sábado, 18 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Orizona recebe oitavo trator somente nesta gestão

O prefeito de Orizona Felipe Dias (PMDB), juntamente com o vice-prefeito Antônio Baiano (PT) e de Leão Lêda de Macedo, o Leozinho, assessor do deputado federal Rubens Otoni (PT-GO), entregaram na manhã deste sábado, 18, mais um trator agrícola Valtra BM-110, sobre rodas, novo, potência mínima de 110 cv, com motor diesel de 4 cilindros. O ato político aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Orizona, na presença de centenas de agricultores familiares que participavam de assembleia geral da entidade.
O equipamento, viabilizado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, foi adquirido junto à Planalto Máquinas Agrícolas, concessionária vencedora da concorrência. O equipamento custou aos cofres públicos o montante de R$ 100.575,00, com recursos do Governo Federal e contrapartida do Tesouro Municipal.
O recurso foi viabilizado através de emenda de Rubens Otoni. Otoni, que é do mesmo partido da presidenta Dilma Rousseff e da mesma base do prefeito Felipe Dias tem como seu principal representante em Orizona o vice-prefeito Antônio Baiano. O deputado foi o segundo goiano mais votado em 2010 para a Câmara Federal e um dos com mais votos em Orizona. Apoiadores seus como o Sr. Sebastião Curraleiro, a Sra. Eva Pinheiro, a professora Carminha, Altamiro de Castro, Anselmo de Lima e Luisa Ribeiro também compareceram e prestigiaram o ato de entrega.
Antônio Baiano destacou em fala aos presentes que além deste trator, está em tramitação para aquisição de outro trator, também de emenda do deputado. A reforma e ampliação do posto de saúde do bairro Santa Maria também será feita com recursos viabilizados pelo petista. É por essa atuação que ele passou de pouco mais de 70 mil votos em 2006 para mais de 170 mil em 2010, mais que dobrando a votação obtida, destacou o vice-prefeito.
Sebastião Curraleiro, um seus representantes no município, agradeceu ao deputado, que não pode comparecer porque estava em atividade no Estado da Paraiba, e lembrou que há muitos anos, desde antes da vida pública, Otoni esteve sempre presente em Orizona quando foi solicitado. Por isso mesmo, o deputado teve mais de 500 votos nas últimas eleições no município.
Leozinho deixou o abraço de Rubens Otoni e mencionou que o deputado tem um carinho muito grande por Orizona. Considerou que sempre que necessário, o gabinete do deputado estará aberto para o povo orizonense e que Antonio Baiano é seu porta-voz no município.
Felipe Dias observou que este foi o oitavo trator a ser adquirido sua gestão Antes haviam sido adquiridos um trator de pequeno porte para poda de grama, um trator de esteiras e outros cinco tratores de médio porte com potência variando entre 85 e 110 cv. Destes, apenas um trator foi adquirido totalmente com recursos próprios. Os outros sete vieram de recursos federais, uma prova que o governo de Lula e agora de Dilma, sempre acreditaram no município de Orizona e na força da agricultura familiar.
Felipe também contou que já está em Pires do Rio um kit composto por uma pá carregadeira e uma lâmina, a serem acoplados ao novo trator. O kit, comprado com recursos próprios custou aos cofres públicos a quantia de 33 mil reais. Os equipamentos, juntamente com mais um caminhão, abrirão uma nova frente de trabalho para a manutenção de estradas rurais do município, observou o prefeito.
Várias lideranças comunitárias também estiveram presentes no ato: o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais João Bosco de Lima foi o anfitrião. A presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Diva Carneiro, o presidente do Território da Estrada de Ferro, João Bosco Pereira, o presidente da ATTEMO Donizetti Oliveira e o presidente do Conselho Municipal de Saúde Alfredo Silveira Mesquita compareceram no evento.
Felipe Dias estava acompanhado pelos vereadores Ronaldo Costa, João Lucas Teixeira e Joãozinho Albino e os secretários municipais Paulo Moura (Finanças), Paulo Acácio (Educação), Rinaldo Costa (Administração), Benedito Gonçalves (Controle Interno), Renato Vieira (Saúde), Hélio do Quimba (Agricultura e Meio Ambiente) e Rui de Castro (Ação Urbana).

* Texto e imagens por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais realiza primeira Assembleia de 2012

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Orizona promoveu na manhã deste sábado, 18, no auditório Antonio Olavo da Costa (Av. Egerineu Teixeira, 71 - Nossa Senhora de Fátima), a sua primeira Assembleia Geral Extraordinária de 2012.
Durante a pauta, foi feita a leitura da ata da assembleia anterior, realizada em dezembro de 2012 e do edital de convocação da presente assembleia, pelo secretário Valter Reis. O presidente da entidade, João Bosco de Lima, a seguir conduziu processo de escolha dos delegados e suplentes que participarão do Congresso Eleitoral da Fetaeg - Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás, a ser realizado de 12 a 14 de abril, em Padre Bernardo, no entorno de Brasília.
Outro momento na assembleia foi a entrega de carteiras para os novos associados, prática tradicional nessas reuniões. João Bosco aproveitou a presença do prefeito Felipe Dias, presente juntamente com vereadores, secretários municipais, o vice-prefeito Antonio Baiano e lideranças comunitárias, para agradecê-lo pela parceria da Prefeitura com o Sindicato, que tem garantido o atendimento médico e odontológico na entidade, além de outras ações importantes.
A seguir, o prefeito Felipe e o vice Antonio Baiano entregaram aos agricultores familiares um trator Valtra BM 110, emenda do deputado federal Rubens Otoni (PT-GO). O maquinário será utilizado na manutenção de estradas rurais do município. Logo após foi servido almoço para os presentes, algo também já tradicional nessas reuniões.
Cerca de 250 associados participaram dessa assembleia.  Em dezembro, o Sindicato de Orizona possuia 1150 associados em dia. Na assembleia daquele mês estiveram presentes 595 associados. Na ocasião, uma reunião festiva, foi servido um churrasco e sorteados 103 brindes para os sócios presentes, conforme nos informou João Bosco de Lima.

