sábado, 28 de agosto de 2010

Orizona perde na abertura do 2º Turno da Copa Flávios

O Orizona Esporte Clube jogou neste sábado (28) contra o Gyn Sports e perdeu por 4 a 2. A partida, válida pela 1ª rodada do 2º turno, grupo 2 da Copa Flávios/ Umbro de Futebol Amador foi realizada no campo 2 da Saneago, em Goiânia. Na outra partida do grupo, Juventus/ Goianira e Sol Nascente/ Trindade empataram em 1 a 1 no Delta, em Goianira.
Mesmo com o empate, o Sol Nascente continua lider do grupo com 10 pontos. O Orizona vem em 2º com 7 e Resende, Juventus e Gyn Sports estão empatados, ambos com 5 pontos. Na próxima rodada, a equipe orizonense não atuará. Sol Nascente x Gyn Sports e Resende x Juventus são as partidas da 2ª rodada. O Orizona só jogará dia 12 de setembro, em casa, contra o Resende/ Professor Jamil.

Quando a política (ou politiquice) pode ameaçar uma vida

Você, caro leitor, não está entendendo o título dessa matéria? Pois bem, vamos contar através de um pequeno e suposto fato: imagine uma pequena cidade do interior do Brasil onde não exista hospital público e todo o atendimento de média complexidade acontece no único hospital, que é particular. Quando há necessidade de encaminhar um paciente que necessita de atendimento especializado, o hospital aciona as ambulâncias da secretaria de saúde daquele município, que possui inclusive uma unidade básica do Samu 192.
Imagine agora que em um belo dia chega uma paciente no sétimo mês de gestação com complicações na gravidez e entrando em trabalho de parto. O médico plantonista diante da gravidade resolve encaminhar a paciente para um centro especializado. O mesmo médico, que também seria presidente de um partido de oposição ao do prefeito, decide que a paciente deverá ser encaminhada em uma unidade convencional sem nenhum equipamento para apoio em emergências, afinal mobilizar a USB do Samu 192, acredita o médico de forma equivocada, daria visibilidade à administração municipal.
Por sorte da paciente, uma funcionária do próprio hospital aciona o serviço 192, mesmo sendo repreendida pelo médico plantonista. Tansportada ao centro especializado por uma unidade com socorristas treinados e todos os equipamentos de pronto atendimento necessários, a paciente chega em segurança ao seu destino e assegura a sua vida e a vida da criança.
Agora, por fim, imagine que a cidade que aconteceu esse suposto fato seja a sua. Você sentiria indignação? Pois digo que pessoalmente sentiria muito e nas próximas eleições refletiria muito sobre quais seriam as lideranças políticas que de fato mereceriam o meu respeito. Afinal, como pode alguém colocar duas vidas em 'cheque' apenas por um pequeno capricho partidário? Pense nisso você também.

Ponte Funda está recebendo neste sábado o Campo Saúde

O Sistema Faeg/Senar, o Sindicato Rural e a prefeitura municipal de Vianópolis realizam mais uma edição do Programa Campo Saúde, neste sábado (28). O evento está ocorrendo no povoado Ponte Funda. O Campo Saúde nasceu para atender comunidades rurais que sofrem com as dificuldades de acesso aos serviços gratuitos de saúde. Nesta edição estão sendo oferecidos, gratuitamente, atendimentos de médicos especialistas em oftalmologia, ginecologia, dermatologia, pediatria, clínica geral e odontologia.
Há aferição de pressão, teste de glicemia, vacinação, corte de cabelo e serão emitidos documentos como CPF e carteira de trabalho. As crianças aprendem como escovar os dentes de forma correta no “escovódromo”, além de ter à disposição carrinho de pipoca, algodão doce e pula-pula.
O Programa Campo Saúde é uma realização da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar), Sindicato Rural e prefeitura municipal de Vianópolis. O programa foi lançado em 2008 e consolidado como um dos maiores programas de responsabilidade social do Sistema Faeg/Senar. Esta é a 17ª edição deste ano. Os atendimentos do Campo Saúde serão das 8 às 17 horas. (Faeg-Senar).

