sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Mutirão na EFAORI será dia 27

A Prefeitura de Orizona e a direção da EFAORI - Escola Familia Agrícola de Orizona realizarão no dia 27 de janeiro (quarta-feira), um grande mutirão de limpeza na propriedade da escola. A Prefeitura disponibilizará pessoal e maquinário e a escola contará com a presença de funcionários, diretores do Centro Social, estudantes, famílias e parceiros. O prefeito Felipe Dias, juntamente com secretários e assessores planejam participar ativamente da atividade. O propósito é deixar a propriedade escolar bem preparada para receber os estudantes e as famílias na segunda, dia 1º de fevereiro, para a primeira sessão escolar.
A Prefeitura é um dos principais parceiros da EFAORI e está em processo de formalização de convênio para o ano de 2010 com o Centro Social, entidade mantenedora da escola.

Contrução de Ponte na região dos Tavares

Uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está trabalhando na construção de uma ponte sobre o ribeirão Santa Bárbara, na região dos Tavares, a 5 Km da cidade de Orizona. Segundo secretário Hélio do Quimba, a secretaria pretende entregar a obra o mais rápido possível.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Festa em louvor a São Sebastião

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade, de Orizona, realizará de 22 a 24 de janeiro, no Salão Paroquial, o encerramento da Tradicional Festa em Louvor a São Sebastião. Os festeiros Antonio José e Natália, Bolivar e Cláudia, Vicente e Lurdinha, Hélio Frutuoso e Zulmira, Zé de Lima e Conceição e João Ribeiro, juntamente com os padres Aparecido e Émerson estão trabalhando muito para a realização do festejo, que começou a algum tempo com as novenas nas comunidades.
Na programação, leilão de gado e de brindes, bingos, comidas e bebidas, tríduos, escolha dos próximos festeiros e animação na barraca todas as noites com Pedro Paulo & Miliquinho. A renda da festa será revertida para a reforma do Centro Comunitário do Bairro Boa Vista.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Governo volta a adiar repasse de AFM

O governo federal adiou mais uma vez o pagamento do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM). No total são R$ 540 milhões referentes à última cota do repasse correspondente ao mês de setembro do ano passado. Depois de anunciar o pagamento para o mês de outubro de 2009, transferir para dezembro, posteriormente, para o final do mesmo mês, anunciaram uma nova data, 20 de janeiro de 2010.
Agora, o governo informa que o pagamento só estará à disposição dos Municípios na próxima sexta-feira, 22 de janeiro. Para o novo adiamento o governo anunciou dois motivos: a necessidade de edição de uma medida provisória e a solicitação do Banco do Brasil de 48h para efetivar o pagamento.
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, lamenta o comportamento do governo ao lembrar que esta é o quarto adiamento feito para o pagamento do AFM, determinado pela Medida Provisória 462/2009 – editada pelo governo e aprovada pelo Congresso Nacional. (FMM/CNM)

CENTAF realiza exame de seleção

Setenta e cinco candidatos fizeram provas seletivas para o curso técnico agropecuário no Centro de Formação da Agricultura Familiar de Silvânia (CENTAF). As provas foram neste sábado, 16 de janeiro. Cinquenta serão aprovados. O CENTAF retornou as suas atividades depois de quase um ano paralizada. A escola é subsidiada pela União Brasilense de Educaçao e Cultura (UBEC), mantenedora da Universidade Católica de Brasilia e cuja sede é em Silvânia.
O CENTAF vai funcionar no Ginásio Anchieta, em regine de internato, na metodologia da Pedagogia da Alternância. Os cinquenta alunos não terão custo, nem com mensalidade, nem com hospedagem. As aulas começam no dia 22 de fevereiro.Trata-se de uma escola profissionalizante, volta para a agricultura e pecuária, com aulas teóricas e práticas. (Blog do Célio)

Elaboração de Plano Habitacional

O prazo para que as prefeituras formalizem junto à Agência Goiana de Habitação – Agehab o apoio para a elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social - PMHIS, termina no próximo dia 21. A partir de dezembro deste ano somente os municípios que tiverem concluído seus PMHIS vão ter acesso aos recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social - FNHIS.
Ao todo, 115 prefeituras vão ser atendidas: 31 municípios do Território da Cidadania (menor IDH do Estado) e outros 84 selecionados. O atendimento vai ser prioritário nos municípios que estiverem em situação regular no Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social - SNHIS, bem como aqueles que integram a Região Metropolitana de Goiânia e a Ride (Entorno de Brasília) e os municípios que sejam considerados polos regionais ou que tenham sofrido recente impacto socioeconômico provocado pela instalação de grandes empreendimentos no município.
O município de Orizona regularizou a sua situação junto ao Ministério das Cidades ainda em 2009 e formalizou nesta segunda (18) o pedido de apoio da Agehab para a elaboração do Plano Habitacional. Para essa elaboração, foi constituido um Grupo de Trabalho Local, composto por representantes do Governo Municipal, Legislativo e lideranças de organizações comunitárias do município. (PMOCom/Agecom)

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Aulas em Orizona começam dia 1º

