sexta-feira, 31 de julho de 2009

Inscrições ao Lavoura Comunitária

A Seagro (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás) receberá entre os dias 1º de agosto e 30 de setembro de 2009, inscrição de Associações para adesão ao Programa Lavoura Comunitária.
Em Orizona, a Prefeitura Municipal dará o suporte na organização da documentação. Para isso, os interessados deverão procurar no Centro Administrativo (Rua Cel. José da Costa, nº 22-A, no prédio do Banco do Brasil). O servidor responsável por esse auxilio será Anselmo. A elaboração do projeto será feita na Seagro (Antiga Agência Rural) com o técnico José Antonio Pinheiro.
São necessários os seguintes documentos para a participação no programa:
1. Ofício de solicitação endereçado ao Secretário Estadual de Agricultura (atualmente é Leonardo Velozo do Prado). No ofício é importante informar e-mail e telefones de contato do Presidente da Entidade solicitante.
2. Documentos Pessoais do presidente autenticados (CPF e Carteira de Identidade) .
3. Estatuto da Entidade registrado no Cartório.
4. Ata de Posse da atual diretoria da Entidade, também registrada no Cartório (é preciso estar digitada).
5. Projeto e Croqui da área com roteiro de acesso, feito com José Antonio na unidade local da Seagro.
6. Relação das Famílias Beneficiadas – (Nome e CPF do beneficiário, nome e CPF do cônjuge, data de nascimento dos mesmos, endereço e quantidade de dependentes, informar ainda, se a família é beneficiária dos Programas Bolsa Família ou Renda Cidadã (indicar o Programa). Esta relação deverá estar assinada pelo presidente em todas as folhas.
Antes de fazer a inscrição, verifique na unidade local da Seagro se a entidade está em dia na Dívida Ativa do Estado e se prestações de contas anteriores no programa foram aprovadas.
Outros documentos como Certidão do CNPJ (Comprovante de Inscrição) , Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos a Tributos Federais e a Dívida Ativa da União, Certidão do INSS, Certidão do FGTS, Certidão do TCE, Certidão Negativa da Dívida Ativa do Estado (Secretaria da Fazenda) poderão ser providenciados se o projeto for aprovado. As entidades poderão solicitar insumos para plantio comunitário de milho ou de arroz.
Maiores informações, vá ainda a sede da Seagro, na Rua 256, nº 52, Setor Leste Universitário, Goiânia-GO, ou ligue: (62) 3201-8955. Também se informe na Unidade Local da Seagro ou na Prefeitura de Orizona.

Orizona E C x Piracanjuba E C

Pela 5ª rodada do 2º turno da Copa Flávio's, o Orizona E. C. joga neste domingo, dia 2 de agosto, às 15:30 h contra a equipe do Piracanjuba, líder do Grupo 2. Ontem, dia 30, a Federação Goiana de Futebol definiu o trio de arbitragem para essa partida. Apita o jogo, que acontecerá no Estádio Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, Giullian Cunha, auxiliado por Hederson Leão e Joaquim André. A parada para o Orizona é muito difícil, mas só a vitória interessa ao torcedor orizonense.

Balanço da Operação do Procon

Uma fiscalização preventiva e repressiva do Procon em segmentos comerciais esteve nas cidades de Leopoldo de Bulhões, Vianópolis, Orizona e Silvânia, entre os dias 17 e 24 de julho, o que resultou em 1,19 mil itens apreendidos. Sobressaíram produtos alimentícios avariados, sem origem, com data de validade vencida, todos descartados em aterro sanitário.
A ação foi desenvolvida também pela unidade de Itumbiara, que coletou amostras de gasolina C comum em um posto de combustíveis. No teste de qualidade foram encontrados 30% de mistura de álcool na gasolina, portanto, fora das normas da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que fixa em 25% o porcentual máximo. A empresa foi autuada e ficará sujeita a penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor. O prazo para apresentação de defesa é de dez dias.
Outra operação, realizada em lojas de material de construção, em Goiânia, verificou produtos vencidos e sem origem, entre outras infrações. Foram visitadas dez empresas, em três não houve nenhuma irregularidade, uma teve apenas auto de apreensão e seis receberam auto de infração.

