sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Prefeitura de Orizona realiza Manejo Ambiental a partir da próxima semana

A Prefeitura de Orizona inicia na próxima semana, o Manejo Ambiental em todos os bairros da cidade. Ações em conjunto da secretaria de Saúde e de Ação Urbana buscam prevenir e reduzir os focos do mosquito transmissor da Dengue.
Na manhã desta sexta-feira (04), acontece uma reunião para definir os últimos detalhes referentes à programação do manejo. Reunirão na secretaria de Ação Social o prefeito Felipe Dias, os secretários Renato Vieira (Saúde) e Rui de Castro (Ação Urbana), o chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Cláudio Sousa Porto, a gerente de Endemias Simone Aparecida de Sousa, a chefe da Estratégia de Saúde da Família Marilda das Dores Pereira, além de outros representantes da sociedade. O Manejo deverá acontecer em mutirão, com a limpeza nos bairros, nos lotes e a distribuição de material orientativo. A comunidade também precisa participar dessa ação, afinal o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é de responsabilidade de todos. O início das atividades será dia 07 de novembro, no bairro Santa Luzia.
Veja o cronograma de manejo nos bairros:
07/11 - Santa Luzia e Residencial Palladium.
08/11 - Nossa Senhora de Fátima.
09/11 - São Domingos e Cinelândia.
10/11 - Corredor Santa Bárbara e Centro.
11/11 - Campo Formoso e Santa Maria I.
16/11 - Bela Vista, Sol Nascente e Santa Maria II.
17/11 - Boa Vista.

* Imagem do Arquivo da Prefeitura de Orizona/ 21/02/2011. Todos os direitos reservados.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Prefeitura de Orizona adquire trator de esteiras; equipamento já chegou ao município

No dia 18 de outubro, o prefeito Felipe Dias, o secretário de Administração Rinaldo Costa, o secretário da Agricultura e Meio Ambiente Hélio do Quimba e o presidente da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Orizona, Pedro Henrique Pereira Felipe, estiveram em Campinas-SP para a assinatura de contrato de convênio com a MX Comércio de Máquinas e Equipamentos Ltda, para a aquisição de um trator de esteiras. O prefeito aproveitou a viagem para conhecer pessoalmente e vistoriar o trator que havia sido adquirido através de processo de licitação junto à concessionária Maxxor.
O trator de esteiras MX6D (semelhante ao da imagem de divulgação acima), adquirido pelo município de Orizona, possui um motor CAT 3306B com 120kw/160hp, transmissão "Powershift" com contra-eixos e servo comandada hidraulicamente e Ripper com penetração máxima sobre o solo de 600 mm, peso de 2.454 kg / 2.550 kg. O trator foi comprado com o montante de 305 mil reais, com recursos do Ministério da Saúde/ Fundação Nacional de Saúde e contrapartida do tesouro municipal. O equipamento será utilizado na recuperação e manutenção do aterro sanitário.
O trator chegou ao município no dia 28 de outubro e está sendo montado nesta semana no distrito de Ubatan. Para que se fizesse o transporte do mesmo da concessionária de São José do Rio Preto até Orizona, foi necessário fazer o seu desmonte para obedecer a legislação de trânsito. Em algumas semanas o trator de esteiras estará pronto para ser usado em favor do povo orizonense.

* Prefeito de Orizona Felipe Dias vistoria trator de esteiras. Imagens: Prefeitura de Orizona. Todos os direitos reservados.

