sábado, 23 de janeiro de 2021

O juiz Nivaldo Mendes Pereira continuará como diretor do Foro da Comarca de Orizona

TRIBUNAL DE JUSTIÇA/GO - O presidente eleito do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, divulgou, nesta terça-feira (19), a relação dos nomes dos magistrados que exercerão as funções de diretor de Foro das comarcas de entrâncias inicial e intermediárias no próximo biênio administrativo, com início a partir de 1º de fevereiro do corrente ano. O diretor do Foro da Comarca de Orizona, em substituição, será o juiz Nivaldo Mendes Pereira (foto), titular da comarca de Santa Cruz de Goiás. 
Segundo Carlos França, “a antecipação da divulgação dos nomes dos futuros diretores de Foro é salutar para a transição entre os colegas que deixarão e aqueles que desempenharão aquela função administrativa nas comarcas que contam com mais de um magistrado, para que não ocorra descontinuidade na administração do Foro.” No caso de comarcas que contam com um único magistrado, esse continuará desempenhando as funções de diretor do Foro.
O futuro presidente do TJGO esclarece que, em razão da falta de magistrados titulares em algumas comarcas, um juiz poderá exercer as funções de diretor de Foro em mais de uma comarca, em decorrência de designação para responder por unidades judiciárias desprovidas. Ele acrescenta que, no ato administrativo formalizando a designação dos novos diretores de Foro, constará também a relação com os nomes dos magistrados que atuarão em substituição naquela função administrativa.
Desde a saída em 2020 de Ricardo de Guimarães e Souza, a comarca de Orizona está sem juiz titular. No segundo semestre foi aberto chamamento para magistrados interessados em assumir a comarca, mas dos três que compareceram à sessão, nenhum quis assumir a vaga em aberto. Além disso, as informações são que Nivaldo Mendes Pereira deverá entrar com processo de aposentadoria em meados de 2021 e o diretor terá que ser substituído novamente, além de que Santa Cruz de Goiás também ficará sem juiz titular.

Currículo:
Nivaldo é magistrado do TJGO. Concluiu o curso de direito na faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns/GO, em 1995 e concluiu o MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas em 2012. Obteve aprovação nos seguintes concursos públicos:
1984 - Agente de polícia, atuando na Secretaria de Segurança Pública de Goiás;
1996 -  Técnico Judiciário área fim do Tribunal Regional Federal - Goiânia;
1998 - Conciliador dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Tribunal de Justiça de Goiás - Goiânia (seleção pública);
1999 - Técnico Judiciário do Ministério Público da União;
1999 - Analista do Superior Tribunal de Justiça;
2000 - Procurador do Estado de Goiás;
2001 - Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Como magistrado, exerceu suas Atividades nas comarcas de São Domingos, Sanclerlândia e Santa Cruz de Goiás, além de outras tantas na condição de respondente.
Como professor, lecionou na Faculdade do Sudoeste Goiano (FASUG) de Pires do Rio, ministrando a disciplina de Direito Processual Civil I e Direito Processual Civil III, Criminologia e Direito Penal I.

Foto: Recorte/ Fabrício Bonfim.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Enel realizou em Orizona nesta semana mutirões de manutenção da rede elétrica no meio rural


