sábado, 6 de abril de 2013

Com uso de Reféns, assaltantes voltam a atacar a Agência do Banco Itaú de Orizona

DA REDAÇÃO - Nesta noite, mesmo antes que a reforma da agência de Orizona do Banco Itaú fosse concluída, após a tentativa de assalto que aconteceu no dia 9 de março, mais uma vez assaltantes agiram contra o estabelecimento bancário.
Na ocasião, segundo informações, 8 indivíduos fortemente armados metralharam o único terminal de autoatendimento e explodiram o cofre da unidade, que foi levado, com a ajuda de 8 reféns. A informação é que proprietários de estabelecimentos comerciais da Praça do Lazer e clientes foram usados para permitir que o cofre fosse levado e para que os criminosos fugissem. A ação aconteceu por volta das 3 horas da manhã deste sábado.
Segundo Olívio Lemos, do Correspondente Vianopolino, após a ação e fuga, policiais militares de Orizona foram acionados e os de municípios vizinhos deram apoio, realizaram diligências, mas até o momento, nenhum dos assaltantes havia sido preso. De acordo com o Sargento Guimarães, do 2º Pelotão da Polícia Militar de Vianópolis, que esteve em Orizona nesta madrugada, a ação dos 8 ladrões foi ousada, principalmente por ter usado cidadãos daquela cidade como reféns e que tiveram que ajudar a colocar o cofre do caixa eletrônico dentro do veículo, usado para fuga dos meliantes.
A Polícia Científica esteve nesta manhã de sábado, 06 de abril, para proceder a perícia. A falta de segurança na agência é um fator importante para que os criminosos tenham retornado em menos de um mês para cometer o crime novamente.

Foto: Anselmo Di Lima/Arquivo 09-03-2013.



sexta-feira, 5 de abril de 2013

Colégio MABEVE, NUCLEC e Amélia Issa foram contemplados com o Prêmio Escola

DA REDAÇÃO - O MABEVE - Colégio Estadual Maria Benedita Velozo, o NUCLEC - Núcleo Estadual de Educação do Campo João Gonçalves Ribeiro e a Escola Estadual Amélia Issa foram contemplados com o prêmio Escola do Programa de Reconhecimento do Desempenho das Escolas Públicas Estaduais, ao alcançarem todas as metas propostas no "Pacto pela Educação".
As equipes gestoras e pedagógica de todas essas escolas estão muito contentes com o resultado e por conseguinte com os prêmios de 20 mil reais recebidos por cada uma das unidades, que serão revestidos para melhorias nas próprias instituições, e querem dividir esta conquista com todos os orizonenses que foram parceiros nesta caminhada.
Parabéns a todos e todas por mais essa vitória!

Foto: Equipe Gestora/ MABEVE.

Gude e Vice conseguem liminar e permanecem na Prefeitura de Pires do Rio até julgamento do caso

JORNAL DO SUDESTE - Ontem, dia 04 de abril , às 17h33 mim saiu a liminar da decisão do TRE-GO - Tribunal Eleitoral de  Goiás concedendo ao prefeito de Pires do Rio cassado Luiz Eduardo Pitaluga da Cunha, o Gude, e o seu vice João Antônio. O direito de permanecer no cargo até o julgamento do recurso perante o TER-GO. O relator da cautelar é o Juiz Luciano Hanna.
Hoje, dia 05 de abril, será feita a entrega das chaves da casas populares do bairro Parque Santana. O prefeito Gude fará a entrega na Prefeitura às 9h30min desta manhã.
A decisão que tinha cassado os gestores foi no dia 20 de março, tomado em primeira instância pela juíza eleitoral Luciene Cristina Duarte dos Santos em ação movida pela promotora Lorena Castro da Costa Ferreira.
A denúncia do MPE foi motivada pelas denúncias de compra de votos durante a eleição para prefeito de 2012. Antes da eleição, Luiz Pitaluga, teria transferido garis para o cargo de serviços gerais com aumento de salário. No entanto, após a vitória, o prefeito reverteu a decisão.
O fato deixou insatisfeitos os que foram beneficiados pelo aumento salarial e eles recorreram ao Ministério Público para denunciar o fato. Nos depoimentos coletados pela promotoria, os funcionários da prefeitura afirmaram que receberam o benefício mediante compromisso de voto para prefeito da cidade.
Mais duas ações por compra de votos ainda não foram apreciadas pela Justiça Eleitoral. Outra ação investiga uma empresa de publicidade volante por meio de motocicleta que recebeu da administração de Pires do Rio para reforma de um hospital, de um centro de saúde e outras obras. A decisão ainda cabe recurso.

