sábado, 5 de março de 2011

Ordenação presbiterial de João César foi neste sábado

A Igreja Católica de Orizona e da Diocese de Ipameri viveu neste sábado, 5 de março, um grande momento. Aconteceu nesta data a ordenação presbiterial do diácono João César Souza Lôbo, um filho do município.
A ordenação foi realizada no Nova Matriz de Orizona, localizada no bairro Santa Maria. Dezenas de padres, religiosas, religiosos e leigos acompanharam a cerimônia, presidido por Dom Guilherme Antônio Werlang e que teve a presença também do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Goiânia Dom Waldemar Passini.
Milhares de pessoas, vindas de quase todas as paróquias da Diocese de Ipameri e de municípios vizinhos assistiram a celebração. No final, muito emocionado, o agora Pe. João César agradeceu à família, à comunidade e aqueles que incentivaram e contribuiram com a sua caminhada. Segundo o mesmo, a sua vocação se inspirou no texto relatado no Evangelho de São Marcos: "Se alguém quiser vir a mim, renuncia a si mesmo, toma a sua cruz e siga-me".
Padre João César recebeu os cumprimentos no Salão Paroquial, onde foi servido um almoço. A sua primeira celebração será amanhã (06), quando presidirá uma missa às 9 horas na matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Orizona.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Decreto 132/2011 institui ponto facultativo em Orizona

Conforme portaria publicada pelo gabinete do secretário municipal de Administração, foi determinado ponto facultativo no dia 7 de março, segunda-feira, em todas as repartições públicas municipais de Orizona. A dispensa da assinatura de ponto foi decretada em virtude do Carnaval 2011. O retorno às atividades será na quarta-feira (09), a partir das 13 horas.
Serviços essenciais como a coleta de lixo e o SAMU 192 deverão manter a sua escala normal.

Governo Estadual quita folha da Educação nesta sexta-feira

Os servidores estaduais da Educação recebem hoje (04) os vencimentos nas agências bancárias. A Secretaria da Fazenda liberou os recursos ontem para quitar, integralmente, a folha salarial do mês de fevereiro desses profissionais. A primeira parcela dos salários com 80% do valor líquido da folha foi liberada na segunda-feira, dia 28, para todo o funcionalismo estadual. (Goiás Agora).

quinta-feira, 3 de março de 2011

"O Popular" sofre intimidação após publicar conversas de PM

O jornal O Popular de Goiás sofreu nesta quinta-feira (3) uma tentativa de intimidação após divulgar conversas telefônicas entre policiais militares suspeitos de integrar um grupo de extermínio.  As conversas foram gravadas com autorização da Justiça. O fato nos envergonha como goianos e defensores das liberdades democráticas, quando optamos pelo livre direito à expressão.

Veja o site do Jornal Nacional

Logo pela manhã, vários carros da Polícia Militar, com pelo menos 30 homens, passaram com sirenes ligadas em frente à sede do jornal. O jornal publicou trechos de escutas telefônicas que integram o inquérito da Polícia Federal que investiga um grupo de extermínio acusado de mais de 30 assassinatos no estado.
O fato gerou as demissões do cargo do comandante da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas) da PM, tenente-coronel Carlos Henrique da Silva, e o comandante do pelotão que passou em frente ao jornal, tenente Alex Siqueira.
O secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, João Furtado, considerou a ação ilegal e disse que irá reformular as normas de conduta da corporação.  O governador de Goiás, Marconi Perillo, disse que não vai admitir qualquer ilegalidade ou afronta à liberdade de expressão.
Na semana passada, a Operação Sexto Mandamento da PF prendeu 19 PMs suspeitos de atuarem nas execuções, entre eles o subcomandante da Polícia Militar do estado de Goiás. Entre as vítimas, de acordo com a PF, estariam crianças, adolescentes e mulheres sem qualquer envolvimento com a prática de crimes. O suposto grupo de extermínio é investigado há cerca de um ano e pode estar envolvido no desaparecimento de 116 pessoas. (Portal G1).

