sexta-feira, 7 de maio de 2010

Vice-prefeito fala à Rádio Rio Vermelho

O vice-prefeito de Orizona, Antônio Baiano foi entrevistado pelo jornalista Célio Silva, da rádio Rio Vermelho AM de Silvânia, nesta sexta-feira 7, no programa Giro da Notícia. Baiano falou do lançamento de sua pré-candidatura a deputado estadual, que acontecerá nesse sábado, 8 de maio, na Churrascaria Central, em Orizona.
O vice-prefeito comentou que "o que motivou a sua candidatura foi a certeza da necessidade da região Estrada de Ferro ter um legítimo representante na Assembleia Legislativa". Baiano argumentou que por ser um militante da igreja, do movimento fé e política e considerando que a fé só faz sentido com a prática e o serviço ao bem comum, colocou mais uma vez seu nome a disposição da sociedade.
O pré-candidato disse militará em três frentes: a defesa da agricultura familiar, da educação e da cultura. Baiano comentou ainda que trabalhará para convencer a população que é preciso renovar a Assembleia Legislativa e a forma de se fazer política. Depois de lançar a pré-candidatura em Orizona, lançará também em Goiânia, dia 28 de maio, no Centro Cultural Cara Vídeo.

Vacinação da gripe comum começa sábado

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe comum começa neste sábado (8) nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste e vai até o dia até 21 de maio. Ao vacinar-se contra a gripe comum, os idosos portadores de doenças crônicas que não se vacinaram contra a gripe H1N1 também poderão ser imunizados.
Nas regiões Norte e Sul, a vacinação de pessoas acima de 60 anos começou em 24 de abril e termina neste fim de semana. De acordo com o Ministério da Saúde, a divisão do calendário foi motivada pelo atraso na entrega das vacinas pelo Instituto Butantan.
De acordo com o ministério, as pessoas com mais de 60 anos de idade correm maior rico de ter complicações ao contrair o vírus da gripe comum. A doença pode evoluir e causar até a morte. Já no caso da H1N1, outros grupos, como as gestantes, os adultos jovens saudáveis e os portadores de doenças crônicas, de todas as faixas etárias, foram os mais atingidos por casos graves e mortes pela doença.
Em Orizona, a vacinação será nos centros de saúde dos bairros Santa Maria, Santa Luzia e Nossa Senhora de Fátima. No sábado a vacinação também será feita na Praça do Lazer.
Os portadores de doenças crônicas, jovens entre 20 a 29 anos e menores de dois anos, têm até sábado para se vacinar contra a gripe H1N1. Segunda-feira (10), inicia-se a vacinação das pessoas de 30 a 39 anos. (Rádio 730).

Campanha PSA em Orizona será dia 19 de maio

A secretaria Municipal de Saúde realiza dia 19 de maio a Campanha PSA em Prevenção ao Câncer de Próstata. A coleta será realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orizona, de 8 às 17 horas.
O diagnóstico do câncer de próstata pode ser feito pela velocidade de elevação do PSA (Antígeno Prostático Específico) – uma substância produzida pela próstata, mais especificamente pelo epitélio prostático, que possui a função de liquefazer o coágulo seminal. A quantidade de PSA detectado no paciente é que pode definir a propensão de um tumor prostático. O diagnóstico da doença, geralmente, está associado a uma quantidade de PSA dez vezes superior ao considerado normal pela medicina.
O valor do exame é de 12 reais. Homens acima de 40 reais pagam a metade do valor do exame (6 reais) e a secretaria pagará a outra metade. Homens abaixo de 40 anos pagam o valor total do exame. Para fazer o exame, é necessário o jejum sexual de 24 horas. Nas últimas 12 horas antes do exame os homens não podem ter andado à cavalo ou de moto. (Vigor/SMS).

quinta-feira, 6 de maio de 2010

"Governador, não se esqueça de Orizona"

