sexta-feira, 1 de maio de 2009

Mensagem do Dia do Trabalhador

A Rádio Orizona FM veiculou hoje, dia 1º de maio, mensagem do prefeito de Orizona, Felipe Dias, homenageando a todos os trabalhadores de nosso município que atuam nos mais diversos setores. Confira o discurso de Felipe na íntegra:

"Minha querida gente de Orizona,
Quero nesse dia em que se comemora o dia do trabalhador e trabalhadora, parabenizar a todos e todas que com sua força do trabalho, impulsionam o desenvolvimento do nosso município.
A força do Capitalismo separa as classes quanto à remuneração, mas para nós, o valor do trabalho é o mesmo, todos tem a mesma importância, pois cada um tem o seu papel na sociedade. Portanto, quero parabenizar a cada um e cada uma que faz através do seu trabalho a cada dia uma Orizona cada vez mais perto do que todos nós sonhamos.
Trabalhamos e esperamos que cada cidadão e cidadã com idade para o mercado de trabalho tenha a sua oportunidade de mostrar o seu valor na sociedade.
Quero de um modo especial agradecer aos funcionários da Prefeitura, aqueles que já passaram e deram sua contribuição, bem como a todos que hoje estão na ativa em todos os segmentos da Prefeitura, seja na saúde, educação, esporte, lazer, cultura, limpeza urbana, transporte, serviço no meio rural, enfim todos os funcionários, nossos colegas de trabalho.
Peço a Deus que continue nos iluminando para que continuemos todos juntos, lutando por uma sociedade mais justa e igualitária, pois com a força do trabalho, com certeza teremos uma Orizona com oportunidades para todos e todas.
Parabéns trabalhadores e trabalhadoras
" (Felipe Antônio Dias-Prefeito Municipal).

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Projeto Memória e Arte

Lançado no dia 14 de setembro de 2006, o projeto Memória e Arte foi uma iniciativa do professor e artista Paulo Acácio de Sousa (atual secretário de Educação) e do Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira.
O projeto teve como objetivos resgatar e preservar a história de Orizona desde a sua fundação, tendo abordagem sobre as construções do século XIX e início do século XX. Artistas orizonenses, desde os mais anônimos, foram motivados a retratar nas telas os monumentos e expressões do nosso povo.
O acervo pode ser visitado e está disponível de forma permanente no auditório Professor João Pereira, do referido colégio, reunindo telas de artistas como Ionara Rosa, Elieser, Badaró, Tania Cleice, Thiago de Jesus, Clésio, Renato de Castro, entre outros.

Território do Médio Araguaia em Orizona

Municípios da Região Estrada de Ferro receberam ontem, dia 29 de abril, a visita de 21 lideranças membros do Conselho Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável Médio Araguaia- Estado de Goiás. Em Orizona, conheceram a Unidade de Beneficiamento de Mel da COAPRO, a sede da CREDFER e o Centro de Convivência da EFAORI. Na oportunidade visitaram esses projetos, desenvolvidos com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário através do Território da Estrada de Ferro, e também o trabalho dessas entidades orizonenses que foram beneficiadas pelo programa.
O Território Médio Araguaia é composto pelos municípios de Arenópolis, Aragarças, Bom Jardim de Goiás, Córrego do Ouro, Diorama, Fazenda Nova, Iporá, Israelândia, Jaupaci, Jussara, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Novo Brasil e Piranhas.

Resultados do ENEM em 2008 - parte II

Foi divulgado pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/ Ministério da Educação, os resultados do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio referentes ao exame de 2.008. Confira abaixo os resultados no Brasil, em Goiás e em Orizona.
BRASIL
- Modalidade: Ensino Médio Regular
- Prova Objetiva: 45,31
- Média Geral: 53,27
- Objetiva com Correção: 44,39
- Média Geral com Correção: 52,53
GOIÁS
- Modalidade: Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos
- Prova Objetiva: 37,03
- Média Geral: 47,78
- Objetiva com Correção: 36,29
- Média Geral com Correção: 47,14
ORIZONA
- Modalidade: Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos
- Prova Objetiva: 40,86
- Média Geral: 48,25
- Objetiva com Correção: 40,07
- Média Geral com Correção: 47,61
O fato é que Orizona lamentavelmente, ficou abaixo da média nacional. Confira no sítio eletrônico do INEP (http://www.enem.inep.gov.br/) todos os resultados.