Foto: Jornal do Sudeste.

Marrequinho: "Endereço da Felicidade" - A Inspiração - Capítulo XXXIII


OPINIÃO - Admito* que em algumas das minhas composições descreva acontecimentos vivenciados por mim, em outras, não. Só que, quando o compositor está escrevendo uma letra de música, ele quase sempre se coloca no lugar daquele que está sendo retratado no tema, e acaba absorvendo as emoções, o estado da alma e os mesmos sentimentos que está “sacudindo” o seu personagem fictício. Essa influência pode durar dias, meses e até anos para sair definitivamente da mente do autor. Chega a sentir, literalmente falando, os efeitos daquela situação, fictícia para ele, mas, que irá coincidir com a realidade de muitos dos que venham a ouvir a gravação. Isso leva o público, algumas vezes, a confundir o compositor e até mesmo os intérpretes com os personagens e situações descritas pelo autor em suas composições. Quando me tornei caminhoneiro acreditei que estava encerrando definitivamente o meu relacionamento com a música. Eu estava enganado. A inspiração, assim como não pode ser adquirida como um produto, também não pode ser excluída da mente onde ela se hospeda para desenvolver suas atividades. Inspiração é dom, nasce com o individuo. Pode, quando muito, ser ignorada, mas não anulada. Eu havia decidido me separar dela, mas, ela, ao que parece, não estava decidida a se separar de mim. Ninguém sabe de onde ela vem, nem como, e nem porque vem. Chega sutilmente, como que sondando a mente através da qual deseja se manifestar. Se conseguir acesso, aloja-se como se fosse a "dona da casa" e ocupa o cérebro do seu voluntário (ou involuntário) hospedeiro, onde faz brotar as ideias com que são criadas obras de arte, nos seus inúmeros segmentos.
Passei dois anos sem compor nada. Mas, estava começando a me sentir sem graça, frustrado, por não ver meu nome impresso no selo de um disco de lançamento recente (na época, claro). Então, pensei: "Vou voltar a escrever, mesmo que seja só por distração. Sou compositor. Se sei usar o que a inspiração me oferece para satisfazer essa minha vontade, por que não fazê-lo?" E comecei exercitar a imaginação tentando compor alguma coisa que valesse a pena. Então, descobri algo que me surpreendeu. A inspiração não é manipulável. Ela se manifesta quando quer, e, não quando se é convocada. Eu pensava que ela estaria a minha disposição quando eu bem entendesse. Isso não aconteceu. Eu tentava, tentava e não conseguia escrever nada, mas nada mesmo. Então, entreguei os pontos, e admiti ser um mero instrumento que a inspiração usava para produzir as composições musicais, que eu, arrogantemente pensava serem minhas. Chegando a essa decepcionante, mas, esclarecedora conclusão, parei de "forçar a barra", conformei-me com a situação, aceitei a verdade, e, humildemente me coloquei à disposição para servir de receptor de qualquer manifestação que porventura a caprichosa inspiração quisesse algum dia transmitir através do meu pensamento. E, ela felizmente se manifestou. De maneira imprevisível, como sempre. Aconteceu da seguinte forma: Eu estava voltando de uma viagem de Belém do Pará. Percorria a Belém-Brasília, no trecho entre Miranorte e Paraíso do Norte (Hoje, Paraiso do Tocantins). Estava rompendo o dia, uma brisa morna acariciava meu rosto, direcionada pelo quebra-vento da janela do caminhão. Não estava pensando em nada. Concentrava-me na estrada, ouvindo o rugido contínuo do possante motor. Então, ouvi nitidamente, uma voz, murmurar em meus ouvidos, umas frases que diziam assim: 