* Texto e imagens por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Homens presos em Vianópolis dizem ter conseguido notas falsas em Orizona

Policiais militares de Vianópolis prenderam nesta quinta-feira (16), dois jovens com seis notas falsas de 100 reais. Jaime José Costa, 21 anos, e Leandro Gonçalves Pereira, 20 anos, foram detidos no início da tarde, depois de já terem utilizado pelo menos outas seis notas falsificadas em estabelecimentos comerciais da cidade.
Os jovens foram presos depois que uma das vítimas, Wesley José Pietro, dono de uma pastelaria, percebeu o golpe e acionou a polícia. “Eles consumiram no estabelecimento do Wesley e pagaram com uma das cédulas falsas”, afirma o delegado Edson Luiz da Silva.
A polícia agiu rápido e conseguiu identificar e prender os criminosos minutos depois de ser acionada. Policiais os encontraram tentando fazer outra vítima em um comércio não muito longe da pastelaria”, conta o delegado.
Questionados sobre a origem das cédulas, Jaime e Leandro afirmaram que compraram 12 notas falsas de 100 reais, pagando por elas 300 reais. “Eles falaram que compraram de uma pessoa em Orizona, mas só disseram isso.”
Os detidos foram levados para a Polícia Federal de Anápolis, mas ainda ontem foram transferidos para o presídio da cidade.

* Texto por Adriana Marinelli/ A Redação. Imagem: Olívio Lemos/ Correspondente Vianopolino. Todos os direitos reservados.

20ª Festa do Peão de Orizona: de 6 a 10 de junho

O realizador e produtor artístico e cultural orizonense Gleberson Fernandes, o DJ Nenê, publicou em seu perfil no Facebook (clique aqui e veja) a provável programação da 20ª Festa do Peão de Orizona, a ser realizada de 6 a 10 de junho deste ano, no Parque de Exposições JV, no trevo da cidade. O evento deverá ser promovido pelo grupo Os Idealistas, que é formado por uma grande equipe.


Confira a programação artística da edição de 2012:

- Dia 07/06: Zé Henrique e Gabriel.
- Dia 08/06: Sérgio Reis; Goiano e Paranaense.
- Dia 09/06: Leonardo.
- Dia 10/06: Israel e Rodolfo.

O baile de Escolha da Rainha da Festa será dia 07 de abril (Sábado da Aleluia) com Derick e Eduardo.

* Texto por Anselmo de Lima com informações de DJ Nenê. Todos os direitos reservados.

Prefeitura de Orizona e Governo de Goiás decretam ponto facultativo no Carnaval

Decreto do governador Marconi Perillo concedeu ponto facultativo para o servidor público estadual na próxima segunda-feira, dia 20. Depois do feriado de carnaval na terça-feira, dia 21, o retorno ao trabalho será às 14 horas de quarta-feira, dia 22.
O documento determina que os órgãos que desenvolvem atividades essenciais ou de interesse público, como unidades de saúde, de policiamento civil e militar, bombeiro militar, arrecadação, fiscalização e o Vapt Vupt funcionam em esquema de plantão nestes dias.
Decisão semelhante foi assinada pelo prefeito de Orizona Felipe Dias. O decreto municipal nº 2.163/2012 prevê ponto facultativo na segunda-feira e na manhã de quarta. Os servidores municipais voltarão ao trabalho às 13 horas da Quarta-feira de Cinzas. As secretaria de Saúde  e de Ação Urbana terão plantão no feriado e recesso de carnaval. 
As agências dos bancos e dos Correios de nossa cidade também não estarão abertas. O atendimento nesses órgãos retorna também na tarde de quarta-feira.

* Texto por Anselmo de Lima, com informações do Portal de Notícias Goiás Agora. Todos os direitos reservados.

Começa hoje na Praça do Lazer o tradicional Carnaval Orizona 2012

Começa hoje (17) o Carnaval Orizona 2012. O evento, tradicional em Orizona, será realizado de 17 a 21 de fevereiro, na Praça do Lazer, com a participação e animação dos blocos de nossa cidade.
Nas noites de 17 e 18, haverá show com a banda Balance da Bahia. Dias 19 e 20 será a vez da Banda Tradição. Na noite de encerramento do Carnaval, show com a banda Tora Saia. Todas as noites os DJs Júnior Funk e Núbia Aloah farão as suas partes nas pick ups. A organização do evento novamente será de Newtin Rodrigues.
Como tem sido uma marca da atual administração municipal, neste ano mais uma vez os foliões poderão contar com um forte esquema de segurança, com policiamento reforçado e sistema de câmaras de vigilância em todo o recinto.
Atendendo a solicitações dos foliões, para este ano, a Prefeitura alugou banheiros químicos, para maior conforto e comodidade. Novamente foram instaladas tendas no espaço da folia, para abrigar os populares em caso de ocorrência de chuvas.

* Texto por Anselmo de Lima. Imagem: Helder Gonçalves. Todos os direitos reservados.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Vereadores de Cristianópolis devolverão 13º salários

Vereadores e ex-vereadores do município de Cristianópolis, na região da Estrada de Ferro, estão devolvendo aos cofres públicos desde a última quarta-feira (15), as parcelas do 13º salário pago em 2007 e 2009 pela Câmara de Vereadores. A remuneração, que se caracteriza em improbidade administrativa, é inconstitucional perante a legislação brasileira.
O estorno teve início em janeiro após cumprimento processual do Juiz Nivaldo Mendes Pereira, responsável pela Comarca de Santa Cruz de Goiás. A decisão atende prerrogativa do Ministério Público que também acionou outras cidades goianas pelo mesmo motivo.
Segundo informações da Rádio 730, que teve acesso à sentença protocolada e publicada em maio de 2011, consta nos autos que deverão ser devolvidos aproximadamente R$ 28 mil “corrigidos desde a sua percepção”. No caso especifico do município, nove vereadores compõem a bancada, o que totaliza 18 salários a serem reembolsados. Em 2007, o valor pago para cada elegível foi de R$ 1,43 mil e em 2009, R$ 1,78 mil.
De todos os 16 vereadores que estão na lista, dois foram reeleitos e deverão pagar R$ 3,21 mil. Edmar Borges Ribeiro é um deles. O vereador confirmou que pagou o valor total referente a 2007 e assim como os demais, parcelou o restante em três vezes. “Quanto ao último ano, já paguei as duas parcelas”, ressalta. O outro vereador reeleito foi Nicomedes Lopes Ribeiro que também está adimplente, segundo o Cartório Municipal de Santa Cruz.
Dos demais vereadores que completam o requerimento, dez já depositaram a importância devida aos cofres públicos. Os outros quatro ainda não devolveram os valores que, segundo a condenação, deve ser feita de janeiro a março deste ano. Segundo o vereador Edmar Borges, sob correção, o valor equivalente a 2007 é de R$ 1,98 mil e a 2009, de R$ 2,20 mil.