Técnica da EFAORI vence Prêmio por trabalho Acadêmico

A Técnica em Agropecuária Thais Pinheiro de Sousa, que concluiu o curso técnico na EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona em 2010 recebeu ontem (02) premiação pela 1ª colocação na categoria Melhor Projeto Acadêmico em 2010, do Sistema Faeg/Senar. A comenda foi dada pela apresentação do Projeto Profissional da Jovem na EFAORI, seu trabalho de conclusão do curso. O tema de seu trabalho foi "Cria e Recria de Bezerras para Rebanho Leiteiro na propriedade Serra da Mata".
O 5º Encontro de Participantes do Programa Empreendedor Rural (PER) e  Programa Empreendedor Sindical (PER-Sindical), reuniu mais de 600 pessoas entre produtores rurais, autoridades sindicais, políticos e estudantes, em Goiânia, nesta quarta-feira. O encontro desta quarta-feira teve como principal objetivo premiar os melhores projetos desenvolvidos nos anos de 2008, 2009 e 2010. Criado em 2007, o programa  tem revolucionado a gestão da propriedade rural com prática de gestão empresarial nos problemas comuns do setor rural. O foco das informações recebidas durante as três fases do PER-GO é resultar em melhor produtividade e comercialização da produção.
Foram distribuídos 23 prêmios nas categorias: Projeto do curso PER-GO do ano 2008, turma destaque do ano 2008, melhores projetos do PER ano 2009, turma destaque do ano de 2009, PER Sindical 2009 na categoria “Sindicato Destaque”, melhores projetos do PER ano 2010, melhores projetos dos acadêmicos, turma destaque ano de 2010, Per Sindical 2010 na categoria “Sindicato Destaque” e turma vencedora 2010.
O Programa Empreendedor Rural é hoje o principal programa de gestão da propriedade que é executado pelo Sistema Faeg/Senar. Nestes quatro anos de realização já qualificou mais de duas mil pessoas. Durante o período já foram gastos por cada um dos parceiros R$ 3 milhões. A previsão para 2011 é de capacitar mais 1,2 mil pessoas.
O PER foi desenvolvido pelo Sistema Faeg/Senar em 2010 na EFAORI, junto às turmas de estudantes do curso Técnico em Agropecuária de Nível Médio. O trabalho de Thaís está sendo desenvolvido na propriedade da família, na região da Mata da Firmeza. Durante a entrega da premiação, Thaís recebeu o reconhecimento do seu trabalho e prestou depoimento aos presentes no encontro. A mesma estava acompanhada de seu pai Paulo Henrique de Sousa, conselheiro da Creditag-Orizona, e do diretor do Centro Social Rural de Orizona, José Gonzaga. (matéria escrita com contribuição de Karine Rodrigues e Cleiber Di Ribeiro - Foto: João Faria - Gerência de Comunicação Integrada - Sistema Faeg/Senar).

Convênio garante atendimentos de ortopedia pelo SUS

A partir da assinatura de um termo de cooperação pelo prefeito de Orizona Felipe Dias com a Vila São José Bento Cottolengo e o Hospital de Medicina Física e Reabilitação, sediados em Trindade e dirigidos pelo Pe. Robson de Oliveira Pereira, foi possível a prestação de atendimento de profissionais daquelas instituições no município de Orizona, junto a pacientes do SUS, encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde.
De 1º a 3 de março, uma equipe de profissionais estiveram em Orizona e atenderam a pacientes nas áreas de ortopedia e traumatologia. O atendimento foi feito na Secretaria de  Ação Social, na Praça da Amizade. O convênio entre os entes tem como objetivos a prestação de atendimento aos usuários do SUS/GO, cadastrados e levantados pelos profissionais do município, operacionalizando a dispensação de órteses, próteses, e meios auxiliares de locomoção à pessoa com dificuldade motora momentânea ou com deficiência permanente, diabéticos e hansenianos.