Aulas começarão na segunda-feira

Em resposta a um ofício da secretária da Educação, Milca Severino, a Secretaria de Saúde informa que, de acordo com o cenário epidemiológico em Goiás, não há impedimento do retorno às aulas no dia previsto, ou seja, na próxima segunda-feira, dia 3. De acordo com recomendação do Ministério da Saúde, os alunos e professores que apresentarem sintomas gripais e tenham histórias de contatos e/ou viagens a locais com transmissão da gripe suína (Influenza A N1H1) reconhecida não deverão freqüentar a escola e, sim, procurar atendimento médico.
Na rede municipal de ensino de Orizona, as aulas também iniciarão na mesma data, de acordo com o secretário de Educação, Paulo Acácio de Sousa.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Orizona presente em Porto Velho

Aconteceu entre os dias 21 e 25 de julho, na cidade de Porto Velho (Rondônia) o 12° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Neste ano, o encontro teve como tema: “CEBs: Ecologia e Missão” e o lema: “Do Ventre da Terra, o Grito que vem da Amazônia”. O principal espaço que abrigou os mais de 5 mil presentes foi o Ginásio de Esportes do CESI. Dos 3.010 delagados, foram 55 bispos, 300 padres e mais de 900 freiras.
As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) são comunidades cristãs formadas por pessoas de regiões próximas que se reúnem na fé para ouvir e refletir a Palavra de Deus, levando os ensinamentos para a vida cotidiana. As CEBs estruturam-se basicamente em quatro pontos: a fé, os sacramentos, a comunhão, e a missão.
Representando Orizona, estiveram presentes no Intereclesial, o vice-prefeito Antonio Baiano, Nélio da Corumbajuba e Fernando da Firmeza. Segundo Baiano, os momentos mais marcantes foram os testemunhos da Senadora Marina Silva, de Dom José Maria Pires e de Dom Pedro Casaldáliga, que falaram respectivamente sobre a “Fé na Perspectiva da Militância”, a “Presença e o papel dos afrodescendentes no Brasil” e a “História da Igreja Católica a na ótica da Teologia da Libertação”.
No encerramento, uma multidão de 10 mil pessoas tomou conta das ruas da capital de Rondônia em direção ao estádio Aloísio Ferreira, animada por enorme trio elétrico, música e pronunciamentos.

Conferência de Assistência Social II

Acontecerá dia 4 de agosto, terça-feira, a partir das 8 horas, no Auditório do Sindicato Rural, a Conferência Municipal de Assistência Social. Em preparação para a conferência, que tem o tema "Participação e Controle Social", reuniões foram feitas em todos os povoados, aglomerados urbanos e na cidade de Orizona. Nessas reuniões, foram definidos os delegados entre os beneficiários dos programas sociais. Além destes, participarão da conferência, conselheiros tutelares, agentes de saúde, dirigentes de escolas, membros do Conselho Municipal de Assistência Social, do Centro de Referência em Assistência Social, Secretaria Municipal de Ação Social e convidados. Ao final, será produzido o documento com os anais dos debates feitos durante a Conferência.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Governo anuncia retorno da Emater II

A recriação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) traz, como premissas básicas, o fomento à pesquisa e o apoio aos produtor rural. O lançamento, feito na manhã de ontem (28) motivou discursos de lideranças e entidades ligadas ao setor rural, além de evidenciar o esforço do Governo em garantir a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pela empresa pública, liquidada em 1999.
Durante a solenidade o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Leonardo Veloso, fez o anúncio da contratação por concurso de 30 pesquisadores-doutores para o órgão e extensionistas, de acordo com a demanda. Para ele, o Governo estadual resolveu recriar a empresa principalmente pela agilidade. Outro ponto que pesou na decisão deve-se ao fato de a Emater direcionar esforços à pesquisa.
Além da assistência técnica e extensão rural, a empresa vai desenvolver o trabalho de pesquisa agropecuária. O secretário diz que, como o Estado não possui empresa de pesquisa, a tarefa caberá ao órgão. Ainda durante o discurso, feito a pelo menos 300 convidados, Veloso reforçou o compromisso da "nova Emater" com a agricultura em Goiás. "Optamos por recriar uma empresa pública mais enxuta, atuante e voltada à pesquisa", confessa.
O escritório de Orizona, como outrora foste, deverá ser um dos principais e mais respeitados do Estado de Goiás.
Fonte: AGECOM