* Com informações de Rafael Ceciliano do Portal Rádio 730. Imagem: Prefeitura de Cristianópolis. Todos os direitos reservados.

Ex-governador de Goiás Mauro Borges completou ontem 92 anos

Nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, o ex-governador e ex-senador por Goiás, Mauro Borges, completou 92 anos de idade. Ao lado de seu pai Pedro Ludovico Teixeira e do ex-governador Iris Rezende, Mauro Borges foi provavelmente, um dos principais personalidades políticas goianas no século XX.
O político nasceu em Rio Verde em 1920. Como governador Mauro Borges passou à história como modernizador da administração pública. Criou à época vários órgãos, entre eles o Consórcio de Empresas de Radiodifusão e Notícias do Estado (Cerne), atual Agecom; Metago, Iquego, Osego e Crisa.
Em comemoração à data de seu aniversário, o site de notícias Goiás Agora está divulgando durante esta semana, pelo projeto TBC Memória, textos, fotos e vídeos sobre a vida do filho mais ilustre do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira.


* Com informações do portal de notícias Goiás Agora. Imagem: Reprodução/ TBC. Todos os direitos reservados.

Deputado estadual disse ter recebido 150 mil para votar contra professores

Em reunião com professores no Colégio Estadual Gabriel Issa o deputado estadual Carlos Antonio (PSC-GO) confessou para todos que ali estavam, que recebeu 150 mil reais do Governo do Estado para votar contra os professores da rede estadual, em projeto que acabou com o acesso de cargos do magistério.
Carlos Antonio ainda disse que errou ao votar em tal projeto pois não sabia de que se tratava. Segundo o deputado, o dinheiro foi ofertado de uma forma que seria revertido em recursos: quem aceitasse a oferta teria 150 mil reais para aplicar em obras em escolas da rede estadual.
Segundo o deputado, o recurso recebido será revestido para três escolas estaduais de Anápolis, conforme mostra o vídeo abaixo:

O mesmo vídeo pode ser visto na íntegra, sem edição, acessando o link http://youtu.be/pn9HWPyxUgk .

* Imagem: Assembleia Legislativa. Todos os direitos reservados.

Prefeito Felipe Dias fala sobre as atrações do Carnaval Orizona 2012

O prefeito de Orizona Felipe Dias falou ao blog Orizona em Foco nesta terça-feira (14) sobre a realização do tradicional Carnaval de Orizona
Segundo Felipe, o Carnaval da cidade já é um dos mais tradicionais de toda a região e por isso a administração trabalhou com seriedade para programar um evento realmente de qualidade.
Neste ano, nas noites de 17 e 18, haverá show com a banda Balance da Bahia. Dias 19 e 20 será a vez da Banda Tradição. Na noite de encerramento do Carnaval, show com a banda Tora Saia. Todas as noites os DJs Júnior Funk e Núbia Aloah farão as suas partes nas pick ups. A organização do evento novamente será de Newtin Rodrigues.
O prefeito acredita que as atrações contratadas sejam excelentes e estejam a altura do excelente carnaval orizonense. Felipe concluiu dizendo que os foliões poderão brincar o carnaval com muita tranquilidade: a Prefeitura está montando uma estrutura que garantirá muita segurança e conforto a todos que forem à Praça do Lazer.

* Texto e imagem por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Cremego apresenta relatórios sobre situação de hospitais públicos em Goiás

O procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres Neto, recebeu, na tarde de ontem (15), seis volumes de relatórios com levantamentos feitos pelo Cremego - Conselho Regional de Medicina de Goiás em unidades hospitalares públicas das redes estadual e de Goiânia. A documentação entregue pelo presidente do Cremego, Salomão Rodrigues Filho, conforme adiantou o procurador-geral, vai ajudar o Ministério Público no acompanhamento que já é realizado sobre as unidades.
Salomão estava acompanhado do 2º secretário do conselho, Erso Guimarães, e da advogada do Cremego, Cláudia de Castro. Segundo o presidente do Cremego, os relatórios são os mesmos que o conselho repassou ao MPF - Ministério Público Federal em meados de dezembro.
O material contém apontamentos realizados durante vistorias nas unidades e, adiantou Salomão, indicam falta de remédios, de equipamentos e de outras condições de trabalho, que seriam, segundo ele, alguns dos fatores desestimulantes à permanência de médicos na rede pública. “Só em 2011, houve o afastamento de 20% dos profissionais que estavam no serviço público”, citou.
O procurador-geral recebeu os documentos, ouviu os representantes do Cremego e salientou que deve manter a parceria que já tem com o MPF em outros assuntos semelhantes para o caso. Por outro lado, Benedito Torres solicitou informações do Conselho quanto ao acompanhamento da instalação em Goiás das UPA - unidades pronto-atendimento por parte do Governo Federal – há expectativa de instalação de 100 Upas em Goiás -, que poderão aliviar unidades como o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), ainda que, na avaliação do Cremego, acabarão exigindo a abertura de mais leitos de UTIs no Estado.
Benedito Torres observou que o Ministério Público conta com o Cremego no esforço que tem empreendido para assegurar que os recursos destinados à saúde sejam eficientemente aplicados, citando, por exemplo, que gestores não podem se furtar de licitar para adquirir produtos e serviços que não sejam de urgência. “Hoje é possível ao gestor aderir a licitações realizadas por outras unidades equivalentes, monitorar preços virtualmente, ou seja, consumar uma licitação em questão de pouco tempo”, reforçou o procurador-geral.


* Texto por Marília Assunção; Imagem: João Sérgio/ Assessoria de Comunicação Social do MP-GO. Todos os direitos reservados.

Neste final de semana não terão partidas pelo Campeonato Municipal

Neste final de semana não haverá rodada do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Orizona, pelas séries A e B. O campeonato retorna no próximo final de semana. Confira as partidas que acontecerão pela 3ª rodada da primeira fase:





SÉRIE B - 25 DE FEVEREIRO (SÁBADO)



Grupo A:
Local: Firmeza
15:00 h - Rio do Peixe x Mata B
17:00 h - Firmeza B x Corumbajuba
Folga: São Paulo JL B.


Grupo B:
Local: Buriti Grande
15:00 h - Metalúrgica Robin x Taquaral
17:00 h - Buriti Grande x União B
Folga: Máster Firmeza.


