sexta-feira, 3 de abril de 2009

7ª Mostra da ABD-GO no FICA

Estão abertas as inscrições para a 7ª Mostra Competitiva ABD (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas - Seção Goiás). A mostra será presidida por Beto Leão e realizada simultaneamente ao Fica (Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental). A mostra tem finalidade de divulgar, exibir e premiar obras audiovisuais de longas, médias e curtas-metragens, de ficção, animação, documentais e experimentais, de realizadores goianos. Informações nos sites http://www.fica.art.br/ ou abdgo.blogspot.com.
E a pergunta é: onde estão os realizadores e produtores de audiovisual de Orizona? Por que não há incentivos para produções em nossa terra?

Dom Antônio: "Ut Unum Sint"

Blog do Célio
Antônio Ribeiro de Oliveira, natural de Orizona (GO), ordenou-se padre em 02 de abril de 1949, em Mariana (MG). Antes estudou em Silvânia, no Seminário Preparatório Jesus Adolescente, depois transformado em Seminário Santa Cruz. Quando ordenou, exerceu o sacerdócio como padre, inclusive ficando um tempo na paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Orizona. Na mesma época foi professor em nossa cidade. Depois foi nomeado Bispo Auxiliar de Goiânia, Bispo da Diocese de Ipameri e Arcebispo Metropolitano de Goiânia. Nesta quinta-feira, a Arquidiocese de Goiânia celebrou os 60 anos de ordenação sacerdotal de Dom Antônio, com uma missa na Catedral de Goiânia.
D. Antonio gravou entrevista que foi ao ar na manhã de ontem, dia 02, no programa do jornalista Célio Silva, na Rádio Rio Vermelho. Na entrevista o Arcebispo Emérito de Goiânia manisfestou felicidade em 60 anos ter cumprindo as três principais missões de um padre:
1) - Missão profética: anunciar a palavra de Deus e a justiça social;
2) - Missão de ministrar os sacramentos, e
3) - Missão de ser pastor - articular e animar a formação das comunidades.

Parabéns Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, 60 anos de ordenação sacerdotal.

Concurso público no Judiciário

A Comarca de Justiça de Orizona está realizando hoje, dia 03 de abril, concurso público para o cargo de Escrevente do Judiciário. 90 pessos se inscreveram, mas apenas 68 compareceram para o exame, que está se realizando no Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira. O exame foi dividido em duas etapas: a objetiva e a discursiva. O corpo de jurados que avaliará é formado pelo juiz da Comarca, Dr. Ricardo Guimarães, a Promotora de Justiça, Dra. Claúdia Rojas e o representante da OAB-GO, Dr. Riva Dávia Jaime. São apenas duas vagas disponíveis para Orizona nesse concurso.

Meirelles: alvo fácil

DM - Definitivamente, Henrique Meirelles é um alvo fácil. Fez carreira no mercado internacional, nunca trouxe benefícios palpáveis para o Estado de Goiás – daqueles que rendem voto, como viadutos, pontilhões, quilômetros de asfalto e creches – e, além disso, possui poucos aliados políticos em Goiás dispostos a revidar os ataques que tem recebido. Políticos do PSDB e PMDB, interessados em manter a polaridade Iris-Marconi, têm explorado bem essa fragilidade. O deputado estadual Thiago Peixoto (PMDB) disse que Meirelles está à frente de causas desinteressantes e até prejudiciais ao Estado, como a das altas taxas de juros – principal símbolo da ortodoxia do BC sob o comando do goiano. O deputado federal e presidente do PSDB, Leonardo Vilela, acusou Meirelles de não ter bandeiras.
O PT, por sua vez, só quer saber de Rubens Otoni. E o DEM, quem diria, passou a ver com desconfiança o retorno de Meirelles, por entender que, se não se viabilizar na disputa pelo Palácio das Esmeraldas, o presidente do Banco Central pode optar por concorrer a uma das duas vagas ao Senado – o que colocaria em risco a reeleição de Demóstenes Torres (DEM).

