sexta-feira, 12 de março de 2010

Lula participa da abertura da II CNC

Diversidade, cidadania e desenvolvimento. Essa foi a tônica dos discursos na cerimônia de abertura da II Conferência Nacional de Cultura (CNC), realizada nesta quinta-feira, 11 de março, no Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília (DF). Entre as autoridades presentes, estavam o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; e os ministros Dilma Roussef (Casa Civil), Juca Ferreira (Cultura), Franklin Martins (Comunicação Social), Orlando Silva (Esportes) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome).
O presidente Lula reforçou em seu discurso a necessidade de uma melhor distribuição dos recursos no setor cultural. “Nós descobrimos que onde há dinheiro, há muita cultura, mas que também há muita cultura onde não há dinheiro”, afirmou. Para Lula, a grande presença de atores da sociedade civil e da classe artística na II CNC representa um avanço na construção das políticas públicas brasileiras. “É preciso ter um povo que sonha, que reivindica, pois a participação de vocês tornará tudo mais rico”, discursou.
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, destacou que a gestão cultural foi feita de dois modos no Brasil, a primeira através da imposição e a segunda marcada pela participação popular. “Hoje, tratamos a cultura com um estado presente, mas não impositivo, por essa razão, a participação de vocês nessa construção é de suma importância”, salientou. (Minc).
O vice-prefeito de Orizona, Antonio Baiano, é o único delegado representante da região Estrada de Ferro que está participando da II CNC.

Congresso em Silvânia começa hoje

Em todo o País, a agricultura familiar ocupa mais de 4 milhões de estabelecimentos agropecuários (90% do total) e responde por 40% do valor da produção agropecuária. Isso equivale à metade dos produtos que compõem a cesta básica. Em tal contexto, o Conselho Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável da Estrada de Ferro realiza a partir de hoje (12) o 1º Congresso da Agricultura Familiar do Território Estrada de Ferro, encontro que ocorrerá até dia 14, na UBEC/CENTAF, no município de Silvânia.
O congresso resulta de ação levada a campo, desde 2009, sendo dividido em cinco etapas. Reuniões de planejamento de seminário com técnicos e coordenadores de setor da Seagro e do Território, sensibilização com lideranças de municípios integrantes do território, bem como de técnicos e do setor privado, além de seminários municipais em 13 dos 14 municípios, participam da iniciativa.
O Território Estrada de Ferro é formado pelos municípios de Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Caldazinha, Cristianópolis, Gameleira de Goiás, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Palmelo, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, São Miguel do Passa Quatro, Silvânia, Urutaí e Vianópolis, localizados na Região Sudeste do Estado de Goiás. O evento conta com apoio da Seagro, Fetaeg, Sebrae, MDA e das prefeituras que integram o Território. (Seagro).

quinta-feira, 11 de março de 2010

Baiano na Conferência Nacional de Cultura

De hoje (11) a domingo (14), Brasília será palco de grandes discussões sobre Cultura envolvendo artistas, produtores culturais, investidores, gestores e representantes da sociedade de todo o país. Eles estarão reunidos na II Conferência Nacional de Cultura (CNC), que acontece no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, com o objetivo de debater, aperfeiçoar e formular políticas públicas da área. Na abertura do encontro, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, receberá o presidente da República em exercício, José Alencar, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e secretários estaduais e municipais de Cultura. A cerimônia de abertura, nesta quinta-feira, será no Teatro Nacional Cláudio Santoro.
O vice-prefeito de Orizona, Antonio Baiano, participa da Conferência e é o único representante da região Estrada de Ferro. Segundo Baiano, em entrevista no início dessa tarde de quinta-feira, no momento está ocorrendo a organização da plenária e a aprovação do regimento da CNC. O mesmo participará durante a Conferencia do eixo "Cultura, Cidade e Cidadania". O vice-prefeito de Orizona, que é um militante das questões sociais e culturais, é pré-candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Assembleia Geral da Creditag de Orizona

A Creditag-Orizona (Cooperativa de Crédito Rural da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Orizona), realizará amanhã, dia 12 de março, a sua Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas do exercício 2009 e eleição do novo Conselho Fiscal e Administrativo.
A assembleia acontecerá no auditório Antonio Olavo da Costa, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orizona, localizado na Av. Egerineu Teixeira, 71 - Bairro Nossa Senhora de Fátima, em primeira convocação às 7 horas com presença mínima de 2/3 dos associados aptos a votar, em segunda convocação às 8 horas, com metade mais um dos associados aptos ou às 9 horas, com pelo menos 10 associados em condições de votar. Atualmente, a Creditag-Orizona possui 1.075 sócios em dia com suas obrigações.
Na pauta da assembleia está a prestação de contas e o parecer do Conselho Fiscal, a apresentação do relatório de gestão, o balancete do 1º e 2º semestre de 2009, o parecer dos auditores, a destinação de sobras (ou rateio das perdas), a eleição dos novos componentes do Conselho de Administração e Conselho Fiscal e a fixação do valor dos honorários, das gratificações e da cédula de presença dos membros do conselho.
Segundo o presidente da entidade, Deuslírio Gonçalves, na ocasião haverá sorteio de um cheque no valor de 1 mil reais, alem da distribuição de brindes e camisetas. Nesta data, a Seagro (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás), através do secretário Leonardo Veloso, entregará a entidade um carro 0 Km.