“Na casinha verde de número vinte/ Na pequena Rua do Bairro Bomfim/ É onde eu passo momentos felizes/ Com uma pessoa que gosta de mim”. Levei um susto. Em seguida me lembrei da proposta que eu havia feito para a inspiração e lhe agradeci, comovido, por ela não estar mais, de mal, comigo. E novamente, a voz se fez ouvir: 
“Alma sertaneja, coração amigo/ Naquele endereço vive a me esperar/ Ali, eu encontro a felicidade/ Que num agasalho de simplicidade/ Ansiosamente me espera chegar. Aí, fui envolvido pela emoção. Parei o caminhão, desci me ajoelhei e fiz uma prece de agradecimento a Deus, por estar me permitindo ter de volta, o que eu, irresponsavelmente havia tentado afastar de mim: a inspiração. Prossegui viagem, ouvindo frases, até se formarem duas estrofes, com nove versos cada uma. A casinha verde é meu mundo de sonhos/ Na afinidade de dois corações/ Naquele lugar eu encontro refúgio/ Pra esconder das mágoas e desilusões/ Ali, só se fala de coisas bonitas/ Na doce harmonia de amor sem igual/ Ali, me espera uma certa pessoa/ Criatura humilde, tão santa e tão boa/ Que vive tranquila, na ausência do mal. Então, a voz se calou. A quem estaria sendo direcionados esses versos? Quem seria essa pessoa portadora de tantas virtudes e de tanta dedicação a mim? A resposta para estas perguntas, só me foi dada alguns meses depois. Outra vez, voltando de viagem, passando pelo mesmo trecho de estrada, Miranorte/Paraíso do Norte, ao nascer do dia. Dos recônditos de Minh’ alma surgiram essas palavras: É uma velhinha de cabelos brancos/ De rosto enrugado e andar vacilante/ Que sente nos ombros, o peso da idade/ Porém, não se queixa nem por um instante/ É minha mãezinha, que ali, eu encontro/ A quem eu dedico o amor mais profundo/ A casinha verde é bastante singela/ Mas, tudo o que amo está dentro dela/ Porque minha mãe representa o meu mundo. 

Acervo Pessoal
D. Maria Rosa da Piedade 
(Falecida em 1993 aos 87 anos de Idade) 
Mãe do Compositor Marrequinho 

Chorei copiosamente, confesso. E em meio a lagrimas de emoção e de contentamento, minha conturbada mente ainda conseguiu ouvir "a voz" murmurar, sugerindo que o título da composição, fosse “ENDEREÇO DA FELICIDADE”. Não considerei uma sugestão, e sim, uma ordem que obedeci sem titubear. Chegando a Goiânia, levei a letra ao Odaés Rosa, com quem eu mantinha muita afinidade musical e lhe perguntei se queria musicá-la. Ele aceitou, e sua inspiração o assessorou na criação de uma belíssima melodia. Essa composição foi gravada pelo "Trio Parada Dura" (Creone, Barreirito e Mangabinha) em 1.975 (No LP "Blusa Vermelha") e teve uma tremenda repercussão em todo o Brasil, graças a Deus. 
Posteriormente esta música foi regravada por “Di Paullo e Paulino” no CD “Marrequinho – Uma Vida, Uma história”.




Contato com Marequinho:



* Trigésimo Terceiro capítulo do livro "Marrequinho - O Menino de Campo Formoso", de Francisco Ricardo de Souza. Imagens: Acervo Pessoal. Publicação autorizada pelo autor. Todos os direitos reservados.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Opinião do Leitor: sobre os Evangélicos, os Gays e os Direitos e Liberdades

OPINIÃO - O blog Orizona em Foco publica seu conteúdo a partir do ponto de vista de seu editor Anselmo Di Lima. Por isso as informações e opiniões podem divergir da opinião do(a) leitor(a) sobre determinado assunto. Assim, disponibilizamos o espaço do blog para a opinião e direito de resposta de quem o lê.
Neste sentido, publicamos abaixo texto enviado por um dos leitores mais assíduos: Pedro Henrick Vieira Fernandes*. O texto faz referência a publicação intitulada "Entidades Goianas solicitam o afastamento imediato do deputado Feliciano da presidência da Comissão de Direitos Humanos" datada de 23/03/2013.

 "Saudações caro Anselmo de Lima.