Recuperação de Reserva


A Prefeitura de Orizona, efetuou nos dias 30 e 31 de março (segunda e terça-feira), a recuperação de uma área de reserva de aproximadamente mil metros quadrados à margem esquerda do córrego Boa Vista, nas proximidades das propriedades do senhor João Carlos e da Dona Baia.
Uma estração indevida de cascalho e terra foi efetuada pela administração anterior na área pública, provocando um grave dano ambiental. O Ministério Público então, noticou a Prefeitura a tomar providências. A atual administração, num esforço conjunto das secretarias de Administração, Agricultura e Meio Ambiente e de Ação Urbana, tomou as medidas necessárias no sentido de recuperar a área degradada.
A vala que surgiu com a remoção do cascalho foi coberta, com a retirada da enxurrada que ameaçava provocar uma erosão mais grave. Tomou também o cuidado de reflorestar o espaço com árvores nativas de nossa flora e foram retirados os animais domésticos que usavam o local. O acesso à área foi lacrado.


quinta-feira, 2 de abril de 2009

Seminário sobre Juventude e Segurança Pública

A Pastoral da Juventude Rural de Orizona realizará dia 24 de abril, no auditório da Câmara Municipal, Seminário sobre Criminalização da Juventude e Segurança Pública. A pastoral trará em parceria com a Casa da Juventude Padre Burnier (Goiânia-GO) e a Câmara Municipal de Orizona, importantes lideranças e juristas para debater com a juventude orizonense o tema, que é destacado na Campanha da Fraternidade deste ano.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Projeto Adote uma Praça

O vereador Ronaldo Costa (PMDB) está trabalhando em um projeto de lei que criará o Programa Adote uma Praça. O projeto foi inspirado em algumas experiências de cidades importantes como São Paulo, Porto Alegre e Curitiba e prevê a parcerias do poder público com a iniciativa privada na manutenção de praças, jardins e canteiros centrais.
O Adote uma Praça será, se aprovado e sancionado, um programa simples que permitirá a qualquer entidade civil assumir a responsabilidade de urbanizar e manter áreas verdes públicas do município e em troca poderá divulgar a sua marca no espaço público e ainda contribuir para o embelezamento da cidade e o incremento da qualidade de vida.
Qualquer empresa (indústria, comércio, prestador de serviços), escola, associação de bairro ou ONG poderá adotar uma praça, um parque ou canteiro e rótulas da cidade. O projeto do vereador está em fase de estudo e apreciação. Para servir como exemplo, Ronaldo já assumiu para a sua responsabilidade, a manutenção do canteiro central da rua Capitão José Pereira, na saída para o Buritizinho.

CNM reelege Ziulkoski

CNM
Em eleições realizadas nesta segunda-feira, 30 de março, prefeitos de municípios filiados à Confederação Nacional de Municípios (CNM) elegeram a chapa que presidirá a entidade no triênio 2009/2012. Liderada pelo atual presidente da CNM, Paulo Ziulkoski - reeleito ao cargo -, a chapa CNM Independente obteve 98,03% dos votos computados.
Esta foi a primeira vez que as eleições foram realizadas por meio eletrônico. Obedecendo ao Estatuto da entidade, foram eleitos os integrantes do Conselho Diretor, Conselho de Representantes Regionais e do Conselho Fiscal no triênio 2009/2012. Durante o período eleitoral, todas as resoluções relacionadas ao assunto foram divulgadas no Portal CNM. O prefeito de Orizona, Felipe Dias, como associado, também votou pelo mecanismo on-line.

Peixoto em Orizona - Parte 2

O deputado estadual Thiago Peixoto visitou nesta segunda-feira, dia 30, municípios da região da estrada de ferro. Ele esteve em Orizona, Vianópolis, Silvânia, Leopoldo de Bulhões e Bonfinópolis. No programa de rádio do jornalista Célio Silva, na Rádio Rio Vermelho de Silvânia, Peixoto disse que a visita faz parte da estratégia do PMDB para reestruturar o partido no interior e fortalecer a candidatura do prefeito Íris Resende ao governo em 2010.Sobre seu projeto pessoal, Thiago Peixoto adiantou que é candidato a câmara federal. Ele também disse que visitar a região da estrada de ferro é estar num ninho tucano, uma vez que a maioria dos prefeitos das cidades desta região é do PSDB.Thiago também adiantou que o PMDB começa em 18 de abril, por Goiatuba, uma série de encontros regionais.

terça-feira, 31 de março de 2009

Menos Chuvas, Mais Calor

Segundo o Portal Clima Tempo, as chuvas para Orizona devem ainda continuar com uma maior intensidade até a próxima quinta-feira, dia 2,quando se espera uma precipitação de 15 mm. Já na sexta, essa intensidade provavelmente cairá para 4 mm e no sábado não deverá chover. O fato é que a temperatura novamente está se elevando e com a diminuição das chuvas, as coisas ficarão ainda piores.

