sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Aprovado Piso dos Agentes de Saúde

Em menos de uma semana, a proposta que cria um piso salarial para os agentes de saúde foi aprovada. Após ter sido votada em segundo turno na Câmara dos Deputados na terça-feira, 15 de dezembro, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/2009 foi votada em dois turnos e aprovada pelo Plenário do Senado Federal já nesta quarta-feira, 16. O texto prevê, além da definição de um piso salarial para a categoria, Lei Federal que estabeleça diretrizes para os planos de carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias.
A matéria, que foi votada em dois turnos no Plenário, com quebra de interstícios, segue para promulgação. Mesmo com a ajuda financeira da União para o cumprimento do piso nacional, a PEC preocupa os Municípios brasileiros, principalmente, pelo fato de ter sido aprovada sem ouvir representantes dos Municípios e do Ministério da Saúde, responsáveis pelas contratações e financiamento.
De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a administração municipal é responsável pelas contratações de 99% dos mais de 238 mil agentes comunitários de saúde e 96% de agente de endemias. A entidade usa o exemplo do piso do magistério que gerou impacto direto nos Municípios. E assim como este piso, toda a responsabilidade pelo financiamento será transferida aos entes contratantes: Estados, Distrito Federal e Municípios.

Festa da Cultura de Orizona II

O Coletivo de Cultura de Orizona, um grupo de agentes e produtores culturais do município que começaram a se reunir regularmente, desde a I Conferência Municipal de Cultura, está preparando para o dia 16 de janeiro de 2010, um grande evento cultural em Orizona na perspectiva de criação do Dia Municipal da Cultura.
O evento foi denominado de FESTA DA CULTURA DE ORIZONA e trará o tema "Cultura, Diversidade e Criatividade". Está previsto entre outras atividades, desfiles de carros-de-bois, cavalgada, apresentações de teatro e música, exposições de artes plásticas, artesanato e comidas e bebidas típicas. Uma grande infraestrutura está sendo montada para o evento, que acontecerá na Feira do Produtor Rural. Uma outra atração que está praticamente definida é a vinda do Circo Laheto, do palhaço Maneco, uma das mais respeitadas e valorizadas trupes de teatro do Estado.
Confira abaixo a programação do evento:
- 7:00 abertura com desfile de carreiros e berranteiros.
- 8:30 – chegada dos carreiros na Feira com apresentação da Banda de Música da Polícia Militar.
- 9:00 – abertura oficial.
- 10:30 – chegada das cavalgadas e apresentações artísticas.
- 12:00 Almoço
- 13:00 – oficinas e apresentações.
- 18 :00 - Hora do Angelus (tradição popular).
- 19:00 - Serenata
- 20:00 - Forró no palco principal
- Meia-Noite - encerramento.
Os interessados em participar com apresentações e exposições poderão preencher a ficha de inscrição até o dia 8 de janeiro de 2010 na Loja do Artesanato, na Praça do Lazer, com Nadir. Maiores informações, ligue (64) 3474-1312 ou (62)8163-9229.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Vereador Ronaldo Costa eleito em Orizona

Na última sessão ordinária de 2009, realizada na tarde dessa terça-feira (15), a Câmara Municipal de Orizona elegeu a nova mesa diretora para o Exercício 2010. A chapa única foi montada a partir do consenso da base governista e da oposição.
Apenas a vereadora Sandra Chaveiro não compareceu à sessão e a nova chapa, que tomará posse em 1º de janeiro de 2010, foi eleita por unanimidade. Os oito votos garantirão a posse do novo presidente, o vereador Ronaldo José da Costa (PMDB), do vice-presidente, vereador Franquilino Antônio de Oliveira (PMDB), do 1º secretário Jeremias de Sousa Mendes (PP) e do 2º secretário, João Lucas Teixeira (PMDB).
Ronaldo Costa é do mesmo partido do prefeito Felipe Dias e será o sucessor do vereador João Lucas, que encerrará o mandato em 31 de dezembro. Na sessão de hoje, o vereador foi muito elogiado pelo seu desempenho frente ao legislativo municipal e a espectativa é que Ronaldo Costa dê continuidade a esse trabalho. Na avaliação feita pelos vereadores, foi considerado que este talvez tenha sido o melhor dos últimos anos da Câmara Municipal de Orizona. Um outro ponto importante foi que o legislativo e o executivo estabeleceram um bom diálogo, garantindo que todas os projetos enviados pelo prefeito fossem aprovados.