Muito me alegro ao poder me informar sobre todos os fatos e acontecimentos em nossa querida Orizona, por meio do blog Orizona em foco, que está sob vossa administração, uma vez que há 4 anos mudei para Catalão para cursar a Universidade. 
No entanto, uma matéria muito me intrigou, trata-se da reportagem publicada no dia 23 de março, sobre o novo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, Deputado Pr. Marco Feliciano (PSC-SP). Onde em um manifesto assinado supostamente por 28 entidades, sendo estas em sua vasta maioria do grupo LGBT ou de religiões afro, dizem se indignar com o cargo para o qual o senhor deputado foi eleito, chamando tal ato de “retrocesso democrático”. Pois bem, o que seria retrocesso democrático? A violação de Princípios Fundamentais garantidos em nossa Constituição Federal não seria um retrocesso democrático? 
O que não consigo entender é o porquê da mídia brasileira, em sua maioria, estar a favor da “causa gay”. Sei que para que uma matéria seja bem acessada é necessário chocar, e muitas vezes supervalorizar o fato. Em nosso país se pode criticar tudo e todos, da nossa querida Presidente da República, até o nosso patrão. Nossa Constituição Federal, promulgada em 1988, uma das cartas-magnas mais extensas do mundo, com seus 250 artigos, nos assegura em seu artigo 5º, inciso IV, o direito da manifestação do pensamento, e em seus incisos VI, VIII e IX o de liberdade de crença. Não permitir que um pastor ou um padre pregue sua crença, é violar tais direitos fundamentais. 
Falando nisto, em nosso país, pode-se criticar a ambos, seja o padre, ou o pastor evangélico, porém não se pode discordar do comportamento de um homossexual. Sou obrigado a concordar com suas práticas, mesmo que tais práticas sejam abomináveis aos olhos de Deus, afirmo isso à luz da Bíblia, que é a única regra de fé dos cristãos protestantes, classe a qual faço parte. 
Primeiro: Digo que a mídia é aliada da “causa gay”, porque qualquer ato a favor deles faz-se todo um alarde, como no caso do Dep. Pr. Marco Feliciano (PSC-SP), que em suas sessões, geralmente tumultuadas por meia-dúzia de ativistas gays, é explorado pela mídia como o acontecimento do dia, enquanto Deputados condenados pelo STF - Supremo Tribunal Federal - no processo do “mensalão”, caso este que foi o maior escândalo da história da política no Brasil, um país culturalmente corrupto, assumem a Comissão mais importante do Congresso Nacional que é a CCJC - Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e ninguém fala nada, Dep. João Paulo Cunha (PT-SP) e Dep. José Genoíno (PT-SP). Por que não há manifestação dos representantes de classes em nosso país para que ambos percam o mandato? Ser corrupto pode? Segundo exemplo, é quando um homossexual é morto, a mídia já coloca isso como homofobia, sendo que 70% das mortes de homossexuais no Brasil, são fruto de crime passional. Ou seja, nada haver colocar isso relacionado com heterossexuais que assassinam os gays, ou que os odeiam. No dia 1º de Abril deste ano, o Tribunal de Justiça de Goiás, publicou em seu site oficial (www.tjgo.jus.br) uma reportagem que me intrigou, trata-se do seguinte caso: João, que tinha relacionamento heterossexual com Olga, mantinha envolvimento amoroso com Thiago. João conheceu Janderson pela internet e após alguns encontros amorosos, mata-o com o auxilio de seu companheiro Thiago em julho de 2009. João e Thiago são condenados em júri popular pelo crime de homicídio qualificado em maio de 2012. O Desembargador que acolheu a apelação da defesa, confirmou a sentença, porém diminuiu a pena de ambos pois alegou exageros na interpretação das circunstâncias judiciais do art. 59 do Código Penal. Todavia o que me chamou a atenção foi o título da notícia, que dizia: “Mantida condenação de rapazes acusados de matar homossexual”. Quando se lê um título desses pensa-se logo em “homofobia”, mas ao ler o texto percebe-se que está mais pro lado de crime passional, onde os autores e a vítima eram homossexuais, ou bissexuais, não sei bem o que os diferem. Não sei qual seria o melhor título para esta reportagem, mas creio que ficaria mais equânime “jovens acusados de homicídio tem pena reduzida” ou “Homossexuais que assassinaram companheiro tem condenação confirmada”. Lamentável a que ponto estamos chegando. 
Segundo: Vivemos em um país laico, porém é nítida que a maioria esmagadora da população declara-se cristã, observamos claramente em nossa própria constituição federal que em seu preâmbulo os constituintes evocam a proteção de Deus, que a nação é “religiosa”, isto fica latente quando vamos também á algum órgão público e vemos símbolos do catolicismo estampados nas paredes do prédio. Eu, enquanto cristão, não posso negar a minha fé e abandonar meus princípios apenas porque forças exteriores a minha vontade querem me convencer que a Bíblia não tem valor, e que não se deve crer no que está escrito nela. Eu, enquanto cristão, sou leitor da bíblia e sei que a declaração do Dep. Pr. Marco Feliciano (PSC-SP) em seu twiter foi apenas de cunho teológico, e que dizer que a teólogos e historiadores afirmam que a África descende de Cão (Canaã), filho amaldiçoado por Noé seja racismo, ou ainda quando eu olho para a bíblia e vejo Deus condenar o homossexualismo e eu acreditar nisso, seja homofobia. Ser católico é homofobia? 