Servidores da Justiça mantém greve da categoria no Estado



No próximo dia 09/11, os servidores da Justiça realizarão uma nova assembleia. Os funcionários estão em greve há mais de 40 dias. O Diretor de comunicação do Sindicato dos Servidores do Judiciário, Norval Barbosa, afirmou que a categoria considerou a proposta do Tribunal como não satisfatória.
“Durante todo este período o Tribunal de Justiça tem sido procurado, tem sido comunicado dessa luta pelos direitos dos trabalhadores, mas o Tribunal não nos apresentou uma proposta concreta. O que ele nos apresentou foi apenas um ofício informando de possibilidades de implementação, mas nada concreto”, explica.
A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça destacou que o Presidente do órgão, Vitor Lenza, deve manter a proposta de reajuste em 19%. No entanto, a categoria reivindica aumento de 82% e ainda a execução do plano de cargos e salários.
Os servidores da Comarca de Orizona aderiram à greve no dia 20 de setembro. Em comunicado assinado pelos servidores orizonenses e divulgado nos veículos de comunicação, destacam que "os servidores da justiça estão com os salários deficitários em 82,3%, segundo estudos do Dieese; não tem o Plano de Cargos e Salários cumprido pelo Tribunal, possuem hoje o menor salário pago aos servidores da justiça estadual brasileira; sendo que o Estado de Goiás tem as cotas processuais mais caras do país; recebem em média, menos de 10% do que é pago a magistrados, quando, a média geral do país chega a 50% do que recebem os juizes".
O Fórum de Orizona está aberto normalmente e em funcionamento o Ministério Público, o Cartório Eleitoral, Conselho Tutelar e os Cartórios Extra-Judiciais.


* Matéria com informações da Rádio Orizona Web/ Portal Rádio 730. Imagem: Nilsinho Vaz. Todos os direitos reservados.

Jovens da diocese de Ipameri celebram em Catalão o Dia Nacional da Juventude

Aconteceu em Catalão no sábado, dia 29 de outubro, a celebração diocesana do Dia Nacional da Juventude - DNJ, cujo tema foi "Juventude e Protagonismo Feminino" e o lema "Jovens Mulheres Tecendo Relações". Cerca de mil jovens de todas as paróquias da diocese participaram do evento. De Orizona, foi feito a lotação de um microônibus, com jovens da Pastoral da Juventude.
O DNJ aconteceu no salão da Escola Paroquial São Bernardino de Siena. A celebração teve início com a acolhida das Caravanas a partir das 15 horas, na praça Marca Tempo. Em seguida, aconteceu uma caminhada descendo na Av. José Marcelino, entrando na Av. 20 de Agosto até o Banco Mercantil, seguindo na Rua Pedro Aires até a Quadra da Escola Paroquial.
No salão aconteceram apresentações culturais dos grupos de jovens, jantar, celebração eucarística presidida por Dom Guilherme Antonio Werlang, com a presença de padres e religiosas e show artístico de encerramento.


* Matéria com informações de Rose Mary Rosa Rodrigues/ Diocese de Ipameri. Todos os direitos reservados.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Anteres fala de relação com Felipe Dias e sobre as eleições de 2012

