sexta-feira, 31 de julho de 2020

Orizona chegou a 80 infectados pela COVID-19; 55 pacientes estão curados

DA REDAÇÃO
- A  secretaria municipal de Saúde informou na tarde desta quinta-feira, 30 de julho, através de boletim, que Orizona chegou a 80 pessoas oficialmente infectadas pela COVID-19. Destas, 55 estão curadas e 25 tem a infecção ainda ativa. São 24 pessoas em tratamento domiciliar e uma em internação hospitalar. São 38 casos suspeitos e nenhum óbito confirmado.
A respeito das localidades que vivem os pacientes infectados, temos:
- 11 na região da Cachoeira;
- 04 na região do Buritizinho;
- 04 na região do Taquaral;
- 01 no bairro Sol Nascente;
- 02 no entorno da cidade;
- 07 no bairro Cinelândia;
- 04 no bairro Campo Formoso;
- 06 no bairro Boa Vista;
- 02 no bairro Bela Vista;
- 18 no bairro Nossa Senhora de Fátima;
- 04 no bairro Santa Maria;
- 05 no bairro Santa Maria II;
- 03 no Centro;
- 04 no bairro Santa Luzia;
- 02 no setor Aeroporto;
- 02 no bairro São Domingos;
- 01 no corredor do Santa Bárbara.

quinta-feira, 30 de julho de 2020

ASCAMARO denuncia que entrada do Aterro Sanitário foi novamente arrombada no último final de semana

DA REDAÇÃO - 
Em sua conta no Facebook, a associação agradeceu a disponibilidade dos policiais militares que ali estiveram e lavraram o boletim de ocorrência. Também pediu a toda a população que ajude nessa luta, pois estão fazendo a separação de todo lixo produzido em Orizona, ajudando a trazer esse lixo como matéria-prima novamente e a dar longa vida ao aterro.

Imagem: ASCAMARO/ Via Facebook.

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Orizona teve 68 pessoas infectadas e 52 pacientes estão curados da COVID-19

DA REDAÇÃO
- A secretaria municipal de Saúde de Orizona divulgou na tarde desta terça-feira, 28 de julho, a atualização do boletim epidemiológico com o mapeamento dos casos de coronavírus no município de Orizona. De acordo com o mesmo, Orizona chegou a 68 pessoas infectadas durante a pandemia. Destes, 52 se curaram e 16 estão em tratamento domiciliar ou hospitalar. Não foi registrado nenhum óbito.
De acordo com o mapa, são 11 casos na região da Cachoeira, 01 no Buritizinho, 04 no Taquaral, 02 em Ubatã, 02 no entorno da cidade, 01 no bairro Sol Nascente, 04 na Cinelândia, 03 em Campo Formoso, 05 no Boa Vista, 02 no Bela Vista, 16 no Nossa Senhora de Fátima, 04 no Santa Maria, 05 no Santa Maria II, 03 no Santa Luzia e 03 no Centro.
A secretaria reafirma o pedido para que as pessoas só saiam de suas casas e/ou visitem cidades vizinhas e parentes somente em casos de extrema necessidade e não promovam aglomerações. Pede também que os moradores continuem utilizando máscaras e realizando todos procedimentos recomendados pelas autoridades de saúde.
Pede também que a população instale o aplicativo MONITORA COVID-19 em seus aparelhos celulares, disponível nas lojas virtuais.

terça-feira, 28 de julho de 2020

Vereadores e prefeito concedem entrevistas e comentam sobre as mudanças na Unidade Prisional de Orizona

DA REDAÇÃO
- As discussões quanto as mudanças na Unidade Prisional Regional de Orizona continuam nas mesas de debate. Nesta terça-feira, 28 de julho, o prefeito Joaquim Augusto Marçal concedeu entrevista à rádio Rio Vermelho FM de Silvânia, durante o programa Giro da Notícia e disse que está articulando a mobilização de autoridades e da imprensa para dar ampla visibilidade às mudanças provocadas na estrutura do sistema prisional, especialmente no caso de Orizona. O jornal informou que a Unidade Prisional de Silvânia recebeu 13 presos oriundos de Orizona e as mulheres que estão na unidade serão removidas, ou para Orizona ou para Corumbaíba.
Durante o jornal Orizona FM, os apresentadores Rinaldo Costa e Eberton Mendonça veicularam depoimentos de familiares de reeducandos de Orizona que foram transferidos para outros municípios. Esses familiares estão angustiados e até desesperados com a remoção de seus parentes para cidades distantes. Segundo Rinaldo Costa, há informações de bastidores de os presos teriam sido enganados até a última hora antes da transferência. Teria sido dito a eles que seriam levados para um hospital bem equipado para realizar exames de detecção da COVID-19.
Durante o jornal, o presidente da Câmara Municipal de Orizona Altaídes de Sousa Filho (Taíde) prestou solidariedade às famílias atingidas, após decisão unilateral do Governo Estadual. Destacou o esforço do juiz de direito Ricardo de Guimarães e Souza e do promotor de justiça Joel Pacífico por ocasião da construção do presídio. O Executivo e Legislativo municipal também se envolveram muito na época. A Câmara, por exemplo, destinou 250 mil reais para a obra em 2015, disse o vereador. 
Ainda segundo o mesmo, a saída do diretor Fabrício Bonfim no início deste ano indicava que algo estaria por vir. Taíde disse que assim como o Executivo, o Legislativo foi pego de surpresa. A grande traição que o orizonense sofreu foi com relação a uma tomada de decisão sem nenhum diálogo. Destacou que não tem muito a ser feito, mas a Câmara Municipal estará a disposição e será solidário com a população neste momento. 
O presidente se demonstrou preocupado em meio ao crescente número do contágio pela COVID-19 no Estado, o governo tomar essa decisão. Com a remoção desses presos para presídios com menores condições sanitárias, o risco de infecção poderá crescer muito.
O vereador Renato Cunha disse que ficou estarrecido com essa situação. O presídio foi construído para dar condições dignas para os presos moradores de Orizona e também para facilitar o acesso das famílias. Agora, com essa decisão, quase tudo foi perdido no sentido de atender o público local, uma vez que são pouquíssimas as mulheres orizonenses presas na Unidade, comentou.
Segundo o advogado Vandeir de Sousa Pereira, a medida tomada pelo governo estadual fere o artigo 103 da Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984), que diz que "cada comarca terá, pelo menos 1 (uma) cadeia pública a fim de resguardar o interesse da Administração da Justiça Criminal e a permanência do preso em local próximo ao seu meio social e familiar".
Nesta segunda-feira (27) a Diretoria-geral de Administração Penitenciária removeu os presos do sexo masculino que estavam na unidade de Orizona e os transferiram para outras unidades. O presídio de Orizona será transformado em uma unidade feminina.

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária esclarece sobre a transformação da UPR de Orizona em Unidade Prisional Regional Feminina

DA REDAÇÃO
- Publicamos abaixo, nota de Esclarecimento sobre a transformação da Unidade Prisional Regional de Orizona em Unidade Prisional Regional Feminina, emitida nesta data (27 de julho) pela Diretoria-Geral de Administração Penitenciária. Segundo os esclarecimentos, as medidas atendem a critérios técnicos, especialmente a norma técnica do Governo Federal que recomenda o fim dos presídios mistos no país. Também está de acordo com a Lei Estadual nº 19.962/2018, que prevê a "regionalização do sistema estadual de administração penitenciária, por intermédio de unidades prisionais que considerem os níveis de segurança, abrangência geográfica e perfil do encarcerado" (inciso II do Artigo 1º).
A unidade de Orizona conta com 102 vagas disponíveis e no momento haviam 67 pessoas encarceradas. Na regional de Morrinhos, o número de mulheres presas atualmente são de 100 pessoas, sendo que a UPR de Orizona atenderia satisfatoriamente no número de vagas. Além disso, a nota diz que a unidade que foi considerada mais adequada em todo o regional para o propósito de atender o público feminino foi a de Orizona. Também informa que era de conhecimento do poder Judiciário local a decisão da diretoria-geral.
Confira abaixo a nota completa:


Governo de Goiás transforma Unidade Prisional de Orizona em Presídio Feminino e transfere internos para outras Unidades

DA REDAÇÃO
- O Jornal Orizona FM noticiou nesta segunda-feira, 27 de julho, sobre as surpreendentes alterações feitas na Unidade Prisional de Orizona pela Diretoria-Geral de Administração Penitenciária, do Governo do Estado de Goiás.
Segundo informações, a unidade, que tem sido modelo de gestão, foi quase que completamente desativada e os internos estão sendo transferidos para outras unidades. A unidade será transformada em um presídio regional feminino. Toda essa ação, coordenada pela secretaria estadual de Segurança Pública, teriam acontecido sem nenhuma comunicação às autoridades municipais e à população de Orizona.
Lembramos que o presídio foi construído com o esforço da sociedade orizonense, dos órgãos públicos, empresas e entidades civis municipais ou instituições que funcionam no município. Foi inaugurado em 27 de novembro de 2017 e desde então, vem sendo referência de gestão, com vários projetos que visam a reintegração dos reeducandos à comunidade. Os investimentos financeiros, inicialmente na ordem de 1 milhão de reais, foram feitos com recursos predominantemente locais. 
A gestora da Unidade Prisional de Orizona, Alexandra Rezende de Oliveira, disse ao jornalismo da rádio Orizona FM que desde o início da manhã desta segunda-feira, os presos estão sendo transferidos para a Unidade Prisional de Itumbiara, localizada cerca de 250 quilômetros de Orizona, além de outras unidades que integram a diretoria regional. Essa mudança deixou as famílias dos internos angustiados, uma vez que grande parte dos presos são moradores do município. Nessa situação, o contato  através de visitas das famílias com os entes fica muito difícil por conta da distância.
O prefeito Joaquim Marçal disse em entrevista à rádio dos esforços que a sociedade civil organizada de Orizona empenharam para que o presídio fosse construído. Disse também que a Prefeitura disponibiliza servidores, equipamentos, imóvel alugado para moradia dos servidores e instalou ali consultório médico e odontológico. Segundo ele, essa parceria sempre aconteceu para que os reeducandos de Orizona tivessem acesso aos melhores serviços e o melhor convívio com suas famílias.
Considerou as medidas tomadas pelo governo de Goiás como irresponsáveis. Joaquim disse que está indignado. O prefeito disse também que não importa se o presídio dará mídia com a mudança de seu perfil. O importante, segundo ele, é atender ao povo de Orizona. Ainda disse que a Prefeitura como parceira direta deveria ser consultada, assim como a comunidade deveria ser ouvida.
O prefeito disse que soube na sexta-feira, 24, da decisão, mas não esperava que aconteceria de forma tão rápida. Nesta segunda-feira, ligou para o presidente da Assembleia Legislativa Lissauer Vieira e falou de sua indignação. Ficou claro, de acordo com o mesmo, que a direção da Unidade não teve nenhum envolvimento nas decisões e estes terão que começar novamente o trabalho, disse Joaquim.
O gestor disse que não recuará nenhum centímetro de sua palavra a respeito deste assunto e com relação às contribuições dadas à Unidade Prisional, mas lamentavelmente, tudo começará do zero. Se a comunidade quiser se manifestar contra as mudanças, estará do lado do povo de Orizona.
O vereador Carlos Eduardo da Silva comentou que quando o presídio foi construído, a preocupação da população de Orizona era dar condições dignas para os internos que são moradores daqui. Essa medida mostra que as pessoas que fazem a gestão do sistema prisional não conhecem a realidade local e querem se aproveitar do que está dando certo.

Inventário de Maria Thomásia Correa, esposa de Ignacio Correa Peres


DATA DO INVENTÁRIO: 25/06/1901.

INVENTARIANTE: Ignacio Correa Peres (esposo)

INVENTARIADA: Maria Thomasia Correa  ou Maria Ribeiro Correa (esposa)

Residência: distrito de Campo Formoso, Santa Cruz - Goiás.

Comarca: Termo de Santa Cruz, Comarca de Bela Vista, Estado de Goiás.

Juiz: Gervazio Genoino Ferreira e Souza

Escrivão: Adolpho Teixeira/ Francisco de Souza Lobo


IGNACIO CORREA PERES cc MARIA THOMASIA CORREA


Herdeiros:

Esposo:

IGNACIO CORREA PERES (viúvo)

Filhos (todos eram menores de idade)

1) ANTONIA MARIA DE JESUS

2) BENEDITO CORREA PERES

3) LUIZ CORREA PERES

4) MARIA CANDIDA DE JESUS

5) JOAQUINA MARIA DE JESUS

6) THOMASIA MARIA DE JESUS

7) IGNACIO CORREA PERES JR, casou-se com Zulmira Luiza Pereira, filha de Olímpio Pereira Cardoso e Luiza Candida de Castro.