Uma festa para comemorar os 12 anos da EFAORI

Foi realizado nesta terça-feira, dia 1º de março, um serão festivo para comemorar os 12 anos da EFAORI, quando estavam reunidos o CSRO – Centro Social Rural de Orizona, os estudantes e suas famílias, egressos, colaboradores e parceiros. O evento iniciou-se com depoimentos dos pioneiros e egressos, tendo como pano de fundo o filme da aula inaugural, ministrada pelo professor Dr. João Batista Pereira de Queiroz.
O primeiro a fazer uso da palavra foi o vice-prefeito de Orizona Antônio Pereira de Almeida (Antônio Baiano), que também é Presidente do CSRO. Antônio na época, coordenador estadual da CPT – Comissão Pastoral da Terra, foi um dos idealizadores do projeto EFA em Orizona. O mesmo iniciou fazendo um resgate histórico do processo de implantação. Baiano enalteceu o trabalho do CSRO que na época tinha como presidente o Senhor Sebastião Fernandes de Oliveira (Sebastião Curraleiro).
Na oportunidade nosso prefeito Felipe Dias, que na época era professor/monitor da EFAORI, relembrou a primeira aula da escola, que foi ministrada por ele. A aula de Matemática aconteceu no dia 2 de março de 1999, e teve início às 7:00 h, num prédio cedido pela Prefeitura na região do Rio do Peixe. O Prefeito falou da importância das parcerias para a EFAORI, mais uma vez reafirmou a forte relação entre CSRO/EFAORI e a Prefeitura Municipal, que vem sendo parceira de primeira ordem na implantação e execução dos projetos da Escola, relembrou das dificuldades do inicio das atividades, e exaltou o rumo que a Escola vem tomando, cada vez mais aguerrida no propósito de formar e capacitar os jovens agricultores de Orizona e região.
Em seguida foi dada a palavra aos pioneiros do projeto EFAORI como: Sebastião Curraleiro, então Presidente do CSRO, Hélio Frutuoso, na época presidente da Coapro, Rinaldo Costa, então Secretário Municipal de Educação, José Gonzaga, então Presidente do Sindicato Rural de Orizona e Luisa Ribeiro, a primeira Diretora da Escola e a única remanescente do primeiro grupo de monitores. Houve também depoimentos de egressos que enalteceram o valor da escola e da formação integral para suas vidas. Após foram apresentados alguns números por parte dos estudantes.
Tudo isso regado de muita alegria, pipoca, cachorro-quente, caldo de frango e doces, estes ofertados pelas famílias dos estudantes. (Extraído do Blog da EFAORI).

quarta-feira, 2 de março de 2011

Divulgada a programação do Carnaval Orizona 2011

terça-feira, 1 de março de 2011

1º Free Step de Orizona foi no dia 26 de fevereiro

No dia 26 de fevereiro (sábado passado) foi realizada a primeira edição do Free Step de Orizona, no Ginásio de Esportes Amir Borges, acima da rodoviária. O evento teve o apoio do vereador Ronaldo Costa e da Prefeitura Municipal.
O Free Step contou com a presença e apresentação da Equipe Selection Only de Goiânia, a melhor da modalidade no Centro-Oeste, e de apresentações de equipes locais. Veja no vídeo abaixo uma mostra do trabalho da Equipe Selection Only. Como cenários, a Praça do Coreto e o casarão do Sr. Zequinha.

