minérios.
Durante as diligências, foram apreendidos diversos objetos, dentre eles um maçarico e duas baterias, material usado em garimpo, além de uma base artesanal para confecção de armadilha – “trabuco” caseiro, disparada por mecanismo de arame – e diversos petrechos para pesca predatória: 21 unidades de redes, uma tarrafa e um espinhel, que foram recolhidos pelas forças de segurança para fins de destruição.
Encerrada a operação, o cumprimento foi comunicado ao juízo de Orizona, sendo que os objetos apreendidos servirão para instruir inquérito policial em andamento, no qual os suspeitos serão individualizados e indiciados oportunamente, sendo que as diligências também têm como objetivo levar mais segurança à população rural do município.

Prefeito de Orizona emite decreto com propósito de proteger grupos de risco do novo Coronavírus

DA PREFEITURA DE ORIZONA - O prefeito municipal de Orizona, Joaquim Marçal, assinou na manhã desta terça-feira (17) decreto estabelecendo medidas que visam proteger pessoas do grupo de risco em relação ao vírus COVID-19, transmissor do novo Coronavirus.
A Prefeitura, através da secretária de Educação, promoveu uma campanha de conscientização em todas as escolas da rede municipal com a entrega de panfletos informativos. O objetivo é que através dos estudantes maiores informações quanto a prevenção, sintomas e cuidados chegarão aos pais e ao maior numero de pessoas possível.
De acordo com o decreto nº 068/2020, ficam suspensos todos os eventos promovidos pela Administração municipal que aglomerem mais de 30 pessoas. São os eventos esportivos e atividades de programas sociais, como os encontros e bailes da melhor idade.
Os veículos a serviço da Prefeitura não poderão dar caronas. Assim, os transportes de pacientes para Goiânia só serão feitos em situações de urgência e emergência e para os pacientes da hemodiálise. Os transportes internos da secretaria de Ação Social serão suspensos para preservação dos cidadãos que estão inclusos no grupo de risco, entre os quais, portadores de doenças crônicas, crianças pequenas, idosos, gestantes e lactantes.
Os profissionais de saúde das diversas áreas (assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, etc) continuarão o atendimento naqueles casos em que são exigidas visitas domiciliares.
Os prédios públicos terão que disponibilizar álcool em gel 70%. Os servidores municipais com idades a partir de 60 anos, assim como gestantes e lactantes, estão dispensados de comparecer aos seus locais de trabalho, sem prejuízos às suas remunerações. Cada órgão terá autonomia para deliberar se os servidores poderão prestar serviços em casa (homeoffice).
As aulas nas escolas municipais, na creche e nas escolinhas do Orizona Esporte Clube estarão suspensas a partir desta quarta-feira, 18 de março, por um prazo inicial de 15 dias.
(Clique na imagem abaixo e leia o decreto).




Partido dos Trabalhadores de Orizona realiza Encontro Municipal de Formação Política

