sábado, 6 de novembro de 2010

Inscrições para Processo Seletivo em aberto na EFAORI

(Clique na imagem para ampliar)
A EFAORI- Escola Família Agrícola de Orizona, mantida pelo Centro Social Rural de Orizona, informa que se encontram abertas as inscrições para o Processo de Seleção de candidatos ao Curso Técnico em Agropecuária de Nível Médio, modalidade concomitante, de 1º de novembro a 1º de dezembro de 2010.
As inscrições estão sendo realizadas na secretaria da instituição, ou por telefone (64) 3474-1442, no horário comercial das 08 às 11 e das 13 às 17 h. No exame de seleção, realizado entre os dias 6 e 7 de dezembro, todos os candidatos serão submetidos a uma avaliação que consiste em uma prova de conhecimentos básicos de português e matemática e uma redação com tema definido voltado as atividades agropecuárias. Todos os candidatos passarão por uma banca entrevistadora composta por educadores da EFAORI. No ato da entrevista é obrigatória a participação da família.
A relação dos candidatos selecionados será divulgada em ordem decrescente de classificação no dia 23 do mês de dezembro do corrente ano no mural da secretaria da Escola, no Blog da instituição (www.efaori.org) e radio Orizona FM. O período de matrículas será divulgado juntamente com lista de aprovados.
A abertura do Processo de Seleção visa o preenchimento de 40 vagas para o Curso Técnico em Agropecuária de Nível Médio, em regime de alternância, para ingresso escolar em 2011, distribuídas entre os 14 municípios integrantes do Território Rural Estrada de Ferro e demais municípios circunvizinhos. A EFAORI atende preferencialmente a filhos de agricultores familiares do Território Estrada de Ferro e demais municípios circunvizinhos e que tenha obrigatoriamente concluído o ensino fundamental (9ª Série).

Saúde inicia Mutirão de combate à Dengue em Orizona

A Secretaria Municipal de Saúde prepara para a partir desta segunda-feira (8) uma grande mobilização em busca da prevenção e combate ao mosquito transmissor da Dengue. Durante toda a semana, dezenas de profissionais estarão atuando na Área 2, que abrange o Centro e bairros Boa Vista, Bela Vista, Sol Nascente e Santa Maria I e II. As residências serão visitadas e material orientativo será distribuido para a comunidade.
A iniciativa se deu por causa do grande avanço da dengue no Estado de Goiás e no município de Orizona. Devido ao fluxo de pessoas indo e vindo de cidades com grande número de casos de dengue como os municípios da Região Metropolitana de Goiânia, surge a necessidade de uma atenção maior ainda, pois os casos podem aumentar se não tomarmos as devidas providências para combater o mosquito da dengue.
Além de orientar e informar sobre os riscos trazidos pela proliferação do mosquito, os agentes ajudam no recolhimento de materiais que possam acumulam água. Para agilizar o trabalho é recomendado aos moradores que coloquem todo o material (possíveis vetores) para fora de casa para que os veículos da Prefeitura façam a coleta. A coleta será feita por caminhões da Secretaria Municipal de Ação Urbana.
Essa situação só pode ser revertida com o apoio de toda população. E todos já sabe o que fazer para previnir contra esse mal: guardar garrafas sempre de cabeça para baixo; tampar cisternas e caixas d’águas; limpar calhas; guardar os pneus em local protegido e jogar no lixo todo objeto que acumule água.
Com o slogan "para se combater a dengue você e a água não podem ficar parados!", a Secretaria de Saúde pretende sensibilizar a população perante a gravidade da situação. Dados Estaduais indicam que a Dengue já é a maior epidemia de todos os tempos em Goiás. As próximas áreas onde a secretaria atuará serão respectivamente a 6 (bairros Santa Luzia e Campo Formoso) e a 1 (Nossa Senhora de Fátima, São Domingos e Cinelândia).

