sábado, 17 de março de 2012

PMDB de Orizona realiza encontro político na região da Posse

O diretório municipal do PMDB de Orizona realizou encontro nesta quinta-feira (15) no Centro Comunitário da Posse. O evento político, que aconteceu no período noturno, teve uma boa participação da comunidade local.
O encontro foi coordenado pelo secretário do partido, Rinaldo Costa, e pelo presidente, Anteres V. Pereira.
Na ocasião, Anteres falou que é natural que quando um partido tem o prefeito, o mesmo torna-se a principal referência política e a pessoa com maior poder de decisão. Como era um evento político em vista à eleição municipal de outubro, o presidente apresentou os pré-candidatos a vereador presentes na reunião, destacando que aqueles terão o aval do partido para concorrerem ao pleito.
O prefeito Felipe Dias também falou e fez um retrospecto da sua administração. Falou dos investimentos que foram feitos na comunidade, como a ampliação do centro comunitário, inaugurado em 2011, e a reforma e ampliação do posto de saúde, que está praticamente concluída. Felipe ressaltou que quer deixar a marca de sua administração em todas as localidades do município de Orizona.
Após essas falas, a palavra foi aberta a comunidade, que fez algumas ponderações e reivindicações e obras e ações para serem cumpridas ainda neste mandato. Felipe destacou que, dentro da viabilidade técnica e da disponibilidade de recursos, todas as obras serão feitas o mais rápido possível.
Em um outro momento importante foram distribuídas cédulas para todos os moradores da região e os mesmos tiveram oportunidade de fazer uma avaliação da gestão do prefeito Felipe Dias e sugestões indicando nomes do partido para a sucessão.
Toda essa pauta aconteceu também nos encontros anteriores do PMDB, realizados a partir do dia 28 de fevereiro. Além da Posse, aconteceram encontros em Montes Claros, Corumbajuba, Cachoeira e Ubatan. Todos esses encontros regionais são realizados com vistas a um encontro municipal do partido, que acontecerá no dia 30 de março, na cidade de Orizona.

* Texto e imagens por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Jogos da 6ª rodada do Campeonato Municipal de Orizona - Série B

Será realizada neste sábado (17) a 6ª rodada do Campeonato Municipal de Orizona, série B. Confira os jogos:







Grupo A:
São Paulo JL B x Mata B
Rio do Peixe x Corumbajuba
Folga: Firmeza B

Grupo B:
Taquaral x União B
Master Firmeza x Metalúrgica Robin
Folga: Buriti Grande


* Por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Baile de escolha da Rainha e Princesas da 20ª Festa do Peão de Orizona

No dia 7 de abril, Sábado de Aleluia, será realizado no parque de exposições JV, no trevo de Orizona, o Baile de Escolha da Rainha e Princesas da 20ª Festa do Peão de Orizona, promovido pelo grupo Os Idealistas. O baile terá animação da dupla piresina Derick e Eduardo, que gravou recentemente o seu CD.
A festa do peão de Orizona deste ano será realizada entre os dias 6 e 10 de junho, no parque de exposições. Confira a programação artística do evento:
- Dia 07/06: Zé Henrique e Gabriel.
- Dia 08/06: Sérgio Reis; Goiano e Paranaense.
- Dia 09/06: Leonardo.
- Dia 10/06: Israel e Rodolfo.

* Texto por Anselmo de Lima. Foto: Divulgação/ Derick e Eduardo. Todos os direitos reservados.

