sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Começa neste sábado em Orizona a Festa do Leite 2010

A Prefeitura Municipal de Orizona e o Sindicato Rural de Orizona realizarão de 11 a 15 de setembro a Festa do Leite 2010 e o Aniversário dos 160 anos de fundação do município. Na programação haverá torneio leiteiro, palestras técnicas, desfiles cívicos, cavalgada, torneio de truco e shows artísticos.
Na parte artística haverão shows dia 11 com Rei do Gado & Fazendeiro e Fernando & Alessandro, dia 12 com Fred Ryck & Matheus, dia 13 com Pedro Paulo & Miliquinho e dia 14 com Pedro Paulo & Matheus (foto) e Nando & Nunes. O evento será realizado no Tatersal do Anteres e terão entradas a preços simbólicos de 5 reais todas as noites. O torneio leiteiro será um dos destaques da festa. Este ano participam 15 dos melhores produtores de leite de Orizona. Animais holandeses e Jersey. Hoje, Orizona é a oitava maior bacia leiteira do país e a segunda maior de Goiás com mais de 90 milhões de litros por ano.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ministério decreta emergência ambiental em Goiás

Em estado de emergência o ministério do Meio Ambiente colocou o Distrito Federal (DF) e 14 Estados em situação de emergência ambiental, por causa do grande número de focos de queimadas. Com o decreto, brigadistas podem ser contratados para combater o fogo, sem necessidade de licitação.
Estão na lista os Estados: Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Pará, Piauí, Tocantins, Bahia, Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal. Um levantamento do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostrou a existência de 1.178 focos de incêndio no País somente nesta terça- feira (7).
Do total, o maior número foi registrado em Goiás, 892. Em seguida apareceram os Estados do Tocantins (288 focos), Bahia (239), Minas Gerais (203), Distrito Federal (31), Mato Grosso (17) e São Paulo (8). (Rádio 730).

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Começa nesta quarta-feira em Silvânia o 1º Agrocentaf

O Centro de Formação da Agricultura Familiar Padre Leandro Caliman, de Silvânia, realiza no período de 08 a 10 de setembro a AGROCENTAF - 1º SIMPÓSIO-EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA QUEM ACREDITA NO CAMPO.
O evento inclui palestras com temas ligados à agricultura familiar, ecoomia e meio ambiente, além de stands de empresas e produtos. A entrada é franca e para participar será necessário somente fazer a inscrição. A programação da AGROCENTAF é a seguinte:
Dia 08 (quarta-feira)
- Abertura e Palestra Motivacional com Jair Stival do SEBRAE.
- Palestra: CERRADO - MONOCULTURA E DESMATAMENTO com Denise Gonçalves Ferreira (Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental).
- Palestra: LEGISLAÇÃO AMBIENTAL com Renato Cezar de Miranda (Analista Ambiental).
- Palestra: HORTALIÇA ORGÂNIO com Leni Tomásia de Sousa (Engenheira Agrônoma).
Dia 09 (quinta-feira)
- Palestra: PRODUÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS com Milton Luiz Moreira Lima (Profº Dr. da Escola de Veterinária UFG).
- Palestra: CONFINAMENTO DE GADO DE CORTE: DO CHÃO À COMERCIALIZAÇÃO. Com Juliano José de Resende Fernandes (Profº Dr. da Escola de Veterinária UFG).
- Palestra: MANEJO DE IRRIGAÇÃO com o Mestrando Felipe Corrêa Veloso dos Santos.
- Palestra: CULTIVO DE MILHO GENETICAMENTE MODIFICADO , com Reginaldo Augustos de Siqueira Pinto (Engº Agrônomo Agromen).
Dia 10 (sexta-feira)
- Palestra: ASSISTÊNCIA TÉCNICA AO PRODUTOR RURAL comMarcelo Fernandes Rezende (Médico Veterinário CLASSIVET).
- Palestra: POR QUE CRIAR AVES CAIPIRAS com Benedito Machado (Médico Veterinário).
- Palestra: MERCADO FUTURO DE COMODITES com Cleyzer Adrian da Cunha (Profº Dr. de Economia UFG).
- Palestra: IMPLANTAÇÃO E MANEJO DE EUCALIPTO com Sybelle Barreira (Profª Dra Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos UFG).
A UBEC-CENTAF está localizada no Ginásio Anchieta, na Avenida Dom Bosco, 2139, Bairro Nossa Senhora de Fátima, SILVÂNIA-GO. FONE/FAX: (62) 3332-3486. E-mail: ubec-centaf@ubec.edu.br. (Rádio Rio Vermelho).