Recentemente, o ex-prefeito Anteres Vieira Pereira concedeu entrevista com exclusividade para o jornal Correio Goiano. Em fala a Lindomar Amorim, Anteres, que atualmente é presidente da Comissão Executiva Municipal do PMDB em Orizona e secretário de Indústria, Comércio e Turismo, externou a sua relação com o prefeito Felipe Dias e sobre as perspectivas em relação a sucessão municipal, em vista as eleições de 2012. 
Sobre a administração municipal, Anteres destacou o trabalho de Felipe Dias. Segundo ele, o PMDB e o povo orizonense tem um prefeito que está desempenhando bem as suas funções, o seu papel, e tem feito uma administração profícua, popular, de bom relacionamento com todos. Tem também uma equipe que trabalha, que luta e que dá sustentação para que essa administração receba os elogios que tem recebido. Anteres acredita que Felipe vai chegar ao final de seu mandato com uma administração coroada de êxitos. 
Questionado por Lindomar se subirá nos palanques caso os indicadores e o diretório apontarem para Felipe buscar a reeleição, Anteres destacou que “o partido e a administração trabalham numa coesão muito boa. Não havendo nenhuma indisposição das partes e nem de setores do partido, tudo transcorrerá bem, tanto com ele (Felipe) quanto comigo”. Pessoalmente e politicamente, o presidente do PMDB disse dever muito ao povo orizonense pelo carinho que sempre recebeu e pelo apoio político: “o que eu devo na política é ao povo, porque se não fosse o povo me dar o prestígio que me dá, eu não teria sido prefeito”. 
Corre nos bastidores da política em Orizona uma informação que para apoiar Felipe nas eleições de 2008, Anteres receberia em troca o apoio do prefeito em 2012 e assim, o Felipe deveria abdicar de disputar a reeleição. Sobre essa informação, Anteres falou que sempre considerou que “tanto faz” ser Felipe ou ele. Sobre esse acordo, observou que não é um acordo escrito, formal, mas “um entendimento da época em que eu deixei ele bem à vontade, que se estivesse precisando da minha contribuição na eleição ou não. Eu vim para ajudar e existe um entendimento que eu poderia ajudá-lo com tranqüilidade que na próxima ele também me apoiaria”. 
Ainda sobre essa questão, Anteres disse que fez tudo para ganhar as eleições de 2008 para o Felipe e isso não teria sido propriamente para abrir caminho para poder voltar nas próximas eleições. “Lutei para ganhar a eleição porque achei que era hora do PMDB voltar a administrar Orizona”, comentou. Sobre o risco de atritos dentro do partido, garantiu que “problemas não haverá. Sou companheiro, sou amigo, sou político da paz, da integração, da amizade, da colaboração. Se for necessário ser candidato pelo partido e o partido precisar de mim como candidato, estarei à disposição e trabalharei bastante”. 
Anteres concluiu dizendo que tem muito ainda para contribuir com o município e com o povo e se enxergar a possibilidade dele ganhar as eleições, estará pronto para entrar na disputa. A íntegra dessa entrevista está publicada na edição de outubro do jornal Correio Goiano.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Expectativa para a restauração da Estação Ferroviária de Ubatan

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai continuar com a reforma das plataformas da rede ferroviária nas cidades que formam a chamada estrada de ferro em Goiás. Cinco já foram restauradas e entregue à população, com a utilização destes espaços em ações culturais nos municípios.
Segundo a superintendente do Iphan em Goiás, Salma Saddi, esses prédios são conservados a partir de agora em uma parceria entre o instituto e as prefeituras e que, para o futuro, será possível criar um passeio de trem entre as estações restauradas. Segundo Salma Saddi, o Iphan Goiás já produziu um vídeo com as histórias contadas por ex-servidores da rede ferroviária federal. 
Recentemente foram restauradas as estações de Caraíba, Ponte Funda e Vianópolis. A nossa expectativa é que nessa etapa seja restaurada também a estação do distrito de Ubatan, município de Orizona. Desde 2009, a Prefeitura e a Câmara Municipal tem solicitado junto ao Iphan a obra. O prefeito Felipe Dias e o vereador João Lucas empenharam muito nesta demanda.

* Matéria com informações da CBN-Goiânia/ O Popular. Imagem: Prefeitura de Orizona. Todos os direitos reservados.

Deputado Romário: FIFA "não pode mandar no Brasil"

