sábado, 7 de maio de 2011

Posse é campeã da Série B; Guarani é tetra na série A

Imagem: Elson Caixeta
Bem mais de mil torcedores foram ao Estádio Dom Antônio Ribeiro de Oliveira e acompanharam no final de tarde e início de noite deste sábado (07) as finais das Séries A e B do Campeonato Municipal de Orizona. Em sua terceira edição no atual formato, a competição foi mais uma fez promovida pela Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer. Neste ano, nomes de prestígio do futebol como Juninho Goiano, Wellington Dias e Roberli, além de atletas de prestígio vindos de municípios da região abrilhantaram ainda mais a competição.
Na primeira partida, válida pela decisão da Série B, no tempo normal as equipes da Posse e Cachoeira empataram pelo placar mínimo (0 a 0). Nos pênaltis, a Posse venceu por 5 a 3 e ficou com o título. Posse, Cachoeira e União garantiram retorno a Série A em 2012.
Na segunda partida, o Guarani venceu de virada a equipe da Mata por 2 a 1 e levou o tetracampeonato municipal. Rodrigo Marbá marcou para a Mata no primeiro tempo. Na segunda etapa o zagueiro Davi fez de cabeça e Fabinho de falta, os gols da equipe da cidade.
Logo após o segundo gol do Guarani, marcado aos 47 minutos, uma confusão generalizada começou no banco de reservas. O árbitro Divino Bala, que foi na partida auxiliado por Antônio Maria de Sousa e Elton José de Sousa, expulsou Betinho (Mata) e Paulinho (Guarani). Quando a partida recomeçou, o jogador Bia (Mata) também foi expulso após mais um episódio nervoso.
Posse campeã da Série B em 2011. Imagem: Elson Caixeta.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Leilão de bens da Prefeitura será no dia 25 de maio

Imagem: Prefeitura de Orizona.
E a  Prefeitura de Orizona alienará bens móveis e imóveis com vistas a construção na cidade do novo Ambulatório Médico 24 horas. O leilão, conforme publicado no Diário Oficial da União na última semana, será realizado no dia 25 de maio próximo, na sede da Prefeitura (Rua Coronel José da Costa, 22-A - 1º Andar - Centro) para os bens imóveis, e na Garagem Municipal para os bens móveis. O leilão ocorrerá em conformidade com a Lei Municipal nº 1.054/2011 e Lei 8.666/93. O leilão dos bens móveis será às 9 horas e dos bens imóveis, às 13:30 horas.
Serão colocados no pregão 57 imóveis, localizados nos bairros Santa Maria, Santa Maria II e Bela Vista. O lance inicial para esses bens variam de 7 a 20 mil reais, de acordo com o tamanho do lote e da sua localização. Dentre os bens móveis estão veículos usados, máquinas e implementos agrícolas, sucatas e materiais de informática. O pregão será conduzida por Leila Nanci Karasiaki, leiloeira pública oficial, cadastrada junto ao Estado de Goiás. Confira detalhes dos lotes acessando aqui e em www.lkleiloes.com.br. Os editais poderão ser obtidos na sede da Prefeitura de Orizona. Informações: (64) 3474-1492/ (62) 8544-3261/ (62) 9618-3703.

Vídeo: Marcelo Antonio e Renato - Paixão a Primeira Vista

No vídeo acima, um trecho do show de lançamento do 2º CD de Marcelo Antônio e Renato, que aconteceu na Quadra Paroquial de Orizona no dia 2 de fevereiro deste ano. No destaque, a música de trabalho "Paixão a primeira vista".

Um Anjo que pode ser chamado de... MAMÃE

Imagem: Projeto Licuri/IF-Bahia
Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus:

- "Dizem-me que estarei sendo enviado à Terra amanhã... Como eu vou viver lá, sendo assim pequeno e indefeso?"

E Deus disse:
- "Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você. Estará lhe esperando e tomará conta de você."
Criança:
- "Mas diga-me: aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá?"
Deus:
- "Seu anjo cantará e sorrirá para você... A cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz."
Criança:
- "Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que as pessoas falam?"
Deus:
- "Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar."
Criança:
- "E o que farei quando eu quiser Te falar?"
Deus:
- "Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar."
Criança:
- "Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?"
Deus:
- "Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida."
Criança:
- "Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais."
Deus:
- "Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim, lhe ensinará a maneira de vir a Mim, e Eu estarei sempre dentro de você."
Nesse momento havia muita paz no Céu, mas as vozes da Terra já podiam ser ouvidas. A criança, apressada, pediu suavemente:
- "Oh Deus, se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me por favor, o nome do meu anjo."
E Deus respondeu:
- "Você chamará seu anjo de ... MAMÃE!"