Revirando os arquivos do jornal Diário da Manhã, me deparei com uma carta publicada pelo médico veterinário e proprietário rural em Orizona, Celso Domingo Seles, publicada na editoria de Opinião no dia 17 de março de 2009. A carta pede ao Governador Alcides Rodrigues que não se esqueça de Orizona. 14 meses depois, a carta continua muito atual em vários aspectos. Confira um trecho desta carta:
"Na esteira desse progresso, peço ao governador que não esqueça de Orizona. O município precisa muito do asfaltamento da GO-424, do trecho que vai de Orizona até perto de Luziânia, mais propriamente na rodovia asfaltada entre as cidades de Vianópolis e Luziânia (GO-10). A pavimentação dessa estrada, além de proporcionar aos produtores de soja e milho e da grandiosa bacia leiteira do município rapidez e conforto no transporte da sua produção, irá também fomentar enormemente o turismo na região, pois Curumbá III está em acelerada construção e a estrada será também a melhor opção para os brasilienses irem para Caldas Novas. Com o término da pavimentação de Pires do Rio a Caldas, o trajeto por Orizona é mais curto do que o de Vianópolis e São Miguel do Passa Quatro-Cristianópolis. Basta olhar no mapa. Os turistas saindo de Luziânia poderiam trafegar mais ou menos 20 km, entrando à esquerda, pegando a GO- 424, depois é quase um só retão, até chegar a Caldas Novas. Não há a menor dúvida de que esta obra se constituirá realmente numa extraordinária opção para os turistas, lembrando finalmente de um detalhe importante: neste percurso, de cerca 80 km, que corta boa parte dos dois municípios (Luziânia e Orizona), as pontes sobre os principais rios e ribeirões estão prontinhas, havendo, portanto, substancial economia de recursos na execução da obra".
LEIA O TEXTO COMPLETO CLICANDO AQUI.

Samu ganha Central Regional de Regulação

Foi inaugurada às 11 horas de amanhã (6 de maio) a sede da Central de Regulação do Samu 192 da Regional Centro Sul, em Aparecida de Goiânia. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, como a secretária da Saúde Irani Ribeiro de Moura, o secretário Municipal de Saúde de Aparecida, Rafael Nakamura, e o prefeito do município, Maguito Vilela. O secretário Municipal de Saúde de Orizona, Renato Vieira da Cunha esteve na solenidade, acompanhado da coordenadora local do PSF, Marilda Pereira.
A nova regional será formada por 25 municípios: Aparecida de Goiânia (sede), Hidrolândia, Indiara, Orizona, Piracanjuba, Pontalina, Senador Canedo, Bela Vista, Silvânia, Aragoiânia, Bonfinópolis, Caldazinha, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Edealina, Edéia, Jandaia, Leopoldo de Bulhões, Mairipotaba, Professor Jamil, São Miguel do Passa Quatro, Varjão, Vianópolis e Vicentinópolis. Ao todo, 15 Unidades de Suporte Básico - USBs e duas Unidades de Suporte Avançada - USAs compõem a estrutura móvel do Samu que vai cobrir uma população estimada de mais de 809 mil pessoas.
Para simbolizar a inauguração, sete veículos do Samu foram entregues. Desse total, três vão servir para transporte de pacientes do município de Aparecida de Goiânia e os quatro restantes vão ficar sob responsabilidade da Regional Centro Sul. (Agecom).

18ª Festa do Peão de Orizona será em junho

Em reunião na tarde desta quarta-feira (05), o prefeito Felipe Dias definiu juntamente com os demais organizadores os últimos detalhes da 18ª Festa do Peão de Orizona.
A maior festa do município será realizada de 10 a 13 de junho, no Tatersal do Anteres. Será promovida por Newtin Rodrigues, da Brasil Central Eventos. Dentro das definições sobre a parceria entre Newtin, Prefeitura, Câmara Municipal e empresas, ficou definido que neste ano os ingressos terão preços únicos e invioláveis de 10 reais. Camarotes para 10 pessoas já estão sendo vendidos na Prefeitura a 1 mil reais. A maior mudança foi no número de dias da Festa: passou de cinco para quatro dias.
Com relação aos shows, a 18ª Festa do Peão de Orizona será aberta dia 10 (quinta-feira), por João Neto & Frederico. Dia 11 terá Marciano. Dia 12 (sábado), Banda Companhia do Dejà Vú. O encerramento no domingo será com Domingueira Automotiva e DJs Juninho Funk e Núbia Aloan. Todas as noites terá boate móvel com música eletrônica.
Para os especuladores que não acreditavam, aí está a festa. (Anselmo de Lima).

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Prazo para regularização eleitoral termina hoje

Hoje (5 de maio) é o último dia para que o cidadão regularize sua situação perante a Justiça Eleitoral, com a finalidade de participar das eleições gerais deste ano. Todas as 130 zonas eleitorais de Goiás, do interior e da capital, estão realizando os serviços de alistamento e transferências de domicílio.
Documentação exigida para o alistamento: documento de identidade, comprovante de endereço atualizado e de quitação militar, no caso de homem a partir de 18 anos. Para transferência se exige o título antigo com os comprovantes de votação ou justificativa de ausência nas eleições anteriores, além de identidade e comprovante de endereço.
O atendimento no cartório da 23ª zona eleitoral (Orizona) vai até as 18 horas de hoje. Como os cartórios eleitorais trabalharam integralmente nos últimos dias, não funcionarão amanhã e sexta-feira (06 e 07/05). (TRE-GO).

