sábado, 6 de fevereiro de 2021

Prefeitura de Orizona edita novo Decreto e Nota Técnica sobre o funcionamento dos estabelecimentos do Município

DA REDAÇÃO
- No dia 1º de fevereiro, a secretaria municipal de Saúde de Orizona, através do Comitê de Enfrentamento para Ações de Prevenção e Controle do Coronavirus , editou e publicou a nota técnica nº 01/2021 a respeito da recomendação para funcionamento de estabelecimentos no Município. Lembrando que a Nota Técnica é uma recomendação a partir de diálogo com profissionais, a partir de informações científicas. 
Sobre isso, a NT recomendou "que todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços no âmbito do Município de Orizona/Goiás, encerrem suas atividades as 00hs, em especial aqueles que ofereçam o comércio e consumo de bebidas alcoólicas, restando excluídos da presente recomendação, os estabelecimentos que prestam serviços e atividades essenciais, tais como farmácias e drogarias, postos de combustíveis, e aqueles que ofereçam serviço de entrega de alimentos na forma de delivery, desde que não disponham o fornecimento de bebidas alcoólicas apôs o horário supramencionado".





Acompanhando a NT, o prefeito Felipe Dias assinou e publicou no dia 05 de fevereiro o decreto municipal acompanhando as recomendações. Esse ato administrativo ocorreu após recomendação do governador Ronaldo Caiado de que os municípios, entre outras ações, adotem lei seca no comércio após as 22 horas.




terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Em primeira reunião de 2021 da câmara deliberativa do FCO, Orizona foi o município com mais cartas de crédito aprovadas para produtores rurais

COMUNICAÇÃO SETORIAL/ SEAPA
- Cinquenta cartas-propostas ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) foram aprovadas, nesta sexta-feira (29/01), durante a 357ª Reunião da Câmara Deliberativa do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE/FCO). É a primeira reunião da Câmara em 2021 e a expectativa é da liberação de R$ 40,6 milhões em recursos na modalidade Rural, com a geração de 83 novos postos de trabalho formal.
A maior parte dos recursos é voltada para pequenos produtores (56%) e pequeno-médios produtores (38%). Em relação à atividade contemplada, 57% do montante aprovado deve ser destinado à produção de soja e milho, seguido por investimentos em bovinocultura (29%), avicultura (7%) e produção de feijão (7%). Os recursos devem financiar itens como máquinas e implementos, matrizes, energia fotovoltaica, benfeitorias, irrigação, correção de solo, pastagens e reprodutores.
As 50 cartas-propostas aprovadas contemplam produtores de 32 municípios goianos. Orizona foi o município com o maior número de cartas aprovadas, num total de quatro propostas, e Rio Verde, Jataí e Britânia tiveram três cartas-proposta aprovadas, cada um.
Com duas cartas aprovadas, em cada município, também estão na lista: Vianópolis, Diorama, Corumbaíba, Paraúna, Mineiros, Catalão, Uruaçu, Serranópolis e Caiapônia. Com uma proposta aprovada em cada um, estão: Pilar de Goiás, Iaciara, Santa Isabel, Montividiu, Campinaçu, Quirinópolis, Edealina, Itaberaí, Ipameri, Aporé, Cachoeira Dourada, Piranhas, Monte Alegre de Goiás, Itumbiara, Joviânia, Inaciolândia, Goiatuba, Posse e São Domingos.
Representando a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), responsável pela análise técnica das cartas na modalidade rural do FCO, participaram da reunião o superintendente de Produção Rural Sustentável, Donalvam Maia, e a gerente de Inteligência de Mercado, Juliana Dias Lopes. Segundo avalia o superintendente da Seapa, a primeira reunião deste ano começa de forma bastante positiva com a aprovação desse montante. "É um valor considerável de investimentos, destinados conforme avaliação do Governo de Goiás, e que vão contribuir para o crescimento da produção agropecuária em 32 municípios por todo o Estado”, ressalta.
Donalvam destaca que a medida, além de gerar renda e emprego, contribui para o avanço de atividades importantes para Goiás, como a produção de grãos, a bovinocultura e a avicultura. “Em 2020, conseguimos atender mais produtores que no ano anterior e nossa expectativa é expandir ainda mais essa atuação em 2021”.

Fonte: Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás; Foto: Wenderson Araujo / CNA.