sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Casos de dengue aumentam em Orizona

Dados da Gerência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde divulgados nessa quinta-feira, dia 18, mostram que a dengue sofreu uma ligeira queda na sexta semana de 2010. Enquanto na semana passada os números mostravam um aumento de 572,4% em nível de Estado, nesta semana eles apontam para 492,1% quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Apesar da diminuição de notificações, Goiás já registra em 2010, 24.908 casos contra 4.208 no ano passado. Os dados divulgados ontem mostram também que houve aumento no número de mortes: seis. Duas destas mortes, uma em Aragarças e outra em Aparecida de Goiânia, foram causadas por dengue do tipo hemorrágico. Outro óbito foi causado por complicações. Três outras mortes em Goiânia foram confirmadas e aguardam dados para classificação do tipo.
No tocante a Orizona, a situação já começa a preocupar o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Enquanto em 2009 não foi confirmado nenhum caso, nos últimos 30 dias já foram notificados 23 casos suspeitos, sendo confirmados 10 casos até a quinta-feira. O Centro é o setor da cidade com maior incidência de casos notificados.
Segundo o secretário de Ação Urbana, Rui de Castro, as ruas estão sendo mantidas limpas e cabe à população cuidar bem de seus imóveis, onde estão os principais focos do mosquito. Renato Vieira da Cunha, Secretário de Saúde, alerta que os agentes encontram muita dificuldade para entrar nas casas, dada a resistência de muitos moradores. Só com a parceria dos Governos e da população será possível superar o quadro. (Agecom/ PMO).

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Prefeito lança obra em Corumbajuba

O prefeito Felipe Dias e o deputado federal Pedro Chaves (PMDB-GO) lançaram na última quinta-feira, dia 11 de fevereiro, a obra de asfaltamento do povoado de Corumbajuba, com recursos do Ministério da Cidade e do Tesouro Municipal.
No ato do lançamento, as máquinas e trabalhadores da Construtora e Incorporadora Yury Ltda começaram a trabalhar. A proprietária da construtora goianiense, Dra. Neuzely Ferreira Bretas, também esteve no local na ocasião. Conforme foi estimado a partir do andamento da obra nessa primeira semana, já no início do mês de março o solo estará pronto para receber as camadas de asfalto. A implantação terá um custo de 365.999,28 reais.
No lançamento, o prefeito Felipe Dias, o presidente da Câmara, vereador Ronaldo Costa, o secretário de Indústria e Comércio, Anteres V. Pereira e o deputado Pedro Chaves demonstraram explicitamente a emoção em poder lançar aquela obra. Pedro prometeu liberar para o próximo exercício, emenda parlamentar que beneficie dessa vez, os moradores de Montes Claros e Buritizinho.
Membros da comunidade, como o diretor da Escola Virgínio Vaz da Costa, professor Nélio e o Sr. José Modesto, manifestaram publicamente a emoção, que segundo os mesmos era indescritível, em receber tal benefício. Na ocasião, foi feito um momento de silêncio e reflexão em respeito ao passamento da professora Maria Helena, que falecera naquela data.
No ato de lançamento da obra também estiveram presentes no local membros da comunidade, vereadores, secretários municipais, servidores da prefeitura e lideranças de outras regiões do município.
(PMO/Comunicação)

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Viva! Horário de Verão termina domingo

O horário de verão no Brasil termina à zero hora do próximo domingo, dia 21 de fevereiro, após 126 dias em vigor. Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão atrasar os relógios em uma hora. As informações são da Agência Brasil.
A partir deste ano um decreto presidencial determinou o período exato em que o horário de verão vai vigorar: começará sempre no terceiro domingo de outubro e terminará sempre no terceiro domingo de fevereiro.
Já era tempo. Ninguém suporta mais essa rotina inapropriada. Para os moradores de Goiás e da região Centro-oeste então, os impactos gerados pelos horários inapropriados de luminosidade são muito desgastantes.
Para ficar bom, só falta chover e diminuir esse calor insuportável que nos assola a quase dois meses. (Goiás Agora).

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Records no Carnaval Orizona 2010

Será um carnaval inesquecível para os cerca de 20 mil foliões que passaram nas 5 noites e 4 matinês na Praça do Lazer de Orizona. Quem foi pode conferir muita animação, uma estrutura incrível, com grandes atrações e um dos maiores públicos de todos os tempos.
O tradicional carnaval iniciou na noite de sexta-feira, dia 12, com apresentações da banda Axé Brasil, DJ Núbia Aloah e DJ Júnior Funk. Na primeira matinê, realizada na tarde de sábado, a equipe Revolution, apresentou o melhor da sonorização automotiva. Na noite de sábado, a banda Axé Brasil voltou ao palco e o DJ Nino estreou no carnaval de Orizona. Segundo os organizadores, pelo menos 8 mil pessoas estiveram na Praça do Lazer nessa noite. Na matinê do domingo, o DJ Nino animou as crianças, jovens e adultos presentes. À noite todas essas atrações voltaram ao palco. Na segunda-feira (15) teve matinê com som automotivo e apresentações no palco à noite. O mesmo ocorreu no encerramento do carnaval, na terça-feira.
Ao final, ficou o sentimento de saudade por parte dos foliões e organizadores. A Câmara e a Prefeitura Municipal estivem engajados e presentes o tempo todo no carnaval. Contaram com o apoio das polícias Civil e Militar, que juntamente com um sistema de vigilância de última geração, garantiram um carnaval pacífico e sem nenhuma ocorrência. Na imagem ao lado, o prefeito Felipe Dias aparece no meio dos foliões.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Cachaça de Orizona para Lula

O presidente Lula esteve em Goiânia nessa sexta-feira, dia 12, e inaugurou obra da barragem do Ribeirão João Leite. A obra é uma parceria do Governo Federal e Governo do Estado de Goiás e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Lula estava acompanhado da Ministra da Casa Civil, Dilma Housself e do presidente do Banco Central Henrique Meirelles. Lula discerrou a placa de inauguração juntamente com o Governador Alcides Rodrigues. O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, também participou da solenidade.
Um fato peculiar nessa visita a Goiás foi a entrega de um kit por parte do presidente da Goiás Turismo, Barbosa Neto, contendo a tradicional cachaça de Orizona, ao presidente Lula. O twitter de Barbosa, que menciona o fato, não cita de qual alambique veio tal cachaça, que com certeza será muito apreciada pelo governante.