sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Equipes de transição de governo se reunirão pela primeira vez nesta sexta-feira em Orizona

DA REDAÇÃO
- Durante entrevista no jornal Orizona FM desta sexta-feira, 11 de dezembro, o secretário municipal de Administração e Chefe de Gabinete, Evaristo Bernardino da Costa Neto (Chico), disse que receberá a comissão de transição de governo nomeada pelo prefeito eleito Felipe Antonio Dias (MDB) às 14 horas desta sexta-feira.
De acordo com Chico, o futuro prefeito nomeou o contador Ubirajara Silva, o vereador Renato Vieira da Cunha e o professor Paulo Acácio de Sousa para fazerem parte da comissão. O secretário também informou que o atual prefeito Joaquim Augusto Marçal (PSDB) solicitou celeridade nesse processo de transição e que a futura gestão tivesse acesso às informações que são garantidas por lei e orientadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios.
O mesmo também lamentou que há quatro anos o prefeito eleito não deu oportunidades para que essa Administração acessasse antecipadamente informações da Prefeitura Municipal, mas que Dr. Joaquim, segundo Chico, demonstra mais uma vez a seriedade necessária nesse processo.

Produtores rurais de Orizona amargam prejuízos por conta da falta de energia elétrica

DA REDAÇÃO
- Ainda falta energia elétrica em regiões do município de Orizona. Em algumas localidades o fornecimento foi interrompido ainda na terça-feira, 08 de novembro, após uma forte chuva que caiu à tarde, acompanhada de muita ventania.
Numa reportagem veiculada na manhã desta sexta-feira, 11, no jornal Bom Dia Goiás da TV Anhanguera, foi mostrada a situação do produtor rural Sebastião Tavares da região da Água Grande, que teve até o momento um prejuízo de cerca de seis mil reais. A sua vizinha Maria Divina, que produz doces caseiros, também amarga perdas.
A reportagem falou em vinte produtores rurais prejudicados, mas na prática, são centenas. Ainda falta energia elétrica na região da Cachoeira, por exemplo. Na Firmeza e Mata da Firmeza, o fornecimento foi retomado apenas nesta quinta-feira no período da tarde.
A Enel, em nota, disse que continua tentando fazer o restabelecimento da energia elétrica nessas propriedades com três equipes, que segundo a empresa, trabalham integralmente desde a última quarta-feira, mas encontra dificuldades por conta dos diversos danos.
A Enel informou que encontrou até o momento três postes quebrados e dois pontos com fios arrebentados. Também disse que visitará as propriedades para garantir que o fornecimento seja retomado para todos.
A previsão é que as chuvas continuem ocorrendo nos municípios do sudeste goiano, pelo menos até o final de semana.

domingo, 6 de dezembro de 2020

Prefeitura de Orizona pede que cidadãos, entidades e famílias disponibilizem seus acervos para a digitalização

DA REDAÇÃO
- A Prefeitura de Orizona está digitalizando o acervo histórico do Município de Orizona. Depois de meses em que equipes de funcionários trabalharam na seleção e catalogação dos documentos, a empresa Digital Paper Ltda ME, vencedora de processo licitatório, começou a realizar o procedimento de digitalização propriamente dito, usando os mais diversos equipamentos, que permitem o escaneamento nos mais diversos formatos e com alta resolução. Esse processo está sendo realizado na Biblioteca Municipal Maurity Silva (antigo Fórum), sendo que a equipe irá pessoalmente em algumas instituições para realizar os procedimentos, sem que esta documentação seja retirada dos locais onde estão arquivados.
A professora Telma Caixeta, uma das coordenadoras dos trabalhos, comunicou que alguns acervos importantes sobre a história política, econômica, cultural e literária do Município estão em processo de digitalização, como os arquivos da Prefeitura e Câmara Municipal, Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira, Emater, Acervos pessoais de Benedicto Silva, Rafael Leme Franco, Olímpio Pereira Neto e Sônia Ferreira. Até o momento, foram catalogadas quase 200 mil páginas, que a Prefeitura pretende disponibilizar em portal da internet para acesso público.
Telma pediu que as entidades, pessoas e famílias que possuírem documentação que revelem a história, como registros pessoais (documentos), cadernos antigos, jornais e revistas antigas, correspondências, fotografias, etc, e desejarem que essas histórias sejam reveladas, que a procure na Biblioteca. As professoras Telma e Rônia são algumas das servidoras responsáveis pelo trabalho, que poderão ser procuradas na secretaria de Educação. Segundo a mesma, a pessoa poderá levar a documentação até o dia 18 de dezembro e esta será escaneada imediatamente, para que possa ser devolvida ao proprietário ou proprietária.

Sobre o projeto:
Desde meados de 2019, a Administração Municipal vem discutindo como concretizar ações nesta área. Uma proposta ganhou corpo, partindo da secretária municipal de Ação Social Mara Marçal, de buscar recursos para digitalização do acervo da biblioteca municipal de Orizona. Foi viabilizada financeira através do deputado federal Rubens Otoni (PT-GO), disponibilizou no final daquele ano, uma emenda no valor de 100 mil reais para a área da Cultura. Sabiamente, a Administração Municipal direcionou a mesma para o propósito acima citado, mas com um objeto um pouco diferente, de acordo com as exigências legais.
Preparada a documentação, foi aberto o processo licitatório. O certame, na modalidade pregão presencial, foi realizado no dia 21 de fevereiro de 2020, tendo a participação de 04 empresas que foram habilitadas. A vencedora foi a Digital Paper Ltda ME. Também foi criada uma comissão municipal para tratar da digitalização do acervo histórico.
O acervo será digitalizado e disponibilizado a partir de página de internet da Prefeitura Municipal de Orizona/GO, em “aba” ou página a ser criada especificamente para disponibilizar os documentos históricos que serão digitalizados.
O objetivo do projeto é digitalizar até 340 mil páginas de documentos, a serem disponibilizadas digitalmente em uma página (repositório), onde qualquer pessoa poderá acessar gratuita e livremente de onde quer que esteja.