FAEG/ ENEL DISTRIBUIÇÃO
A Enel Distribuição Goiás realizou nesta semana, dois grandes mutirões de manutenções na rede elétrica da zona rural de Orizona. A iniciativa é parte do compromisso assumido pela companhia com o Sindicato Rural e a Prefeitura do município, após reuniões com representantes das entidades, e dão sequência às ações iniciadas em dezembro.
Na oportunidade em que dialogaram, produtores rurais apresentaram fortes cobranças no que diz respeito as constantes interrupções no fornecimento de energia, problema que há anos gera grandes prejuízos para o setor no interior do estado.
Ao todo, cerca de 20 equipes trabalharam, nos dias 18 e 19 de janeiro, na correção de anomalias da rede, como substituição de isoladores quebrados, cruzetas podres e cabos deteriorados, podas de árvores e limpezas de faixas de servidão. O objetivo é garantir a qualidade da energia distribuída na região, que é conhecida como uma das maiores bacias leiteiras do Estado. 
O gerente da Regional Morrinhos da Enel Distribuição Goiás, Fernando Caldas, explica que nos dois dias de mutirão, as equipes trabalharam em 210 postes, que formam 24 quilômetros de rede elétrica, e corrigiram 630 pontos com defeitos na zona rural. “É um trabalho grandioso, que impressiona pela quantidade de veículos e pessoas trabalhando ao mesmo tempo. A manutenção em forma de mutirão evita que sejam feitos vários desligamentos, porque vamos para determinada região e fazemos todos os serviços necessários de uma só vez”, esclarece. 
Além dos mutirões, a companhia está realizando, desde dezembro, manutenções, inspeções e análises em todos os circuitos que atendem clientes de Orizona. Caldas acrescenta que já foram identificados e trocados transformadores que estavam com sobrecargas, feitas manutenções em equipamentos telecontrolados, e também podas e limpezas de faixas em pontos onde a vegetação estava em contato com a rede e provocando desligamentos. Ainda segundo o gerente, as manutenções seguirão sendo realizadas ao longo deste ano. 
Ainda para 2021 estão previstas importantes obras estruturais para Orizona, como a construção de um novo vão de saída de linha na Subestação Orizona, para conectar dois quilômetros de novas redes de média tensão. “Com essas obras, o sistema elétrico ganhará mais flexibilidade e teremos mais opções para manobras em casos de falhas, visando reduzir tempo de afetação e o número de clientes impactados. Também será possível atender novos clientes ou solicitações de aumento de carga”, ressalta o gerente. 
Neste ano também serão instalados mais quatro equipamentos telecontrolados no município. Esses aparelhos são comandados remotamente, pelo Centro de Operações em Goiânia, e permitem ações imediatas em casos de falhas na rede. Com eles é possível retomar o fornecimento de energia, nos casos em que não há nenhum dano estrutural, ou identificar e isolar o ponto com defeito, deixando o menor número possível de clientes sem o serviço até que os reparos necessários sejam realizados. Entre 2017 e 2020, a empresa instalou outros 22 equipamentos telecontrolados no município, que já estão em operação. 
Adicionalmente, serão instalados dois novos bancos reguladores de tensão nas redes que atendem Orizona, para garantir a confiabilidade da energia fornecida. “Com esses equipamentos, vamos atender a outra solicitação dos clientes da região, que relatam oscilações nos níveis de tensão. Os reguladores vão garantir a confiabilidade da energia fornecida aos clientes tanto da área urbana, quanto da zona rural”, finaliza Fernando. 

Foto: Diretoria de Comunicação/ Enel Distribuição Goiás.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Beneficiários do Programa Tarifa Social de energia elétrica deverão fazer recadastramento no CRAS

ENEL DISTRIBUIÇÃO/ GO
– Os clientes da Enel Distribuição Goiás que são beneficiários do programa Tarifa Social de Energia Elétrica devem procurar uma unidade do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) para realizar a atualização de seus dados no Cadastro Único (CadÚnico). O recadastramento é obrigatório a cada dois anos ou quando houver alteração de qualquer informação, como endereço, por exemplo. O CRAS funciona em Orizona na secretaria municipal de Ação Social, na praça da Amizade.
A Resolução Normativa nº 414, de 09/09/10, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), estabelece o procedimento para comprovação do atendimento aos critérios para obtenção da Tarifa Social de Energia Elétrica. Anualmente, as concessionárias enviam a base cadastral com todas as unidades consumidoras beneficiárias de TSEE para a Aneel fazer o cruzamento de dados. Famílias não localizadas na base de dados do Ministério do Desenvolvimento Social ou com data da última atualização cadastral superior a dois anos perdem o benefício. 
Em Goiás, cerca de 265 mil clientes contam com a Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia para famílias de Baixa Renda. Cerca de 15% desse total de clientes precisa fazer a atualização. “Em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social estamos buscando avisar essas famílias, a fim de garantir que elas continuem tendo o benefício”, ressaltou Roosevelt Cantanhede, responsável de Atendimento ao Cliente da Enel Distribuição Goiás. 
Segundo ele, a distribuidora atua conforme disposições do Ministério da Cidadania e aguarda novas orientações sobre o início da retirada do benefício (descadastramento) daqueles clientes que não estão em conformidade com as regras regulatórias para recebimento do benefício. “Importante reforçar que essa atualização de dados é feita no CRAS, e não na Enel, e deve ser feita o quanto antes”, diz ele. Caso a pessoa perca o benefício, com os dados atualizados no CadÚnico, pode fazer nova solicitação do cadastro Baixa Renda/Tarifa Social à Enel. 