DA REDAÇÃOFoi realizado no sábado, dia 29 de fevereiro, Encontro Municipal de Formação Política, promovido pelo diretório do Partido dos Trabalhadores de Orizona. O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Orizona e teve a presença e assessoria do jurista Ceser Donizete, vice-presidente estadual da sigla, que esteve representando do mandato do deputado federal Rubens Otoni, juntamente com a Sra. Marleide, do Diretório Municipal de Anápolis.
O encontro teve o propósito de discutir a respeito da atual conjuntura política, visando as eleições municipais de 04 de outubro. Também fez memória dos 40 anos da fundação do Partido dos Trabalhadores. O mesmo foi aberto com um momento de oração e reflexão, conduzido pelo Sr. Balduíno Oliveira. Antonio Baiano mediou a mesa de debates e coordenou as atividades.
O senhor Jovando Vieira Machado, agricultor e liderança comunitária da região da Firmeza, hoje com 89 anos de idade, disse que o Partido dos Trabalhadores de Orizona surgiu a partir de conversas dele e do senhor Pedro Jacinto Pereira com lideranças estaduais. Jovando registrou a ausência de Pedro Jacinto, que não estava presente por conta de problemas de saúde, que assim foi calorosamente ovacionado.
No início dos anos de 1980, era necessário fundar o partido em todos os municípios e coube aos dois dar o pontapé inicial em Orizona. "Não fomos nós dois os fundadores. Fomos os colaboradores e até hoje, eu e ele somos colaboradores. O trajeto do partido não foi tão fácil. Precisávamos encontrar comunidades onde tivessem famílias que dessem apoio pra fazer os nossos encontros. Não tinha como caminhar sem ir encontrando, dialogando, falando. E assim vem vindo: anos e anos, mas achamos portas abertas. O partido não parou".
Senhor Jovando disse que quando obteve o título de eleitor, votava onde o pai dele votava. Depois que conheceu o PT, passou a ter consciência própria e decidir o que era melhor. O agricultor disse também que o partido não governa mais o Brasil por falta de consciência das pessoas.
De acordo com Céser, o impeachment contra Dilma Rousseff e o povo brasileiro, em 2016, aconteceu com a promessa da direita que as coisas ficariam bem melhores. Contudo, o que veio depois, como a PEC do Teto dos Gastos, a Reforma Trabalhista e agora, a Reforma da Previdência, só serviu para os interesses das elites para tirar o direito dos trabalhadores. O desemprego aumentou muito e subemprego cresce a cada dia mais. Os números da informalidade estão lá encima.
O governo de Jair Bolsonaro é tão ruim que é criticado mesmo por gente que apoiou a sua eleição e e que esteve nos primeiros meses de seu mandato. No governo de Goiás, a situação não é muito diferente.
Céser comentou também que a luta de afirmação do PT e das esquerdas é antigo. "No começo diziam que a gente era um bando de comunistas que comiam crianças. Nem a gente nem quem criticava sabia de fato o que era ser comunista", brincou. Desde o começo tentaram dificultar a existência do partido.  O caminho hoje é a luta, o embate de narrativas. Precisamos mostrar aquilo que fizemos de positivo, de concreto. Contra fatos não haverá argumentos, observou o jurista.
A presidente do partido, Ana Lúcia Pereira Coelho, disse que "é momento de sairmos preparados para os próximos desafios, seja frente às forças políticas contrárias, e que estão oprimindo o trabalhador, seja contra um governo golpista que não tem compromisso com a democracia e que não respeita as instituições".
"É importante também que fiquemos prevenidos contra as falsas informações que são cuidadosamente preparadas e difundidas pelo Whatsapp e pelas redes sociais. Entendo que as redes sociais estão destruindo a sociedade civil e acabando com os nossos valores. Para cada informação inverídica que chegar a nós, devemos reagir para desconstruir a informação. Vamos fazer a diferença no espaço da internet", acrescentou.
Quanto às eleições municipais deste ano, a liderança disse que o diretório respeitará fielmente as resoluções e diretrizes elaboradas pela representação estadual e nacional. Disse também que não se alinhará com partidos que apoiaram o "golpe" contra o povo brasileiro, com a sua retirada de direitos e com partidos que golpearam contra o governo Dilma em 2016 e que articularam pela prisão do principal líder do Partido dos Trabalhadores, o ex-presidente Lula.
"Contamos com cada um e cada uma para estar conosco neste momento eleitoral. Contamos com o empenho para juntos, para compormos chapas completas, com pessoas comprometidas com o nosso partido e com o município de Orizona. Vamos juntos, com maturidade, pensarmos um projeto sério e embasado para o nosso município.   Não podemos permitir que aventureiros e gente despreparada e que não compreende a seriedade do serviço público venha e faça a cabeça do nosso povo. Contamos também com aqueles e aquelas que não estão filiados ao Partido dos Trabalhadores para chegarem mais junto. Vamos filiar ao PT, vamos fazer parte desse esforço para recuperar a dignidade dos orizonenses", finalizou Ana Lúcia.

segunda-feira, 16 de março de 2020

Caso suspeito do novo Coronavírus em Orizona é descartado; Goiás tem 9 casos confirmados

DA REDAÇÃO/ DO G1/GO - Na noite deste domingo, 15 de março, uma paciente deu entrada no Ambulatório Médico 24 Horas, em Orizona, com a suspeita de ter contraído o novo Coronavírus (COVID-19), após supostamente ter contato com uma pessoa que chegou da Europa.
Depois de muitos boatos, o médico e prefeito de Orizona, Joaquim Marçal, comunicou no final da tarde desta segunda-feira, 16 de março, em uma live pelo Facebook, que a paciente com suspeitas apresentou depois de testes, resultado negativo. No momento, não existe nenhum caso suspeito ou confirmado em municípios da região.
Em Goiás, conforme a secretaria estadual de Saúde, subiu para nove o número de casos confirmados de Coronavírus, sendo cinco pacientes de Goiânia,dois em Anápolis e outros dois em Rio Verde. Todos os infectados tiveram viagens recentes para o exterior. 83 casos são suspeitos e estão em investigação. Não há registro de mortes pelo COVID-19.
Caso tenha a suspeita de Coronavírus, é necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Após avaliação, o médico, se julgar pertinente, deve acionar uma equipe do Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs). Em seguida, o material é encaminhado ao Laboratório de Saúde Publica Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen/GO) para que o teste do coronavírus seja realizado.