SÉRIE A - 26 DE FEVEREIRO (DOMINGO)

Local: Posse
15:00 h - Firmeza x Cachoeira
17:00 h - Posse x Ubatan

Local: Estádio Dom Antonio (cidade de Orizona)
15:00 h - Mata x União
17:00 h - Guarani x Real Orizona
Folga: São Paulo JL.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO - SÉRIES A e B.

* Texto e imagem por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Zé Conceição homenageia o prefeito Felipe Dias


O escritor orizonense Zé Conceição homenageou o prefeito Felipe Dias através de um poema de sua autoria. As cinco primeiras estrofes do texto "Homenagem ao Prefeito de Orizona Felipe Dias" se encontram abaixo. Para lê-lo na íntegra, clique aqui.



Eu quero através dessa poesia
Escrita com respeito e sinceridade
Falar um pouco de Felipe Dias
Esse arrojado Prefeito de nossa cidade.

Homem simples e carismático
Honesto, guerreiro e trabalhador
Que tem mostrado ao povo orizonense
As marcas de um grande administrador.

Não é um prefeito de grandes obras
Mas, está fazendo um trabalho genial
Promovendo a dignidade do ser humano
Através da Secretaria de Ação Social.

O ser humano que tem dignidade
É sempre cheio de fé e confiança
Sonha com dias promissores
E tem mais entusiasmo, e mais esperança.

FELIPE ANTÔNIO DIAS
É um Prefeito de grande visão
Por isso investe pensando no futuro
Que é sem dúvida, a educação.

ACESSE A PÁGINA PESSOAL DE ZÉ CONCEIÇÃO CLICANDO AQUI.


* Imagem por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Infestação de mosca branca na cidade de Orizona

Nesta semana, a cidade de Orizona está infestada de uma praga encontrada na região nesta época, principalmente na cultura da soja: a mosca branca (Bemisia argentifolii). A mosca se difunde principalmente em períodos secos e quentes. Como ocorreu um veranico nas últimas semanas, aliado com a aplicação de defensivos pelos agricultores, a mosca se espalhou, buscando refúgio. E veio parar na cidade como consequência de um modelo de produção ecologicamente insustentável.
Segundo a Embrapa, a praga ataca também o algodão,  brócoles, couve-flor, repolho, abobrinha, melão, chuchu, melancia, pepino, feijão, feijão-de-vagem, berinjela, fumo, pimenta, tomate, pimentão, uva e algumas plantas ornamentais como o bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima). Tem sido detectada também em plantas daninhas como o picão, joá-de-capote, amendoim-bravo e datura.

Mais informações sobre a mosca branca, clique aqui.

* Texto por Anselmo de Lima, com informações da Embrapa - Hortaliças. Imagem: acervo Embrapa. Todos os direitos reservados.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

MP quer mobilizar o Estado contra o tráfico e uso de drogas

Com objetivo de prevenir o uso, reprimir o tráfico, tratar os dependentes, reabilitar e fazer a reinserção social dos usuários de drogas na sociedade, o Ministério Público vai lançar no dia 5 de março, o projeto Interação. O objetivo é reunir as secretarias estaduais da Saúde, Educação, Segurança Pública e Cidadania, Agel - Agência de Esportes e Lazer além de ONGs em uma mesma meta.
Para dar o pontapé inicial, uma reunião, na manhã da última quinta-feira (08), contou com a participação do giovernador Marconi Perillo, do  coordenador do programa, o ex-promotor de Vianópolis e Orizona, Maurício Gebrim, , do secretário de Segurança Pública, João Furtado e procurador-geral, Benedito Torres, entre outras autoridades.
A proposta do programa foi apresentada pelo MP ao governador em dezembro do ano passado, mas os detalhes ainda não foram definidos. Gebrim afirma que o desejo é mobilizar o maior número de parceiros possível e fazer com que as ações deixem de ser feitas de forma isolada.
“As metas são diversas, entre elas estão a criação de conselhos municipais de políticas sobre drogas, capacitação de comunidades terapêuticas, capacitação de professores das redes municipal e estadual, além do combate ao tráfico”, informou o promotor Maurício Gebrim. Ele conta que algumas das políticas públicas que serão implantadas já possuem verba e que mais dinheiro será solicitado junto ao Governo Federal.
O procurador-geral, Benedito Torres Neto, diz que o programa foi planejado durante seis meses e busca uma atuação ampla, em diversas áreas. “A sociedade tem que participar também e aos poucos, cada um vai saber como somar e colaborar para a redução do uso e tráfico de drogas em todo o Estado.”
“As drogas são o maior desestabilizador atual e a Polícia Militar, por exemplo, já vêm atuando há um tempo em grandes apreensões, assim como a Polícia Federal. Em fevereiro, 400 quilos de maconha foram apreendidos, e estamos trabalhando em grandes rotas de tráfico”, diz João Furtado. Ele adiantou que, nos próximos dias, cinco comandos de divisas fiscalizarão rotas de tráfico e ao longo de 2012, o objetivo é instalar mais 10 comandos em outras divisas do Estado.

* Texto com informações de Catherine Moraes/ A Redação. Imagem: André Saddi. Todos os direitos reservados.

Articulações para as eleições municipais já pautam as discussões nas cidades da região