1º MOTOCROSS DE ORIZONA

Está quase tudo pronto para a realização do 1º Motocross de Orizona. A pista deverá ficar pronta ainda hoje, dia 29. A qualidade da mesma, aliás, é um dos destaques. Pilotos com carreira nacional que estiveram no local ontem consideraram que a pista possui nível profissional. Uma equipe de Vistorias do Corpo de Bombeiros inspecionou todo espaço nesta terça-feira e considerou que são pequenas as adequações que precisam ser feitas até sexta-feira para que a segurança seja garantida. A Federação Goiana de Motocross também estará no local para dar o parecer referente à pista e à logística.
Quanto à programação do evento, no dia 31 de julho, terá a pré-festa no local. Os treinos livres e as competições se realizarão nos dias 1º e 2 de agosto (sábado e domingo). Todas as noites terá som automotivo. Ingressos podem ser comprados antecipadamente no Salão do Zezinho, Loja Camamugi e JR Celular. O preço será de apenas 3 reais e quem comprar 2 ingressos pagará 5 reais.

2ª Etapa da Vacinação contra Paralisia

A Secretaria Municipal de Saúde realizará no dia 22 de agosto deste ano, das 8 às 17 horas, a 2ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil, para crianças menores de 5 anos. As crianças que tomaram a primeira dose da vacina no mês de junho, precisam receber a segunda dose. Os locais de vacinação serão os mesmos: Centro de Saúde do Bairro Nossa Senhora de Fátima, Centro de Saúde do Bairro Santa Luzia, Posto de Saúde do Bairro Santa Maria e Praça do Lazer. Leve o seu filho (a) ao local mais próximo e vacine. Não esqueça de levar o Cartão de Vacinação da criança.

terça-feira, 28 de julho de 2009

EFAORI reinicia o Segundo Semestre

A EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona, reiniciou as aulas nesta segunda-feira, dia 27. Boa parte dos estudantes, até a tarde de ontem, não tinham chegado à escola. Segundo o diretor, Cícero José da Silva, o motivo da ausência de estudantes é a falta de transporte escolar nesta semana.
Hoje, Cícero concedeu entrevista ao programa Orizona Notícias, da rádio Orizona FM, e confessou que os planos da direção da EFAORI e do Centro Social Rural de Orizona (entidade mantenedora da escola) são os mais ousados. Vários projetos foram elaborados e várias ações estão sendo tomadas para melhorar a qualidade do Curso Técnico em Agropecuária de Nível Médio e para superar as dificuldades financeiras enfrentadas. Além disso, a escola se prepara para sediar, de 13 a 15 de agosto, o Congresso e Assembléia da AEFACOT - Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Centro Oeste e Tocantins.

1º Rodeio Show de Urutai

De 6 a 9 de agosto acontece em Urutaí o 1º Rodeio Show da cidade. A festa será realizada no Sindicato dos Funcionários do Instituto Federal Goiano. A Companhia de Rodeio Brasil Central será responsável pela animação e os shows ficarão por conta das duplas Kellinton e Anderson, Di Paulo e Paulino, Márcio Leão e Leandro, além do grupo Banana com Cevada. Urutaí está localizada a 55 quilômetros de Orizona, logo depois de Pires do Rio, e as principais atividades econômicas da cidade são: soja, milho, pecuária leiteira e avicultura. O município se destaca por sediar uma unidade do Instituto Tecnológico Goiano, antiga Escola Agrotécnica Federal e Cefet.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Governo anunciará retorno da EMATER

