sábado, 31 de julho de 2010

Mostra Itinerante do Fica 2010 vai até novembro

A Mostra Itinerante do Fica 2010 tem início no Cine Cultura, em Goiânia, este mês e prossegue até novembro. Depois de Goiânia, os filmes serão exibidos em Quirinópolis, Jataí, Planaltina, Urutaí e Porangatu (GO), Florianópolis (SC), Cruzeiro do Sul (AC), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Olinda (PE). Todas as sessões tem entrada franca.
Confira o calendário de exibição e as cidades que o Fica Itinerante irá percorrer: de 23 a 29 de julho, no Cine Cultura, Goiânia (GO); de 4 e 5 de agosto, na Semmarh, Quirinópolis (GO); de 16 a 19 de agosto, na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (SC); de 18 a 20 de agosto, na TV Serra Azul, Porangatu (GO); de 26 a 27 de agosto, na Universidade Federal do Acre, Cruzeiro do Sul (AC).
De 8 a 11 de setembro, os filmes serão exibidos no Cineclube Nelson Pereira dos Santos, Jataí (GO); de 23 a 26 de setembro, nas Salas Crisantempo, São Paulo (SP); de 9 e 10 de setembro, em Planaltina (GO); de 20 a 26 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ); de 18 a 20 de outubro, no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Urutaí (GO); e de 18 a 20 de novembro, no Norte Oficina de Criação, Olinda (PE). (Agecom/ Rádio OrizonaWeb).

Segundo semestre letivo começa em Orizona dia 2

A secretária Estadual da Educação, Milca Severino, abre oficialmente na segunda-feira, dia 2, às 7 horas, o segundo semestre letivo da rede pública estadual de ensino. A solenidade será realizada na Escola Estadual Nhanhá do Couto, no Setor dos Funcionários, em Goiânia. Com cerca de 600 mil alunos, os 1.095 colégios públicos estaduais têm capacidade para atender a demanda dos 246 municípios goianos. Até o final do ano serão 102 dias letivos. As aulas terminam no dia 22 de dezembro.
As aulas da Rede Municipal de Ensino de Orizona também começam na segunda e terá um calendário semelhante, assim como na Escola Família Agrícola de Orizona e na rede conveniada. (Agecom/ Rádio OrizonaWeb).

sexta-feira, 30 de julho de 2010

A história e a história do Cine Radar de Orizona

Até o final da década de 1980, os milhares de cinemas de rua que existiam pelo Brasil foram se extinguindo, dando lugar aos grandes cinemas comerciais dos grandes centros urbanos, controlados pelas mesmas empresas transnacionais que produzem e distribuem os filmes.
O blog Cine Mafalda (veja aqui) levanta e publica uma relação detalhada de antigos cinemas da cidade de São Paulo e interior do país, em atividade até a decada de 1960. Em uma de suas páginas, a página destaca a existência em Orizona do Cine Radar, um cinema de rua que funcionou de 1956 a 1958 e foi criado pelo Sr. Artur Silva. O cinema estava localizado na Rua Capitão Alfredo Fleury s/n, Centro. Tinha 60 lugares e era realizada uma exibição por semana.
Se algum leitor do Orizona em Foco tiver mais alguma informação sobre a existência desse cinema, compartilhe conosco, publicando um comentário no rodapé da matéria.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Márcio Cecílio denunciado por crime ambiental em SMPQ

O advogado Valdir José do Prado protocolou ontem (28) no Ministério Público de Vianópolis denúncia contra o Prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Marcio Cecilio Ceciliano (PSDB). A denúncia sustenta que o prefeito, para satisfazer seu ego mandou pintar as árvores da cidade com as cores do seu partido político (PSDB). Menciona a Lei dos Crimes Ambientais n.º 9.605/1998 que preconiza a quem destrói, lesa ou maltrata as árvores responde criminalmente pelo ato, podendo ser aplicada pena de detenção ou multa.
O denunciante espera do Ministério Público providências enérgicas para punir de forma exemplar o infrator. No teor do documento, o denunciante chamou a atitude do prefeito de irresponsável, ressaltando que a beleza das árvores está justamente na sua aparência natural e chama-o de truculento, isso porque no sábado (24), em plena luz do dia, quando o denunciante tirava fotos das árvores pintadas foi abordado por dois policiais a mando do prefeito, quando o denunciante disse não ter tirado foto da casa do prefeito e mesmo que tal alegação fosse verdadeira, esse procedimento também não é proibido.
Valdir do Prado disse que a abordagem dos policiais foi pacífica. No entanto, causou-lhe profundo e irreparável constrangimento, por isso, os danos morais deverão ser reparados em ação própria que oportunamente será proposta perante o juízo. Valdir do Prado é filho da cidade, onde o seu saudoso pai Adonias Lemes do Prado foi o primeiro professor e o colégio estadual da cidade leva o seu nome. A cantina nova da escola foi construída e doada por Valdir do Prado. (Tribuna de São Miguel).

