sábado, 4 de abril de 2020

Feira do Produtor Rural voltará a funcionar neste domingo em Orizona

DA REDAÇÃO - Em cumprimento aos decretos nº 9.644 e 9645, de 03 de abril de 2.020, do Governo de Goiás, neste domingo (05) a Feira do Produtor Rural voltará a funcionar em Orizona. Contudo, a Prefeitura de Orizona faz algumas recomendações à população que venham a frequentar a feira:
- Não toque nos produtos, peça aos feirantes;
- Mantenha 03 metros de distância das demais pessoas;
- Higienize as mãos após tocar em objetos e dinheiro;
- Use máscaras e evite aglomerações.
Ao concluir as compras, é recomendável que as pessoas retornem rápido para suas residências. A respeito das novas determinações, esse blog acha que seria necessário que a Associação dos Feirantes da Feira do Produtor Rural de Orizona (AFEPRO) controlasse o acesso às dependências da feira, de acordo com as normas de acesso a supermercados, por exemplo (no máximo 10 pessoas por vez). Do contrário, os riscos de aglomerações são grandes.
Alguns estabelecimentos, como aqueles que vendem alimentos prontos, como os famosos pastéis, não poderão funcionar com a nova normativa. Também estará vedado o consumo de produtos no local e a disponibilização de mesas e cadeiras aos frequentadores. Os produtores rurais que tem bancas na feira terão que observar as boas práticas de operação padronizadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás.

Sobre os decretos:
As medidas de isolamento social em Goiás permanecem até 19 de abril para evitar a disseminação de coronavírus, mas com algumas exceções. As regras foram publicadas nesta sexta-feira (3), em novo decreto assinado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM).
O texto prorroga a maioria das medidas definidas no documento de 13 de março. Entre as alterações está o funcionamento das feiras livres de hortifrutigranjeiros. Apesar da vigência do decreto a partir da segunda-feira, 06 de abril, a Prefeitura de Orizona permitiu que a feira funcione já no domingo.
Com o novo decreto do Governo do Estado poderão funcionar:
- Estabelecimentos que estejam produzindo exclusivamente equipamentos e insumos para auxiliar o combate à Covid-19;
 - Feiras livres de hortifrutigranjeiros, sendo vedado o funcionamento de restaurantes, praças de alimentação e consumo de produtos no local;
 - Escritórios de profissionais liberais, sendo vedado o atendimento presencial ao público;
Atividades administrativas das instituições de ensino públicas e privadas.;
 - Autopeças;
- Oficinas e borracharias às margens de rodovias;
 - Restaurantes e lanchonetes de postos de combustíveis localizados às margens das rodovias;
- Cartórios extrajudiciais, desde que observadas as normas editadas pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás.

sexta-feira, 3 de abril de 2020

É hora de redobrarmos os cuidados para evitar a transmissão da Dengue em nossas cidades

DA REDAÇÃO - Faz-se necessário, nesse período que muitas famílias estão reclusas em casa, que redobremos os cuidados e aproveitemos o tempo para fazermos limpeza em seus lotes e na frente dos imóveis. A partir de agora, que se iniciou o outono, os riscos de contaminação pelo vírus transmissor da Dengue aumentam muito.
É a época que tradicionalmente são registrados os maiores números de casos. Nas ultimas semanas, estão frequentes as práticas do chamado "bloqueio" na cidade de Orizona, por parte das equipes do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, em decorrência dos casos de Dengue.
Em tempos de Coronavírus, é fundamental nos esforçarmos para combater e/ou prevenir outras viroses, evitando uma sobreposição de problemas de saúde pública. Eis algumas recomendações para combater o Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya:
- Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação;
- Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d'água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros;
- Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho;
- Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas;
- Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, caso precise mantê-los, guarde em local coberto;
- Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechado. Em banheiros pouco usados, dê descarga pelo menos uma vez por semana;
- Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão;
- Sempre que for trocar o garrafão de água mineral, lave bem o suporte no qual a água fica acumulada;
- Mantenha sempre limpo: lagos, cascatas e espelhos d'água decorativos. Crie peixes nesses locais, eles se alimentam das larvas dos mosquitos;
- Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana;
- Limpe frequentemente as calhas e a laje das casas, coloque areia nos cacos de vidro no muro que possam acumular água;
- Mantenha a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos;
- Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário;
- Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Melhorias feitas pela Enel na Subestação de Vianópolis beneficiará usuários de Orizona