Resultados do ENEM em 2008

Confira abaixo os resultados do ENEM- Exame Nacional de Ensino Médio para as escolas participantes em Orizona.
1) ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ORIZONA
- Dependência Administrativa: Comunitária Conveniada
- Localização: Rural
- Modalidade: Ensino Médio Profissionalizante
- Matrículas: 16
- Participantes: 12
- Prova Objetiva: 40,86
- Média Geral: 48,25
- Objetiva com Correção: 40,64
- Média Geral com Correção: 48,07
- Classificação no Estado: 234ª
- Classifição no Brasil: 9.884ª
2) ESCOLA MUNICIPAL JOÃO GONÇALVES RIBEIRO (UBATAN)
- Dependência Administrativa: Pública Municipal
- Localização: Rural
- Modalidade: Ensino Médio Regular
- Matrículas: 58
- Participantes: 15
- Prova Objetiva: 35,13
- Média Geral: 45,32
- Objetiva com Correção: 34,59
- Média Geral com Correção: 44,85
- Classificação no Estado: 445ª
- Classificação no Brasil: 16.146ª
3) COLÉGIO ESTADUAL MARIA BENEDITA VELOZO
- Dependência Administrativa: Pública Estadual
- Localização: Urbana
- Modalidade: Ensino Médio Regular
- Matrículas: 90
- Participantes: 46
- Prova Objetiva: 40,22
- Média Geral: 52,13
- Objetiva com Correção: 39,82
- Média Geral com Correção: 51,77
- Classificação no Estado: 155ª
- Classificação no Brasil: 5.587ª
3) COLÉGIO ESTADUAL SENADOR JOSÉ DA COSTA PEREIRA
- Dependência Administrativa: Pública Estadual
- Localização: Urbana
- Modalidade: Educação de Jovens e Adultos
- Matrículas: 41
- Participantes: 02
Obs: para o caso dessa escola, os resultados da prova e médias não foram divulgados na página porque teve uma participação inferior a 10 estudantes, o que segundo o Ministério da Educação não permite gerar dados estatísticos. Porém, a escola já foi comunicada dos resultados.
Participaram do exame, estudantes de 24.253 escolas de todo o Brasil. Confira no sítio eletrônico do INEP (http://www.enem.inep.gov.br/) todos os resultados.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Mutirão de Limpeza em Corumbajuba

O vereador Joãozinho Albino (PMDB), apresentou recentemente na Câmara Municipal, requerimento onde solicitava a intervenção do Governo Municipal no povoado de Corumbajuba no sentido de realizar mutirão de limpeza na localidade e reforma da rodovia que liga Montes Claros a Corumbajuba. A matéria foi aprovada pelo legislativo em unanimidade de votos. Enviada ao executivo, o prefeito Felipe Dias deu parecer autorizando as ações, que deverão ser concretizadas na próxima semana.

Mutirão nos Montes Claros II

A Prefeitura de Orizona deverá concluir até sexta-feira, dia 1º de maio, as obras dos banheiros na praça do povoado de Montes Claros. A ação será concluida antes do encerramento da Tradicional Festa de São Sebastião, que acontece no povoado e se encerrará no próximo dia 3 (domingo), com leilões, celebração religiosa e bailes com Pedro Paulo & Miliquinho e Os Originais do Forró.
As ações da prefeitura nos Montes Claros iniciaram no dia 23 de abril, com mutirão de limpeza em todo o perímetro urbano, reparos na iluminação pública, reforma da rodovia municipal que liga a região de Sussuapara (Trevo para o Buritizinho) até o povoado e início da construção do muro da Escola Municipal São José e dos banheiros públicos. O prefeito Felipe Dias considerou que são ações importantes em benefício da comunidade, mas não ficará apenas nisso. Muitas novidades virão por aí.

