quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Vacinação contra a Paralisia Infantil IV

Não dá pra Vacilar. Mais uma vez, tem que vacinar. Com esse slogan o Ministério da Saúde convoca os pais e responsáveis para levar crianças menores de cinco anos para tomar mais uma dose da vacina contra a paralisia infantil. É a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, neste sábado, dia 19.
Em Goiás a meta é imunizar 472.339 crianças desta faixa etária. Mais de 4.900 pessoas estarão envolvidas na Campanha para atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de 95% de cobertura vacinal em pelo menos 80% dos municípios. Estarão disponíveis em todo o Estado, 789 postos de vacinação fixos e outros 1.020 volantes. Durante a primeira etapa foram vacinadas mais de 95% das crianças. Nos anos anteriores, a meta da Campanha também foi alcançada na cobertura vacinal e homogeneidade preconizada. Os trabalhos começam às 8 horas e seguem até as 17 horas, sem interrupção do atendimento.
Na mesma ocasião, haverá vacinação seletiva contra rubéola para adultos de 20 a 39 anos de idade, que não foram imunizados em 2008. E no caso dos adultos, cerca de 63 mil vão receber a dupla viral (rubeóla e sarampo). Nos postos fixos, os pais poderão atualizar os cartões de vacinação, já que estarão disponíveis as vacinas de rotina, para todas as faixas etárias. Em Orizona, os pontos de vacinação serão os tradicionais: Posto de Sáude do bairro Santa Maria, Centros de Saúde dos bairros Santa Luzia e Nossa Senhora de Fátima e na Secretaria de Educação, na Praça do Lazer. Maiores informações, ligue: (64)3474-1427.
Fonte: Agecom.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Seminário de Pecuária Leiteira

O município de Orizona foi o terceiro a sediar a edição 2009 dos Seminários Regionais de Pecuária de Leite em Goiás. O evento - promovido pelo Sistema Faeg/Senar e Sindicatos Rurais – tem em seu cronograma sete seminários agendados em municípios das principais regiões produtoras de leite do Estado. O Seminário foi realizado no dia 14 de setembro, com início às 9 horas, no Tattersal do Anteres, durante a Festa do Leite 2009.
O Seminário levou aos pecuaristas de leite informações sobre os sistemas de produção (como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta), qualidade do leite, sanidade animal e mercado lácteo e tem o objetivo de integrar as regiões produtoras do estado. O Presidente da Comissão de Pecuária de Leite da Faeg, Antônio da Silva Pinto, explica que há uma preocupação em levantar os problemas dos produtores de cada região e fomentar a integração de toda a cadeia.
“Os gargalos e desafios da cadeia de leite levantados durante os sete seminários serão debatidos no grande Seminário Estadual de Pecuária de Leite, em Goiânia”, explica. O Seminário Estadual será realizado no dia 8 de outubro, no Oliveira’s Place, em Goiânia. Ele fechará a edição 2009 dos seminários de leite e reunirá cerca de mil produtores do estado.
Nos dias 17 e 18 de setembro, serão os municípios de Mineiros e Piranhas que vão sediar o Seminário Regional de Pecuária de Leite. A programação será a mesma para os municípios.
Fonte: Faeg.

A abertura da Festa do Leite

Dia 12 de setembro aconteceu a abertura da Festa do Leite 2009 e Comemoração do 159º Aniversário de Orizona. Às 6 horas da manhã as atividades iniciaram com as ordenhas do primeiro dia de Torneio Leiteiro. 10 pecuarista participam da competição na modalidade individual.
Às 13:30 horas, iniciou-se o 1º Leilão dos Produtores de Leite de Orizona, realizado pelo Sindicato Rural e Leilomaster, com a participação de 130 vacas e novilhas Holandezas, Jersolando e Girolando, distribuidas em 92 lotes. As fêmeas participantes vieram de propriedades como a de Antonio Gonzaga, Haroldo Max, Hélio Frutuoso, Nilson Nicoli, Odilon Aires, Oleno Marçal e Sandoval Aleluia.
A noite, com um público que impressionou, André & Andrade fizeram um show inesquecível, ao cantar musicas de seu repertório e clássicos da música sertaneja. Ainda houve tempo para Bruno César & Nunes Filho encerrarem a primeira noite de festividades.