As articulações políticas e as especulações já começaram a esquentar as disputas para as eleições deste ano para prefeitos e vereadores nas cidades da Região da Estrada de Ferro. 
Segundo o locutor e blogueiro Zequinha Aleluia, da Tribuna de São Miguel, em São Miguel do Passa Quatro, José Divino de Carvalho, o popular Zé Gotinha (PR), disse que é pré-candidato a prefeito daquela cidade.
Zé Gotinha disse também que o prefeito Márcio Cecílio do PSDB não será candidato a reeleição e manifestou apoio à sua pré-candidatura. Gotinha disse ainda que ficou por conta do prefeito as conversasões com os partidos aliados da atual administração para apoiarem o seu nome. Márcio Cecílio deverá ser o entrevistado de Célio Silva no Giro da Notícia deste sábado (18), na Rádio Rio Vermelho de Silvânia, quando falará sobre o assunto.
Do outro lado da disputa poderá estar o escritor, advogado e primeiro prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Dr. Elson Gonçalves. Lançado pré-candidato a prefeito pelo PMDB, Dr. Elson está fazendo o trabalho de dialogar com as lideranças políticas dos partidos PMDB, PT, PRB, PDT, PTN, PSC, DEM e PR. Dr. Elson disse que está recebendo grande manifestação de incentivo rumo a nova caminhada.
Em Pires do Rio, de acordo com o Portal de Notícias Pires do Rio Acontece, a Sra. Maria Amélia, em entrevistas na Rádio Corumbá FM e Rádio Líder FM, disse aguardar a decisão do diretório do PT em Pires do Rio, mas declarou pré-candidata a prefeita da cidade. Segundo ela, o PT é um partido organizado e sólido e vai estar nas eleições de 2012.
Segundo ela, o partido hoje é muito assediado. O atual prefeito Gude, que esta no PSD, tem um trânsito muito bom com o partido, assim como o pré-candidato do PMDB, o vice-prefeito Júlio Auto Peças. Parece que de algum desses lados poderá surgir uma parceria, estando a petista provavelmente como vice em uma chapa com um desses pré-candidatos. Francisco Tomazini (PHS) e Hélio Bernardes (PTB) são outros dois nomes importantes da política em Pires do Rio que se preparam para o próximo pleito.
Em Orizona, vários nomes figuram como pré-candidatos: da base governista, o prefeito Felipe Dias (PMDB) é um provável candidato à reeleição. Mas no PMDB também figuram nomes como o ex-prefeito Anteres V. Pereira, o vereador Joãozinho Albino e os secretários Rinaldo Costa e Rui de Castro que poderão surgir de última hora. O vice-prefeito Antônio Baiano (PT), com o aval de seu partido, disse que só coligará com o PMDB se for novamente o vice na chapa de Felipe Dias. Do contrário, lançará candidatura própria.
Os partidos de oposição à atual gestão se ajuntaram e formaram um grupo político multipartidário conhecido como FICO. O FICO congrega o PSDB, PP, DEM, PSB e PTB. Dr. Joaquim Marçal e Chico do Evaristo (PSDB), Ricardo Chadud, João Flávio e Pedrinho Mizael (PTB), Roseli Mesquita (PSB) e Dr. Itamar (PP) são os principais nomes que poderão, se coligados, encabeçar uma chapa. Mas até junho, muita coisa deverá acontecer, porque como diria a máxima, "tem muita água para passar embaixo da ponte".

* Texto por Anselmo de Lima, com informações da Tribuna de São Miguel/Pires do Rio Acontece. Todos os direitos reservados.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Felipe, Rinaldo Costa e Maria da Telemensagem visitam gabinete de Dona Iris

O prefeito de Orizona Felipe Dias, juntamente com o secretário municipal de Administração Rinaldo Costa e da presidente do PMDB-Mulher de Orizona, Maria da Telemensagem, esteve em agenda nesta terça-feira (14) na capital federal.
Entre visitas a ministérios e gabinetes de deputados peemedebistas da bancada goiana, o grupo orizonense esteve no final da tarde no gabinete da deputada federal Dona Iris (PMDB-GO), articulando e encaminhando questões práticas de obra referente a emenda da deputada a ser executada em Orizona.
Trata-se de obra para restauração e revitalização da Praça do Coreto. O grupo também discutiu em um bate-papo agradável questões políticas, principalmente referentes à conjuntura atual e às articulações para as próximas eleições municipais.
Maria da Telemensagem é pré-candidata a vereadora e foi a principal representação de Dona Iris nas eleições de 2010 em Orizona. Naquela ocasião, a esposa do ex-governador Iris Rezende foi a mais votada entre os candidatos goianos à Câmara Federal.

* Texto por Anselmo de Lima. Imagem: Assessoria de Gabinete/ Dona Iris. Todos os direitos reservados.

Educação divulga resultado parcial de Processo Seletivo para contratação de Professores

A Secretaria Municipal de Educação de Orizona publicou em seu blog o resultado parcial do processo seletivo simplificado nº 001/2012 para a contratação de professores para dar aula na Rede Municipal de Ensino, conforme edital nº 001/2012.
Os candidatos aprovados preencherão vaga no Colégio Municipal Virgílio Vaz da Costa (Corumbajuba), Escola Municipal Rio do Peixe (Rio do Peixe) e Colégio Municipal Ana Cândida Vieira (Taquaral). Os demais inscritos ficarão em cadastro de reserva, ordenados por pontuação.


* Com informações de Maurílio de Sousa Filho/ SME-Orizona. Todos os direitos reservados.

Começou a montagem da infraestrutura do Carnaval de Orizona

Na manhã desta terça-feira (14), a empresa Eletromática começou a instalar as câmaras de vigilância na Praça do Lazer de Orizona, com vistas a realização do Carnaval Orizona 2012. As tendas foram montadas ainda no último sábado, 11 de fevereiro. A partir da quinta-feira (16), a equipe de Newtin Rodrigues deverá começar a instalação do restante da estrutura para o carnaval.
Neste ano o evento será realizado de 17 a 21 de fevereiro, na Praça do Lazer, com a participação e animação dos blocos de nossa cidade. Nas noites de 17 e 18, haverá show com a banda Balance da Bahia. Dias 19 e 20 será a vez da Banda Tradição. Na noite de encerramento do Carnaval, show com a banda Tora Saia. Os DJs Júnior Funk e Núbia Aloah encerrarão todas as noites nas pick ups.

* Texto e imagem por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Chuvas voltam a arrancar asfalto da GO-010 no Jardim das Oliveiras

As chuvas arrancaram uma parte lateral do asfalto da GO-010, na saída para Bonfinópolis, às margens do Jardim das Oliveiras, em Senador Canedo, na saída para Orizona. O trecho havia sido interditado há onze dias. Segundo a Agetop, ontem mesmo o local foi sinalizado pela empreiteira que começou a fazer os reparos. A recuperação deve acabar hoje (14).
Por enquanto, não há necessidade de uma nova interdição e o trânsito flui normalmente. Para a Agetop, o problema é causado porque o Jardim das Oliveiras não conta com rede pluvial e, desta forma, a água da chuva encontra vazão pela rodovia, formando erosões na pista. A Prefeitura de Senador Canedo será notificada para solucionar o problema.

* Com informações do Portal de Notícias Goiás Agora. Imagem: O Popular (03/02/2012). Todos os direitos reservados.