Asfalto no Bairro Santa Maria

A Prefeitura de Orizona deu continuidade às obras de asfaltamento do Bairro Santa Maria. As obras, que iniciaram no ano passado, haviam sido paralizadas por causa do período chuvoso e por alguns impasses. Há cerca de 15 dias, o maquinário retornou e está em plena atividade (conforme mostram as imagens).
Ao todo, serão pavimentados 11.550 m2, com recursos da ordem de R$ 507.893,00, através de parcerias do Ministério das Cidades, Governo do Estado e contrapartidas do município. Serão beneficiados moradores de ruas como a 7-A, Dom Prudêncio, 17-A, entre outras.
Recentemente a Secretaria de Ação Urbana desenvolveu também várias ações no bairro, como o patrolamento de ruas que não são pavimentadas, limpeza na praça da Nova Matriz, coleta de entulhos e capina nas margens das ruas e avenidas. Além disso, as lâmpadas da iluminação pública estão sendo trocadas quando há necessidade.

Limpeza no Distrito de Ubatan

A Secretaria Municipal de Ação Urbana, através do secretário Rui de Castro, começou nesta terça-feira, dia 28, a limpeza das ruas do Distrito de Ubatan. Estão sendo realizadas a capina, retirada de entulhos, pintura dos meio-fios e reparos na iluminação pública. Os secretários Benedito Gonçalves, Rinaldo Costa, Anteres e o prefeito Felipe Dias, estiveram no local e acompanharam as atividades. O presidente da Câmara, João Lucas Teixeira, vereador da região, esteve o tempo todo, junto com os servidores no desenvolvimento das atividades e foi também quem havia apresentado requerimento na Câmara Municipal para que fosse feito o mutirão. O vereador Joãozinho Albino também foi ao distrito.
Com essa ação que deve ser concluida hoje, a Prefeitura continua com os mutirões de limpeza nos povoados. É ainda muito oportuna, já que acontece nesse final de semana o 3º Rodeio Show de Ubatan e o distrito deverá receber muitos visitantes.

terça-feira, 28 de abril de 2009

12ª Cavalgada do Rio Piracanjuba

Acontecerá no dia 02 de maio, sábado, a 12ª Cavalgada do Rio Piracanjuba, evento tradicional promovido pela Comunidade da Ponte dos Marcelos.
A cavalgada iniciará às 8 horas da manhã, com saída da comunidade até a barra do ribeirão Cachoeira com o Rio Piracanjuba, passando pelas propriedades do Pedro Diova, Joaquim Branco, João do Lazo, Casildo e daí, o retorno para a Ponte dos Marcelos. O almoço será às 13 horas e a previsão para o chegada é as 17 horas.
O Governo de Orizona está dando total apoio ao evento.

Campanha de Vacinação contra a Gripe III

O Governo Municipal de Orizona, através da Secretaria de Saúde comunica que a Vacina Contra a Gripe continua disponível para idosos acima de 60 anos nos Postos de Saúde da cidade até o dia 08 de maio de 2009. Vacine-se. A Gripe pode levar a complicações mais graves.

E atenção: Não deixe de levar o Cartão de Vacinação.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Finais do Campeonato Municipal III

Sábado, dia 25 de abril, foi realmente um dia muito concorrido. Após a decisão da série B do Campeonato Municipal, a Secretaria de Esportes promoveu na Quadra Paroquial a premiação dos atletas, dirigentes e equipes que destacaram nas séries A e B do Campeonato. Mais de mil pessoas participaram da solenidade. Os melhores do campeonato foram escolhidos por votação ou baseado nos números. Leia abaixo a lista dos melhores entre as competições.