Baiano lança pré-candidatura a deputado

O diretório municipal do PT de Orizona realizará no próximo sábado, dia 8, reunião de lançamento da pré-candidatura do vice-prefeito Antônio Baiano a deputado estadual. O evento acontecerá às 19 horas, na Churrascaria Central.
Baiano será candidato pela terceira vez a uma vaga na Assembleia Legislativa. Nas outras duas o mesmo ficou como suplente de deputado. Na sua tragetória, Antônio Baiano foi líder da Pastoral da Juventude, das CEBs - Comunidades Eclesiais de Base, do CEBI, coordenador da Comissão Pastoral da Terra - Regional Goiás, Superintendente do INCRA-Goiás, assessor de deputado e atualmente é vice-prefeito de Orizona. Formado em Filosofia pela PUC-GO, Baiano pretende nessa empreitada ser a voz da região Estrada de Ferro na Assembleia Legislativa.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Prefeito participa de eventos no final de semana

O prefeito Felipe Dias e sua comitiva, formada por vereadores da base governista, secretários de governo e assessores, participaram no último final de semana de vários eventos que ocorreram no município.
Na sexta-feira (30), logo após o expediente, participou de solenidade de lançamento do livro “Orizona – Campo e Cidade”, de autoria do professor Olímpio Pereira Neto, realizada na secretaria municipal de Esportes, Cultura e Lazer. Na ocasião o prefeito assinou decreto criando a bolsa de publicações Zequinha Costa, que ajudará o escritor na publicação da obra. Em seguida, se dirigiu ao povoado do Taquaral, onde aconteceu a inauguração da nova biblioteca da escola municipal Ana Cândida Vieira. Ao final do evento, a comitiva partiu rumo ao povoado de Montes Claros, onde acontecia a festa em louvor a São Sebastião.
No sábado, dia 1º de maio, Felipe participou durante o dia da Tradicional Cavalgada do Rio Piracanjuba e à noite esteve novamente na festa de São Sebastião, em Montes Claros. No domingo (2), entre outras atividades, participou do encerramento do 4º Rodeio Show do distrito de Ubatan, ocasião em que premiou os vencedores das montarias em touros.
Segundo Felipe, desde o início de seu mandato é um habito a participação nos eventos da comunidade. A presença do prefeito em uma reunião de associação de pequenos agricultores às margens do rio Piracanjuba, por exemplo, estimula uma relação de cumplicidade e companheirismo entre a administração pública municipal e os moradores, lembra Felipe Dias. (Anselmo de Lima).

Emenda permitirá reforma do Francelino

O deputado federal Pedro Wilson Guimarães (PT-GO) direcionou emenda pessoal para a reforma e ampliação da escola municipal Francelino Nunes de Paula, no bairro Boa Vista. A emenda nº 33250010/ 2010 no valor de 100 mil reais será aplicada no plano de trabalho deste exercício. Esta foi mais uma emenda pleiteada pelo vice-prefeito Antônio Baiano.
Antes, Baiano havia solicitado junto ao deputado federal Rubens Otoni duas emendas, prontamente encaminhadas pelo deputado. A primeira, no valor de 100 mil reais, fará a reforma e a ampliação do posto de saúde do Bairro Santa Maria. A outra permitirá a aquisição de mais uma patrulha mecanizada que atenderá a agricultores familiares do município de Orizona.

Vice-prefeito sofre acidente automobilístico

O vice-prefeito de Orizona Antônio Baiano passou por um grande susto na noite do último sábado, dia 1º de maio, enquanto dirigia na estrada que liga o povoado de Buritizinho à cidade de Orizona.

Baiano havia participado durante o dia da Tradicional Cavalgada do Rio Piracanjuba, na região próxima à Ponte dos Marcelos. Cerca de 400 cavaleiros e amazonas participaram da cavalgada. O vice-prefeito fez a recepção dos mesmos, juntamente com o Sr. Joeli Vieira e seus familiares, que ofereceram almoço para todos os presentes.

No retorno para casa, a aproximadamente 25 km da cidade, o veículo Gol do vice-prefeito se chocou com uma pedra que surgira na estrada e ao perder o controle, bateu fortemente contra uma das margens da estrada. O veículo sofreu grandes danos, mas por sorte Baiano teve apenas um corte na cabeça (por sinal bastante profundo) e algumas escoriações, mas está se recuperando.