EFAORI comemora em 1º de março 12 anos de história

A EFAORI foi inaugurada no dia 1º de março de 1999, numa escola municipal na região do Rio do Peixe, município de Orizona-GO. As atividades iniciaram com uma turma de 23 estudantes, representando as varias regiões de nosso município.
Essa escola nasceu, fruto de parcerias com as organizações sociais de Orizona, com apoio da Pastoral da Terra, da Prefeitura Municipal, e de uma ONG Belga que apoiou financeiramente os três primeiros anos de implantação. A entidade mantenedora da EFAORI, foi e é até hoje o CSRO - Centro Social Rural de Orizona, que fez convênio com a Secretaria do Estado de Educação e Secretaria Municipal de Educação para Garantir o bom funcionamento dessa Escola.
Atualmente a EFAORI vem ampliando suas parcerias e mantendo as anteriores. A EFAORI conta com apoio do Território Estrada de Ferro – SDT/MDA, estabeleceu parceria com a Embaixada do Japão para melhora de seus laboratórios didáticos e vem recebendo apoio de outras instituições e autarquias no Brasil.
Doze anos de EFAORI, mais de 200 profissionais formados, e atualmente conta com 86 estudantes matriculados. A EFAORI trabalha com a pedagogia da alternância e oferece o curso técnico agropecuário de nível médio.
(Por Antônio Pereira de Almeida, extraído do Blog da EFAORI).

MP questiona criação de cargos em Gestões Anteriores

Procurador-geral Eduardo Abdon Moura.
O procurador-geral de Justiça, Eduardo Abdon Moura, propôs Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra leis municipais que criaram ou aumentaram irregularmente cargos públicos no município de Orizona.
Em Orizona, questiona-se o artigo 5° e Anexos I a III, da Lei Complementar 001/01, alterada pelas Leis Complementares 002/01, 004/01 e 015/07, editadas pelo município, durante as gestões dos ex-prefeitos João Bosco Mesquita e Dr. Itamar Dias Teixeira respectivamente. De acordo com a Adin, a Lei n° 001/01 dispõe sobre a estrutura administrativa da prefeitura, prevendo inúmeros cargos comissionados, efetivos e temporários.
Entretanto, conforme verificado, nenhum dos cargos enumerados contava com a previsão de requisitos para investidura, nem atribuições. “O artigo 5° da referida lei definiu que as atribuições e competências seriam estabelecidas por regulamento do prefeito, o que nunca aconteceu”, explica Abdon.
De acordo com a ação, a norma sofreu várias alterações que aumentaram o número de cargos previstos e extinguiram outros. Para o Ministério Público, os cargos previstos nessas leis violam as Constituições Federal e Estadual por se omitirem sobre os requisitos de investidura, atribuições e por preverem cargos comissionados que não se amoldam nos permissivos constitucionais de direção, chefia ou assessoramento.
Esse é o caso, por exemplo, dos cargos de encarregados da junta de serviço militar, da fiscalização, da contabilidade, do patrimônio, de lavouras e hortas comunitárias. “Essas nomenclaturas remetem a atividades burocráricas e rotineiras, de caráter técnico, devendo ser desempenhadas, portanto, por servidores efetivos, submetidos ao devido concurso público”, esclarece Abdon. (Cristiani Honório/ Assessoria de Comunicação Social do MP-GO ).

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Estado libera 80% dos salários de fevereiro para servidores

A Secretaria da Fazenda libera hoje (28) recursos para quitar 80% do valor líquido dos salários de todo o funcionalismo estadual. O Governo explica que o pagamento da folha salarial de fevereiro ainda não será integral porque os recursos disponíveis não são suficientes, já que teve que pagar em janeiro a folha atrasada de dezembro de 2010, no valor de R$ 340 milhões, que ainda provoca impacto na receita. A Sefaz ressalta que trabalha para atingir a meta de pagar os salários dentro do mês trabalhado, como deseja o governador Marconi Perillo, e que todos os esforços para aumentar a arrecadação estão sendo feitos. Os servidores vão receber os salários em suas contas bancárias. (Agecom/Rádio Rio Vermelho).

Resultados da 4ª Rodada do Campeonato Municipal

Neste final de semana aconteceu a 3ª rodada do Campeonato Municipal de Orizona, séries A e B. no sábado (26) como de constume, as partidas foram válidas pela série B. No domingo (27)  as partidas foram pela série A.
Confira os resultados na coluna de Elson Caixeta na Rádio Orizona Web clicando aqui.