sábado, 7 de janeiro de 2023

Nova mesa diretora da Câmara Municipal de Orizona toma posse

Na presença de todos os parlamentares do município de Orizona, partidários e familiares, tomou posse em sessão solene realizada no dia 02 de janeiro de 2023, a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Orizona para o exercício de 2023.
Os mesmos tinham sido eleitos em sessão legislativa realizada no dia 15 de dezembro passado, quando o vereador Flávio Dias da Silva foi reeleito para mais um exercício a frente da Casa Legislativa de Orizona. Novamente, foi uma chapa de consenso entre governistas e oposicionistas.
A mesa diretora ficou assim formada:
- Flávio Dias (PSB), Presidente;
- João Lucas (MDB), Vice Presidente;
- Nagib Issa (PSDB), Primeiro Secretário;
- Osvaldo Peixoto (PODE), Segundo Secretário.

Foto: Câmara Municipal de Orizona.

Consumidor goiano olha com desconfiança a chegada da Equatorial Energia

Após assumir a distribuição de energia em Goiás, a empresa Equatorial Energia diz que buscará deixar mais rápida a solução das falhas do fornecimento de energia e o atendimento ao cliente em Goiás. A companhia comprou as ações da antiga Celg-D da Enel por R$ 1,6 bilhão e, a partir da aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), assumiu a distribuição de energia em Goiás na última terça-feira (03/01).
Ao G1 Goiás, o presidente da Equatorial em Goiás, Lener Jayme, explicou que a melhoria no atendimento ao cliente será o diferencial da empresa e "o que será sentido na prática pelo consumidor" a partir de tal gestão.
Em postagem da empresa nas redes sociais, uma mensagem diz:
"É oficial! Começamos uma nova história junto com você.
A gente já se sente parte daqui e agora podemos dizer: chegamos para somar e contribuir para o desenvolvimento de Goiás.
Este é só o começo de um novo momento. Iniciamos nosso plano de 100 dias de melhoria dos serviços, para levar o melhor da nossa energia para você".
Em encontro nesta quinta-feira (05/01) com membros do Conselho Regulador, técnicos da Gerência de Energia e da Ouvidoria Setorial e assessores da AGR com gestores da Equatorial Energia foi discutida a regulação do serviço de energia elétrica em Goiás. Foram convidados, também, o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael, e o especialista em regulação da Aneel, Eduardo Espíndola.
Os gestores da Equatorial apresentaram um plano de 100 dias, que inclui 2,3 mil ações mapeadas e 350 ações entregáveis. Destacaram ainda as áreas de atuação do grupo; os investimentos; o conceito de governança ambiental, social e corporativa (ESG) e sua evolução recente no grupo a partir de 2019; a preocupação ambiental; a inovação no atendimento aos usuários; as ações sociais e as características gerais da concessão no Estado de Goiás.
Mas como 'gato escaldado tem medo de água fria', o consumidor goiano teme que seja mais do mesmo, afinal, a concessionária promete as mesmas soluções para os problemas antigos, não resolvidos pela Enel.
E novos problemas ainda surgem. Neste período de muitas chuvas, eles aumentam. Um exemplo foi a interrupção no fornecimento de energia elétrica em Orizona nesta sexta-feira (06/01), provocada por danos na rede. A assessoria de comunicação da Equatorial se apressou em divulgar uma nota em que comunicava os esforços para o restabelecimento do serviço. Pelas imagens, reforça a percepção que a falta de manutenção adequada no perímetro da rede pode ter motivado a queda da energia.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Curiosidades históricas de Orizona e Região - III

Continuaremos tratando de curiosidades históricas do Município de Orizona e municípios vizinhos, ou de fatos que ocorreram em outras localidades, mas com vínculos no município. A essa coleção, damos o nome de “Efemérides”.
O que pretendemos aqui pode ser algo parecido. Visamos registrar fatos históricos e acontecimentos de instituições, pessoas e famílias (batizado, nascimento, casamento e óbito) de pessoas que viveram em Orizona em regiões adjacentes nas últimas duas décadas ou mais. Evitaremos citar fatos conhecidos ou já publicados, mas isso não é uma regra. Sigamos em frente.