O deputado Romário (PSB-RJ), que participou nesta terça (1º) dos debates da comissão especial responsável por analisar o projeto da Lei Geral da Copa, disse que a “Federação Internacional de Futebol (Fifa) definitivamente não pode mandar” no Brasil. Romário compareceu à Câmara após passar cerca de duas semanas no México, comentando os jogos de futebol no Pan-Americano de Guadalajara, para a TV Record. De acordo com o site oficial de Romário, os dias em que ele esteve ausente serão descontados da remuneração.
O ex-jogador lembrou que os direitos dos consumidores aqui no Brasil detêm a mesma importância dos dispositivos constitucionais. Ele disse também que vai propor uma emenda ao projeto, revogando a exclusividade da Fifa na comercialização dos ingressos para a Copa do Mundo de 2014. A instituição é contrária à venda de meias-entradas, prevista para estudante e idosos no país.
O advogado do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) Guilherme Rosa Varela sugeriu que seja proibida a criação das áreas de exclusividade comercial da Fifa nas imediações dos estádios, como está previsto no projeto.
A Associação Proteste concorda com o Idec. Segundo Maria Inês Dolci, representante da entidade, são inaceitáveis as restrições de direitos contidas no projeto, entre elas, a proibição de meia-entrada para os idosos, a exclusividade da Fifa no comércio de produtos da Copa nas imediações dos estádios e a venda casada (ingresso mais pacote turístico).
O relator do projeto, deputado Vicente Cândido (PT-SP) considerou importantes as observações do Idec e da Associação Proteste e se propôs a fazer reuniões informais com as duas entidades, mas lembrou que quando o Código de Defesa do Consumidor entrou em vigor, há 21 anos, o Brasil não tinha perspectivas de sediar uma Copa do Mundo e, por isso, é necessária ampla discussão sobre o assunto.
Da parte do governo, o secretário de Direito Econômico e representante do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Vinicius Marques de Carvalho, disse que já houve muitos avanços na elaboração do projeto de lei, já que, inicialmente a Fifa queria simplesmente a revogação do Código de Defesa do Consumidor e dos estatutos do Idoso e do Torcedor, o que não foi aceito pelo governo, enquanto a meia-entrada para os estudantes é tratada em leis estaduais.
Quanto aos demais temas, ele disse que cabe ao Congresso decidir sobre a supressão deles do projeto e disse que a venda casada de ingressos da Copa precisa ser bem analisada, pois se for retirada do texto poderá resultar no encarecimento dos ingressos para a Copa do Mundo e a das Confederações.

* Matéria com informações da Agência Brasil, via Portal Rádio 730. Todos os direitos reservados.

Enfim, livros didáticos específicos para as Escolas do Campo

A partir de 2013, os estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental de escolas públicas da área rural, seriadas e multisseriadas, receberão livros didáticos específicos. As obras serão selecionadas dentro do Programa Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD Campo) e vão substituir os cadernos de ensino e aprendizagem e outros materiais impressos usados hoje nas salas de aula.
De acordo com a Resolução nº 40/2011, cabe ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) elaborar os editais de convocação, avaliação e seleção dos livros.
As obras do PNLD Campo compreendem a alfabetização matemática, letramento e alfabetização, língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia, integradas em coleções multisseriadas ou seriadas, disciplinares, interdisciplinares ou por área do conhecimento. 
Os livros serão dos estudantes e professores, sem necessidade de devolução ao final do ano letivo. A distribuição integral das obras será feita a cada três anos e nos anos seguintes o FNDE fará reposição para atender as novas matrículas. Os dicionários e obras complementares para as escolas rurais continuarão sendo fornecidos pelo PNLD, como ocorre atualmente.
A quantidade de livros a serem enviados para as escolas rurais depende do número de matrículas registradas no censo escolar, que é realizado a cada ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Conforme o calendário que acompanha a resolução, em 2013 o PNLD Campo fará distribuição integral dos livros didáticos; em 2014 e 2015, fará complementação para cobertura das matrículas adicionais.

* Matéria com informações do Portal do MEC, via blog SME-Orizona. Todos os direitos reservados.

Acidente com ambulância da Secretaria de Saúde próximo a Leopoldo de Bulhões

Na última sexta-feira, dia 28 de outubro, a ambulância Volkswagen Saveiro placa NVZ-6612, da secretaria municipal de Saúde de Orizona, se envolveu em um acidente rodoviário nas proximidades do Posto da Polícia Rodoviária Estadual da GO-010, trecho entre Leopoldo de Bulhões e Silvânia.
O motorista Edison José de Araújo na ocasião retornava de Goiânia trazendo um paciente que recebera alta. Como a pista estava molhada, o veículo derrapou e na tentativa de não se chocar com outro veículo, a Saveiro saiu do trajeto e capotou para fora da pista. Apesar dos danos com o veículo, ninguém se feriu.
A ambulância, ano/modelo 2010/2011, foi adquirida pela Prefeitura de Orizona no primeiro semestre deste ano, através de emenda do deputado estadual Cristóvão Tormin (PSD). Assim como os demais veículos da secretaria de saúde, a ambulância está segurada e já está sendo montado o processo junto à seguradora para a sua reposição. Enquanto isso, o pronto atendimento será feito no município com as duas ambulâncias da secretaria e com uma Unidade de Suporte Básico do SAMU.