Provas do Enem acontecem neste sábado e domingo

Exatos 4.611.441 de candidatos se inscreveram para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (06) e domingo (07). São cerca de 16 mil locais de aplicação em 1,8 mil municípios em todos os estados do país.
A nota da prova pode valer uma vaga em uma das 83 universidades públicas que aderiram ao Enem para o próximo ano. O Ministério da Educação (MEC) prevê que 83 mil vagas serão disponibilizadas para o primeiro semestre de 2011 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A ferramenta foi criada em 2009 e é por meio dela que os participantes do Enem se inscrevem e podem ser selecionados para uma dessas instituições. A previsão é que o Sisu entre no ar em janeiro, logo depois da divulgação dos resultados do exame.
O Enem também é pré-requisito para quem quer tentar uma vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em faculdades privadas. Para participar é preciso atender a critérios de renda e ter cursado todo o ensino médio em escola pública. As inscrições para o ProUni também só começam depois que os resultados do Enem estiverem publicados.
Neste sábado (06), as provas foram de ciências humanas e da natureza, cada uma com 45 questões de múltipla escolha. O exame começou às 13h (horário de Brasília) e terá duração de quatro horas e meia. Os portões de acesso foram fechados às 12h55 e muita gente se queixou porque não conseguiu chegar a tempo (foto). Em Brasília, o problema, de acordo, com os alunos, é que os locais de prova do Enem ficaram muito próximos uns dos outros. Com isso, um longo congestionamento se formou e pegou muitas pessoas de surpresa, como Soraia Nogueira, mãe de uma aluna que por pouco não perdeu a prova. Cerca de 27% dos inscritos não compareceram para fazer a prova. Um erro no cartão-resposta provocou um certo transtorno aos estudantes.
Já no domingo (07), os candidatos serão avaliados em códigos e linguagens e matemática, além da redação. As duas provas também têm 45 questões cada. O exame tem início no mesmo horário, mas com uma hora a mais de duração. A recomendação é que os participantes cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência.
Os estudantes orizonenses se inscreveram para fazer as provas principalmente em Pires do Rio, Silvânia, Anápolis, Catalão e Goiânia. (R7/Rádio 730).

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

IBGE: População goiana aumenta aproximadamente 16%

Em dez anos, Goiás passou a ter 850 mil novos habitantes. Ao todo, o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cuja prévia foi divulgada nesta quinta-feira (4), revela que o Estado tem aproximadamente 5,85 milhões de habitantes.
Apesar do crescimento, municípios como Minaçu, Itapuranga e Cidade de Goiás tiveram uma redução populacional na última década. O geógrafo da Universidade Federal de Goiás (UFG), Manoel Calaça, explica que o crescimento econômico está diretamente ligado ao aumento da população.
Já municípios como Rio Verde, Jataí e Itumbiara cresceram. A população de Goiânia é de mais de 1,2 milhão. Em 2000, este número era de cerca de 1 milhão. Em segundo lugar está Aparecida de Goiânia, com 440 mil moradores, segundo seguida por Anápolis, Rio Verde e Luziânia. O menor município do Estado é Anhanguera, com apenas 1.011 habitantes.
O Censo 2010 contabilizou também 185.712.713 de residentes no país, incluindo brasileiros e estrangeiros. Foram visitados, segundo a publicação, 67.275.459 domicílios. Segundo a pesquisa, Orizona possui 14.084 habitantes. (Goiás Net).

Sexta-feira com pancadas de chuva em todo o Estado

Hoje (05) o céu deve ficar com muitas nuvens e chuvas esparsas no Leste de Goiás. Na região Norte, nuvens com períodos de sol e pancadas de chuva no fim da tarde. Nas demais regiões, sol pela manhã, com aumento de nebulosidade à tarde e possibilidade de algumas pancadas de chuva. A previsão do Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Sectec é ainda de umidade do ar elevada em todo o Estado. Em Goiânia o dia começa com sol, mas as nuvens aumentam à tarde e pancadas de chuva podem ocorrer.
Em Orizona, haverá Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas variam de 21 a 31º C. Umidade do ar entre 48 a 88%. Precipitação prevista de 4 mm. A previsão é que pelo menos até quarta-feira (10) terão chuvas no município. As médias de temperatura manterão nesses dias entre 21 e 32ºC. (Agecom/Climatempo).

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Estrada de Ferro: Marconi Perillo 8 x 6 Iris Rezende