Prefeitura de Orizona lança obra para construção de creche

A Prefeitura de Orizona, através do prefeito Felipe Dias, lançou na manhã desta quinta-feira (15), a pedra fundamental da obra de Construção de Unidade de Educação Infantil do Programa Proinfância do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O evento aconteceu na Avenida Raphael Lemes Franco, no bairro Cinelândia, com a presença de um grande público.
A empresa vencedora da tomada de preços foi a Stek Engenharia Ltda-ME, com uma proposta de preço na ordem de R$ 616.996,85 (seiscentos e dezesseis mil novecentos e noventa e seis reais e oitenta e cinco centavos), para a construção de espaço para Educação Infantil Tipo C, com capacidade para receber 120 crianças. A Unidade de Educação Infantil será construída no bairro Cinelândia, na quadra onde geralmente são instalados os circos.
Foi um momento de grande emoção. O secretário Paulo Acácio de Sousa e o prefeito Felipe Dias externaram a alegria em poder viabilizar esta importante conquista. Destacaram que foi uma conquista muito difícil, já que a burocracia fez com que demorasse três anos para a creche ser viabilizada.
Lembraram que a educação infantil tem sido um marco da atual administração. A Creche José Ribeiro de Oliveira foi municipalizada e isso fez com que a capacidade de custeio na área aumentasse, já que a mesma passou a integrar a rede municipal de ensino, permitindo a vinda de recursos.
Dezenas de crianças matriculadas na creche participaram do evento, junto com professoras e funcionárias da instituição. A diretora Maria Aparecida de Sousa e Silva, aliás, foi a que demonstrou maior emoção com essa conquista.
Segundo o secretário de Administração Rinaldo Costa, a área foi escolhida para a obra por estar nas proximidades de bairros que tem 80% da demanda total para a educação infantil.
O prefeito Felipe Dias observou que com a instalação de creches na cidade, os pais e as mães poderão trabalhar despreocupados, um ganho para as famílias e para as empresas que necessitam de mão-de-obra.
Felipe comentou que uma segunda creche deverá ser instalada no município. De acordo com o prefeito, recentemente foi convidado pela presidente da OVG, Valéria Perillo, para assinar um termo de convênio para a instalação de uma creche dentro do projeto Criança Cidadã, do governo estadual. Esta creche provavelmente será construída na outra extremidade da cidade.
O evento da administração municipal contou com a presença de vereadores, secretários municipais, lideranças do PMDB, PSC, PR e PT (partidos que compõem a base aliada), lideranças comunitárias, professores da rede municipal e estadual e moradores.

* Texto e fotos por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Prefeitura e Vila São Cottolengo entregarão aparelhos na próxima semana

A Prefeitura de Orizona fará a entrega de diversos aparelhos de auxílio à locomoção a 65 pacientes atendidos pela 2ª edição do Programa Reabilitar Itinerante nos dias 21 e 22 de março, na secretaria de Ação Social. O programa acontece em parceria com a Vila São José Bento Cotollengo e Ministério da Saúde.
Na manhã do dia 21 será a solenidade de entrega, mas os pacientes já atendidos e que receberão os aparelhos poderão se dirigir ao local durante o horário comercial de qualquer um destes dois dias. Profissionais da Vila farão a entrega, orientação e ajustes necessários dos aparelhos. Nessa edição serão entregues 17 cadeiras de rodas, 24 cadeiras de banho, 11 bengalas, 14 palmilhas, 35 calçados, 8 órteses para pé, braço e perna, 2 muletas e 5 andadores.

* Texto e Imagem por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Caixa abrirá agência em Orizona até o meio do ano

A Caixa Econômica Federal abrirá uma agência em breve na cidade de Orizona. Segundo o prefeito Felipe Dias, que esteve em recente reunião com a Superintendência da Caixa em Goiânia, a agência bancária será aberta por volta do mês de junho deste ano.
O empreendimento faz parte do programa de expansão do banco, que em Goiás ocorre principalmente pelo fato do governo estadual ter vendido suas contas para a instituição.
Outro fator destacável é o aumento da renda média da população local, bem como a distribuição de renda no campo e na cidade, uma das melhores do Estado.
Atualmente, o município conta com uma casa lotérica e com dois terminais de autoatendimento que foram instalados no Auto Posto Coapro.
Será a segunda instituição financeira a começar a operar em Orizona em menos de um ano. A primeira foi o Banco Bradesco, que começou suas operações no município no mês de outubro do ano passado.

