sábado, 18 de maio de 2019

Ação Social realiza diversas ações em comemoração ao Dia das Mães

DA PREFEITURA MUNICIPAL - Na última segunda-feira (13), a secretaria municipal de Ação Social realizou uma tarde especial em homenagem ao Dia das Mães. As mães atendidas pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos receberam tratamentos estéticos como manicure, corte e escova nos cabelos, limpeza de pele, maquiagem e designer de sobrancelhas.
Este momento foi realizado em parceria com profissionais de beleza, Ana Paula (Arrazus Stúdio de Beleza), Reinaldo Gonçalves (Linda Mulher – Centro de Beleza), Larissa Ferreira, Katiúscia Alves, Suéllen Christine, Elda Castro, Edilene, Gislene Sousa, que dedicaram o seu trabalho de forma gratuita para atender nossas participantes. 
No período da noite, na Praça da Amizade, aconteceu a confraternização em alusão ao Dia das Mães, também promovido pela secretaria de Ação Social.

Vereadores solicitam serviços de manutenção das ruas de Orizona

DA REDAÇÃO - A manutenção de ruas, avenidas e estradas rurais foi mais uma vez nesta estação, uma questão que causou muitas discussões e insatisfação da população orizonense. Neste sentido, o vereador Valdivino de Freitas Lemes - Vino do Bar (PP), apresentou na 2ª sessão de maio da Câmara Municipal, realizada no dia 14, mais um requerimento ao prefeito Dr. Joaquim Marçal, desta vez a respeito da manutenção de ruas nas proximidades do acesso ao Cemitério Municipal.
Aproveitando a oportunidade, o vereador Jeremias Mendes (PP) propôs emenda ao requerimento, solicitando que a administração municipal faça os serviços em toda a cidade, uma vez que as chuvas diminuíram e assim, não haveriam impedimentos meteorológicos para tal ação.
O vereador Altaídes de Sousa Filho - Taíde (PSD), durante comentário da proposta, citou que Adolfo Antonio de Sousa (Adolfinho) é o novo responsável pelos serviços urbanos da secretaria de Obras. O vereador disse que confia muito em seu trabalho. Taíde também comentou que muitas vezes a população cobra dos vereadores serviços que são de exclusiva responsabilidade do Executivo, mais que entende a situação e tenta contribuir dentro do possível.
O requerimento apresentado pelo vereador Vino do Bar foi aprovado.

Cidadão poderá interagir com a Prefeitura através do WhatsApp

PORTAL DA PREFEITURA - A Prefeitura Municipal de Orizona está implantando um serviço gratuito de divulgação das ações desenvolvidas por todas as secretarias e departamentos, processos seletivos, credenciamento, concurso público e demais notícias diretamente no celular.
Como cadastrar:
Adicione o número (64) 3474-1491 aos contatos do seu celular. Envie mensagem pelo WhatsApp para o número que acabou de salvar, informando seu nome e o bairro onde mora. Desta forma, você receberá a mensagem de confirmação de cadastro e já estará apto a receber todas as novidades da administração municipal.
Além desse serviço, a Prefeitura disponibilizava anteriormente o atendimento de sua Ouvidoria. Dentre as possibilidades de interação da comunidade com o  órgão, está o acesso através do Portal www.orizona.go.gov.br, onde é possível fazer denúncias, reclamações, elogios, solicitações e sugestões.
PARA ACESSAR A OUVIDORIA E FAZER SUA MANIFESTAÇÃO, CLIQUE AQUI.