Novos cadastros 
Quem ainda não conta com a Tarifa Social de Energia Elétrica pode solicitar o benefício a qualquer momento. A solicitação pode ser feita pelas mídias sociais da Enel Distribuição Goiás: Facebook - www.facebook.com/EnelClientesBR - e Twitter - twitter.com/EnelClientesBR -; no site https://www.eneldistribuicao.com.br/go/solicitarservicos.aspx; enviando um “Olá” para o número de WhatsApp (21) 99601-9608; pelo Call Center 0800-062-0196 ou nas lojas e postos de atendimento da empresa em todo o Estado, que podem ser consultados no endereço www.eneldistribuicao.com.br/go/lojas.aspx
É preciso informar nome completo, CPF e documento de identificação oficial com foto. Também é necessário dar o código da unidade consumidora beneficiada e o Número de Identificação Social (NIS) ou, no caso de recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Número do Benefício (NB). 
Têm direito ao benefício: famílias inscritas no CadÚnico com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo; famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos e que tenham na residência portador de doença crônica, cujo tratamento necessite do uso contínuo de equipamentos vitais que dependam de energia elétrica (Cliente Vital); beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – idosos ou pessoas com deficiência que tenham renda familiar de até 1/4 do salário mínimo por pessoa. 

Retomada dos cortes 
Os beneficiários do programa Tarifa Social de Energia Elétrica também devem estar atentos à inadimplência com a companhia de energia elétrica, visto que já foram retomados os cortes por falta de pagamento. Em março do ano passado, por conta da pandemia, a Aneel proibiu que todas as distribuidoras de energia do Brasil efetuassem corte de energia de famílias de baixa renda por falta de pagamento. Em julho do mesmo ano esse benefício foi prorrogado até 31 de dezembro de 2020. 
Sensível à pandemia e seus desdobramentos econômicos no Brasil, a Enel Distribuição Goiás realizou duas grandes campanhas de renegociação de dívidas no ano passado, com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes e sem cobrança de juros de financiamento. 
O cliente também pode negociar sua dívida com a empresa em até 8 vezes (com uma entrada mínima de 15% + 7 parcelas) e juros sobre parcelamento de 1%, que serão incluídas nas próximas faturas de energia, de forma rápida e fácil por meio do aplicativo Enel Goiás, que pode ser baixado gratuitamente pelo iOS (https://apple.co/2pb8F66) e Android (https://bit.ly/2HioUtv), ou pelo Portal de Negociação, no site da empresa: https://www.enel.com.br/pt-goias/Para_Voce/negocie_sua_divida.html. Para acessar os serviços, é necessário fazer login com os dados do cliente.

Texto: Diretoria de Comunicação/ Enel Distribuição Goiás

Enfermeira Marilda Pereira é a primeira cidadã a ser vacinada em Orizona contra o Coronavírus

DA REDAÇÃO
- Marilda das Dores Pereira foi a primeira cidadã a ser imunizada no Município de Orizona contra a COVID-19. Natural de Orizona e filha de Florentino Vieira Pereira e Dorcelina Pereira Cardoso, Marilda é Enfermeira há 35 anos e trabalha no grupo de enfrentamento do vírus no município.
A profissional é uma referência na gestão da saúde pública, sendo que até 2020 foi secretária municipal de Saúde. A profissional a aplicar a vacina foi a servidora Sebastiana Lopes Ferreira de Sousa. O prefeito Felipe Dias e o atual secretário de Saúde Renato Vieira da Cunha estiveram presentes no ato. O início da vacinação ocorreu na manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro.
Sobre a vacinação, no primeiro momento, serão imunizados os profissionais da rede pública de saúde e os idosos do Centro de Convivência. Nas próximas etapas, os demais grupos, conforme o protocolo do ministério da Saúde, secretaria estadual de Saúde e secretaria municipal de Saúde .

Foto: Assessoria/ Felipe Dias.