Rita Elisa Seda extraído do livro "Troféu"/Blog da EFAORI.

Uma cena de cortar o coração de quem a vê

Essa são cenas que doem o coração: há pouco mais de um mês (31/03) a equipe de filmagem do documentário sobre os agrotóxicos, dirigido por Silvio Tendler, estava em Paraipaba, Ceará, cerca de 90 quilômetros a noroeste da capital Fortaleza. Foram investigar as acusações contra a empresa do agronegócio, de origem holandesa, Companhia Bulbos do Ceará (CBC), por uso indiscriminado de agrotóxicos.
Em fevereiro, a Justiça do Ceará havia deferido liminar proibindo o uso de veneno pela CBC. Entre as explicações estão coceira na pele e problemas respiratórios na comunidade local, a provável contaminação da lagoa da Cana Brava – a 100 metros da fazenda e principal reservatório de água que abastece o município – além da morte, por contaminação comprovada em laboratório, de 18 cabeças de gado do agropecuarista Henry Romero.
Na manhã seguinte à visita da equipe de filmagem, 15 animais de seu Henry apareceram doentes – alguns agonizantes, como mostram vídeos gravados pelo agropecuarista, sob orientação do Ministério Público. Até o fechamento desta matéria, 12 já haviam morrido.
“O tempo todo que estivemos conversando com seu Henry na propriedade dele, um cara numa caminhonete, dentro da área da CBC, um funcionário, ficava cantando pneu pra cima e pra baixo. Nitidamente para nos coagir. Tanto que no final, seu Henry falou ‘fiquem tranquilos’ e nos escoltou até a saída”, relatou a documentarista Aline Sasahara.
As propriedades de seu Henry e CBC são vizinhas. Atualmente, separadas por uma “telinha transparente”, como descreve Aline. Seu Henry é cauteloso e não acusa a empresa de envenenamento direcionado. Entretanto, diz não ter dúvida de que seus animais são vítima do veneno lançado aos montes por seu vizinho: “Já foi descartado qualquer tipo de doença. É veneno que partiu de lá e o que vai dizer qual veneno é a biopsia. Sabemos que eles nunca obedeceram a ordem de parar de pulverizar. Se eles plantam, eles pulverizam, porque não tem como colher essas culturas sem usar o veneno.”
Cada um dos dois pulverizadores usados pela CBC armazena 2 mil litros de veneno e possuí dois braços de 20 metros que fazem a pulverização suspendida. As duas máquinas juntas chegam a envergadura de 80 metros e são utilizadas para pulverizar uma área de aproximadamente 22 hectares, segundo Henry:
“A área deles é pequena, não chega a 180 metros de largura, então dá pra você imaginar: 80 metros de braço jogando o veneno à deriva.”

Extraído do Blog do Atheneu/ texto de Vinícius Mansur.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

CPT-GO e Centaf lançam Caderno de Conflitos em Goiás

A Comissão Pastoral da Terra - Regional Goiás e o Centro de Formação da Agricultura Familiar Padre Leandro Caliman, CENTAF-SILVÂNIA, lançam no dia 12 de maio, às 19:30 horas, no auditório do Centaf, a 4ª edição do Caderno de Conflitos no Estado de Goiás.
O trabalho tem o objetivo de anunciar e denunciar as relações de trabalhão dos assalariados do campo e o número de trabalhadores em condições próximas à escravidão, além das tensões provenientes das relações sociais, políticas, trabalhistas e ambientais da realidade do trabalhador rural.
Durante o lançamento do trabalho será realizado um debate público sobre o assunto.

Fonte: Célio Silva/ Rádio Rio Vermelho.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Prefeitura começou a entregar equipamentos a pacientes

  