15/01/1988: Faleceu o senhor Itamar Fernandes da Motta.

02/02/1834: Faleceu Anna Maria Teixeira, casada que era com o capitão Francisco José Pinheiro, pioneira em Morro Alto (Piracanjuba).

04/02/1847: Batizou a Francisca, nascida em 05/01/1847, filha de Francisco Lopes Conde e Anna Joaquina de Jesus. Foram padrinhos, Francisco Pereira Cardoso e Anna Maria de Jesus.

05/02/1846: Foi batizado Antonio, nascido em 03/01/1846, filho de José Archangelo Correa e Angela Pessoa de Faria. Foram padrinhos, Manoel Ribeiro e Thereza de Jesus. Celebrou o padre Antonio Joaquim de Azevedo.

15/02/1822: Casaram na Igreja Matriz de Santa Cruz, Francisco José Pinheiro, filho do Guarda-Mor Francisco José Pinheiro e Anna Teixeira de Jesus, natural de São Francisco de Paula-MG, com Maria Delfina de Souza Lobo, filha do ajudante João de Souza Lobo e Felisberta Rodrigues da Silva, natural de Santa Cruz. Celebrou o padre Antonio Joaquim Teixeira.

19/02/1903: faleceu na Fazenda Firmeza, Escolástica Maria do Carmo, viúva de José Pereira Cardoso Primo e filha de Joaquim Fernandes de Castro e Justa Maria do Carmo.

24/03/1845: Batizou na capela de Nossa Senhora do Rosario, em Santa Cruz, a Manoel, filho de Bento Corrêa Peres e Theodora Maria de Jesus. O pequeno nasceu em 11/01/1845. Seus padrinhos foram João Correa Peres e Maria Joaquina.

17/04/1993: Aconteceu encontro de jovens católicos na quadra do Salão Paroquial de Orizona. Organizado pelo JUC – Jovens Unidos em Cristo, o evento contou com numerosa participação de jovens.

13/05/1993: Iniciou-se a 1ª Festa do Peão de Boiadeiros de Orizona, que se estendeu até o dia 18 daquele mês. Foi no estádio municipal e teve a organização do grupo Os Progressistas.

29/05/1989: Cerca de 200 moradores invadiram o Fórum de Orizona e lincharam os presos Agnaldo Francisco Santana e Lélio Divino, que tinham assassinado os irmãos gêmeos Rui e Eli Bastos.

30/05/1925: Faleceu na fazenda Cachoeira o senhor Hermenegildo José da Silva, casado com Ana Luíza da Cunha, filha de Graciano Pereira da Cunha e Rita Francelina da Conceição.

13/06/1892: Faleceu Antonia Joaquina do Nascimento, tendo sido sepultada no Cemitério da Capela dos Correas. Natural de Patrocínio/MG, era filha de Joaquim Rodrigues do Nascimento e Jacintha Maria do Espírito Santo, sendo casada com Manoel Mendes da Silva.

20/07/1822: Faleceu Florência Leite, esposa de Júlio Correa Peres.

26/07/1988: Faleceu o senhor Salvino Nunes de Paula, nascido em 12/10/1920.

10/08/1938: Nasceu na fazenda Santo Inácio, em Orizona, Lázaro Ferreira Barbosa, filho de Sebastião Ferreira Barbosa e Diolina Ferreira de Jesus. Foi um importante jurista e político brasileiro (secretário de governo, deputado, senador e diretor da CELG), chegando ao posto de Ministro da Agricultura. Faleceu em Goiânia em 14/03/2019.

01/09/1844: Foi batizada Joaquina, filha de João Pereira Cardoso e Floriana Maria de Jesus. Foram padrinhos, Joaquim Fernandes de Castro e Maria Rosa do Carmo. A criança nasceu em 06/08/1844.