Assembleia do Conselho Territorial

Aconteceu hoje em Orizona, Assembléia do Conselho Territorial de Desenvolvimento Rural da Estrada de Ferro, tendo como pauta a prestação de contas e o processo eleitoral para escolha da nova diretoria executiva, conselho diretor, conselho técnico e conselho fiscal.
A abertura aconteceu no auditório da Câmara Municipal, quando teve a solenidade de abertura com a presença de autoridades dos quatorze municípios que compoem o território, dentre elas o prefeito de Orizona, Felipe Dias, que recepcionou os presentes.
Os trabalhos continuaram no auditório do Sindicato Rural, com a apresentação da prestação de contas do Conselho. Em seguida foi conduzido o processo eleitoral, quando se apresentaram duas chapas concorrentes. Por impasses e irregularidades na documentação de alguns municípios a eleição foi adiada e a Assembléia Eletiva remarcada para a próxima terça-feira, dia 6 de abril, também em Orizona.

Thiago Peixoto em Orizona


O deputado estadual Thiago Peixoto (PMDB), que está visitando cidades do interior de Goiás, esteve na manhã de ontem, dia 30, na cidade de Orizona. Em nossa cidade, reuniu-se com o prefeito Felipe Dias e com os secretários Rinaldo Costa e Anteres Vieira Pereira.
Na reunião, conversaram sobre a sucessão ao governo do Estado, os problemas enfrentados pelos municípios, entre outros assuntos. Peixoto comentou que nas visitas que está fazendo tem percebido a grave situação em que se encontra os municípios como consequencia da crise e do descaso dos entes Estaduais e Federais e o desleixo que está o nosso Estado, principalmente no que se refere à conservação das estradas e rodovias.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Mutirão no Taquaral de Cima

A Prefeitura de Orizona realizou sábado, dia 28, juntamente com a comunidade do Taquaral de Cima, mutirão de limpeza na região. As atividades se concentraram na estrada principal, próximo à propriedade do sr. Tião do Tacilão. O prefeito Felipe Dias, o vice Antonio Baiano, secretários e vereadores participaram das tarefas, ao lado dos agricultores.

Eleições na Confederação de Municípios


A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) realizou hoje, dia 30 de março, eleição para escolha da nova diretoria da entidade. De forma inovadora, a votação foi feita on-line, via internet. Cada prefeito de município associado recebeu uma senha e através da página pode concretizar o seu voto.
Apenas uma chapa concorreu ao pleito. A mesma foi encabeçada pelo atual presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, prefeito de Mariana Pimentel - RS. O prefeito Felipe Dias votou em seu gabinete no período da tarde, em favor da continuidade.

Em Busca de Atenção e Respeito

A AGM - Associação Goiana de Municípios e a FMM - Frente de Mobilização Municipalista convocaram prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretarios municipais a se concentrarem amanhã, dia 31, na Praça Cívica, em busca de um pacote de melhorias para os municípios.
O governador Alcides Rodrigues, de forma muito oportuna e quem sabe para fugir de transtornos, não estará em Goiânia. Acompanhará o ministro da Agricultura Reinhold Stephanes na Tecnoshow, em Rio Verde.

Eleições nas Escolas Estaduais

A Secretaria Estadual de Educação, através da secretária Milca Severino, lançou edital convocando todas as Unidades Escolares de Educação Básica (UEBs) da Rede Estadual para as eleições do Grupo Gestor das unidades, composto por diretor, vice-diretor e secretário.
As eleições deverão acontecer no dia 29 de maio de 2009, a partir das 7h30min até as 21h, sem interrupções. O registro de chapa deverá ser solicitado na secretaria da unidade escolar, no período de 13 a 23 de abril, em horário regular de funcionamento da unidade.