* Texto por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Site da Rádio Orizona Web está temporariamente fora do ar

O site Rádio Orizona Web desde a noite de terça-feira (13) está fora ar. Em sua página principal consta uma mensagem de Site Suspenso. Informamos que o site está legalizado e tudo certo quanto aos honorários e serviços de hospedagem. Ao ser contatada do erro no site a Legalhost, através do seu presidente Sr. Luiz, alegou que o site Rádio Orizona Web derrubou o Servidor de Hospedagem por isso bloqueou ou suspendeu o domínio radioorizonaweb.com.br, essa suspensão poderá levar até 48 horas para ser desbloqueado e para que tudo volte ao normal 
Um dos maiores problemas causadores deste erro e que já vem ocorrendo desde janeiro de 2012, é o volume de acessos constantes e simultâneos que a rádio vem tendo nestes últimos meses. São acessos diários e ouvintes on-line simultâneos por um tempo maior do que ocorria antes. 
A direção da Rádio Orizona Web já desde terça-feira, quando ouve a suspensão do site, vem tomando as providências necessárias junto a empresa de hospedagem Legalhost para retornar a total normalidade do site. 
Nossos esforços estão todos concentrados neste ideal e para isso estamos disponibilizando um link para que você possa ouvir a rádio normalmente (24 horas direto e sem parar) e também um aplicativo para que você possa acessar a Rádio direto sem passar pelo site.... Tudo livre de instalação e de vírus e sem plugins.... 
Para baixar o aplicativo e acessar do seu PC direto clique aqui: http://www.zadanet.com.br/netplayer6.0/download/admin03.rar
Você pode ouvir a rádio através do Orizona em Foco, clicando no banner da emissora, localizado na parte superior do blog, à direita.

* Por Nilsinho Vaz. Todos os direitos reservados.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Prefeitura de Orizona lança nesta quinta-feira obra para construção de Creche

A Prefeitura de Orizona, através do prefeito Felipe Dias, lança nesta quinta-feira (15), a partir das 9 horas da manhã, pedra fundamental da obra de Construção de Unidade de Educação Infantil do Programa Proinfância do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O evento será na Avenida Raphael Lemes Franco, no bairro Cinelândia.
A empresa vencedora da tomada de preços foi a Stek Engenharia Ltda-ME, com uma proposta de preço na ordem de R$ 616.996,85 (seiscentos e dezesseis mil novecentos e noventa e seis reais e oitenta e cinco centavos), para a construção de espaço para Educação Infantil Tipo C, com capacidade para receber 120 crianças. A Unidade de Educação Infantil será construída no bairro Cinelândia, na quadra onde geralmente são instalados os circos.
Temos que dar destaque a aqueles que empenharam na linha de frente para a construção deste importante empreendimento. Além do esforço pessoal de Felipe Dias, temos que destacar o empenho dos servidores Carlos Eduardo Mesquita Pode (que já em 2009 trabalhava no ajuntamento de documentos e no levantamento da demanda), Maurílio Filho (que participou de todo o projeto desde a sua elaboração) assim como de Nilsinho Vaz, Ana Maria e Pedro Henrique, que cuidaram da parte burocrática.
Sebastião Curraleiro também contribuiu muito, na medição e demarcação das áreas. Os secretários Rinaldo Costa, da Administração, Paulo Acácio, da Educação, e Benedito, da Controladoria Interna, empenharam diretamente e tem grandes méritos em mais essa conquista para Orizona.

* Texto por Anselmo de Lima. Imagem: FNDE/MEC. Todos os direitos reservados.

Lideranças de Goiás debatem modelo de assistência técnica e desenvolvimento sustentável