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Câmara Municipal repassa dinheiro para Centro de Convivência e Manutenção de Estradas Rurais

DA REDAÇÃO - O presidente da Câmara Municipal de Orizona Renato Vieira da Cunha (MDB), em nome de todos os vereadores, entregou no dia 15 de maio à direção do Centro de Convivência do Idoso Campo Formoso, o primeiro cheque no valor de R$ 40.000,00 para auxilio na manutenção das despesas da instituição. No segundo semestre, o Município, com devolução do legislativo, repassará nova parcela de igual valor.
Na sessão legislativa da terça-feira, 14 de maio, Renato havia comunicado aos demais vereadores que estaria naquela data repassando à Prefeitura um cheque de R$ 40.000,00 e que o valor seria encaminhado imediatamente para o Centro de Convivência, uma vez que o Termo de Convênio estava pronto e assinado.
Em outra devolução de recursos ao Executivo, a Câmara Municipal custeará com o valor equivalente a 10 mil litros de óleo diesel as despesas de manutenção das principais estradas do município, ou seja, aquelas que dão acesso aos povoados e regiões.

Município de Orizona recebe mais uma Ambulância para o Transporte de Pacientes

DA REDAÇÃO - A secretaria municipal de Saúde de Orizona recebeu mais uma ambulância zero quilômetro, que será usado nos serviços de transporte de pacientes em condição de urgência ou emergência. O prefeito Joaquim Marçal e a secretária Maria das Dores Pereira entregaram simbolicamente o benefício à população durante a confraternização do dia das Mães, realizada pela secretaria de Ação Social na última segunda-feira, 13 de maio.

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Vereador Carlos Eduardo cobra regularidade no Atendimento Médico em Buritizinho e Corumbajuba

DA REDAÇÃO - Em requerimento apresentado pelo vereador Carlos Eduardo da Silva (PSD) e aprovado durante a segunda sessão legislativa de maio no plenário da Câmara Municipal de Orizona, realizada em 14 do referido mês, foi solicitado à secretaria municipal de Saúde que haja regularidade no atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde de Buritizinho e Corumbajuba.
Segundo o vereador, a profissional que trabalha na área vem deixando a desejar no que se refere à assiduidade. Neste ano também faltou médico por dois meses nas respectivas localidades.
No requerimento, o vereador solicitou que fossem informados os nomes dos médicos credenciados no município e as suas respectivas cargas horárias. Esse último item foi sugerido pelo vereador Altaídes de Sousa Filho (PSD) durante as discussões da matéria.
O presidente da Câmara, vereador Renato Vieira da Cunha (MDB), comentou que enquanto foi secretário de Saúde, o Ministério Público Federal (MPF)  fez recomendações que se fosse publicado nos locais adequados a relação dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família, bem como os locais de trabalho e suas cargas horárias.

Em carta, novo bispo de Ipameri se dirige ao 'Povo de Deus daquela Igreja particular'

DIOCESE DE IPAMERI - Monsenhor José Francisco Rodrigues do Rêgo, nomeado pelo papa Francisco na manhã desta quarta-feira (15) bispo da Diocese de Ipameri (GO) escreveu Carta ao Povo de Deus daquela Igreja particular, na qual ele destaca sua alegria em dirigir-se pela primeira vez ao povo de Deus da Diocese de Ipameri. No texto, ele comenta que deu sua resposta ao serviço da Igreja, “movido pela fé, confiante tão somente na misericórdia divina, em uma atitude de acatamento filial a Cristo Jesus”.
Ele também tece agradecimentos ao Pe. Orcalino Lopes da Silva, Administrador Diocesano de Ipameri no período da vacância da Diocese e ao Colégio de Consultores que o ajudou nesta caminhada que durou mais de um ano. “Parabenizo-o por conduzir tão bem a Diocese de Ipameri, juntamente com o Colégio de Consultores”, afirma.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Educadores do município de Orizona aderem à Greve Nacional da Educação