DO DIÁRIO DE GOIÁS - A Enel Distribuição Goiás concluiu a ampliação e modernização da Subestação Vianópolis, que beneficiará clientes do município e de outras quatro cidades: Silvânia, São Miguel do Passa Quatro, Luziânia e Orizona. A unidade recebeu um novo transformador com 20 MVA de potência e agora conta com 40 MVA de potência instalada, suficiente para atender, por exemplo, 40 mil residências. Além disso, todos os equipamentos da subestação foram substituídos por outros novos e tecnológicos, que podem ser comandados e reparados remotamente pelo Centro de Operações, localizado em Goiânia. As obras em Vianópolis fazem parte de um pacote de construções, ampliações e reformas que vai beneficiar cerca de 130 cidades goianas em 2020. 
A Enel Distribuição Goiás concluiu a ampliação e modernização da Subestação Vianópolis, que beneficiará clientes do município e de outras quatro cidades: Silvânia, São Miguel do Passa Quatro, Luziânia e Orizona. A unidade recebeu um novo transformador com 20 MVA de potência e agora conta com 40 MVA de potência instalada, suficiente para atender, por exemplo, 40 mil residências. Além disso, todos os equipamentos da subestação foram substituídos por outros novos e tecnológicos, que podem ser comandados e reparados remotamente pelo Centro de Operações, localizado em Goiânia. As obras em Vianópolis fazem parte de um pacote de construções, ampliações e reformas que vai beneficiar cerca de 130 cidades goianas em 2020.

Em tempos de Coronavírus, projeto "ORIZONA SOLIDÁRIA" pretende ajudar famílias mais vulneráveis de nosso município

DA PREFEITURA DE ORIZONA - Nesta quarta-feira, 01 de abril, o prefeito de Orizona, Joaquim Marçal, esteve reunido com representantes da Igreja Católica, Igreja de Cristo, Igreja Assembleia de Deus - Sobradinho, Igreja Assembleia de Deus - Guará II, Igreja Luz Para os Povos, Centro Espírita Humberto de Campos, ACIOR, Oderich, Laticínios JL, Loja Maçônica Campo Formoso, Câmara Municipal de Orizona, secretaria de Educação, secretaria de Ação Social e secretaria de Saúde, quando discutiram ações de enfrentamento as consequências da pandemia do COVID-19 (novo Coronavirus), buscando amenizar as dificuldades que muitas famílias irão passar em razão da quarentena.
"Durante a reunião nasceu o projeto"Orizona Solidária", que consistirá na união de todas estas entidades que buscarão arrecadar alimentos, insumos de higiene pessoal e limpeza para atender o maior número de orizonenses neste momento delicado, no qual reforço a extremamente importância de obedecermos as recomendações de isolamento social", disse o prefeito.
Ainda segundo Joaquim Marçal, "esta parceria possibilitará um sistema de compartilhamento e sincronização de dados de famílias que já foram atendidas e assim conseguiremos repartir o arrecadado ao maior número de munícipes. Não tenho dúvidas de que novos parceiros surgiram e juntos venceremos".
Antes, algumas iniciativas de arrecadação de alimentos haviam surgido em Orizona, como foram o caso da Igreja de Cristo, Igreja Católica e Sindicato Rural/ FAEG Jovem.

Paciente de Orizona com suspeita de estar infectada pela COVID-19 não contraiu a virose

DA REDAÇÃO - Conforme informado pelo prefeito de Orizona, Joaquim Augusto Marçal, a paciente que foi levada a Goiânia com suspeita de ter contraído a COVID-19 teve o seu exame atestado como negativo, não tendo contraído a virose.
O prefeito demonstrou estar feliz com a notícia, uma vez que não há nenhum caso suspeito ou confirmado no Município. Disse que aguarda um novo decreto do governo estadual para definir como continuará o isolamento social e a quarentena em Orizona.