15/09/1903: Na festa de Nossa Senhora da Piedade daquele ano, Olímpio Pereira Cardoso casou-se com Luíza de Castro.

17/09/1976: Inaugurado o prédio do Banco do Brasil de Orizona, onde atualmente funciona a instituição financeira e a Prefeitura Municipal. Antes disso, o BB começou a funcionar no município em novembro de 1964.

23/09/1919: Faleceu na fazenda Posse o fazendeiro Graciano Pereira Cardoso.

03/10/1843: foi batizado João, filho de Antonio José Cardoso e Joaquina de Jesus e nascido em 08/08/1843. Foram padrinhos, João Pereira Cardoso e Floriana Maria de Jesus.

09/10/1833: Faleceu Vicência Rodrigues da Silveira, esposa de Manoel Mendes do Valle, sendo sepultada em Santa Cruz. O esposo faleceu logo depois, em 01/01/1834.

09/10/1848: Se casaram na Capela do Rosário, em Santa Cruz, Joaquim Luiz da Silva, com Rita Maria de Jesus, filha de Fulgêncio de Sousa França. Celebrou o sacramento o padre Antonio Francisco do Nascimento.

15/10/1991: O papa João Paulo II visita Goiânia e é recebido pelo arcebispo metropolitano Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, natural de Orizona.

03/11/1962: Instalação e bênção do sino na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade de Orizona, uma oferta do senhor Olímpio Pereira Cardoso.

15/11/1988: Nas eleições municipais de Orizona, foi eleito Idalício Leandro Teixeira (prefeito) e Délico Machado da Silva (vice), ambos do PFL. Também concorreram naquela eleição, Alfredo Silveira Mesquita e Laurindo Correa de Aquino (PMDB) e Dr. Fernando Dorival Pires e Pedro Jacinto Pereira (PT).

21/11/1923: Nasceu Múcio Teixeira, em Santa Cruz, filho de Benedito Teixeira e Alzira de Carvalho Teixeira. O servidor público e político foi casado com Ofélia Di Teixeira, filha de Egerinêo Teixeira e Rita Carolina Amália da Costa Teixeira (Carolina Teixeira).

26/11/1954: Procissão da Festa Inaugural da 2ª Capela de São Miguel Arcanjo, no povoado da Cachoeira.

01/12/1826: Casaram em Bonfim (Silvânia), o Cap. Antonio José Teixeira de Carvalho, viúvo de Gertrudes Maria, com Maria Bárbara da Silva, filha do Ten. Cel. Vicente Miguel da Silva e Maria da Paixão Solidade.

08/12/1846: Batizou a Manoel, nascido em 04/08/1846, filho de José Mendes de Assunção (filho de Manoel Mendes do Valle) e Anna Esméria de Jesus. Foram padrinhos, José Gonçalves Pinheiro e Maria Rosa de Jesus (irmã do Cap. José Pereira Cardoso).

CONTINUA...

ANSELMO PEREIRA DE LIMA

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Sobre as Eleições Municipais de 15 de novembro de 1982 em Orizona