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Prefeito dá posse às diretoras das escolas da rede municipal de ensino de Orizona

PREFEITURA DE ORIZONA
- Na manhã desta terça-feira, 19 de janeiro, aconteceu na Prefeitura de Orizona, a solenidade de posse das novas diretoras da rede municipal de ensino, para mandato de dois anos (2021-2022). O evento contou com a presença do prefeito Felipe Dias, da secretária de Educação, Maria das Graças de Castro Martins (Gracinha), dos vereadores Flávio Dias, Nagibinho, Osvaldinho Peixoto, Dr. Riva, Roseli Mesquita, Ulysses Castro, Vino do Bar e Zico Policial. Por motivos de saúde, o vereador João Lucas não participou da solenidade. O evento também contou com a presença de Joãozinho Albino, ex-diretor da Escola Ana Cândida Vieira. 
Foram empossadas as seguintes diretoras: 
• Adriana Maria Martins Fernandes - Escola Municipal Ana Cândida Vieira (Taquaral) - nomeada;
• Keila Aparecida Silva Domingos - Creche José Ribeiro de Oliveira;
• Nadir Pereira Rosa - Escola Guilhermina Pereira de Freitas;
• Flavia Beatriz de Oliveira - Parque Infantil Dona Zulmira Gonçalves
• Cláudia Maria de Souza - Escola Dorvalino Fernandes de Castro (Firmeza) e São Miguel Arcanjo (Cachoeira);
• Leidilene do Nascimento Silva - Escola Francelino Nunes de Paula;
• Mônica Cristina Monteiro de Godoy Silva - Escola Geraldo Silvio de Lima (Buritizinho), Virgínio Vaz da Costa (Corumbajuba) e São José (Montes Claros) - nomeada;
• Gleice Mendes Lúcio Correia - João Gonçalves Ribeiro (distrito de Ubatan) e Rio do Peixe (Rio do Peixe).

Fotos: Assessoria/ Felipe Dias.

Decreto poderá fazer com que todas as escolas do Município de Orizona tenham aulas não-presenciais

DA REDAÇÃO
- Em reunião virtual com servidores da rede estadual de Educação, a secretária de Estado da Educação Fátima Gaviolli disse nesta manhã de segunda-feira (18) que após a vacinação dos profissionais de saúde, espera que seja a vez dos servidores da educação vacinar contra a COVID-19. Na rede estadual, a recomendação é que o ano letivo seja iniciado com 30% de estudantes presenciais em cada sala. Contudo, as escolas estaduais terão autonomia para definirem sobre o funcionamento, respaldado pelas normas vigentes em cada Município.
Em casos como no Município de Orizona, onde o decreto municipal 22/2021, assinado pelo prefeito Felipe Dias em 12 de janeiro passado, a recomendação da secretaria estadual de Educação (SEDUC) é que sejam respeitadas as normativas municipais. A previsão de início das aulas na rede é para esta quinta-feira, 21 de janeiro. O provável é que nas escolas da rede estadual (Senador José da Costa Pereira, MABEVE, NUCLEC e EFAORI), as aulas iniciarão de forma não presencial.  Nas escolas municipais, a previsão de início das aulas está para a próxima segunda-feira, 25 de janeiro, respeitando também o regime de aulas remotas.
A Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Pires do Rio enviou aos gestores dessas escolas estaduais, indicando quais procedimentos devem tomar para início do ano letivo. Sobre o retorno ou não presencial, deverão:
-Realizar o levantamento dos alunos para o possível retorno 30%.
- Realizar o levantamento de professores e equipe escolar que fazem parte do grupo de risco.
- Buscar junto a secretaria de Saúde do município o levantamento da condição epidemiológica do município.
- Cópia de decreto municipal sobre o não retorno do município.
- Pontuar as dificuldades de um possível retorno caso tenham  ( reforma não concluída ).
- Realizar a reunião com o Conselho Escolar para a tomada coletiva sobre o retorno , onde todos os membros deverão assinar a ata ao final.
- Encaminhar à CRE impreterivelmente dia 21/01/2021 o ofício com os levantamentos e o plano de retorno decidido pelo colegiado, anexos com documentos específicos como por exemplo, decretos municipais, relatório epidemiológico, ata do Conselho Escolar.
Em nota publicada no dia 13 de janeiro, após saber do decreto municipal, o Sistema Educacional G-13, escola privada de ensino básico, sediada no bairro Boa Vista, disse que buscaria legalmente as garantias para que as suas aulas fossem iniciadas de forma presencial o quanto antes. A instituição de ensino retornou com as aulas não-presencial em 18 de janeiro e não soubemos se a escola tomou alguma medida a respeito.
A Escola Caminho Feliz, localizada na rua Salviano Pedro Borges, Nossa Senhora de Fátima, informou em comunicado que iniciará suas aulas no dia 25 de janeiro, de forma remota e  respeitando o decreto municipal.