Polícia Civil lança plano de combate ao tráfico de drogas neste Carnaval

A Polícia Civil de Goiás divulgou na manhã desta terça-feira (14), um plano de segurança para o feriado do carnaval – que se inicia na sexta- feira (17) à noite e termina na quarta-feira (22) após o almoço. De acordo com informaçãoes da Gerência de Planejamento Operacional da Polícia Civil, o órgão vai disponibilizar todo o seu efetivo, que vai atuar principalmente no combate ao uso e tráfico de drogas.
As ações terão início na sexta-feira, a partir das 18 horas, e vão acontecer até quarta-feira, às 12 h. Participarão da operação todas as delegacias regionais, inclusive as situadas no interior. As centrais de flagrantes terão as equipes reforçadas.
O projeto receberá ajuda da Polícia Militar (PM) nos locais onde há grande fluxo e das Polícias Rodoviárias Estadual (PRE) e Federal (PRF) fiscalizando as rodovias e os motoristas que pegarem a estrada consumindo álcool. O foco do plano são as cidades do interior famosas pelo carnaval de rua.
Farão parte do projeto as delegacias Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), Investigações Criminais (Deic), Investigação de Homicídios (DIH) e dos grupos Especiais de Repressão a Narcóticos (Genarcs), de Investigação de Homicídios(GIHs) e Tático (GT3).

*  Texto por Michelle Rabelo/ A Redação. Todos os direitos reservados.

Campanha da Fraternidade 2012 reflete sobre a Saúde Pública em nosso país

O tema escolhido pela CNBB - Comissão Nacional dos Bispos do Brasil para a Campanha da Fraternidade 2012 foi "Fraternidade e Saúde Pública". A Igreja Católica e outras Igrejas Cristãs pretendem fazer uma profunda reflexão sobre o SUS - Sistema Único de Saúde, na prática o próprio sistema de saúde pública no Brasil.
Os subsídios de preparação para a Campanha não fazem nenhuma alusão à paranormalidade ou ao curandeirismo. O lema "Que a saúde se difunda sobre a Terra" (Eclo 38,8) é bastante profético e muito "pé no chão", entendendo que para garantir uma saúde de qualidade não basta a fé em Jesus Cristo (que sempre esteve ao lado da pessoa doente e vítima de preconceitos). É necessário muito eficiência na gestão no nosso sistema de saúde pública. O material de estudo consulta especialistas e faz uma profunda defesa do SUS, considerando-o o modelo mais completo já criado.
O que falta é basicamente eficiência e honestidade na sua gestão, transparência e conhecimento da população por seus direitos. A nossa Constituição garante que "saúde é um direito de todos e um dever do Estado". Entendamos Estado como todos os poderes constituídos e todos os entes da federação: municípios, estados e governo federal. A campanha também refletirá sobre a importância da saúde preventiva e a necessidade de buscar uma vida saudável.
O tempo da quaresma começa na quarta-feira de cinzas, no dia 22 de fevereiro, quando inicia oficialmente a Campanha da Fraternidade 2012. Mas o debate, como é orientação da Igreja, deverá continuar pelo menos até o final deste ano litúrgico.
Em Orizona, os dirigentes estão recebendo formação para trabalhar em suas comunidades. Neste sábado (11) um grupo recebeu formação no Centro de Formação Paroquial José Ribeiro de Oliveira, antigo seminário. Essa formação voltará a acontecer no dia 25 de fevereiro, no mesmo local. Nos grupos também já começaram os estudos. O CEBI - Centro de Estudos Bíblicos de Orizona também estudou sobre o tema, em encontro realizado também no último sábado.

É muito importante conhecer mais sobre o tema. Ao ler este texto, reflita você também:

1. Em sua opinião, qual a importância do estudo deste tema?
2. Como você avalia a evolução da medicina em nosso país?
3. Já teve que recorrer ao SUS? Como você foi atendido(a)?
4. Você conhece os seus direitos como usuário(a) do SUS?
5. Quais cuidados você toma com sua saúde para evitar doenças?

* Texto por Anselmo de Lima. Imagem: divulgação/ CF 2012. Todos os direitos reservados.

Dia de Campo do Balde Cheio foi realizado em Gameleira de Goiás neste sábado

Mais de 200 pequenos produtores de Gameleira de Goiás se reuniram no último sábado, 11 de fevereiro, no Dia de Campo do Balde Cheio. O projeto implementado, desde 2010, pela CCSA - Corumbá Concessões S.A. e os parceiros Fundação Banco do Brasil e BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Social, em sete municípios do entorno do reservatório da UHE Corumbá IV, beneficiando diretamente cerca de 150 produtores da agricultura familiar. 
O Dia de Campo discutiu sobre o uso de tecnologias em pequenas propriedades que têm proporcionado maior sustentabilidade à produção de leite, a exemplo da produção de silagem de boa qualidade, pastejo intensivo bem manejado e adubação com uso de irrigação. O evento contou com as presenças do prefeito e do vice-prefeito de Gameleira de Goiás, respectivamente Fernando Borges e Waldney Pereira Dutra; do secretário de Agricultura João Bosco Resende; do secretário de Agricultura de Alexânia, Marcelo Nicolau Pinto; dos produtores da UD de Luziânia, Noé Rabelo e Ednaldo Meireles; e da representante da CCSA, a analista ambiental Ana Carolina Nunes, responsável pelo projeto Balde Cheio na empresa. 
O Dia de Campo foi realizado na Unidade Demonstrativa (UD) do município, de propriedade do produtor João Amauri Dutra, que funciona como uma escola para as propriedades vizinhas que fazem parte do projeto, as chamadas Unidades Assistidas. O evento apresentou aos participantes os resultados do Balde e discutiu sobre os fatores ligados à produção sustentável de leite, como gestão da propriedade rural, variedade de milho, ponto de corte e produção de silagem para melhorar a alimentação do gado e técnicas de adubação e manejo.
Em dois anos e meio de Balde Cheio, a família de João Amauri constata uma mudança significativa na propriedade. Para dar uma ideia dos resultados, ele conta que tirava 180 litros de leite por dia, de 25 vacas e que hoje já está com 45 vacas e consegue uma produção diária de 550 litros. Para armazenar o leite, ele adquiriu um tanque de resfriamento com capacidade para mil litros, que terá que ser substituído por outro maior. Um fato destacado durante o evento foi um vento forte com chuva que na semana passada destruiu entre 40 e 50% da lavoura de milho. “Vou ter que ensilar o milho com o que sobrou do vendaval, pois tenho que alimentar o gado na época da seca e, para isso, vou ter que plantar milho, com urgência, ainda nesse período de chuva”, disse João Amauri. Ele ressalta a vantagem de integrar o projeto: “Meu prejuízo seria bem maior se não fosse a ajuda dos parceiros de semente do Balde Cheio, que ficaram compadecidos com a minha situação e me doaram quatro sacas de semente.” 
Foi destaque no evento a informação sobre a construção do Centro de Apoio à Agricultura Familiar, que vai possibilitar a criação de uma cooperativa para reunir as 350 famílias produtoras de leite do município. Com esta cooperativa os produtores terão aumento do preço do leite e mais facilidades para comercializar o produto. A meta, no curto prazo, é construir uma fábrica de ração que irá beneficiar toda a região. Comoveu a todos a informação de que o Centro irá se chamar José Geraldo da Silva, em homenagem ao médico veterinário e técnico do Balde Cheio (falecido em setembro passado), que desenvolveu um trabalho importante na região. 
Para o vice-prefeito Waldney Dutra, o Centro de Apoio - que deverá ser concluído em três meses - vem atender às necessidades dos produtores do município, incluindo as famílias que participam do Balde Cheio, quanto à comercialização do leite e de outros produtos. “E como esta é uma grande região produtora de grãos, já estamos com o projeto pronto para a realização de um sonho dos produtores, que é a construção de uma fábrica de ração para atender Gameleira e os municípios vizinhos”, anunciou.
“É uma grande satisfação visitar esta propriedade e ver como tudo prosperou. Com a adoção destas tecnologias sustentáveis, os produtores participantes do Balde Cheio diminuíram seus custos e aumentaram sua renda propiciando aos seus familiares melhor qualidade de vida. Além disso, a propriedade é modelo para todos os produtores da região”, comentou a analista ambiental da CCSA, Ana Carolina Nunes. 
O blog Orizona em Foco dá destaque às ações do Projeto Balde Cheio porque tem como um dos grandes responsáveis pela sua implantação o médico-veterinário José Geraldo da Silva, saudoso "orizonense de coração", que veio de Minas Gerais para nossa terra e é um dos grandes responsáveis pelo fortalecimento da agropecuária local.