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Estado não deverá ter chuvas até meados de setembro

Goiás continua sem previsão de chuva pelo menos até o dia 7 de setembro, de acordo com o Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Sectec. Significa que as temperaturas vão continuar altas e a umidade baixa, piorando a qualidade do ar e aumentando os focos de incêndio em todo o Estado. O resultado disso para amanhã (27) é mais um dia ensolarado sobre todas as áreas do Estado. Uma grande massa de ar seco cobre toda a região e dificulta a formação de nuvens, com isso não há condições para chuva. Névoa seca e baixa umidade do ar, principalmente no período da tarde. O calor predomina. A noite permanece fria, com o menor valor previsto para a região Sul de aproximandamente 10º C, e o dia registrando calor próximo dos 40 ºC na região Oeste e Norte. Em Orizona, haverá Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. A temperatura varia de 17 a 34º C, com umidade acima de 28%. Esta previsão também vale para o sábado, 28 de agosto. (Clima Tempo).

ITR poderá ser declarado até dia 30 de setembro

A Secretaria de Estado da Agricultura informa aos proprietários rurais que vão ter 21 dias úteis para declarar o Imposto Territorial Rural 2010. O novo período para a entrega do documento é de 1º a 30 de setembro. A decisão foi tomada pela Receita Federal. A não apresentação da declaração no prazo implica em multa de R$ 50 e impede o fazendeiro de obter a Certidão Negativa de Débitos, documento indispensável para registro de compra ou venda de propriedade rural e na obtenção de financiamento agrícola. Maiores informações, clique aqui. (Agecom/ Rádio Rio Vermelho).

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Nilton Pinto & Tom Carvalho em Orizona nesta quarta-feira

A dupla de humoristas goianos Nilton Pinto & Tom Carvalho volta a Orizona nesta quarta-feira (25) e trás o seu novo show "Baderna da Vida Moderna". Será um Show Beneficente em favor do Centro de Convivência Campo Formoso, a partir das 21 horas na Quadra Paroquial de Orizona.
Ingressos estão sendo vendidos antecipadamente no valor de 10 reais no Supermercado Ribeiro, LL Aviamentos, Drogavida, Laticínios JL, Dom Bosco Eletromóveis, Supermercado Cleymar, Laboratório da Maria Clara, Radio Orizona Fm, Centro de Convivência Campo Formoso e Cartório da Beth Helou. Venha passar mal de tanto rir e ao mesmo tempo ajudar uma causa extremamente nobre. (Rádio Orizona Web).

Assembleia de Deus de Orizona promove o XI COMAORI

A Igreja Assembleia de Deus de Orizona e a Mocidade Filadélfia realizarão nos dias 28 e 29 de agosto, o XI COMAORI - Congresso da Mocidade da Assembleia de Deus de Orizona. O evento acontecerá no Templo Sede da Assembleia de Deus de Orizona (Rua Pio José da Silva, 09 - Centro, próximo ao Colégio Estadual Sen. José da Costa Pereira).
O XI COMAORI vem com o tema "Renovo" e lema "Renova nossos dias como dantes (Lm 5:21b)". O congresso será presidido pelo Pr. Lourival Dias Neto, com direção do Pr. Jair Fernandes, preleção dos pastores Alessandro Aguiar e Wilson e liderado pelos jovens Hernane Avelar, Gislene e Álife Saavedra. Contará também com a presença dos cantores Alex & Oziel, Mocidade Filadélfia e Cantores da Região.
Maiores informações, clique aqui.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Inscrições para portador de diploma no IFGoiano - Urutai

O Campus Urutaí do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) está com inscrições abertas até esta terça-feira, 24, para o processo de admissão nos cursos superiores nas modalidades reingresso, transferência e portador de diploma.
Os documentos necessários a inscrição, bem como o período de atendimento estão descritos no edital disponível na página www.ifgoiano.edu.br/urutai. As vagas são para os cursos de Agronomia, Gestão Ambiental, Alimentos, Irrigação e Drenagem, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, Matemática, Biologia e Engenharia Agrícola. (Jornal do Sudeste).

Baixa umidade do ar atinge dez estados e provoca danos

No Brasil o desafio é conviver com a umidade baixa. O clima está tão seco que a garganta seca, o nariz pode sangrar e aumentaram os casos de asma e bronquite. Os postos de saúde estão lotados. Clima de deserto no Centro-Oeste. O ar está muito seco: o índice de umidade relativa chegou a 7% em Brasília na semana passada, muito abaixo dos 60% recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os postos de saúde estão lotados: "garganta seca, nariz entupido, está com febre, dor no ouvido", conta uma mãe. "Eu estava repirando só pela boca, tava entupido. Muito ruim", reclama um paciente. Chuva, mesmo, na região só no mês de Setembro, é o que diz o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Com o clima assim tão seco: Alerta nas escolas.
A baixa umidade do ar atinge dez estados. A situação é mais crítica no interior do Brasil. De acordo com o Inpe, a massa de ar seco está chegando perto do litoral o que é bastante incomum. Hoje (24), segundo o Clima Tempo, Orizona terá uma umidade que varia de 32 a 75% e temperaturas de 12 a 33º C, com Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. (G1/Clima Tempo).