Sobre o decreto municipal:
Segundo o decreto nº 22/2021, ficam prorrogados por 180 (cento e oitenta) dias os efeitos do decreto nº 130 de 18 de junho de 2020. O decreto municipal n° 130/2020 declara situação de calamidade pública no Município de Orizona, disciplina as medidas de combate ao Coronavírus e impõe horários de funcionamento especial para os comércios e outras atividades no Município de Orizona, em atenção às recomendações contidas na Nota Técnica n° 7/2020 da Secretaria de Estado da Saúde do Governo de Goiás, editada em 19 de abril de 2020, e as contidas na Nota Técnica Municipal, as quais recomendam a adoção de medidas restritivas de aglomerações em virtude da extrema facilidade de propagação do Coronavírus, principalmente pelo contagio pessoa a pessoa.
O ato entende que após decorrido o prazo de vigência do referido decreto, o que se verifica neste inicio do ano de 2021 é que o vírus não cedeu quanto ao seu poder de contágio e disseminação da enfermidade. Aliás, podendo ser constatado o recrudescimento da contaminação, inclusive com variantes da cepa, o que recomenda e autoriza a prorrogação das medidas de contenção adotadas.
O mesmo considera também que a secretaria municipal de Saúde emitiu a Nota Técnica nº 08 de 12 de novembro de 2020, parte integrante deste decreto, indicando a necessidade de prorrogação das medidas de contenção de aglomerações, em vista de novos casos de Coronavírus no Município de Orizona.




Foto: Divulgação/ EFAORI.

ENEL e SEAPA discutem plano de melhoria do fornecimento de energia elétrica para o meio rural

ENEL DISTRIBUIÇÃO/GO
- O presidente da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas, juntamente com toda a diretoria da Enel em Goiás, se reuniu nesta terça-feira (19) com o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto. Na ocasião, foi anunciado um plano para melhoria da qualidade do fornecimento na zona rural. 
Foi apresentado um novo sistema de monitoramento que identifica os clientes que mais sofrem com reincidência, ou seja, onde a energia cai com mais frequência. Esses clientes serão priorizados tanto no atendimento emergencial quanto na realização de ações preventivas de manutenção, poda, limpeza de faixa e correção de defeitos, a fim de garantir maior estabilidade no fornecimento. 
O diretor de Operações da Enel Goiás, José Januário, informou que as melhorias técnicas previstas para 2021 estão divididas em duas frentes: instalação de tecnologia na rede para reduzir as quedas de energia e a substituição gradativa de redes muito degradadas. 
Segundo ele, para 2021, está prevista a instalação de mais de 1.000 tripsavers nas redes rurais, que são equipamentos que garantem a religação automática dos ramais monofásicos que atendem unidades rurais. “Com isso reduziremos consideravelmente o número de quedas de energia e a reincidência. Não precisaremos mais enviar uma equipe apenas para bater a chave e religar a energia, pois isso será feito automaticamente”, afirmou José Januário. 
O diretor de Operações ressaltou, ainda, que nas redes que estão muito degradadas, será feita progressivamente a substituição. “Um exemplo é a região de Taquari, onde produtores rurais estavam sofrendo com uma rede muito antiga e degradada. Lá iniciaremos ainda em janeiro a construção de mais de 20 quilômetros de rede trifásica, além de 2,5 Km de rede monofásica, além da instalação de 3 religadores e 1 tripsaver. São obras que concluiremos este ano e que transformarão a realidade daquela região”, disse. 
Também foram apresentados canais de atendimento exclusivo ao produtor rural, como o WhatsApp Rural - (62) 98591-9241 -, disponível todos os dias, 24 horas por dia, apenas para produtores rurais fazerem notificação de falta de energia. Por meio do aplicativo Apporteira, desenvolvido em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), também é possível fazer o registro de falta de energia com facilidade e rapidez. “50% das notificações de produtores rurais em 2020 já foram feitas por meio dos canais digitais”, ressaltou Hugo Leandro, responsável de Lojas da Enel Goiás. 
O secretário de Estado da Agricultura afirmou que a reunião foi satisfatória e que espera uma melhoria tanto na comunicação da Enel com a classe produtiva quanto na agilidade da solução dos problemas apresentados. Ele informou que todas as demandas serão repassadas à Enel formalmente e que uma nova reunião será agendada a fim de acompanhar a evolução desse plano. 
De acordo com o diretor-presidente da Enel, José Luis Salas, o maior desafio da empresa em 2021 é mudar a realidade do fornecimento de energia na zona rural. “São regiões com redes muito antigas, degradadas, monofásicas, que precisam de muito investimento. Mas ressaltamos aqui nosso compromisso de, a partir desse plano de investimento, com ações de curto, médio e longo prazo, focar nossos esforços para garantir que os produtores rurais de Goiás tenham mais estabilidade e confiabilidade no serviço”, afirmou. 