No Brasil hoje, segundo dados do Instituto de Pesquisa Servindo Pastores e Líderes - SEPAL - temos cerca de 57 milhões de evangélicos, o que dá uma boa parcela da população, ao passo que no Congresso Nacional temos representação, como os Senadores Magno Malta (PR-ES), Walter Pinheiro (PT-BA) e Marcelo Crivela (PRB-RJ), e na Câmara dos Deputados temos o presidente da Frente Parlamentar Evangélica o Deputado Federal pelo nosso estado o Pr. João Campos (PSDB-GO) e ainda Benedita da Silva (PT-BA), Paulo Freire (PR-SP), Antony Garotinho (PR-RJ), Pr. Ronaldo Fonseca (PR-DF), Silas Câmara (PSD-AM), Pr. Takayama (PSC-PR), Lauriete (PSC-ES) dentre vários outros. Quero dizer com isso que o Deputado Federal Pr. Marco Feliciano (PSC-SP) me representa, e que tenho orgulho de sua luta contra uma sociedade homossexual. Porque ser homossexual é pecado! Desagrada o coração de Deus. Digo isto baseado na bíblia. Muitas vezes ao tentar expressar que não odiamos os homossexuais, mas apenas discordamos de suas práticas, os comparamos com um traficante, sendo que, amamos o traficante, mas não concordamos com suas ações delituosas, e somos duramente criticados, pois pensam que queremos criminalizar o homossexualismo, sendo assim, eu comparo os homossexuais com os adúlteros no matrimônio, dos deveres do homem/mulher casado(a) elencados no Código Civil estão a coabitação, a assistência mútua e também a fidelidade, Concomitante a isto, o adultério é uma prática duramente condenada pela bíblia, então digo que meus sentimentos para com um gay está tal qual para um infiel em seu casamento, podemos trabalhar juntos, fazer compras juntos, estudar juntos, porém sempre deixarei claro que não compactuo com suas práticas e não as aprovo, não admito uma convivência que seja além do mínimo necessário. Ainda posso escolher com quem quero andar? 
Claro que ter um pastor evangélico como presidente de uma comissão que defende os direitos dos homossexuais não é habitual, ter ainda outros evangélicos e católicos como o Dep. Padre Ton (PT-RO) fazendo parte da comissão é de causar revolta nos “ativistas gays”, porém o nobre deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) também faz parte da comissão. O que acho ridículo é todas as audiências desta comissão serem atrapalhadas por um bando de baderneiros sem escrúpulos, que só querem o benefício próprio e tudo isso ainda sendo bancado por dinheiro público. Porque que quando recebemos visitas em nosso país de chefes de Estado declarados “homofóbicos”, como o líder da Síria, do Irã e outros países muçulmanos ou do regime comunista, onde ser gay é crime nenhum ativista gay faz manifestação? O governo não permite? Contra os evangélicos pode? 
Qual o motivo dos “ativistas gays” atacarem tanto os pastores evangélicos? É fato que as eleições presidenciais de 2010 só foram para o segundo turno porque os evangélicos em sua grande maioria declararam apoio a candidata Marina Silva que é membro da Igreja Assembleia de Deus no Acre. 
Em Orizona, temos o atual prefeito, primeiro da história da cidade a ser reeleito, evangélico, Pr. Felipe Dias é membro da primeira igreja evangélica de Orizona a Assembleia de Deus, presidida hoje pelo Pr. Jair Fernandes, o Vereador mais bem votado na ultima eleição, Pb. Reinaldo Cardoso, também é evangélico, membro da Igreja de Cristo, presidida pelo presidente da APLEO - Associação de Pastores e Líderes Evangélicos de Orizona-GO, Pr. Edilson Nascimento, e o nosso excelentíssimo juiz de direito da comarca de Orizona, também é evangélico, membro da Igreja Nova Vida em Cristo. Em Orizona temos o Dia do Evangélico, temos o Orizona Celebrai. 
Pra quem não se lembra, o Pr. Marco Feliciano esteve em Orizona, no dia 21 de Junho de 2012, no povoado de Buritizinho, lotando a quadra com centenas de pessoas, aliás, Orizona foi a única cidade da região que ele esteve presente. 
Fica aqui minha repudia à mídia sensacionalista, chamada de quarto poder em nosso Estado Democrático de Direito, que esquece que quem faz apologia à violência não são os pastores televisivos como o Pr. Silas Malafaia (RJ), ou qualquer pessoa que crê na bíblia, mas sim os ativistas gays, que não tem escrúpulos para suas manifestações e são capazes de ridicularizar os “santos” da Igreja Católica, colocando-os seminus e em posições sensuais em cartazes em plena avenida paulista, em uma de suas “paradas”. 
Eu me envergonho dos ativistas gays, que só usam o dinheiro que recebem do governo para propagarem aquilo que não presta. Nem vou comparar aqui as obras das Igrejas cristãs (católicas e evangélicas) em benefício da sociedade, porque não é o foco. Mas ressalto, que, qualquer um que fizer oposição á um parlamentar cristão, não está contra um, mas contra milhões! 
Esta publicação não é contra o blog Orizona em Foco, mas contra a farra que estamos presenciando, em que criticar opositores ao homossexualismo é moda. Digo NÃO! 