Coronavírus: MP-GO restringe atendimento presencial em Promotorias e Procuradorias

MP-GO - Em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Ministério Público de Goiás (MP-GO), com o objetivo de resguardar a saúde de cidadãos, servidores e membros, informa que o atendimento presencial está limitado a casos de urgência (aqueles em que há risco à vida, à liberdade ou outras em que possa ocorrer o perecimento de direito). Os demais casos receberão atendimento via telefone ou e-mail diretamente nas Promotorias de Justiça e Procuradorias de Justiça, ou por meio do telefone geral do MP-GO na capital: 62 3243-8000 ou 127, ou da página www.mpgo.mp.br.
Na Promotoria no Fórum de Orizona, os telefones de contato são: 64 3474-1622; 64 98441-9560. E-mail: 1orizona@mpgo.mp.br.

Texto: Pedro Palazzo / Arte: Francisco Santos - Assessoria de Comunicação Social do MP-GO.

Todas as Escolas Públicas e Privadas de Orizona paralisarão as suas atividades

DA REDAÇÃO - Desde que a secretaria de Estado da Saúde de Goiás emitiu nota técnica recomendando a paralisação das aulas por 15 dias, com a antecipação das férias escolares, em todas as escolas públicas e privadas de Goiás, em decorrência do avanço do novo Coronavírus, todas as instituições educacionais que funcionam no Município de Orizona se manifestaram a respeito da decisão:
EFAORI: A Escola Família Agrícola de Orizona, que tem o curso Técnico em Agropecuária de Nível Médio, iniciaria nesta segunda-feira, 16 de março, mais uma sessão escolar, mas dispensou a chegada dos estudantes. A escola recebe jovens de vários municípios goianos e funciona em regime de internato. A equipe pedagógica estará em atividade até esta terça-feira, 17.
Escola Caminho Feliz: a escola privada, de Ensino Fundamental, também paralisou as suas atividades em Pires do Rio e Orizona a partir desta segunda-feira, 16 de março, retornando no próximo dia 30 de março.
Sistema Educacional G-13: A escola privada de nível Fundamental interromperá as suas atividades a partir de terça-feira, 17 de março.
Escolas Municipais: as escolas da rede pública municipal de Orizona, após reunião da secretária Adriany Santos com as equipes gestoras, decidiu paralisar as suas atividades a partir da próxima quarta-feira, 18 de março, em todo o Município.
Escolas Estaduais: assim como o Município, as escolas estaduais deverão interromper as suas atividades. O Colégio Maria Benedita Velozo inicializará a paralisação a partir desta terça-feira, 17, e o Senador José da Costa Pereira, a partir da próxima quarta-feira, 18 de março.
Todas os polos de universidades públicas (Universidade Federal de Catalão, Universidade Estadual de Goiás e Instituto Federal Goiano) que estão instalados em municípios da região também deverão interromper o funcionamento regular.
Abaixo, reproduzimos a Nota Técnica da Secretaria Estadual de Saúde.


domingo, 15 de março de 2020

Visitas e entregas de alimentos estão suspensas na Unidade Prisional de Orizona por 15 dias

DA REDAÇÃO/ JORNAL OPÇÃO - O Governo de Goiás publicou na noite desta sexta-feira, 13 de março, o decreto que coloca o Estado em situação de emergência na saúde pública em razão do novo Coronavírus. Assinado pelo governador Ronaldo Caiado, o documento prevê uma série de providências para conter a disseminação do Covid-19. O anúncio ocorre um dia após o Estado confirmar os três primeiros casos da doença.
A situação de emergência terá duração de 180 dias, podendo ser prorrogada. Durante esse período, o Estado poderá adotar algumas medidas administrativas urgentes e necessárias no combate ao coronavírus. Entre elas, a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços e a requisição de bens e serviços, assegurada a justa indenização.
Em consequência deste decreto, alguns órgãos estaduais editaram portarias modificando as suas rotinas. É o caso da Diretoria Geral de Administração Penitenciária de Goiás, que publicou portaria, assinada pelo diretor-geral Cel. Wellington Urzêda Mota, suspendendo visitas e entregas particulares de alimentos aos internos (presos) das Unidades de todo o Estado.
A senhora Alexandra Rezende de Oliveira, diretora da Unidade Prisional de Orizona, informa que em nossa cidade, as medidas impostas pela gestão estadual serão imediatamente adotadas.