No 1º turno, num levantamento feito pelo blog ORIZONA EM FOCO, constatou que nos quatorze municípios que fazem parte do Território de Identidade da Estrada de Ferro, Marconi Perillo (PSDB) venceu em 10 e Iris Rezende (PMDB) em 4 (veja o artigo clicando aqui).
Em Orizona, a diferença à favor de Iris foi de 441 votos e neste segundo turno, passou para 444 votos. No 2º turno, esse cenário se acirrou um pouco e Marconi venceu em 8 municípios, contra 6 onde Iris teve mais votos nas urnas. Confira como ficou no 2º turno:
Marconi Perillo venceu em Gameleira de Goiás (880 x 834), Bonfinópolis (2354 x 1882), Cristianópolis (1236 x 1019), Urutai (996 x 977), Caldazinha (1053 x 954), Bela Vista de Goiás (6355 x 6279), Santa Cruz (1112 x 1063) e São Miguel do Passa Quatro (1298 x 1272).
Iris Rezende venceu em Silvânia (5392 x 5121), Orizona (4376 x 3932), Palmelo (823 x 683), Pires do Rio (8067 x 7875), Vianópolis (3615 x 3117) e Leopoldo de Bulhões (2196 x 2140).
Em Orizona, Silvânia e Palmelo, Iris venceu nos dois turnos. Havia vencido no 1º turno em São Miguel do Passa Quatro e em 31 de outubro, os tucanos reverteram o resultado. Marconi havia vencido em Pires do Rio, Vianópolis e Leopoldo de Bulhões no 1º turno e o peemedebista virou nesses municípios. Nos demais municípios. Marconi venceu nos dois turnos.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Em breve, Orizona deverá ter a cobertura 3G da Vivo

Segundo informações, ainda em 2010, a Vivo deverá ampliar a cobertura com a tecnologia 3G para a cidade de Orizona. O Plano Vivo Internet Brasil, anunciado em junho passado, pretende aumentar sua cobertura 3G de 600 para 2.832 municípios até o fim de 2011. Atualmente, vários usuários já adquiriram o modem e acaba tendo que desfrutar de um acesso muito limitado à internet, com o sinal GSM/EDGE, também chamado de 2G.
As tecnologias 3G permitem às operadoras da rede oferecerem a seus usuários uma ampla gama dos mais avançados serviços, já que possuem uma capacidade de rede maior por causa de uma melhora na eficiência espectral. Entre os serviços, há a telefonia por voz e a transmissão de dados a longas distâncias, tudo em um ambiente móvel. Normalmente, são fornecidos serviços com taxas de 5 a 10 megabits por segundo.
A característica mais importante da tecnologia móvel 3G é suportar um número maior de clientes de voz e dados, especialmente em áreas urbanas, além de maiores taxas de dados a um custo incremental menor que na 2G.
Ela utiliza o espectro de radiofrequência em bandas identificadas, fornecidas pela UTI para a Terceira Geração de serviços móveis IMT-2000, e depois licenciadas para as operadoras.
Permite a transmissão de 384 kbits/s para sistemas móveis e 7 megabits/s para sistemas estacionários. Espera-se que tenha uma maior capacidade de usuários e uma maior eficiência espectral, de forma que os consumidores possam dispor de roaming global entre diferentes redes 3G.

Dois homens morrem afogados no Lago de Corumbá IV

O Corpo de Bombeiros de Luziânia encontrou, no fim da tarde desta terça-feira (2), os dois corpos que estavam desaparecidos desde a tarde de ontem no Lago Corumbá Quatro. Os dois homens estavam com mais um em uma canoa quando a mesma virou. Um homem conseguiu nadar até á margem, mas os outros dois morreram afogados.
O empresário Olímpio Cassiano de Faria Neto e o amigo, o mestre de obras Laercio Carlos Batista, 42 anos, faziam um passeio para mostrar a represa e a paisagem para Edinaldo Oliveira Rodrigues, quando o barco teria comçando a girar e virou. Os corpos de Laércio e de Olímpio foram encontrados a quinze metros de profundidade. Edinaldo conseguiu se salvar nadando por dez minutos até as margens da represa e ainda tentou salvar um dos amigos, mas não conseguiu. Nenhum deles estava de colete salva-vidas. (O Popular/ Rádio Rio Vermelho).

domingo, 31 de outubro de 2010

Iris e Serra venceram em Orizona e mantiveram marcas

A lógica dos resultados da votação para presidente e governador em Orizona nesse 31 de outubro foi o inverso do que ocorreu a nível geral do 2º turno dessas eleições. Para o governo do Estado, a ala ligada ao PMDB manteve uma marca de quase meio século e venceu na 23ª zona eleitoral com uma margem de 444 votos, 3 a mais que no 1º turno.
Já para presidente, Serra ampliou significativamente uma vantagem de 59 votos em 3 de outubro para 698 votos no 2º turno, confirmando uma estatística em que o Partido dos Trabalhadores nunca venceu nenhuma eleição em Orizona. 86,99% do eleitorado foram às urnas no município, percentual equivalente a 8.833 votos, menor que os 89,16% que compareceram no 1º turno.
Confira os números de Orizona nesse 2º turno, considerando os dados divulgados pela Justiça Eleitoral:
Governador:
Iris Rezende (PMDB): 4.376 votos (52,67% dos votos válidos).
Marconi Perillo (PSDB): 3.932 votos (47,33% dos votos válidos).
Brancos: 121 votos.
Nulos: 404 votos.
Presidente:
José Serra (PSDB): 4.499 votos (53,87% dos votos válidos).
Dilma Rousseff (PT): 3.801 votos (46,13% dos votos válidos).
Brancos: 174 votos.
Nulos: 419 votos.