Eleição da Câmara será nesta Terça

Hoje, dia 15, acontecerá no auditório da Câmara Municipal de Orizona, em sessão da casa, a eleição da Mesa Diretora para o exercício 2010. O PMDB, partido do prefeito Felipe Dias e que tem a maioria dos vereadores, deverá lançar como candidato a presidente o vereador Ronaldo Costa. Ronaldo, se eleito, dará continuidade ao trabalho de João Lucas Teixeira, o atual presidente do Legislativo Municipal. João Lucas teve a sua atuação muito elogiada por lideranças políticas, pela impresa local e comunidade orizonense. A sessão acontecerá às 13:30 horas e será aberta ao público interessado em acompanhar a atuação dos nossos vereadores.

Prefeito lança obra em Buritizinho

O prefeito de Orizona, Felipe Dias, realizou na tarde desta segunda, 14, o lançamento da obra para construção de praça pública no povoado de Buritizinho. O evento teve grande presença da comunidade e de assessores da prefeitura, além de secretários municipais, vereadores e de profissionais da empresa que executarão a obra.
A obra foi viabilizada através de recursos do Ministério da Integração Nacional, a partir de emenda do deputado federal Marcelo Mello (PMDB-GO). Está prevista a aplicação de 103.100 reais entre repasse do Governo Federal e contra-partida da Prefeitura de Orizona.
Felipe, em um breve discurso, confessou que fez o possível para que a obra fosse lançada ainda em 2009, o seu primeiro ano de mandato. A obra é um resgate dos compromissos assumidos em campanha. O prefeito ainda citou que outros benefícios chegarão em breve ao povoado, até porque Buritizinho pode contar com o empenho e a defesa do vereador Reinaldo Cardoso.
Felipe comentou que o Tribunal de Contas do Estado e a Secretaria de Estado de Planejamento fizeram recentemente uma vistoria na obra de asfaltamento das ruas de Buritizinho (realizada em 2008) e a condenaram. Porém, segundo o prefeito, a vistoria autorizou a Prefeitura a construir os meio-fios e a administração estuda também a possibilidade de fazer reparos no asfalto condenado.
A comunidade de Buritizinho, na pessoa de Valdo, demonstrou muita satisfação com a presença da administração municipal na localidade. Hoje, dia 15, a obra já está sendo iniciada e além de profissionais que virão para o povoado, será captada mão-de-obra local, uma forma de também promover a geração de empregos na região.

Assaltantes presos em Vianópolis

Numa ação comandada pelo Tenente Carlos Alberto Júnior, comandante do Segundo Pelotão da Polícia Militar de Vianópolis, foram presos nesta segunda-feira, 14, dois elementos que assaltaram na noite do último domingo, a antiga Boate Recanto dos Lírios, hoje residência da Dona Noêmia, às margens da Rodovia Vianópolis-Luziânia, logo após o Bairro São Vicente, bairro de Vianópolis.
De acordo com o Tenente Carlos Alberto Júnior, dois elementos foram presos e o terceiro ladrão está foragido. Foi preso, Jonas Fernandes Alves, de 20 anos, natural do Piaui e que até há pouco tempo residia em Luziânia, e apreendido um menor de 16 anos, L.P.G, este último, recolhido em cela especial na Delegacia de Polícia de Vianópolis.
Foram recuperados 06 celulares, câmera digital, filmadora, máquina fotográfica, balas de fuzil, som, joiás e diversos outros objetos. Os elementos, informou o Tenente Carlos Alberto Júnior, usavam em suas ações armamento pesado, inclusive um fuzil.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Obras para o Buritizinho e Corumbajuba II

Na sexta-feira, 11, engenheiros das quatro empresas que participarão da concorrência para a realização da obra de asfaltamento nas ruas do povoado de Corumbajuba estiveram no local, conhecendo o espaço físico a ser desenvolvida a obra. Os representantes foram acompanhados do engenheiro da prefeitura, Rodrigo Dantas, além de secretários municipais e vereadores.
Hoje, 14, será vez do lançamento oficial das obras para a construção da praça pública em Buritizinho. O prefeito Felipe Dias estará no local, acompanhado de secretários municipais, vereadores e profissionais da prefeitura. Nessas duas obras, serão investidos quase meio milhão de reais, vindos de recursos federais. Segundo o secretário de Administração, Rinaldo Costa, o prefeito Felipe tem lutado para que até o final de seu mandato, todos os povoados do município já tenham recebido o asfalto.