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Orizona termina 1º turno da Copa Flávios na 2ª posição

A equipe do Orizona Esporte Clube terminou o 1º turno da 1ª fase da Copa Flávios/ Umbro de Futebol Amador 2010 na 2ª colocação do grupo 2, somando 7 pontos. O grupo está sendo liderado pela equipe do Sol Nascente/ Trindade com 9 pontos. Na 3ª colocação vem o Resende/ Prof. Jamil com 5 pontos, o Juventus/ Goianira está na 4ª colocação com 4 pontos e o Gyn Sports vem em último com apenas 2 pontos.
No encerramento do 1º turno, o Gyn Sports perdeu em casa para o Sol Nascente por 2 a 0, na quinta-feira (19) e no sábado (21) o Resende venceu o Juventus em Goianira por 3 a 1. No próximo sábado, dia 28, o Orizona pega o Gyn Sports em Goiânia e o Juventus joga em casa contra o Sol Nascente, partidas válidas pela 1ª rodada do 2º turno.

Samu 192 já está em funcionamento em Orizona

O prefeito Felipe Dias e o secretário de Saúde Renato V. Cunha entregaram hoje (23) à comunidade uma unidade de atendimento do SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A unidade básica, toda equipada, com equipe de plantão 24 horas por dia já está atendendo às demandas. A implantação do serviço demorou um pouco mais porque enquanto outros municípios começaram a funcionar sem as condições mínimas necessárias de exigências técnicas, Orizona equipou adequadamento todo o serviço de atendimento.
O SAMU192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, criada em 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência. O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.
As Centrais de Regulação tem um papel primeiro e indispensável para o resultado positivo do atendimento, sendo o socorro feito após chamada gratuita, para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação em Aparecida de Goiânia que identificam a emergência e, imediatamente, designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local. Nesse momento faz-se o pronto atendimento e o paciente será encaminhado para um leito hospitar mais próximo.

domingo, 22 de agosto de 2010

Sindicato dos Trabalhadores realiza Assembleia Geral

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Orizona realizou neste sábado, 21 de agosto, a sua Assembleia Geral, com a presença de mais de 300 associados. A assembleia aconteceu como de costume no auditório Antonio Olavo da Costa, na sede da entidade.
Foi a primeira assembleia depois da posse da nova diretoria. O presidente João Bosco de Lima trouxe na pauta vários assuntos de relevância para o Sindicato. Comunicou que várias mudanças foram providenciadas para a melhoria do atendimento aos associados, como a aquisição de novas cadeiras para a recepção, recuperação de equipamentos de som e instalação de novos ventiladores para o auditório. O atendimento odontológico foi ampliado, inclusive com a contratação de mais uma cirurgiã dentista.
Oito famílias de pequenos agricultores tiveram seus projetos aprovados e poderão ser beneficiados pelo programa Minha Casa Minha Vida, uma parceria do sindicato, Fetaeg e Caixa Econômica. Outros projetos que estão paralizados na Caixa poderão ser agilizados se os associados em questão providenciarem a documentação, que encontra incompleta. A direção informou também aos associados que um auditório que deverá ser construído com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, via território da Estrada de Ferro teve apreciação junto ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, foi cadastrado no Siconv, não teve parecer técnico, mas está em quarto na ordem de prioridade e provalvemente será viabilizado no próximo exercício.
O presidente João Bosco entregou carteirinhas a novos associados, como o Sr. Pedro Jacinto, um sócio histórico que havia afastado do Sindicato por questões pessoais e agora associou-se novamente.
A assembleia encerrou com uma fala do vice-prefeito Antonio Baiano, candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores. Baiano contou que nesse período eleitoral já esteve em 37 municípios e o apoio a sua campanha tem sido muito grande, inclusive com adesões formais como do Polo Sindical do Sudoeste, do Território da Estrada de Ferro, da Creditag Orizona, além de outras entidades. Baiano finalizou contando que dos mais de 600 candidatos, apenas ele é efetivamente a voz da agricultura familiar e da educação do campo.