Com o acidente, Baiano agora pode ser visto de novo visual, já que teve que raspar a cabeça por conta dos ferimentos e dos curativos.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Professor Olímpio lança publicação sobre Orizona

Em um agradável sarau com presença de notáveis e apaixonados pela nossa literatura, autoridades municipais e lideranças, foi lançada nessa sexta-feira (30) a reedição do livro "Orizona - Campo e Cidade", de autoria do escritor orizonense Olímpio Pereira Neto.
Durante solenidade realizada na Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, houve sessão de dedicação do livro, com a presença do autor. A prefeitura de Orizona, que promoveu o evento de lançamento, apoiou integralmente essa publicação. Também adquiriu centenas de cópias que serão distribuidas para as bibliotecas das escolas da rede municipal de ensino.
O prefeito Felipe Dias, que estava acompanhado de secretários municipais e vereadores, assinou decreto criando a bolsa de publicações Zequinha Costa, que auxiliará o escritor no pagamento das despesas de publicação. Felipe disse que Olímpio é um entusiasta e um apaixonado pelo município. Muito do conhecimento que tem do município vem dos estudos do escritor. Felipe acrescentou que o trabalho dará uma grande contribuição no resgate da história local e da pesquisa, sejam por estudantes, pesquisadores ou membros da comunidade.
O secretário de Administração Rinaldo Costa estava muito emocionado. Confessou que foi Olímpio que deu o seu primeiro emprego, no jornal O Pioneiro. O Presidente da Câmara vereador Ronaldo Costa demonstrou emoção semelhante e agradeceu a professor Olímpio pela amizade e o apoio ao longo do tempo, seja como seu professor ou como amigo da família.
O professor Olímpio agradeceu aos colaboradores que permitiram a publicação desta edição e de outras anteriores e esclareceu que o objetivo do trabalho não foi o de fazer uma abordagem fiel da história, mas coletar relatos e organizá-los de forma que contribuissem na composição da publicação, um verdadeiro almanaque, com importantes aspéctos geográficos, históricos, políticos, antropológicos, religiosos, políticos, econômicos e culturais de Orizona.
Segundo o Dr. Márcio Florentino Pereira, irmão do escritor, o livro é uma obra de esforço de pesquisa, que provoca um olhar sobre o passado e o presente deste lugar no mapa. É o resultado de décadas de estudos e coleta de depoimentos e materiais. Amigos e escritores orizonenses como Dona Inês, Zé Conceição, João Pereira de Almeida e Sebastião Eduardo, presentes no evento fizeram coro agradecendo ao escritor pela divulgação do trabalho dos escritores do município.
No final da solenidade, os presentes puderam desfrutar de uma deliciosa feijoada, servida com muito capricho pelo secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Paulo Henrique Barbosa. (Anselmo de Lima).

Prorrogada vacinação de jovens contra H1N1

Jovens de 20 a 29 anos têm até sexta-feira, dia 7, para se vacinar contra a Gripe A (H1N1). A campanha foi prorrogada neste grupo para atingir a meta de 80% de cobertura vacinal definida pelo Ministério da Saúde - MS. Em Goiás, cerca de 70% das pessoas desta faixa etária já foram imunizadas.
Mas os municípios que ainda não conseguiram atingir a cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde em outros grupos, como doentes crônicos menores de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos e gestantes, devem continuar vacinando. Aqueles que já atingiram, a recomendação é priorizar a etapa vigente.
Nesta 4ª etapa da campanha, que começou no último dia 24 e vai até o próximo dia 21, devem ser vacinados os doentes crônicos com mais de 60 anos, um público estimado em mais de 105 mil pessoas. E entre os dias 10 e 21 de maio vai ser realizada a última etapa da campanha, direcionada à população de 30 a 39 anos. (Agecom).

Atlético-GO é campeão goiano de 2010

O Atlético-GO é o campeão goiano de 2010. Além da taça, o time rubro-negro, depois do resultado de ontem (2), 3 x 1 contra o Santa Helena, tem a melhor campanha, com 41 pontos e melhor ataque e saldo, com 57 gols. Ao vencer os dois jogos da final contra o time do interior, a equipe do bairro de Campinas, agora, soma seu 11º título na história dos estaduais de Goiás.
O resultado começou a ser construído aos 11min do primeiro tempo. Sem se intimidar com o estádio lotado no interior, a equipe da capital jogou com propriedade e levou o troféu. Já o Santa Helena, mesmo derrotado e vice, deu volta olímpica, satisfez a torcida e fica com a honrosa 2ª melhor campanha do Goianão 2010.
Os gols do título foram marcados por Rodrigo Tiuí, Washington e Agenor, enquanto Éder descontou para o fantasma do sudoeste. A partida foi apitada pelo orizonense André Luiz Castro, auxiliado por Cristhian Passos e Marco Antônio Moreira. Título incontestável. Parabéns ao dragão campineiro. (Rádio 730).