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Secretaria Municipal de Educação planeja adotar atividades não presenciais nas escolas de Orizona

DA PREFEITURA DE ORIZONA - O Município de Orizona, através da secretaria municipal de Educação, informou que tomará algumas medidas para que os estudantes da rede municipal não fiquem prejudicados por conta do período de paralisação das atividades. A secretaria comunicou através de nota, veiculada nas redes sociais da Prefeitura de Orizona. Confira abaixo as informações:

"ORIENTAÇÕES AOS PAIS SOBRE ATIVIDADES EXTRACLASSE NO PERÍODO DE SUSPENSÃO DE AULAS:

A Secretaria Municipal de Educação de Orizona vem informar aos pais e responsáveis sobre as medidas que estão sendo adotadas para que não haja prejuízos na aprendizagem e formação dos alunos de toda rede durante esse período de quarentena como prevenção ao coronavírus. Após as publicações dos decretos nas esferas estadual e municipal que suspenderam as aulas da rede municipal, a Secretaria de Educação de Orizona esclarece quais serão as medidas sobre a suspensão das aulas, atividades extraclasses e reposição de dias letivos:
1- Os pais e responsáveis vão receber (nos próximos dias) orientações do grupo pedagógico da rede municipal por meio da direção de cada escola sobre atividades pedagógicas que poderão ser ministradas em casa com as crianças com finalidade de aprendizagem;
2- A reposição das aulas será de maneira paralela QUANDO RETORNAR AS AULAS, com aplicação dos conteúdos que não foram executados durante a interrupção dos dias letivos;
3- Esta reposição será através de atividades e trabalhos extraclasse, com orientação e acompanhamento dos professores QUANDO RETORNAR NORMALMENTE AS AULAS;
4- Os professores não estão de férias e estão organizando um planejamento especial para ser executado na reposição das aulas quando findar o período de quarentena;
5- A Secretaria não seguirá o modelo de aulas a distância via rede social ou on-line, como estão ocorrendo nas escolas estaduais, por considerar que a maioria dos alunos da rede municipal são crianças da educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental que compreendem do 1° ao 5° ano e da zona rural, e portanto, haveria inúmeras barreiras para demandar este formato de ensino nos próximos dias".

terça-feira, 31 de março de 2020

STJ rejeita desclassificação de estupro de vulnerável para importunação sexual em Orizona

DO MP/GO - Dando provimento a recurso especial interposto pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) cassou acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) em apelação criminal e restabeleceu sentença de primeiro grau que havia condenado um acusado por estupro de vulnerável (artigo 217-A, do Código Penal) na comarca de Orizona a oito anos reclusão em regime inicial semiaberto. O acórdão agora cassado pelo STJ tinha desclassificado o crime de estupro de vulnerável para o de importunação sexual, previsto no artigo 215-A, do Código Penal, com pena mais branda, declarando, ainda, sua prescrição, o que impedia a punição do denunciado.
A decisão do STJ, que acolheu argumentação da Procuradoria de Recursos Constitucionais do MP-GO, foi proferida pelo ministro Sebastião Reis Júnior. Ele sustentou que, ao desclassificar a conduta criminosa do acusado, o TJGO contrariou orientação consolidada do próprio Superior Tribunal de Justiça, que entende ser impossível a desclassificação da figura do estupro de vulnerável para o crime de importunação sexual, em razão de esse novo tipo penal, do artigo 215-A, ser praticado sem violência ou grave ameaça, enquanto o crime do artigo 217-A inclui a presunção absoluta da violência ou grave ameaça, por se tratar de menor de 14 anos. 
O ministro reforça ainda que as “instâncias ordinárias” reconheceram a existência de prova suficiente de que o acusado praticou atos libidinosos contra a criança. 

Texto: Ana Cristina Arruda/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO.

segunda-feira, 30 de março de 2020

Prefeitura de Orizona adquiriu 02 respiradores para uso no sistema público de Saúde

DA PREFEITURA DE ORIZONA - Neste sábado, 28 de março, o prefeito de Orizona, Joaquim Marçal,divulgou nas redes sociais, que através de uma parceria com a Câmara Municipal, a Prefeitura adquiriu dois respiradores recondicionados no valor de 60 mil reais para atender os orizonenses, caso haja necessidade. O mesmo agradeceu aos vereadores pela sensibilidade neste momento difícil.
"Graças a Deus nosso município continua sem nenhum caso sequer suspeito de COVID-19 (novo Coronavírus). Estamos buscando proteger ao máximo nossos profissionais da saúde adquirindo equipamentos de proteção individual. Idealizamos junto a Unidade Prisional de Orizona a confecção de máscaras qual tem sido copiada por todo o Estado", comentou.
O prefeito se disse emocionado com a situação dos profissionais de saúde, em que ele próprio se enquadra. É uma situação de exposição muito grande e os riscos são grandes.
Conforme lembrou o prefeito, o decreto do Governador que estabelece regras de enfrentamento ao Coronavírus tem vigência até 04 de abril, e até lá é muito importante que todos continuem em isolamento social para que se possa voltar a normalidade o quanto antes.
Joaquim disse que está muito preocupado com o fechamento do comércio, que atinge diretamente as famílias. Observou que as medidas tomadas e que estão mantendo as pessoas em casa tem o único propósito de reduzir o potencial de transmissão do novo Coronavírus, uma vez que a sua transmissibilidade é muito grande. O sistema de saúde de nosso país não está preparado para receber tantas pessoas. "Seria como se nós médicos e profissionais de saúde tivéssemos que escolher entre quem vai viver e quem vai morrer. Portanto, fica aqui a nossa preocupação co"m a superlotação dos hospitais e postos de saúde", observou.