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Tempo continua quente e seco em Goiás

Os termômetros vão continuar altos nesta quarta-feira (28) em Goiás. A previsão do Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Sectec é de sol em todo o Estado e umidade mínima do ar em torno dos 30% na região Central. À tarde a temperatura sobe um pouco mais, atingindo 36ºC no Oeste. Em Orizona, tempo claro com poucas nuvens. Umidade relativa do ar varia de 54 a 96%. Temperatura de 16 a 29º C. (Agecom/ ClimaTempo).

terça-feira, 27 de julho de 2010

Reajuste de 3,56% nas passagens intermunicipais

Entrou em vigor no sábado, dia 31, o reajuste anual das tarifas do serviço de Transporte Intermunicipal de Passageiros de Goiás. Um pouco abaixo do valor do reajuste anual do ano passado, o aumento de 3,56% foi aprovado pelo Conselho de Gestão da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos - AGR. Em julho de 2009, o reajuste do Intermunicipal foi de 3,80%.
A resolução tratando do aumento foi publicada no Diário Oficial do Estado de amanhã, terça-feira. Com o reajuste, a passagem mais barata do intermunicipal convencional será fixada em R$ 3,81 – valor mínimo a qualquer sessão ligando duas localidades que tenham até 23 quilômetros de extensão, dentro de uma linha convencional.
Os reajustes da AGR sobre esse serviço público são aplicados a partir de uma metodologia de cálculo tarifário definida pela própria Agência, uma das poucas agências reguladoras do País a usar estudo próprio. Os cálculos da AGR buscam recompor perdas e corrigir defasagens devido a elevação de custos do serviço como aqueles com combustível, pessoal, pneus, chassis, entre outros. (Agecom/ Jornal do Sudeste).

domingo, 25 de julho de 2010

Orizona estréia com vitória na Copa Flávios de Futebol

Aconteceu hoje (25) a primeira rodada da Copa Flávios/Umbro de Futebol Amador 2010. Houveram partidas pelos grupos 2, 3 e 4. No grupo 2, o Orizona Esporte Clube venceu em casa o Sol Nascente de Trindade por 2 a 1 e terminou a rodada como líder do grupo, já que Gyn Sports e Resende/Professor Jamil empataram por 0 a 0.
Os gols da equipe orizonense foram marcados por Weide (no início da partida) e Rafael Mulinha (já nos acréscimos), depois de Asprila ter empatado. A equipe local desempenhou um bom futebol, com uma excelente organização em campo. O estreante Juninho Goiano, a maior promessa em campo, desfalcou a equipe logo no início, mas esse contratempo não impediu que o Orizona vencesse a partida. Orizona joga novamente no próximo sábado, 31, em Goianira contra o Juventus.

Morre um dos mais importantes nomes da política orizonense

Morreu neste domingo, 25 de julho, o vereador Idalício Leandro Teixeira (DEM), por complicações em uma cirurgia no apêndice. Idalício nasceu em 1º de dezembro de 1930 e completaria 80 anos no final do ano.
Idalício foi uma das mais emblemáticas figuras políticas de Orizona nas últimas décadas, sendo vereador por três mandatos (1983-1988; 2005-2008; 2009-2010) e prefeito do município (1988-1991). Como prefeito, fez uma das gestões melhor avaliadas em tempos democráticos. Exercia atualmente o terceiro mandato legislativo e era um dos mais expressivos opositores ao governo do prefeito Felipe Dias (PMDB).
O prefeito Felipe, aliás, pelo passamento de Idalício, decreto três dias de luto oficial (decreto nº 2.082/2010). Amanhã, 26, será ponto facultativo para os servidores municipais. O corpo do vereador chega a Orizona hoje e deverá ser sepultado nesta segunda.