Em Orizona, as aulas das escolas da rede municipal, estadual e conveniada iniciam todas no dia 1º de fevereiro. Com esse calendário, segundo o Prefeito Felipe Dias, é possível organizar o cronograma e facilitar algumas ações como o transporte escolar e a modulação de professores, uma vez que há uma articulação entre as atividades da escolas estaduais, municipais e conveniadas. Já no caso da Creche José Ribeiro de Oliveira, esta retorna com suas atividades nesta quarta, dia 20 de janeiro.
Por falar em escolas, antes do início das aulas, o Colégio Geraldo Silvio de Lima, no povoado de Buritizinho, será beneficiado com uma importante obra de reforma do prédio, que está em condições precárias. Além disso será ampliada com a construção de novos banheiros. Com recursos próprios, a obra custará ao Tesouro Municipal 21.400 reais. Outras escolas municipais, como a Escola Ana Cândida Vieira (Taquaral) e Escola São José (Montes Claros) já receberam benefícios semelhantes

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

EFAORI entre as Melhores Práticas

A Comissão Organizadora do II Salão Nacional dos Territórios Rurais divulgou, no último dia 7, as 145 Boas Práticas Territoriais que estarão no encontro que reunirá iniciativas de apoio a agricultura familiar e ao desenvolvimento sustentável do meio rural brasileiro, entre 22 e 25 de março, em Brasília (DF).
Dentre as iniciativas contempladas na seleção, 74,5% estão vinculadas a 108 Territórios Rurais apoiados pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA). Desde a abertura das inscrições, em outubro do ano passado, foram inscritas 394 experiências de 157 Territórios Rurais. Todos os estados, mais o Distrito Federal, enviaram suas boas práticas. “O resultado foi positivo, pois demonstrou entusiasmo dos atores sociais dos territórios em dar visibilidade às suas ações”, avaliou Berenice Silva, membro da Comissão Organizadora do II Salão.
Na primeira edição do evento, em 2006, 90 Boas Práticas Territoriais foram apresentadas. “Esse número também foi considerado alto, pois foi durante a fase inicial da estratégia de desenvolvimento territorial no Brasil”, afirmou Berenice Silva. A escolha das boas práticas para esta segunda edição foi feita por 27 especialistas em desenvolvimento rural convidados para compor a Comissão de Seleção, que avaliaram as experiências realizadas nas áreas de Fortalecimento da Gestão Social, e das Redes Sociais de Cooperação, Dinamização Econômica, Articulação de Políticas Públicas, Sustentabilidade Ambiental, Comunicação e Informação, Cultura e Identidade e Segurança Alimentar.
Do estado de Goiás, apenas uma prática foi selecionada. A EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona, Território da Estrada de Ferro, foi classificada com a prática "Formação de Agricultores Familiares através da Pedagogia da Alternância no Território". Para valorizar as propostas apresentadas pelos territórios, a Comissão do II Salão definiu que as 145 Boas Práticas Territoriais escolhidas para se apresentar no II Salão vão ganhar muita visibilidade.
VEJA EM ANEXO A LISTA DAS PRÁTICAS SELECIONADAS.

Festa da Cultura foi um Sucesso

Resgate da identidade, apresentação das manifestações populares e celebração da história local puderam ser apreciados na Festa da Cultura de Orizona, que aconteceu no sábado, 16 de janeiro, na Feira da Agricultura Familiar, ao lado da Rodoviária de Orizona. Com o tema Cultura, diversidade e criatividade, o evento foi uma promoção do Coletivo de Cultural de Orizona, com o apoio da Seagro, Governo Municipal de Orizona, Câmara Municipal e diversos outros parceiros.
Entre as manifestações realizadas estiveram a música, artesanato, artes plásticas, cavalgadas, teatro, catira, capoeira, folias, poesia, além da arte das fiandeiras, de contadores de causos, carreiros, cavalgada, berranteiros, encomendadores de almas. A Festa contou também com as comidas e bebidas típicas, a exemplo da cachaça, cuja produção, principalmente artesanal, feita em alambiques familiares, é destaque em Orizona.
A abertura aconteceu na manhã, com a chegada dos 12 carros-de-bois e cerca de 200 cavaleiros, que desfilaram pelas ruas da cidade. Representante das cavalgadas deixaram no palco principal as bandeiras de Orizona, Goiás e Brasil. Em seguida, na abertura oficial, uma mesa foi composta com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Felipe Dias, a primeira-dama Ana Lúcia Ribeiro Dias, o vice-prefeito e coordenador do evento, Antonio Baiano, a presidente da ASDAO - Associação dos Artesãos de Orizona, Teresinha, a Secretária Estadual de Mulheres da Fetaeg, Ana Maria Dias Caetano, a representante da Agepel Laila Santoro, entre outras autoridades como vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias. Na abertura, foi lançado oficialmente o ponto de cultura Orizona ENCENARTE, uma parceria entre a ASDAO, a Agepel e o Ministério da Cultura. Na ocasião, a representante da Fetaeg entregou à ASDAO um tear industrial que será utilizado pelas artesãs do município.
Logo após a solenidade oficial, desfilaram pelos dois palcos, dezenas de artistas do município, representando os mais diversos segmentos. Além disso, foram realizadas oficinas de teatro, ministrada por Eugênio Aquino e de circo, por membros do Circo Laheto de Goiânia, que também abrilhantaram a Festa. Centenas de pessoas que passaram durante o dia pelo local também puderam conferir exposição de artesanato, artes plásticas, móveis, inventos e comidas típicas.
À noite, com um grande público, a Festa da Cultura foi encerrada em grande estilo, prometendo voltar no próximo ano com uma estrutura ainda maior.