A Prefeitura de Orizona, através das Secretarias de Saúde e Ação Social, em parceria com o Hospital São José Bento Cotolengo, começou hoje (03) a entrega de diversos aparelhos para pacientes portadores de necessidades especiais pré-selecionados que foram atendidos pelo Programa Reabilitar Itinerante. Ao todo serão entregues de hoje a quinta-feira (05) 31 cadeiras de roda, 11 bengalas, 40 cadeiras de banho, 17 palmilhas, 11 andadores, 1 muleta, 2 próteses endoesqueléticas, 17 órteses suropodalicas e 52 calçados anatômicos para diabéticos. Serão distribuídos 182 equipamentos para 80 pacientes do município, a um custo total de 63.709,79 reais.
Nesta manhã, na Secretaria de Ação Social aconteceu solenidade para a entrega dos primeiros equipamentos. O evento contou com a presença do prefeito Felipe Dias, do vice-prefeito Antônio Baiano, o presidente da Câmara Joãozinho Albino, além dos vereadores Ronaldo, Reinaldo, Vino e Sandra. Secretários municipais também estiveram presentes, destaque para Renato V. Cunha (Saúde) e Ana Lúcia Ribeiro Dias (Ação Social), que contribuíram diretamente na viabilização do Programa. Representantes de entidades de classe do município também compareceram, além de pacientes beneficiários do Programa e agentes comunitários de saúde profissionais da área no município. Representando o Hospital São Cotolengo estiveram presentes o Sr. José Carvalho, na ocasião representando o diretor Pe. Robson Oliveira, e os profissionais Fabiana Amersuc (Assistente Social), Reinaldo Júnior (Fisioterapeuta) e Thiago Batista (Técnico em Ortometria).
Através do Programa Reabilitar Itinerante, uma equipe de profissionais vem ao município periodicamente para atender pacientes  com necessidades especiais e a partir da triagem, define-se quem necessita de algum aparelho. Para ser atendido, é necessário fazer o encaminhamento junto à Secretaria de Saúde (a partir de demanda levantada pelos agentes comunitários de saúde) e assim, fazer o agendamento. Nessa etapa serão entregues aparelhos a pacientes que passaram por consulta no último mês de fevereiro.

Nuclec promove palestras sobre drogas no pólo de Taquaral

O Nuclec- Núcleo Estadual de Educação João Gonçalves Ribeiro promoveu na noite desta segunda-feira, 2 de maio, no Centro Comunitário do povoado de Taquaral, um encontro com palestras tendo como temáticas as Drogas. A atividade contou com a participação de estudantes, educadores, pais, mães e comunidade. O encontro, aliás, contou com grande participação da comunidade. A diretora do Nuclec, professora Luzia Helena Caixeta, também participou do mesmo.
Dentre as contribuições, a primeira fala foi da psicóloga Sandra Carlos Pereira Toraci Marçal, profissional da Secretaria Municipal de Ação Social, que abordou os aspectos gerais, conceitos, conjuntura com relação ao uso das drogas em nosso país e município. Deu destaque ao consumo do álcool, uma droga lícita que é hoje a mais usada em nossa região e é considerada uma porta de entrada para outras drogas. Sandra abordou também outras substâncias importantes em nossos dias como a cocaína, maconha e crack, essa última, a com maior número de usuários e com efeitos mais agravantes.
A seguir o advogado Sandro Mesquita tratou dos aspectos legais referente ao controle do uso das drogas e como funciona o tráfico doméstico e internacional. Encontro como estes estão ocorrendo em todos os pólos do Nuclec (Firmeza, Ubatan, Taquaral, Cachoeira, Corumbajuba e Buritizinho) e buscam principalmente preparar os estudantes para o VII Concurso de Redação Goiás na Ponta do Lápis, que este ano tem como tema "Goiás sem drogas: A responsabilidade é de todos nós!". Além das palestras, pessoas da comunidade também farão depoimentos e o conteúdo será trabalhado em sala de aula.
Este concurso de redação é um projeto do jornal Tribuna do Planalto, desenvolvido com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, por meio das Subsecretarias Regionais de Educação. O objetivo principal do concurso é a promoção da cidadania, tendo como alvo da proposta os alunos das redes pública (estadual e municipal de Educação) e particular de ensino em todo o Estado.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Maio é mês de vacinar o gado contra a Febre Aftosa

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás – Seagro e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária do Estado de Goiás – Agrodefesa lançaram sexta-feira (29/04) a Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa. A cerimônia ocorreu às 9 horas, na fazenda do pecuarista Pedro Jardim, na zona rural da cidade de Goiás. A meta é alcançar todos os pecuaristas, responsáveis por imunizar 21 milhões de bovinos e bubalinos entre os dias 1º e 31 de maio. Para agilizar o início dos trabalhos a Agrodefesa  já liberou os lotes com as doses da vacina. A meta do Governo Estadual é estabelecer a imunização única, a partir de novembro deste ano, quando apenas os animais de até 24 meses serão vacinados. Na ocasião, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – Faeg doou 17 mil doses de vacinas contra febre aftosa à Agrodefesa.


Notícia com informações do Portal de Notícia Goiás Agora.