* Com informações e imagens de Ana Guaranys/ Assessoria de Comunicação da CCSA. Todos os direitos reservados.

Classificação do Campeonato Municipal de Orizona após encerramento da 2ª rodada

Após o encerramento da 2ª rodada do Campeonato Municipal Amador de Orizona, ficou assim a classificação parcial para as séries A e B:

Série A:

1º ) Guarani - 6 pontos (14 GP; 00 GC; 14 SG).
2º ) Firmeza - 6 pontos (08 GP; 03 GC; 05 SG).
3º ) São Paulo JL - 4 pontos (04 GP; 02 GC; 02 SG).
4º ) União - 3 pontos (05 GP; 04 GC; 01 SG).
5º ) Cachoeira - 3 pontos (03 GP; 12 GC; -09 SG).
6º ) Ubatan* - 1 ponto (01 GP; 01 GC; 00 SG).
7º ) Real Orizona* - 0 pontos (02 GP; 04 GC; -02 SG).
8º ) Mata - 0 pontos (02 GP; 07 GC; -05 SG).
9º ) Posse - 0 pontos (01 GP; 07 GC; -06 SG).

Série B - Grupo A:

1º ) Firmeza B - 3 pontos (06 GP; 04 GC; 02 SG).
2º ) Mata B* - 3 pontos (02 GP; 00 GC; 02 SG).
3º ) Rio do Peixe* - 3 pontos (03 GP; 02 GC; 01 SG).
4º ) Corumbajuba - 1 ponto (01 GP; 03 GC; -02 SG).
5º ) São Paulo JL B - 1 ponto (02 GP; 05 GC; -03 SG).

Série B - Grupo B:

1º ) Master Firmeza - 4 pontos (06 GP; 03 GC; 03 SG).
2º ) Metalúrgica Robin* - 3 pontos (02 GP; 00 GC; 02 SG).
3º ) Taquaral - 2 pontos (03 GP; 03 GC; 00 SG).
4º ) Buriti Grande - 1 ponto (02 GP; 04 GC; -02 SG).
5º ) União B* - 0 pontos (02 GP; 05 GC; -03 SG).

Legenda:
* Equipes com uma partida a menos.
GP - Gols-Pró.
GC - Gols-Contra.
SG - Saldo de Gols.


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Vereador Reinaldo Cardoso faz balanço das obras na rodovia que liga Orizona a Buritizinho

Foi iniciada na terça-feira da última semana (07), uma nova frente de trabalho para recuperação da GO-219, entre a cidade de Orizona e o povoado de Buritizinho. A rodovia estadual, que não é pavimentada, foi castigada pelas fortes chuvas precipitadas principalmente no mês de janeiro. Os trabalhos estão, segundo o vereador Reinaldo Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Orizona, bastante avançados.
Como o trecho entre a cidade de Orizona e o povoado de Corumbajuba já havia sido recuperado pela secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, essa nova fase abrange apenas o trecho entre o trevo para Corumbajuba e Montes Claros até o povoado de Buritizinho.
Apesar de ser uma rodovia estadual, a sua manutenção geralmente se concentra mais nas mãos da Prefeitura. E foi o que novamente aconteceu. A partir da iniciativa prefeito Felipe Dias e de Reinaldo Cardoso, uma grande frente de trabalho foi montada, com a participação efetiva da Prefeitura e Câmara e o apoio de diversos parceiros locais, entre empresários, produtores rurais e municípios vizinhos.
Em entrevista ao blog Orizona em Foco, Reinaldo aproveitou para agradecer à Prefeitura de Orizona, através do prefeito Felipe Dias o dos secretários de Ação Urbana e de Agricultura e Meio Ambiente, Rui de Castro e Hélio do Quimba, respectivamente, pela disponibilidade de máquinas (patrolas e caminhões), combustível e alimentação, dando total apoio logístico. Outro que está contribuindo bastante é Celino Duarte.
Reinaldo, que esteve presente o tempo todo acompanhando os trabalhos, destacou também o apoio de diversos outros parceiros: o produtor rural Lázaro Huck, que doou o cascalho; a Coapro, a Prefeitura de Urutai, os Laticínios JL, o Fernando da Draga, a empresa Lemos, a Cooperativa do Buritizinho (COMAFAB) e a Metrofortes, que disponibilizaram caminhões para auxiliar no empreendimento.
Reinaldo concluiu que mais uma vez o espírito de cooperação e a parceria, uma marca desta administração municipal, possibilitaram que as melhorias necessárias para a população orizonense fossem alcançadas.