NÃO à censura, NÃO ao parlamentar corrupto e NÃO ao ativismo gay. 

Graça e Paz". 

* Pedro Henrick Vieira Fernandes, 22 anos, casado, natural de Uruaçu-GO, bacharelando em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Catalão/GO (CESUC), membro da Igreja Assembleia de Deus - Ministério de Madureira.

Orizona é um dos Primeiros Municípios Goianos a receberem Medicamentos Homeopáticos contra a Dengue

GOIÁS AGORA - O secretário municipal de Saúde de Orizona, Renato Vieira da Cunha, recebeu nesta quarta-feira, 3 de abril, lote com medicamento ministrado em gotas profiláticas contra os sintomas da dengue. A entrega do medicamento aconteceu no HMA - Hospital de Medicina Alternativa para gestores de sete municípios goianos que participarão do programa piloto. O medicamento homeopático não é vacina e não imuniza o paciente, mas diminui os sintomas da doença que, consequentemente, reduzem o tempo de hospitalização e possível mortalidade.
As gotas produzidas pelo HMA fazem parte do Projeto Dengue e Homeopatia, que está treinando desde esta quarta-feira equipes das cidades de Orizona, Turvânia, Goiás, Goianira, Senador Canedo, Sanclerlândia e Cezarina a ministrarem o medicamento, que deverá ser distribuído também para outras 40 cidades no Estado.
As gotas funcionam como medida profilática para diminuir os efeitos da doença de quem, possivelmente, poderá vir a ser infectado pelo mosquito e para quem já está com a doença. “ Com as gotas é possível, sim, diminuir a morbidade e letalidade por conta da doença”, afirma o diretor do Hospital de Medicina Alternativa, Nestor Carvalho.
Esse projeto está sendo realizado por meio de uma parceria entre as SUNAS - Superintendências de Gerenciamento das Unidades Assistenciais de Saúde e SPAIS - Política de Atenção Integral à Saúde, ambas da Secretaria de Estado da Saúde e do HMA. O medicamento deverá estar disponível na semana que vem, para a população dos sete municípios selecionados.

Foto: Divulgação/ ISaúde-Bahia.

Secretário de Cultura de Orizona participa de Oficina sobre Implementação de Sistemas de Cultura

DA REDAÇÃO - O secretário municipal de Cultura de Orizona, Antônio Baiano, está participando desde ontem (03), da Oficina de Implementação de Sistemas de Cultura, promovida pelo  Governo de Goiás, por meio da SECULT - Secretaria de Estado da Cultura. A oficina acontecerá até nesta sexta-feira, 5 de abril. A abertura aconteceu ontem, no Vivence Suites Hotel, no Setor Oeste.
A iniciativa da realização da oficina tem como objetivo fomentar a implantação de sistemas de cultura nas diversas regiões do Estado de Goiás. A oficina visa capacitar gestores culturais do estado com acordos de cooperação federativa firmados com o MinC - Ministério da Cultura, fornecer subsídios aos gestores municipais e estaduais para viabilizar a implementação de sistemas de cultura, qualificar os participantes para orientarem os interessados quanto à adesão e conceitos do Sistema Nacional de Cultura e instruir os participantes sobre a institucionalização dos sistemas de cultura.
O evento foi direcionado a gestores responsáveis pela execução dos Planos de Trabalho, do Estado e municípios que celebraram Acordos de Cooperação Federativa, além de servidores, conselheiros de cultura e representantes de Pontos de Cultura.
Nesses primeiros dois dias, além da cerimônia de abertura, que contou com a presença do secretário estadual, Geovani Felipe, serão apresentados princípios, objetivos, processo de integração, componentes e implementação do SNC. Os conteúdos estão sendo desenvolvidos na forma de exposição e debates. No último dia, além da relação sistêmica entre os componentes e diagnóstico situacional, os participantes serão divididos em grupos para discutir e propor plano de trabalho para implementação do sistema de cultura (estadual ou municipal). A oficina será encerrada com a apresentação dos resultados.
O Município de Orizona pretende firmar o marco legal da cultura ainda neste semestre. Estão sendo elaborada a minuta do projeto de lei que após aprovada pelo legislativo, garantirá a criação do Sistema Municipal de Cultura, composto pela secretaria (já existente), pelo Conselho de Política Cultural e Fundo Municipal de Cultura. Outro projeto que está em processo de elaboração é o que cria o Plano Municipal de Cultura. O Município já fez adesão ao SNC - Sistema Nacional de Cultura e em breve pretende aderir ao Sistema Estadual, também em implantação.