Piresino é Campeão Brasileiro de Taekwondo em Aracaju

O atleta piresino Mestre Ricardo Favorito é Campeão Brasileiro de Taekwondo 2010 em Aracaju e o atleta de Caldas Novas, Marcelo Monteiro conquistou a medalha de bronze no campeonato realizado nos dias 03, 04 e 05 de Setembro de 2010.
Ricardo Favorito marcou pontos para o Ranking da Confederação Brasileira de Taekwondo. Agora se este atleta piresino vencer na Copa Brasil, que será realizada na cidade de Maringá (PR) em outubro, ele entra para a Seleção Brasileira que vai disputar o mundial na KOREA no ano de 2011.
Seu próximo evento será dia 19 de Setembro em Urutaí - 5 COPA URUTAI DE TAEKWONDO - Participação das Academias de Urutai, Pires do Rio, Ipameri, Caldas Novas e Catalão. (Jornal do Sudeste).

Dilma: Oposição subestima inteligência do povo brasileiro

O candidato ao governo do estado de Goiás, Iris Rezende (PMDB), discursou, durante comício com o presidente Lula e a presidenciável do PT, Dilma Roussef, em Valparaíso de Goiás nesta segunda-feira (06), lembrando sua historia política e voltou a falar em problemas estruturais do Estado.
Iris Rezende lembrou situação da CELG e das estradas e fez questão de ressaltar a parceria que – eleito - quer ter com o governo federal para a região do entorno. Entre as prioridades, ele citou a moradia, água tratada, esgoto e transporte. “Vamos criar condições para o povo, com um sistema integrado de transporte que a população do Entorno tenha realmente a oportunidade de pagar uma taxa única”, defendeu.
Dilma Rousseff, afirmou que seus opositores estão subestimando a capacidade e a inteligência do povo brasileiro. Segundo ela, eles estão usando a mesma estratégia que adotaram durante todo governo Lula. Apostaram que o presidente não teria capacidade de governar e, quando viram que o governo era um sucesso, resolveram apelar para factóides e invenções na campanha eleitoral.
“O que faz a oposição? Primeiro, apostaram que a gente não sabia governar e foi uma aposta errada que fizeram. Achavam que iam voltar. Não só não voltaram como mostramos que sabíamos governar", disse, acrescentando. "Quando isso não deu certo, agora na campanha eleitoral eles apelam para uma porção de factóides. E eles fazem o segundo erro, que sempre cometem, subestimam a inteligência e a capacidade desse país e do seu povo.”
Ao lado de Iris Rezende, candidato do PMDB ao governo de Goiás, e de Agnelo Queiroz, candidato do PT ao governo do Distrito Federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que os eleitores elejam os dois para mudar a história dos dois estados. Ele também lamentou a postura nervosa e as declarações mentirosas dos membros da oposição.
“Vocês estão vendo que nossos adversários estão nervosos. Primeiro, eles diziam que a Dilma não estava preparada. Depois, começaram os debates e perceberam que não podiam dizer que ela não estava preparada. Depois, disseram eu ela estava preparada, mas não foi ela quem fez as coisas acontecerem. Aí nós dissemos fomos todos nós [do governo] que fizemos. Aí ele [Serra] começou os ataques. A Dilma aprendeu a primeira lição. Não responder e não baixar o nível da campanha.”
Indignado com a postura da oposição, que não quer debater propostas para o país e apenas fazer o jogo rasteiro das acusações sem provas, Lula também ironizou o uso de sua imagem no programa eleitoral dos tucanos. (Radio 730/Assessoria Dilma).