Haroldo Max toma posse à frente da OCB-GO

Haroldo Max assina termo de posse.
O cooperativismo goiano passou a contar a partir da última sexta-feira (29 de abril) com uma nova e moderna sede administrativa de sua representação estadual. A inauguração da sede do Sistema OCB/SESCOOP-GO foi realizada pela manhã do dia 29 com as presenças do governador Marconi Perillo (PSDB), do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, além de vários deputados federais e estaduais e líderes do cooperativismo de todo o estado, representantes de órgãos públicos e entidades parceiras. A solenidade, realizada no auditório da nova sede e acompanhada por cerca de 200 pessoas, abrigou também a posse do novo Conselho de Administração da entidade, liderado por Haroldo Max de Sousa, presidente da Central de Laticínios de Goiás (Centroleite) e da Cooperativa Mista Agropecuária dos Produtores Rurais de Orizona (Coapro).
Com mais de 2.322 metros quadrados de área construída, a nova sede está em lote ao lado e é uma ampliação da atual, localizada no setor Jardim Goiás, em Goiânia. Além das salas que abrigarão os departamentos administrativos do Sistema OCB/SESCOOP-GO, a sede terá espaços próprios às atividades das cooperativas. “A nova sede var ter condições de atender muito mais ao sistema cooperativista em todos os sentidos. Desejo que tenhamos cada vez mais pessoas preparadas e o sistema está pronto, com esta nova sede, para dar esse respaldo às cooperativas de Goiás”, disse Chavaglia informando que a construção foi realizada com recursos próprios. O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, elogiou a nova sede e o trabalho realizado pelos dirigentes cooperativistas de Goiás. “É muito importante que a obra seja grande para dar melhores condições às cooperativas. Nosso vice-presidente Ronaldo Scucato costuma dizer que o cooperativismo não tem que ser modesto. Tem que ser humilde, mas não modesto, e bonito, como esta obra é. Esta obra está de parabéns, vocês estão de parabéns”, disse Freitas em seu pronunciamento pouco depois de ser um dos homenageados no evento. Freitas teve a companhia do superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos.
Durante a solenidade que inaugurou a sede do Sistema OCB/SESCOOP-GO, foi realizada também a assinatura de posse da nova diretoria, que passa a ser presidida por Haroldo Max de Sousa. Em seu pronunciamento, o ex-presidente Antonio Chavaglia fez um resumo do histórico da OCB-GO, que completará 55 anos em outubro, falou do esforço para a construção da sede, feita com recursos próprios, e desejou sorte à nova diretoria. Já o presidente eleito Sousa, destacou o trabalho realizado nas gestões de Chavaglia e prometeu empenho para “avançar nas grandes conquistas que tivemos até aqui”. Como Chavaglia, Max de Sousa aproveitou a presença do governador para cobrar ações públicas que fortaleçam o cooperativismo em Goiás. Chavaglia falou da necessidade de recriação do Conselho Estadual de Cooperativismo, figura prevista na legislação estadual (Lei 15.109/2005) criada no primeiro governo de Marconi Perillo. 
Max pediu ao governador empenho para que o projeto que implanta o cooperativismo na rede pública de ensino avance em seu novo mandato. Na sua fala, o governador Perillo (PSDB) ressaltou sua “afinidade” com o setor, lembrando a criação da lei e disse estar aberto a novas demandas do setor. “O cooperativismo precisa de infraestrutura, nós vamos liderar o estado no caminho do desenvolvimento com boa infraestrutura e com formação humana, o que inclui também essa questão de formação dos cooperativistas”, disse o governador elogiando a nova sede e se colocando à disposição do novo presidente para parcerias. “Caro Haroldo Max, conte com meu apoio no que o setor precisar para se desenvolver com segurança em nosso estado”, concluiu Marconi Perillo.

Informações da Assessoria de Imprensa da OCB-GO.

Exames PSA serão realizados no dia 26 de maio

Com o tema "Homem que é Homem sabe se cuidar", a Secretaria Municipal de Saúde de Orizona realiza no dia  26 de maio, em parceria com a Apae de Anápolis, a campanha de prevenção ao Câncer de Próstata, através do exame PSA. O exame será feito no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, das 8 às 17 horas.
O valor do exame para pacientes acima de 40 anos será de 12 reais, sendo que a Secretaria pagará metade do exame e o paciente a outra metade (6 reais). Pacientes abaixo dessa idade pagarão o exame em seu valor total. O homem que pretende fazer o PSA não poderá ter relações sexuais nas últimas 24 horas véspera do exame, além de não poder andar de moto ou à cavalo nas últimas 12 horas.
A próstata é uma glândula localizada próximo a bexiga cercando a uretra na sua porção inicial. As secreções prostáticas são o maior componente do líquido seminal (sêmen ou esperma). O Câncer de Próstata é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade. Quando diagnosticado precocemente é perfeitamente tratável, mas nas fases iniciais não há sintomas.
O tumor somente é detectado em exames clínicos e laboratoriais de rotina  que são o toque retal e a dosagem de antígeno prostático específico (PSA). Esse último não substitui o toque, mas indica a necessidade de faze-lo ou não.