O governador Alcides Rodrigues e o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Leonardo Veloso anunciam, nesta terça-feira, 28, a recriação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás (Emater).
Conforme adiantou o secretário, a volta da Emater representa um grande avanço para o setor produtivo rural, já que proporcionará mais agilidade e mais autonomia à Seagro. Leonardo Veloso comemora ainda o recorde histórico de 300 toneladas de alimentos que a Secretaria de Agricultura estará repassando já no próximo mês para a OVG. Esses alimentos (arroz) serão distribuídos a entidades beneficientes, abrigos de idosos, creches, instituições filantrópicas, casas de recuperação, dentre outras. Este montante representa o percentual de 2% que é repassado por meio do Programa de Lavoura Comunitária da Seagro.
Leonardo Veloso ressalta a importância da Emater exemplificando que com a pesquisa, cada vez mais Goiás produz alimentos e cana-de-açúcar sem desmatar uma árvore sequer, graças ao Programa de Integração da Agricultura e Floresta, desenvolvido pela Seagro, em parceria com a Embrapa.
Fonte: SEAGRO.

Procon apreende produtos em Vianópolis

O Procon de Goiás recolheu na semana passada, dezenas de produtos com prazos de validade vencidos e que estavam sendo comercializados em alguns estabelecimentos de Vianópolis. De acordo com dados fornecidos por André Luiz Monteiro, Agente de Fiscalização do PROCON, 10 comerciantes foram autuados e mais de 200 quilos de produtos com prazos de validade vencidos foram recolhidos.Os comerciantes autuados terão agora prazo para apresentação de defesa junto a Comissão do PROCON encarregada de analisar as autuações feitas pela equipe fiscalizadora.Se julgar as autuações procedentes, os comerciantes serão multados pelo PROCON. Do contrário, serão advertidos.

Três pessoas morrem na GO-010

Três pessoas morreram em um acidente na tarde de ontem (26) na GO-010, em Luziânia, no Entorno de Brasília. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista de uma caminhão, com placa de Vianópolis, perdeu o controle da direção e capotou. Morreram o motorista, que estava sem documentação, e os passageiros Maria Marina de Souza, de 40 anos, e Josimar Júnior de Souza Barbosa, de 16 anos.

Asfaltamento do Distrito Agroindustrial

Em entrevista nesta segunda, dia 27, ao programa Orizona Notícias, da Rádio Orizona FM, os secretários municipais Anteres Vieira Pereira (Indústria e Comércio) e Rinaldo Costa (Administração), informaram que a partir de acordo com a Goiás Industrial - Companhia dos Distrito Industriais de Goiás, trechos do Distrito Agroindustrial de Orizona serão urbanizadas. Área próximas a Coapro serão pavimentadas, diminuindo a poeira e melhorando o acesso à GO-330. Até o início do período chuvoso, a ação deverá ser concluida. Os créditos, segundo Anteres, devem ser dados ao prefeito Felipe Dias, pelo empenho, mas sem esquecer da equipe de governo, que é muito envolvida e consistente.

Orizona vence fora de casa

O Orizona venceu nesse domingo, dia 26, o União Belavistense, em Bela Vista, por 1 a 0. O jogo valeu pela 4ª rodada do 2º turno da Copa Flávio's, Grupo 2. Confira os demais resultados da competição:
Grupo 01:
Dia 25/07/09 – Sábado:
Eternit 8x2 Araçu – na Eternit
Dia 26/07/09 – Domingo:
Nova Veneza 2x2 Gyn Sports – em Nova Veneza
Grupo 02:
Dia 25/07/09 – Sábado:
Piracanjuba 2x0 Las Vegas/Ajel – em Piracanjuba
Dia 26/07/09 – Domingo:
Vasco de Itaberaí 3x2 Tigrão Malhas – em Itaberaí
Grupo 03:
Dia 25/07/09 – Sábado:
Renavi 4x0 Chico Zica/Auto Escola Parati – na Saneago
Dia 26/07/09 – Domingo:
Aragoiânia Ajax 2x0 A Jump – em Aragoiânia.
Fonte: FGF.