Fotos: Assessoria/ Secult.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Paróquia de Orizona celebra Missa de Sétimo Dia por ocasião da Morte de Pe. Massimo Leoratto

DA REDAÇÃO - Por solicitação da comunidade católica orizonense, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, de Orizona-GO, realiza nesta quarta-feira, 3 de abril, missa de Sétimo Dia por ocorrência da morte do  Monsenhor Maximo Leoratto, ocorrida no último dia 26 de março, na Itália.
A celebração eucarística acontecerá às 19 horas, na igreja matriz do Centro da cidade. Pe. Massimo, natural da Diocese de Vicenza-Itália, veio para o Brasil no final do ano de 1968, munido em espírito das novidades e da revolução do Concílio Vaticano II. Trabalhou em diversas Paróquias da Diocese de Ipameri e em 2006 retornou para a Itália, onde veio a falecer.
Seu trabalho foi um importante estímulo para as comunidades por onde passou. Com espírito de associativismo e cooperativismo, implantou diversas cooperativas de trabalhadores por onde passou. Também auxiliou no embrião daquilo que seriam as CEBs - Comunidades Eclesiais de Base. Em Orizona, estimulou e apoiou as CEBs, o Centro Social Rural de Orizona, a formação e fortalecimento do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e das primeiras associações.

Policia Militar de Orizona prende Estuprador de Vulnerável

PM-GO - A guarnição composta pelo Sgt. Albino e Cb. Nunes, ao entrarem de serviço e tomarem conhecimento que o indivíduo S. R. da S.,de 19 anos, havia raptado a menor G. V., de 13 anos de idade, deste a última segunda-feira, 1º de abril, saíram em patrulhamento à procura do autor, onde por volta das 08h40min de ontem, 02, depararam com o jovem em poder da menor próximo a uma Boite localizada às margens da GO-330. A vítima se encontrava desmaiada e segundo relatório médico estava sob efeito de drogas. Em poder do autor os policiais ainda encontraram uma pequena quantidade de maconha. O autor que já possui várias outras passagem por furto em Orizona, foi conduzido para Delegacia de Polícia sendo autuado em Flagrante Delito.

Fonte: Ten Dário - Cmt do Pelotão PM de Orizona.

NOTA: 

O leitor mais leigo, quando ouve falar de Estupro de Vulnerável, já pensa em uma ato sexual violento que pode ocorrer contra a vontade da vítima. Para conter as interpretações equivocadas, citamos trecho de texto do jurista Ney Moura Teles a respeito do assunto:

"A lei 12.015, de 7.08.2009 acrescentou, ao Código Penal, o art. 217-A, contendo o tipo penal de estupro de vulnerável, assim definido: “Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos”. A pena cominada é reclusão, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos. O § 1° estabelece: “Incorre na mesma pena quem pratica as ações descritas no caput com alguém que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência."
A nova lei, atendendo antiga reivindicação da Doutrina, baniu do ordenamento jurídico-penal a presunção da violência contida no revogado art. 224 do Código Penal, e construiu, para proteger determinadas pessoas, o novo tipo penal, definindo, assim, a conduta proibida, pelo que ninguém mais será punido pelo que não fez, mas só quando realizar o comportamento proibido expressamente pela norma penal incriminadora.
O estupro de vulnerável não é, como pensam alguns, uma espécie do crime de estupro, definido no art. 213, porquanto não contém o elemento “constranger” daquele tipo. Um crime só é espécie de outro, quando contiver todos os mesmos elementos do outro e mais um ou alguns, ditos especializantes."