A consolidação da Assistência Técnica e Extensão Rural para a diversidade da agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável do campo brasileiro serão os temas a serem debatidos a partir de hoje, 14, no Centro de Treinamento da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). Os debates reúnem 14 regionais da instituição no Estado e compõem o cenário da 1ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural, em Goiânia. 
Ontem à noite ocorreu a solenidade de abertura com a participação de dirigentes, delegados para a etapa estadual e extensionistas da Emater e de seus parceiros nessa iniciativa, que ocorre simultaneamente noutros Estados. O encontro é a etapa preparatória estadual para a 1ª Conferência Nacional de Ater, que acontecerá em Brasília entre os dias 23 e 26 de abril.
Ao abrir o encontro, o presidente da Emater, Luiz Humberto de Oliveira Guimarães, ressaltou a “dedicação dos parceiros”, citando nominalmente Otacílio Alves Teixeira, delegado federal do Desenvolvimento Agrário em Goiás. Em sua fala, reconheceu a importância do extensionista para o desenvolvimento do Estado. Historiou as dificuldades encontradas e sua superação ao longo dos meses. 
“Hoje, a instituição está praticamente formatada, embora tenha nascido do nada”, revelou. E acrescentou: “Construímos a nova agência sem interromper os trabalhos”. Prometeu para o decorrer deste ano a renovação da frota de veículos e dos equipamentos de informática. A agilização dos convênios com as prefeituras foi lembrado pelo dirigente da Agência. “Nós tínhamos 80 convenios, hoje eles se aproximam de 200”, acrescentou. 
O delegado federal do Desenvolvimento Agrário em Goiás, Otacílio Teixeira, considerou necessário “repensar o modelo de assistência técnica e extensão rural para o Brasil”. Numa referência á atual diretoria da Emater, agradeceu o seu apoio. “Se não fosse a Emater, não teríamos realizado estas conferências”, observou, numa referência às 14 conferências regionais ocorridas nas últimas semanas no Estado. A “mudança rápida no campo para tentar remover os índices de desigualdade, foi defendida por Teixeira”. 
Augusta Pereira, da Rede Territorial, resumiu seu pensamento com referência à conferência estadual: ”Chegou o momento de reflexão e de decisão para se saber realmente o que se quer para a agricultura familiar”. Jorge Tadeu Jatobá, superintendente do Incra, enalteceu a “forma democrática da reformulação”. Arnaldo Bonfim, do CREA, foi sucinto ao declarar que “agora é a hora”. Vicente Silva, da Conab, mostrou-se confiante em novos volumes de compra com o fomento da agricultura familiar. Leão Macedo, assessor do deputado Rubens Otoni, acredita em sucesso do evento. Pedro Machado, da Embrapa Arroz e Feijão, entende que as novas propostas tendem a viabilizar especialistas para o processo de sustentabilidade.
O vice-prefeito de Orizona, Antônio Pereira de Almeida, além de oferecer sugestões, deu um show ao violão com repertório da música popular brasileira. Houve até pedidos de bis. “Falta uma lei que crie a educação no campo”, reclamou.
Saulo Reis, representante do deputado Mauro Ruben, reconheceu a “importância da Emater na contribuição social do campo”. Luiz Pimenta, da AEAGO, disse que 15% da pobreza estão no meio rural. Noêmia Ataíde, representante do prefeito Paulo Garcia, ressaltou a contribuição da Prefeitura de Goiânia na aquisição de arroz e leite para a alimentação escolar. Domício Vieira, delegado federal do Ministério da Pesca, lembrou que 2.500 famílias vivem da pesca no Estado. 
Helvécio Magalhães, delegado do Ministério da Agricultura, procurou demonstrar que o programa que está em andamento no País pelo Sistema Ater mostra o “quanto era importante a Embrater”. Uma instituição centralizadora das ações das Emateres. 
O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Antônio Flávio Camilo de Lima, chamou a atenção para os problemas de água e energia nas próximas décadas. A explosão demográfica mundial, hoje com 7 bilhões de pessoas, das quais mais de um bilhão passando fome, é outro desafio. Ante esses problemas, o secretário entende que “o Brasil precisa aumentar a produção em 60% e assim contribuir para o abastecimento global”. Concluiu dizendo que “a Emater desenvolve um trabalho digno ao longo dos anos”.

* Pela Assessoria de Imprensa da Emater-GO. Foto: Nivaldo Ferreira da Silva. Todos os direitos reservados.

terça-feira, 13 de março de 2012

Conselheiros Tutelares de Orizona se reúnem com deputado Carlos Antonio

O presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado estadual Carlos Antonio (PSC) visitou na tarde desta terça-feira (13) o Conselho Tutelar de Orizona.
O objetivo da Comissão é conhecer melhor a realidade dos conselhos tutelares dos municípios goianos e levantar os seus principais anseios e demandas. o deputado foi recebido pelos conselheiros tutelares de Orizona, Norma, