sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Apagão atinge região na tarde desta quinta-feira

Um apagão atingiu diversas cidades do Estado de Goiás, dentre elas Orizona, na tarde desta quinta-feira (29). Segundo a direção da Celg, a interrupção se deu devido a um problema pelo desligamento de uma das subestações de Furnas.

Por volta das 15h, a energia já havia sido restabelecida na maior parte do Estado, mas algumas localidades ainda estavam sem o serviço, principalmente no interior. Em Orizona, segundo a CELG, o apagão aconteceu de 13h40min às 15h.
O apagão também afetou o sistema de telefonia e internet 3G.

Com informações de Olívio Lemos.

Prefeitura e Estado pagam folhas de setembro antes do final do mês

O salário de setembro dos servidores estaduais já está na conta desde o início da manhã desta sexta-feira, 30. A Secretaria da Fazenda (Sefaz) liberou ontem os recursos para quitar a folha do funcionalismo público estadual referente a setembro de 2011.
A Prefeitura de Orizona também quitou hoje a folha dos servidores do município. Nas primeiras horas da manhã foram disponibilizados nas contas bancárias dos respectivos os rendimentos deste mês. Primeiro foram pagas as folhas do administrativo, do Fundeb, do Fundo de Assistência Social, Pasori e por volta de meio-dia, do Fundo Municipal de Saúde.

Moradores de Orizona externam curiosidade sobre Halo Solar

O blog Orizona em Foco também registrou o halo solar que foi visto por moradores de Goiás e Distrito Federal nesta sexta-feira, 30 de janeiro, a partir das 11 horas da manhã. O evento natural ocorre quando os raios solares atingem os cristais de gelo nas nuvens e são refletidos. Para quem vê o fenômeno, as cores em volta do Sol parecem as de um arco-íris. 
Em entrevista a Agência Correio Web, um dos meteorologistas do Inmet, Manoel Rangel, esclareceu que o fenômeno natural não significa que irá chover. "Com halo ou sem halo, ele aparecendo ou não, uma situação não tem nada a ver com a outra. O evento pode ocorrer durante todo o ano, mas é comum durante a passagem do inverno para a privamera". Ele diz que a temperatura sentida pelos brasilienses não interfere na formação do halo. "Nós estamos bem à baixo da camada mais fria da atmosfera, então o que sentimos, seja calor ou frio, não tem nehuma relação com o fenômeno observado".
O Inmet informou, ainda, que o halo pode ser visto de várias formas. Entre elas, quadriculada ou em forma de linha reta, por exemplo. "Este é um fenômeno ótico normal. Não é possível prevê-lo, pois todos os aspectos que o fazem acontecer variam de local para local, condições climáticas e alguns outros pontos", explica Rangel.
Mas apesar de explicável, o fenômeno atraiu a curiosidade dos moradores de Orizona. Todos que tiveram oportunidade de observar o fenômeno pararam para admirar e fazer previsões a partir do evento atmosférico.

Imagem: Anselmo de Lima/ Orizona em Foco.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Prefeitura realiza mutirão na região da Cachoeira

A Prefeitura de Orizona realiza hoje e amanhã (29 e 30/09) mutirão de limpeza no povoado de Cachoeira. Várias ações estão sendo desenvolvidas, como a limpeza de ruas, canteiros, lotes, coleta de entulhos, patrolamento de estradas que dão acesso ao povoado, além de reparos na iluminação pública.
Os trabalhos estão sendo coordenados pelos secretários Rui de Castro (Ação Urbana) e Hélio do Quimba (Agricultura e Meio Ambiente). O prefeito Felipe Dias deverá estar presente na região para acompanhar o andamento das ações.
O mutirão na Cachoeira é realizado em preparação para a festa em louvor a São Miguel Arcanjo, uma das mais tradicionais do município. A Prefeitura, sempre na véspera das festas tradicionais, realiza ações em mutirão para beneficiar determinada região.


Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Orizona.

Preocupada com ameaças, Igreja resolve transferir Pe. Geraldo

O diretor da Casa da Juventude de Goiânia (Caju), padre Geraldo Labarrère, será transferido de cidade devido às ameaças de morte que tem recebido. O padre, que faz trabalhos com crianças e adolescentes de baixa renda, sofre com ameaças há mais de 10 anos, que foram intensificadas depois que a Operação Sexto Mandamento foi deflagrada em 15 de fevereiro deste ano, pela Polícia Federal.
A operação investiga um suposto grupo de extermínio formado por policiais militares. A transferência foi uma decisão do superior dos Jesuítas, padre Smyda, para a proteção de padre Geraldo. A igreja tomou a decisão de transferir o diretor, terça-feira (27), após 21 anos de trabalho no Estado. A data da transferência e o local não foram revelados por motivos de segurança.
O padre conta que duas vezes foi ameaçado diretamente, sendo que a última delas foi no dia 15 de agosto, logo após um discurso que fez na Comissão da Verdade, sobre crimes que não são investigados. "Ligaram aqui na Caju perguntando qual a minha altura, porque estariam preparando o meu caixão", contou. Outras ameaças vieram por informações de terceiros. Uma delas foi encaminhada ao arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, que alertou o padre, para sua segurança. Pelos relatos do padre Geraldo, a informação era de que encenariam um acidente ou um assalto para encobrir a sua morte.
Segundo padre Geraldo, após a Operação Sexto Mandamento, houveram tentativas de arrombamento na Caju, e um policial chegou a entrar na casa com atitude suspeita. "Ele pediu para usar o banheiro e, quando saiu, estava com uma sacola na mão que não tinha quando entrou. Depois disse que havia esquecido a chave no banheiro e queria entrar novamente. Não deixamos que ele voltasse. Foi uma situação estranha", disse. Além dessas, o padre afirma que o sistema de monitoramento de câmeras instalado na Caju, depois das ameaças, registrou, em um dia, 26 viaturas da polícia rondando o local.
O diretor da Caju, mesmo depois das ameaças, defende que a Polícia Federal deve continuar as investigações do Sexto Mandamento. O padre participou de uma audiência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, na segunda-feira (26), em Brasília, para discutir o financiamento das investigações do Sexto Mandamento pela Polícia Federal. Segundo ele, a averiguação pela PF seria um dos elementos que ajudariam e dariam maior liberdade de investigação. "Polícia não deve investigar polícia. São parceiros do dia-a-dia. Como eu vou sair com você de manhã e de noite te entregar? É uma situação complicada. Então, deve haver um levantamento de recursos para que essa apuração seja feita pela Polícia Federal", explicou.
Em entrevista nesta terça-feira ao jornalista Altair Tavares, da Rádio 730, Pe. Geraldo disse que uma comissão chegou a ter uma audiência com o Governador Marconi Perillo a fim de que fossem tomadas algumas medidas para a segurança dele e de outros religiosos, mas o gestor não demonstrou interesse pela questão.
O padre, que realiza trabalhos voltados à comunidade de baixa renda e coordena comissão que denuncia crimes praticados por policiais, avalia que a sua atuação foi positiva. Quando assumiu a Caju, em 1990, dos 32 cursos oferecidos, 27 haviam sido cancelados. Sob sua gestão, a casa retomou os cursos, e hoje os jovens chegam a fazer intercâmbio fora do País por programas da Caju. "Nós vivemos em uma sociedade elitizada e preconceituosa, mas no nosso trabalho nos metemos nessa sociedade para ajudar. E conseguimos ver a diferença nas crianças. Os pais nos agradecem. Então, podemos ver que nosso trabalho fluiu", disse.
Sobre a transferência, o padre afirma que sentiu por deixar a casa, mas percebeu que é a melhor decisão. "É bom ver que as pessoas pedem para que eu vá pela minha proteção. Isso mostra que se importam. E para a casa também será bom mudar de diretor agora, porque 21 anos já são quase uma ditadura", brincou padre Geraldo. No lugar dele assumirá o cargo de diretora-interina da Caju a funcionária mais antiga da casa, Carmen Lúcia Teixeira, até que o superior dos Jesuítas designe alguém para assumir permanentemente a função.
Ontem a noite, durante o lançamento da Agenda Latino-Americana Mundial 2012, produzida pela Comissão Dominicana de Justiça e Paz, com a presença dos orizonenses Antônio Baiano (vice-prefeito) e Iara Silva (Famíla Dominicana do Brasil), no Centro Cultural Cara Vídeo, lideranças da Igreja homenagearam o sacerdote e esclareceram sobre as circunstâncias da sua transferência.
Pe. Geraldo participou em 2009 de dois eventos importantes realizados em Orizona: de audiências públicas sobre o Extermínio da Juventude e sobre Segurança Pública. Geraldo foi convidado a vir a Orizona justamente por conta da sua relevante atuação em defesa dos Direitos Humanos em Goiás.


Texto com informações do Jornal Diário da Manhã/ Imagem: Câmara Municipal de Goiânia.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Prefeitura constrói rotatória em cruzamento importante

A Prefeitura de Orizona, através da secretaria de Ação Urbana, construiu recentemente, rotatória no cruzamento das avenidas Augusto Pereira de Mesquita e 7 de setembro. A administração municipal acatou recomendação do Ministério Público e da Câmara Municipal. No cruzamento é comum o registro de incidentes e acidentes de trânsito, provocados pela falta de precaução de motoristas e de clareza na sinalização.
Outros cruzamentos ao longo da Av. 7 de setembro também receberão obras nesse sentido. Podemos destacar alguns pontos que oferecem risco aos transeuntes e que merecem a atenção do poder público. Destacamos pontos como os cruzamentos dessa pista com a Av. Rafael Lemes Franco (ao lado do Carvalho's Hotel) e com a Rua Enéas Bretas (ao lado da Rodoviária).


Imagem: Nilsinho Vaz.

Paulo César Santos fala sobre a atuação da FICO

Em consideração à opinião de alguns dos nossos leitores, publicamos texto de Paulo César Santos, liderança e integrante da frente suprapartidária FICO - Frente de Integração e Cooperação de Orizona. Paulo César fala da atuação do grupo e da visita recente ao Governo do Estado:


"A verdade dos fatos:

O dia 30 de Agosto de 2011 certamente ficará marcado na história política de Orizona. Nesse dia, realizou-se uma importante reunião, não só para a base de sustentação política do Governador Marconi Perillo no município, bem como para toda nossa população. 
Reuniram-se com os Secretários de Estado Fernando Cunha Júnior (Sec. Extraordinária Para Assuntos Estratégicos), Sérgio Antônio Cardoso de Queiroz (Sec. Extraordinária de Articulação Política), Dr. João Meireles de Oliveira (Assessor Especial do Governador) e Dr. Corivaldo de Freitas (Superintendente de Apoio Municipal), as seguintes lideranças: Dr. Itamar D. Teixeira, Dr. Joaquim A. Marçal, Sra. Roseli Mesquita; os vereadores Vino do bar, Jeremias e Gracinha; os presidentes de partido Chico do Evaristo (PSDB), Silvio Gonçalves (DEM), Pôneis (PP), José Lucas (PSB), João Flávio (PTB); e ainda as lideranças políticas, Carlos da Iraídes, Paulo César, Altaídes, Zé Coalhada e este editor.

Na reunião bastante aberta, quando todos puderam externar suas opiniões, consolidou-se a criação da “FICO” (Frente de Integração e Cooperação de Orizona), que vem a ser a união das lideranças e Partidos Políticos que dão sustentação ao Governo Marconi Perillo em nosso município.
A concretização desta frente “FICO”, demonstra sobretudo o amadurecimento e o despreendimento dessas lideranças Políticas que, através de consenso entenderam que unidas podem ajudar e contribuir sobre maneira com o desenvolvimento de Orizona e região.Essa união de forças, histórica em nosso município nasce forte e com respaldo do Governador Marconi Perillo, se propõem a buscar dentro da esfera do Governo Estadual benefícios e obras para nossa população.
O ofício encaminhado ao Exmo. Governador do Estado reinvidicando obras importantes e assinado por todos reflete o espírito de união preponderante desse grupo e o novo momento de nossa Política.
Na ocasião ficou acertado ainda que; com o reestabelecimento dos programas sociais (marca registrada dos governos Marconi Perillo) a “FICO” trabalhará junto ás autoridades estaduais para que estes benefícios cheguem à nossa população.
Ao final, os Secretários Fernando Cunha e Sérgio Cardoso cumprimentaram os presentes pela iniciativa de criarem a “FICO” e colocaram-se a disposição para o estabelecimento de parcerias que resultem em melhorias de qualidade de vida de nossa população".

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Provas do Concurso da Câmara de Orizona serão dia 02/10

O Concurso Público da Câmara Municipal de Orizona, para preenchimento de vagas para Vigilante, Analista Legislativo e Procurador Jurídico será realizado neste domingo (02) na Escola Estadual Amélia Issa. Os portões fecham às 7:30 horas da manhã. As provas iniciarão as 8 horas.
Ao todo, foram inscritos 69 candidatos: 20 concorrem por uma vaga de vigilante, 44 concorrem por uma vaga de analista legislativo e 5, por uma vaga de procurador jurídico.


2º AGROCENTAF começa nesta quarta-feira

O Centro de Formação da Agricultura Familiar Padre Leandro Caliman, de Silvânia, realiza de 28 a 30 de setembro, o 2º AGROCENTAF. Simpósio que tem como tema “Educaçao do campo para quem acredita no campo.” Serão três dias do palestras com tema importantes para a agricultura familiar. A programação é a seguinte:

domingo, 25 de setembro de 2011

Escolas municipais tem Ideb acima de metas projetadas

O Ideb - Indice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2009 das escolas municipais de Orizona superaram as metas projetadas pelo Ministério da Educação. Os dados superaram as expectativas tanto para o quinto quanto para o nono ano do Ensino Fundamental.