DA REDAÇÃO - Profissionais da Educação do município de Orizona aderiram às paralisações da Greve e Dia Nacional de Lutas pela Educação Pública. Não houveram aulas nas escolas das redes Municipal e Estadual nesta quarta-feira, 15 de maio. Centenas de educadores e estudantes participaram de um ato, partindo da Praça do Lazer e seguindo pelas ruas do Centro da cidade, passando pela Prefeitura e Câmara Municipal de Orizona.
Os manifestantes gritaram palavras e ordem e reafirmaram pontos de pauta do movimento, contrário aos cortes no orçamento, promovidos pelo Governo Federal. O ato também se posicionou contra a reforma da Previdência, inclusive com abaixo-assinado e coletas de assinaturas, além de se posicionar contra o projeto da Escola Sem Partido. O prefeito Joaquim Marçal, o vereador Carlos Eduardo e a secretária de Educação Adriany Santos, acompanharam o ato, dando apoio ao movimento.
Segundo o portal Mais Goiás, ao todo, no Estado, cerca de 40 municípios aderiram à paralisação nacional. Mobilizações aconteceram no Distrito Federal em todos os Estados da federação.

Papa Francisco nomeia novo bispo para a Diocese de Ipameri

DO SECRETARIADO DA CNBB/ DA REDAÇÃO - O Papa Francisco, nesta quarta-feira (15), nomeou o Pe. José Francisco Rodrigues do Rêgo como novo bispo da diocese vacante de Ipameri (GO). Atualmente, ele era pároco da Catedral de Uruaçu (GO). Padre José Francisco Rodrigues do Rêgo, nasceu dia 24 de Dezembro de 1966, em Barras (PI). É filho do senhor Agostinho Rodrigues do Rêgo e da senhora Maria Creuza do Rêgo. Cursou da 1ª até a 5ª Série do ensino fundamental em Barras e, continuou os estudos até a 8ª Série do ensino fundamental em Brasília (DF), em escolas públicas.Ingressou no Seminário Menor São José da Diocese de Uruaçu, em 20 de Janeiro de 1984, onde cursou todo o ensino médio no Colégio Nossa Senhora Aparecida em Uruaçu (GO). Em Janeiro de 1987, continuou seus estudos no Seminário São José da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), cursou a Filosofia e tornou-se Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia João Paulo II. Em Fevereiro de 1989, iniciou o curso de Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima da Arquidiocese de Brasília e concluiu em Dezembro de 1992.

Secretarias de Saúde e de Obras iniciam ações de combate ao mosquita da Dengue

DA REDAÇÃO - As secretarias municipais de Saúde e de Obras iniciaram nesta quarta-feira (15) uma mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti nos bairros da cidade de Orizona. Neste primeiro dia, agentes comunitários de saúde e de combate às endemias visitaram as residências dos bairros Cinelândia e Nossa Senhora de Fátima, distribuindo material orientativo de como combater o mosquito e prevenir contra a dengue, zika e chikungunya. 
Além disso, a partir da próxima segunda-feira (20) a prefeitura, através da secretaria de Obras, estará recolhendo lixo de maior porte nos bairros Cinelândia e Nossa Senhora de Fátima. Por isso, a administração municipal está orientando para que os moradores que desejarem descartar materiais que estejam no interior dos lotes, que o façam colocando-os para fora, pois na ocasião os mesmos serão recolhidos.
Ainda segundo a prefeitura, esta ação conjunta irá ser realizada em todos os bairros da cidade, por etapas.

terça-feira, 14 de maio de 2019

Prefeito de Orizona vai ao FNDE em busca de benefícios para a Educação

ASCOM/ PREFEITURA MUNICIPAL - O prefeito municipal de Orizona, Joaquim Marçal, acompanhado da secretária de Educação Adriany dos Santos e dos servidores públicos Wender Caixeta e Daniel Hipólito, cumpriu nesta terça-feira (14) agenda no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), buscando benefícios para a educação de nosso município. 
Na ocasião o Prefeito, protocolou um documento solicitando o desbloqueio da verba da merenda escolar. Foi a segunda vez neste ano que o prefeito e a secretária estiveram em Brasília para tratar dos recursos da merenda escolar. O Ministério da Educação havia bloqueado os repasses para Orizona por conta de irregularidades em prestações de contas de anos anteriores.
Ao final do dia, a assessoria da Prefeitura comunicou pelas redes sociais que o grupo voltava de Brasília com novidades referentes a essa pauta.