EFAORI realiza Exame de Seleção

A EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona realizará de hoje (14) a quarta-feira (16), o exame de seleção e admissão ao Curso Técnico em Agropecuária de Nível Médio. Estudantes de toda a região Estrada de Ferro se inscreveram no processo deste ano e poderão fazer a prova escrita e a entrevista em um desses três dias.
Para a prova escrita, os jovens responderão a uma prova objetiva composta por 20 questões de conhecimento geral e farão uma redação sobre um tema específico relacionado com a realidade da região. Em seguida, acompanhados de pais, mães ou responsáveis, os jovens serão sabatinados pela equipe pedagógica da EFAORI e por diretores do Centro Social Rural de Orizona.
A divulgação dos aprovados será feita dia 21 de dezembro e as matrículas poderão ser feitas de 5 a 8 de janeiro de 2010. Neste ano foram disponibilizadas 40 vagas para o curso técnico da escola, que tem duração de 3 anos e funciona na metodologia da Pegagogia da Alternância.

Matrículas do Estado até dia 30

O período de solicitação de vaga para os interessados em ingressar na rede estadual de ensino vai até o próximo dia 30. A solicitação de vaga para novos estudantes deve ser feita pelo telefone 0800 645-6556 ou no endereço www.matricula.go.gov.br. Com os documentos pessoais em mãos, o interessado deve se cadastrar, indicando, na ordem de sua preferência, três escolas onde gostaria de estudar. Antes de fazer a solicitação, o estudante deve verificar se as escolas escolhidas oferecem o curso, série e turno desejados.

Seminário Legislativo em Catalão II

O município de Catalão sediou nesta sexta-feira, 11, a última edição do Seminário de Aperfeiçoamento do Poder Legislativo neste ano. O evento, promovido pelo Intercâmaras, reuniu na Câmara Municipal de Catalão vereadores e assessores de 19 municípios do Sudoeste goiano. Ex-presidente da Assembleia Legislativa e idealizador do Intercâmaras, o deputado Jardel Sebba (PSDB) presidiu o evento.
Em 13 edições dos Seminários mais de 2 mil pessoas, entre vereadores e outros servidores do Poder Legislativo, foram capacitadas em todo o Estado. O Programa foi implantado por iniciativa do deputado Jardel Sebba, quando presidia a Assembleia Legislativa. O deputado explicou que o Intercâmaras visa à melhoria da qualidade da gestão pública e a integração entre os Legislativos estadual e municipais. "O Programa melhora a atuação dos vereadores, fazendo com que atendam com maior eficácia as demandas da comunidade. Serão feitos vários cursos de formação, como de oratória, buscando capacitação técnica para que os parlamentares sirvam a população com mais dignidade e eficiência", ressaltou.
Dois sites de Câmaras Municipais foram lançados por Jardel Sebba, durante o Seminário. Primeiro, o deputado lançou, juntamente com o vereador Euler Guimarães e Silva, presidente da Câmara de Campo Alegre de Goiás, o site da Câmara Municipal da cidade. Em seguida, foi lançado o site da Câmara Municipal de Orizona, juntamente com o vereador do município, Ronaldo Costa. O portal é uma parceria com a Assembleia Legislativa. O Intercâmaras pretende disponibilizar um portal onde as Câmaras dos municípios goianos poderão hospedar suas páginas gratuitamente. Os Legislativos municipais vão contar com o apoio técnico gratuito da Assembleia para a confecção de seus sites.
Representante do prefeito de Catalão, o secretário municipal da Indústria e Comércio parabenizou a Assembleia Legislativa pela "brilhante ideia e iniciativa" de promover o Programa Intercâmaras. Nilson João da Silva saudou todos os participantes do evento e destacou a integração propiciada entre os municípios. Compuseram ainda a mesa de autoridades, o secretário de Assuntos Institucionais da Assembleia Legislativa, Luis José Siqueira, que coordena o Intercâmaras; o diretor financeiro da Assembleia Legislativa, Antônio Carlos Calife; o vereador de Orizona, Ronaldo Costa; o presidente da Câmara Municipal de Campo Alegre de Goiás, Euler Guimarães e Silva; e o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Catalão, Dustan Teodoro de Souza.
O último seminário do Intercâmaras no ano reuniu representantes dos municípios de Anhanguera, Campo Alegre de Goiás, Catalão, Corumbaíba, Cristianópolis, Cumari, Davinópolis, Goiandira, Ipameri, Marzagão, Nova Aurora, Orizona, Ouvidor, Palmelo, Pires do Rio, Santa Cruz, São Miguel do Passa Quatro, Três Ranchos e Urutaí.