* Matéria com informações e imagem de Anselmo Lima-10/05/2011. Todos os direitos reservados.

Prefeitura lança Programa Social Criança e Adolescente Feliz

Aconteceu na noite desta segunda-feira, 31 de setembro, o lançamento oficial do CAF - Programa Social Criança e Adolescente Feliz. O evento aconteceu no Centro Comunitário do bairro Santa Luzia, com a presença da comunidade, de lideranças, secretários municipais, vereadores de vários partidos e vice-prefeito. O prefeito Felipe Dias e a primeira-dama e secretária de Ação Social, Ana Lúcia Ribeiro Dias, lançaram o programa.
O CAF funcionará subsidiado ao PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. O programa será coordenado pela professora Lenildes Dias Almeida. A secretaria de Ação Social, em parceria com a secretaria de Educação, disponibilizará para atender as crianças e adolescentes do bairro, professores, psicóloga e assistente social. Foi firmada parceria também com a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, que disponibilizou o espaço físico para o projeto. Serão realizadas dentro do programa, oficinas, atividades lúdicas e culturais que primam pela valorização da família, da identidade e da autoestima dos jovens, buscando assim promover a qualidade de vida.
No ato de lançamento do CAF aconteceu solenidade com presença de autoridades municipais. Crianças e adolescentes do PETI fizeram apresentações culturais. A seguir foi servido jantar para cerca de 600 pessoas que participaram do evento. Logo após a dupla Zé Paulo e Toninho Goiano animou a todos os presentes com a sua música.

FICO se reuniu neste domingo para discutir nova pauta

Aconteceu nesse ultimo domingo, 30 de outubro, no auditório vereador Antonio José de Sousa, da Câmara Municipal, mais uma reunião da FICO - Frente de Integração e Cooperação de Orizona, onde se encontravam lideranças políticas doPP, PSB, PTB, DEM e PSDB.
Um dos principais assuntos a ser tratado nessa reunião foi sobre as filiações, onde os presidentes dos respectivos partidos acima citados, relataram como estavam as filiações de seus partidos e já aproveitando a ocasião apresentavam seus integrantes recém chegados.
O presidente do PTB jovem de Orizona Marcelo Machado, levou ao conhecimento de todos os presentes como estão sendo tomadas as iniciativas para o crescimento dos jovens no partido, e deixou bem claro a todos, a extrema importância da juventude para as próximas eleições no município. O Sr. Sebastião Carvalho(PSDB), quando ao uso da palavra, deixou uma frase a todos que ali estavam que foi a seguinte: "Política se faz com força de vontade e prestigiando os companheiros para que se obtenha um bom governo".

Outro líder político de Orizona, Ricardo Chadud (PTB), deixou uma colocação aos companheiros da FICO, onde ele dizia: "Nós agora estamos muito unidos e assim devemos continuar, pois com essa mesma união é que juntos trabalharemos por Orizona e traremos muitos benefícios para a nossa população".

No final da Reunião o grupo tratou de assuntos e projetos que serão apresentados e discutidos juntamente com o Governador de Goias, Marconi Perilo(PSDB) em uma reunião que acontecerá até o fim de 2011 no Palácio das Esmeraldas, e também já deixou agendada a próxima reunião do grupo que acontecerá no dia 27 de novembro, na Câmara Municipal de Orizona a partir das 19 horas.


* Matéria com informações e imagem de Marcelo Machado/ Rádio Orizona Web. Todos os direitos reservados.