Seleção do Campeonato:
Goleiro - Cristiano Ratinho (São Paulo JL)
Ala-direito - Anderson (São Paulo JL)
Zagueiro 1 - Guilherme (Guarani)
Zagueiro 2 - Pedro Bruno (Guarani)
Ala-esquerdo - Diogo (Guarani)
Volante 1 - Danilo (São Paulo JL)
Volante 2 - Abimael (Buriti Grande B)
Meia-esquerda - Jean (São Paulo JL)
Meia-direita - Gonçalinho (Guarani)
Atacante 1 - Leozinho (São Paulo JL)
Atacante 2 - Weides (São Paulo JL)

Técnico destaque: Ângelo (Guarani)
Jogador Revelação: Alencar (Mata)
Goleiro Menos Vazado Série A: Cristiano Ratinho (São Paulo JL)
Goleiro Menos Vazado Série B: Adelonso (Taquaral)

Artilheiro Série A: Geovani (Firmeza)
Artilheiro Série B: Carlos Henrique (Buriti Grande B)

Equipe mais disciplinada: Firmeza B
Melhor Arbitro: Valdivino Alves Santana (Divino Bala)
Melhores Auxiliares: Antonio Maria de Sousa e Gerson Joaquim de Sousa.

Finais do Campeonato Municipal II

No último sábado, dia 25, aconteceu a partida que decidiu o Campeonato Municipal da Série B, entre as equipes do Buriti Grande B e Corumbajuba. A partida, realizada no Estádio Municipal Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, terminou com vitória da equipe do povoado de Maniratuba por 3 a 1, sagrando-se campeã. Os gols foram marcados por Ítalo (3) e Anair.
A arbitragem foi formada por Divino Bala (árbitro), Guilmar e Luiz Machado (auxiliares) e Antonio Maria (4º árbitro). Divino expulsou dois jogadores de cada equipe já no segundo tempo. O jogo terminou debaixo de muita chuva.
Além de uma partida competitiva, destacou-se também a grande quantidade de torcedores no estádio. No meio da arquibancada estavam além dos torcedores e moradores de Orizona, visitantes ilustres como os árbitros André Luiz Castro, Antônio Pereira da Silva, Urias Crescente e Vicente de Paula.

Vacinação contra a Gripe II

Com o tema “Deixe a gripe na saudade”, a 11ª edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, iniciou no último sábado, dia 25. Segundo o Ministério da Saúde, a campanha pretende imunizar 19.428.086 milhões de pessoas acima de 60 anos até o dia 8 de maio.
Em Orizona, a vacinação aconteceu nos Centros de Saúde do Bairro Santa Luzia e Nossa Senhora de Fátima, no Posto do Bairro Santa Maria e na Praça do Lazer. A procura foi regular. Segundo o secretário de Saúde, Renato Vieira da Cunha, a meta é atingir até o final da campanha pelo menos 90% dos idosos. Quem não teve a oportunidade de ser vacinado procure os postos e centros de saúde ou peça para uma equipe dislocar até a residência através dos telefones 3474-1447 ou 3474-1427.
No estado de Goiás, a meta é vacinar pelo menos 80% das 525.170 pessoas desta faixa etária, o que equivale a 420.136 idosos.Durante a campanha, além da vacina influenza, serão disponibilizadas a dupla adulto (tétano e difteria), contra pneumonia e febre amarela de acordo com o calendário de vacinação. A gripe é uma doença infecciosa do sistema respiratório, de natureza viral e altamente contagiosa, podendo apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. Se dissemina rapidamente e é responsável por elevada morbimortalidade em grupos de maior vulnerabilidade, como os idosos.

Vestibular UEG 2009/2

A Universidade Estadual de Goiás, por intermédio do Núcleo de Seleção, informa que já está disponível no sítio www.vestibular.ueg.br o Edital de Abertura do Processo Seletivo UEG 2009/2. Os candidatos interessados em concorrer a uma vaga na UEG podem conferir os cursos, cidades, provas e demais regras do Processo Seletivo. As inscrições foram abertas no dia dia 22 e vão até 14 de maio, com prazo para pagamento da taxa de inscrição até dia 15. As taxas de inscrição são: R$ 90 para o curso de Arquitetura e Urbanismo, R$ 80 para os demais cursos e R$ 40 para treineiro. Neste Processo Seletivo serão oferecidas 400 novas vagas, distribuídas em doze cursos de graduação: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Pedagogia, Química, Química Industrial e Zootecnia. Cidades: Anápolis, Goiânia, Ipameri, Minaçu e São Luís dos Montes Belos. Informações pelo telefone (62) 3328-1122 ou no http://www.nucleodeselecao.ueg.br/.