terça-feira, 2 de abril de 2013

Secretaria de Saúde realiza atividade em alusão aos Dias Mundiais da Saúde e da Atividade Física

SMS/NASF - Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde e Dia Mundial da Atividade Física, o NASF  - Núcleo de Apoio à Saúde da Família e a Secretaria Municipal de Saúde realizarão um grande evento de prevenção e promoção à saúde na Praça do Lazer nesta quarta-feira, dia 03 de abril de 2013, às 7 horas. O evento tem como objetivo mobilizar a população em geral sobre a importância da prática da atividade física, bem como orientar sobre hábitos saudáveis de vida.
Serão realizadas várias atividades, como: alongamento, caminhada, orientações de saúde, aferição da pressão arterial, peso e IMC - Índice de Massa Corporal, distribuição de informes educativos e sobre a Secretaria Municipal de Saúde e café da manhã saudável.

Fonte: Adriana Ribeiro Jayme, psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde.

Realizada neste sábado, 30 de março, escolha da Rainha da 21ª Festa do Peão de Orizona

DA REDAÇÃO - No baile de Escolha da Rainha e Rainha Mirim da 21ª Festa do Peão de Orizona, realizado neste sábado, 30 de março, no Parque de Exposições JV, a grande vencedora foi a jovem Thais Moreira, de família da região de Buritizinho. Daíse Silva Fernandes foi eleita a 1ª princesa e Denise Gonçalves, a 2ª princesa. Na categoria Mirim, a vencedora foi Hellen Cristina Martins. As pequenas Camila e Stephane foram as 1ª e 2ª princesas mirins, respectivamente.
O baile foi animado com show da banda Alabama Country. A 21ª Festa do Peão de Orizona será realizada de 6 e 9 de junho de 2013, no Parque de Exposições JV. O grupo Os Idealistas irá pelo segundo ano promover o tradicional evento.
A dupla Felipe e Falcão abrirá a festa no dia 6 de junho. No dia 7 teremos Zezé de Camargo e Luciano, que apresentará na cidade pela primeira vez. No sábado, dia 8, será a vez de Gino e Geno e no encerramento, dia 9, a atração ficará por conta do jovem e badalado Cristiano Araújo.

Foto: Acervo Thais Moreira via Facebook.

Detran-GO prorroga vencimento de Licenciamento de Veículos

DETRAN-GO - O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) comunica que, devido a problemas operacionais no sistema de arrecadação da Caixa Econômica Federal, foi prorrogado, até o próximo dia 5 (sexta-feira), o pagamento da 3ª parcela do IPVA/Licenciamento para veículos com placas final 1 e 2; 2ª parcela do IPVA para veículos com placa final 3; e 1ª parcela de IPVA para veículos com placa final 4. Pelo Calendário Anual de Licenciamento, essas parcelas venceriam hoje. A decisão, tomada para evitar transtornos aos usuários, foi comunicada pela Gerência de Comunicação do DETRAN-GO.
Por outro lado, as pessoas que estão quitando o IPVA/ Licenciamento em Orizona estão tendo uma surpresa desagradável quando vão à agência local do Detran: por um suposto problema interno, não conseguem emitir o CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. A previsão é que este problema seja solucionado até nesta quinta-feira, 04 de abril.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Autor de furtos de Toca CD foi preso em Orizona

POLÍCIA MILITAR - Na noite desta quinta para sexta-feira, 28 para 29 de março, um veículo foi arrombado no centro de Orizona, tendo um toca CD marca Pionner furtado. Na sexta-feira a PM foi acionada para atendimento de outra ocorrência de arrombamento em veículo, onde uma pessoa foi surpreendida tentando furtar outro aparelho de som de um veículo, porém desta vez o autor foi preso e ao ser indagado sobre o outro aparelho de som furtado na madrugada confessou a autoria, sendo o mesmo recuperado. O autor W.S. C, que se encontrava hospedado em um hotel na cidade juntamente com mais uma comparsa foram levados para a central de flagrantes em Pires do Rio e autuados em flagrante delito. 
Também na madrugada deste sábado para domingo, 30 para 31/03, um condutor de veículo foi preso e autuado em flagrante delito, por ter sido surpreendido pela PM dirigindo um Fiat Siena alcoolizado. O mesmo além de responder criminalmente, teve seu veículo e CNH apreendidos, bem como foi notificado de acordo com a legislação vigente. 

Fonte: Tenente Dário - Cmt. do Pelotão PM de Orizona.