* Texto por Anselmo de Lima. Imagens: Washington Luiz/ O Positivo. Todos os direitos reservados.

Lideranças orizonenses relatam sobre reunião com Ministro da Educação em Brasília

Nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, o vice-prefeito de Orizona Antônio Baiano e a secretária administrativa da UNEFAB - União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (sediada em Orizona), Iara Ribeiro Silva, participaram no Ministério da Educação de audiência com o ministro Aloisio Mercadante, juntamente com integrantes da coordenação do FONEC - Fórum Nacional da Educação do Campo, composta por representantes do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, CONTAG - Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura, RESAB - Rede Semi-Árido, Observatório da Educação do Campo da UNB, Fórum Catarinense de Educação do Campo da UFSC, Fórum Paraense de Educação do Campo da UFPA. 
A reunião iniciou com apresentação do Pronacampo – Programa Nacional de Educação do Campo, feita pelo assessor de Gabinete, Rolf Hackbart. O programa deverá ser lançado até o final de março com a presença da Presidenta Dilma Rousseff. O Pronacampo, preparado ainda durante a gestão de Fernando Haddad, pretende fazer o que até agora não foi feito: por fim a anos de descaso com a educação rural, uma modalidade de ensino que abriga quase 6,5 milhões de estudantes, mas tem as piores escolas, professores e indicadores. Pelo menos mil municípios, com índices de pobreza aguda, receberão um grupo de ações para reverter o abandono.
O projeto, que foi apresentado à presidente Dilma Rousseff durante as reuniões ministeriais inclui desde a construção de novas escolas até a formação dos professores. A lista dos municípios que serão beneficiados ainda não está fechada, mas se concentrará nas regiões Norte e Nordeste.
O Pronacampo começa pela construção ou reforma das escolas. Os recursos já estariam garantidos no orçamento do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e seriam repassados às prefeituras da mesma forma que hoje chega o dinheiro do Programa de Aceleração do Crescimento: em uma conta separada da prefeitura que só pode ser movimentada para pagamentos daquela obra específica. A licitação para a contratação das empresas que farão as escolas deverá ser centralizada.
O próprio FNDE já fez o projeto do que deverão ser as escolas. Salas de aula, ginásio de esportes, refeitório, salas administrativas, uma área para hortas e outras atividades rurais e até mesmo dormitórios, para alunos e professores, estão previstos. Apesar de incluir também a compra de transporte escolar, o Pronacampo prevê a possibilidade de transformar algumas escolas em um semi-internato.
Cálculo preliminar do MEC mostra que 78 mil professores das zonas rurais têm apenas o ensino médio. O programa pretende levar formação para esses docentes. A intenção é criar pequenos núcleos da Universidade Aberta do Brasil, sistema de ensino a distância do governo federal. 
Na continuidade da reunião, o ministro abriu a palavra para ser usada pelas lideranças presentes. José Wilson, da CONTAG, agradeceu pelo convite, visto que o FONEC por outras vezes quis se reunir com o ministro e não foi recebido e desta vez foi inclusive convidado por iniciativa do próprio ministério. Disse ainda que o Pronacampo pretende ser um bom programa, mas que é necessário tomar cuidado, pois todo programa tem um tempo de duração e a Educação do Campo continua. José Wilson ainda questionou o governo sobre qual será o espaço de debate sobre a Educação do campo entre Governo e sociedade civil. Foi interrompido pelo ministro que afirmou que os espaços de discussão que já existe precisa ser fortalecido, mas que ele pretende se reunir com o FONEC pelo menos uma vez a cada três meses. 

O professor Antônio Munarim, do Fórum Catarinense de Educação do Campo da UFSC, também fez agradecimentos pelo oportunidade de discutir com o Ministério e considerações ao Pronacampo, reafirmando que este precisa ser lançado logo. Disse também que é necessário que se faça um georreferenciamento das escolas, para saber onde ela esta e para medir o grau de ruralidade. Sobre isso o ministro afirmou que já esta sendo pensada uma ação desse nível, pois existem escolas que nem as Prefeituras sabem onde estão, mas que existem. Munarim ainda destacou que a SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, precisa ser fortalecida e olhar com mais carinho as prioridades do campo. 
Thiago Mangini do MST questionou sobre o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, refletindo sobre quantos jovens de fato estão no campo e quantos cursos são voltados para as especificidades do campo. Thiago também falou que entre 2007 e 2011 foram fechadas 37 mil escolas rurais é que isso é um grande problema para as comunidades rurais. “Ouvimos dizer sempre que recursos não faltam, mas então o problema esta na capacidade de execução e nas parcerias”. Mercadante disse que precisa ser feito esse levantamento proposto sobre o Pronatec e que vai reabrir quantas escolas forem necessárias, porque as crianças e as famílias não podem ser prejudicadas. 
Edmerson da RESAB fez uma fala meio que avaliativa sobre alguns programas. O PROINFO CAMPO, foi levado para as escolas sem se preocupar com a infra-estrutura e a energia. Tem muitas escolas que tem os equipamentos, mas não tem como operá-los por falta de estrutura. "O Pronacampo pretende expandir as licenciaturas do campo. E as licenciaturas paralisadas? O Pronera precisa continuar oferecendo formação de nível superior que tem dado certo em vários cantos do país", questionou.
Evandro Medeiros do Fórum Paraense de Educação do Campo da UFPA reafirmou a necessidade de se verificar as questões que emperram o funcionamento das ações dos projetos. Afirmou também que é necessário articular ações que fortaleça o próprio governo. É necessário valorizar projetos pedagógicos e propostas curriculares que valorizem as características locais. 
João Batista Pereira de Queiroz, do Observatório da Educação do Campo da UnB, falou sobre a importância de ampliar o Pronacampo para entidades que trabalham com alternância e que ele não pode ser restringir aos CEFFAs – Centros Familiares de Formação por Alternância. 
Antônio Baiano considerou que é necessário que o governo aprove o marco legal e o financiamento dos CEFFAs. Sem isso é difícil tocar o dia a dia das escolas, que na prática são as entidades que praticam a Educação do Campo. 
A impressão que as instituições que estavam presentes tiveram é que o Governo Federal esta querendo estabelecer de fatao um debate com os movimentos sociais que defendem e fazem a Educação do Campo e que está buscando meios para que isso ocorra.

* Com informações e Imagens de Iara Ribeiro Silva/ Diário Popular. Todos os direitos reservados.