Orizona:
Em Orizona, mesmo após as reuniões realizadas pela Enel com produtores rurais nas últimas semanas, alguns proprietários estão buscando a via judicial para tentar minimizar seus prejuízos. São vários os processos abertos por agropecuaristas do município contra a concessionária, especialmente por danos materiais.

Fonte: Diretoria de Comunicação/ Enel Distribuição Goiás.

Município de Orizona recebe primeiras doses da CoronaVac e iniciará vacinação nesta quarta-feira

SMS/ORIZONA - Encontram-se em Orizona as primeiras doses da vacina CoronaVac, contra o novo Coronavírus. A secretaria municipal de Saúde recebeu  da secretaria de Estado da Saúde as doses que serão utilizadas inicialmente. A vacinação iniciará na próxima quarta-feira, 20 de janeiro, nos grupos prioritários, conforme definidos pelo Ministério da Saúde:
• Pessoas com 60 anos ou mais, institucionalizados;
• Pessoas com Deficiência, Institucionalizadas;
• Trabalhadores da Saúde que atuam na linha de frente;
• Povos indígenas que vivem em aldeias.
As doses serão distribuídas aos poucos. O município recebeu apenas 210 doses, que serão preconizados o serviço público e privado com atendimento aos pacientes com COVID-19 inicialmente (Ambulatório 24 Horas, Hospital e Unidades Básicas de Saúde), posteriormente estará disponível para todos os estabelecimentos de saúde e trabalhadores.


Fotos: Secretaria Municipal de Saúde de Orizona.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Em Orizona, sala de vacina está pronta para receber doses contra o Coronavírus

DA REDAÇÃO
- De acordo com o que nos informou o secretário municipal de Saúde de Orizona, Renato Vieira da Cunha, a sala de vacina preparada para receber as doses contra o Coronavírus funcionará na Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Maria II (ESF 2), ao lado do Ambulatório Médico 24 Horas. O local está pronto para a campanha de vacinação.
Ainda de acordo com o secretário, neste primeiro momento, a vacinação será realizada diretamente nos locais onde os pacientes serão vacinados, quando uma equipe deslocará para realizar o procedimento. Portanto, as pessoas não deverão procurar ainda a unidade para vacinação. Renato acredita que das doses recebidas nesta segunda-feira, 18 de janeiro, pelo Governo de Goiás, pouquíssimas serão enviadas para Orizona.

Foto: Reuters/ Dado Ruvic - direitos reservados.

domingo, 17 de janeiro de 2021

Morre em Orizona, Osmar de Sousa Lobo, mototaxista e pessoa querida da comunidade local

DA REDAÇÃO
- Mais uma triste notícia para os orizonenses: falecei na tarde deste domingo, 17 de janeiro, Osmar de Sousa Lobo (Pardal do Mototaxi), de 43 anos de idade, vítima de um provável infarto fulminante. Pardal era mototaxista em Orizona há vários anos e muito querido nesta comunidade.
Segundo informações de amigos, após visitar e almoçar com sua mãe, Zulmira Ferreira, em uma chácara no município de Orizona, Osmar retornou para a cidade  e após passar na residência de outro familiar, sofreu um mal súbito.
Conforme lembrou Olívio Lemos em o Correspondente Vianopolino, Zulmira, mãe de Pardal, é filha do saudoso e conhecido fazendeiro vianopolino João dos Santos e viúva de Océlio de Souza Lobo, de família tradicional da localidade de Caraíba, irmão do pecuarista Sinésio Lobo.
Segundo o padre João César de Sousa Lobo, seu irmão, Osmar será velado nesta segunda-feira, 18 , das 7 às 11 horas, na Pax Universo.

Foto: Helder Gonçalves - 2009.