As eleições municipais de 1982 marcaram importantes mudanças nas histórias dos partidos. Anteriormente, apenas dois poderiam atuar: a ARENA (partido governista que passou a se chamar PDS) e MDB (oposição que passou a ser PMDB). Contudo, os novos partidos eram submetidos a regras muito intransigentes que visavam inviabiliza-los, já que essas mudanças vieram mais da pressão da sociedade do que da boa vontade governista.
Uma dessas regras foi a exigência que os diretórios de partidos novos apresentassem chapas completas, sob pena de perderem o registro do partido. Os partidos registrados na Justiça Eleitoral foram PT, PDT e PTB, além de PDS e PMDB. Uma diferença naquela eleição é que partidos poderiam apresentar sublegendas para candidaturas de prefeito e vice-prefeito, algo que aconteceu em Orizona com PMDB e PDS, sendo apresentadas mais de uma chapa pelo mesmo partido. Também não se permitiam coligações. A votação era por cédulas de papel. Na época, votos em branco eram considerados como válidos.
A eleição municipal aconteceu em 15 de novembro de 1982, tendo como escrivão eleitoral o Sr. Lázaro Mesquita e foi presidida pelo juiz eleitoral Francisco de Paula dos Santos. A 23ª Zona Eleitoral de Orizona tinha 28 seções ativas, com 6.957 eleitores aptos e 6.123 eleitores votantes. Foi eleito o prefeito Joaquim Pereira de Freitas, o vice-prefeito José Lucas Ribeiro (ambos do PMDB), além de 09 vereadores do PMDB e PDS.
Para prefeito, compareceram 6.123 eleitores, com total de 6.001 votos válidos (5.758 votantes nos partidos + 243 votos brancos) e 122 votos nulos. O PMDB obteve 3.174 votos, o PDS obteve 2.395 votos e o PT, 189. Assim ficou a votação da chapa majoritária:
1) Joaquim Pereira de Freitas (PMDB-2): 1959 votos
2) Délico Machado da Silva (PDS-2): 1.484 votos
3) Alfredo Silveira Mesquita (PMDB-1): 1.215 votos
4) Paschoalino Mota (PDS-1): 911 votos
5) Pedro Jacinto Pereira (PT): 189 votos
Para vereadores, não era permitido sublegendas (mais de uma chapa por partido). Em Orizona. O total de votos para esse cargo foram: 5.614 votantes nos partidos, 277 em branco (5.891 válidos) e 232 nulos. O PDS obteve 2.314 votos, o PT 183 e o PMDB, 3.117 votos. Participaram 32 candidatos no pleito, apenas uma mulher. Os vereadores eleitos, do PDS e PMDB, foram:
1) Lourival dos Anjos Rosa (PMDB): 510 votos;
2) Laurindo Correa de Aquino (PMDB): 442 votos;
3) João dos Santos (PDS): 440 votos;
4) Idalício Leandro Teixeira (PDS): 338 votos;
5) Valdo Antônio Ribeiro (PMDB): 316 votos;
6) Antonio José Tavares (PDS): 285 votos;
7) Antônio José de Sousa (PMDB): 275 votos;
8) Realino Nunes de Paula (PMDB): 270 votos;
9) Rodolfo Mendes da Cunha Júnior (PDS): 267 votos.
Os demais participantes do pleito como candidatos a vereadores ficaram como suplentes:
Suplentes pelo PDS:
1) Odilon Bertoldo da Silva: 249 votos;
2) Sebastião Eduardo: 239 votos;
3) Natércio Mazon: 141 votos;
4) Edson Marra: 138 votos;
5) Hosana Fernandes de Oliveira: 80 votos;
6) Osvaldo Martins Porto: 69 votos:
7) José de Araújo Porto: 67 votos.
Suplentes pelo PMDB:
1) Benedito Pereira Mesquita: 244 votos;
2) Joselo Gomes: 221 votos;
3) Manoel Pinheiro: 191 votos;
4) Salvador José de Oliveira: 156 votos;
5) Sidon Vieira da Cunha: 148 votos;
6) Domingos de Oliveira: 144 votos;
7) Joaquim Nunes Xavier: 133 votos;
8) José Fernandes de Castro: 65 votos.
Suplentes pelo PT:
1) Venerando Antônio de Sousa: 38 votos;
2) Joaquim Caetano: 28 votos;
3) João Vicente Lúcio: 23 votos;
4) Alvina M. Tavares Pinheiro: 23 votos;
5) João Bosco de Lima: 21 votos;
6) Geraldo Pereira Cardoso: 21 votos;
7) José Mamédio da Silva: 15 votos;
8) José Absalão dos Reis: 14 votos.
Estava se consolidando a ali a abertura política no Brasil com eleições diretas e com os anos, veio a Constituição de 1988, as eleições de 1989, as primeiras presidenciais. A partir da década de 1990, estas passaram acontecer regularmente a cada dois anos.

ANSELMO PEREIRA DE LIMA