Orizona tem um paciente com suspeitas de ter contraído o COVID-19

DA REDAÇÃO - Na tarde deste domingo, 29 de março, a secretaria municipal de Saúde de Orizona divulgou um comunicado que um paciente com suspeitas de ter contraído o novo Coronavírus foi levado pelo serviço de emergência à Goiânia. A pessoa deverá realizar exames para verificar se contraiu o SARS-COV 2.
É o segundo paciente de Orizona que é investigado por ter contraído a COVID-19. O primeiro, há cerca de duas semanas, foi uma mulher, que deu resultado negativo para a doença.

Confira o último boletim da secretaria municipal de Saúde:

"BOLETIM #COVID19 ORIZONA: 29.03.2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Orizona informa, que estamos com 01 (um) caso suspeito de coronavírus, o (a) paciente foi encaminhada para Goiânia, onde realizará exames para se confirmar ou descartar o caso suspeito.
Pedimos a nossa população para evitar aglomerações. Recomendamos medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo."

Câmara Municipal devolverá dinheiro para Prefeitura de Orizona adquirir respiradores

DA REDAÇÃO - Em entrevista no jornal Orizona FM desta sexta-feira, 27 de março, o presidente da Câmara Altaides de Sousa Filho (Taíde) disse que o Legislativo municipal deverá, após acordo com a Prefeitura, devolver 60 mil reais para aquisição de dois respiradores e 40 mil para ser doado ao Centro de Convivência do Idoso, através de um convênio que já existe. Também prometeu, se necessário, ser solidário com a secretaria de Ação Social na doação de cestas básicas a quem necessitar.
Taíde atendeu a um pedido feito pelo prefeito Joaquim Augusto Marçal, que também em entrevista à emissora, reivindicou o apoio do Legislativo. O presidente disse que não é momento de politizar e por isso atenderá naquilo que julgar justo e urgente.

Cartórios Eleitorais em Goiás atendem a partidos e cidadãos pelo Whatsapp

TRE-GO - A Justiça Eleitoral de Estado de Goiás disponibiliza para os cidadãos atendimento via WhatsApp em todos os cartórios eleitorais da capital e do interior.
Trata-se de utilização do aplicativo WhatsApp Business que vincula os números dos telefones fixos dos cartórios eleitorais ao aplicativo de mensagens. Na prática basta adicionar o número do cartório eleitoral de seu município no telefone celular e enviar uma mensagem pelo app.
Para facilitar o acesso pelo celular, criamos a listagem abaixo com todos os contatos dos cartórios eleitorais. Ao clicar em cima do número, o usuário será direcionado ao aplicativo e então é só iniciar a conversa.
A tabela está em ordem crescente de acordo com o número da zona eleitoral correspondente ao município, também está disponível o e-mail caso o cidadão prefira utilizar o correio eletrônico, basta clicar em cima do endereço.
É importante destacar que procedimentos que requerem a biometria do eleitor, tais como tirar o título, realizar transferências e revisão de dados, só é possível ser feito pessoalmente e para tanto é necessário aguardar o restabelecimento dos atendimentos presenciais.
Outros requerimentos deverão ser assinados pelo interessado e instruídos com cópia digitalizada de documento de identidade com foto e dos demais documentos que devam fazer parte do pedido.
Os requerimentos formulados por partido político deverão ser subscritos por representante legal do partido devidamente registrado no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias - SGIP ou advogado legalmente constituído.
Na 27ª Zona Eleitoral, sediada em Pires do Rio, em que Orizona faz parte, o contato por Whatsapp poderá ser feito pelo número (64) 3461-1844 ou e-mail zon027-lista@tre-go.jus.br.