quarta-feira, 10 de março de 2010

EFAORI recebe veículo de Furnas

A empresa estatal Furnas Centrais Elétricas S.A., através do programa Furnas Social, repassou ao Centro Social Rural de Orizona, recurso na ordem de 30 mil reais, que está sendo utilizado para a aquisição de um veículo utilitário, um notebook e um datashow. O veículo, uma Strada, já foi adquirido e já foi recebido pela direção da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona.
Nesta semana, os equipamentos que também fazem parte do projeto serão comprados. As aquisições serão utilizadas nas visitas aos estudantes e no trabalho de assistência técnica da EFAORI.

Roubo em mercearia em Pires do Rio

Mesmo dando trabalho para a equipe do GPT de Pires do Rio – GO, que correu a pé para prender o autor, chegando a danificar a farda e provocar escoriações nos PMs, foi efetuada a prisão em flagrante de Edison Humberto Gomes de Oliveira – vulgo “Edinho” – que acabava de cometer um roubo na mercearia Popular, situada à Rua 3A, Bairro Sinhô Nogueira, em Pires do Rio.
O marginal chegou no estabelecimento, pediu uma coca-cola e em seguida anunciou o roubo à proprietária. Após pegar o dinheiro e sair andando pela rua, a mulher pediu ajuda e comunicou a PM. De posse das informações, o Sgt Lima e o Sd Marcelo repassaram às outras viaturas de serviço. A equipe do GPT composta pelos Sgt Assis, Sd Alvino e Sd Martins foram efetuar abordagem, onde o meliante tentou empreender fuga, se deparando com uma equipe do Batalhão Rodoviário, sendo efetuada a prisão. (PM-GO).

Territórios apresentam projetos para 2010

Representantes dos territórios rurais goianos reuniram ontem (9) na Seagro - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para apresentar os projetos em benefício dos municípios e para discutir os recursos para este ano. Se os projetos forem aprovados, a Seagro libera os recursos para sua execução. São sete Territórios Rurais em Goiás: Vale do Paraná, Médio Araguaia, Rio Vermelho, Estrada de Ferro, Vale do Araguaia, Vale do São Patrício e Chapada dos Veadeiros. Os territórios envolvem cerca de 90 municípios do Estado.
O Território da Estrada de Ferro realiza, de 12 a 14 de março, no Ginásio Anchieta, em Silvânia, o I Congresso Regional da Agricultura Familiar. A organização prevê a participação de 350 pequenos agricultores de 14 cidades da região. (Agecom/ Rio Vermelho).

segunda-feira, 8 de março de 2010

Ações contra a Dengue em Orizona

A Secretaria Municipal de Saúde de Orizona, diante do importante quadro de avanço da Dengue no município, tem tomado algumas iniciativas no sentido de conter o agravamento do quadro que se configura.
Nas duas últimas semanas, a secretaria intensificou o trabalho dos agentes nas ruas, com a distribuição de material e orientação dos moradores. Carros de som estão nas ruas e a mídia no rádio e em jornais também foi ampliada. O atendimento ambulatorial e laboratorial também foi ampliado, para garantir que todos os casos notificados tenham o atendimento necessário.
A secretaria está cobrando com mais firmeza uma resposta da população, porque é fato que o Governo Municipal está fazendo a sua parte, deixando as ruas limpas, coletando os entulhos dos moradores que solicitam, o trabalho dos agentes, etc. Todos os focos encontrados nos últimos meses foram localizados dentro das propriedades de moradores. Por isso, depende da comunidade reagir para que a Dengue não tome proporções de epidemia no município.
Neste final de semana, um carro fumacê novamente aplicou inseticida em todos os bairros da cidade. Vale ressaltar que a secretaria lutou e articulou a vinda desse carro por quase duas semanas, já que a demanda no estado é muito grande e quase todos os municípios possuem notificações.
Quanto ao número de casos, até o final da última semana, 63 casos haviam sido notificados no município (desde o início do ano), com confirmação de 25 casos em todos os bairros da cidade. (PMO/Comunicação).