Marconi é eleito governador de Goiás para seu 3º mandato

Com todas as urnas apuradas em Goiás, o candidato do PSDB Marconi Perillo foi eleito governador do Estado neste domingo (31), com 52.99% (1.551.132 eleitores) dos votos válidos. O candidato do PMDB Iris Rezende recebeu 47,01% dos votos, equivalente a 1.376.188 de votantes, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Marconi Ferreira Perillo Júnior nasceu em 7 de março de 1963, em Goiânia (GO), e começou sua carreira política no início da década de 1980, quando foi eleito presidente do PMDB. Casado com Valéria Jaime Peixoto Perillo e pai de duas filhas, foi eleito deputado estadual pelo PMDB em 1990. Quatro anos depois, se tornou deputado federal pelo PP.
Em 1998, Perillo foi eleito governador de Goiás e reeleito, em 2002, em primeiro turno, com 51,2% dos votos válidos. Em outubro de 2006, foi eleito senador da República pelo PSDB, com 75,82% dos votos, recorde histórico no Estado de Goiás.
Para melhorar seu desempenho nas urnas, o candidato derrotado Iris Rezende, que também já governou Goiás, apostou alto na associação do seu nome ao do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de sua candidata à Presidência, Dilma Rousseff. Em comício em Goiânia no dia 20 de outubro, ao lado de Dilma e Iris, Lula se concentrou mais nas eleições locais do que na nacional.
900.924 eleitores (22,20%) deixaram de votar neste segundo turno no Estado. Os votos brancos foram 47.619 (1,51%) e os nulos, 183.165 (5,80%). (Portal R7).

Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente do Brasil

A candidata do PT, Dilma Rousseff, venceu a disputa pela Presidência da República, sendo eleita a primeira mulher presidente do Brasil. A petista derrotou o adversário José Serra (PSDB) no segundo turno das eleições, neste domingo (31), de acordo com os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Com 99,83% das urnas apuradas, a petista Dilma Rousseff venceu o 2º turno das eleições com 55.666.271 votos (56,03%), contra 43.678.651 (43,97%) do tucano José Serra.
Aos 62 anos, a mineira chega à Presidência após ser escolhida por Luiz Inácio Lula da Silva para sucedê-lo; isso depois de ter enfrentado a ditadura militar, comandado o principal ministério do governo Lula (a Casa Civil); vencido um câncer no sistema linfático e se tornado avó pela primeira vez, ainda no primeiro turno das eleições.
Até então desconhecida pelo eleitorado, pois nunca havia disputado uma eleição, Dilma passou a liderar a corrida pela sucessão presidencial no final do primeiro semestre deste ano, sendo beneficiada pela aprovação recorde do governo atual. Após oito anos na Presidência, Lula deixa o governo no fim do ano com índices de aprovação superiores a 80%.
Antes de sair vitoriosa das urnas, Dilma enfrentou uma das campanhas mais agressivas da história. Se, no primeiro turno, o debate de propostas já havia sido sobreposto por discussões eleitorais, no segundo, os ânimos ficaram mais acirrados.
Os boatos de que a candidata do PT era favorável ao aborto, difundidos na internet e alimentados em cerimônias religiosas, marcaram a reta final da eleição, mas foram desmentidos pela petista. A discussão, porém, gerou uma série de troca de acusações entre Serra e Dilma, que atribuiu os rumores à tentativa do tucano de alimentar a divisão religiosa no Brasil. Além da discussão em torno de temas polêmicos, a disputa pela Presidência foi marcada pelo surgimento de escândalos.
Apesar da disputa acirrada e agressiva, Dilma chega ao Palácio do Planalto com ampla maioria no Senado e na Câmara Federal, e ainda tendo a maioria dos Estados governados por aliados. Ela, porém, terá pelo menos um grande desafio para enfrentar nos próximos quatro anos: a realização das reformas política e fiscal.
Nesse 31 de outubro, 29.135.935 de brasileiros (21,48% do eleitorado) deixaram de votar. Foram 2,3% de votos brancos e 4,4% de votos nulos. (Portal R7).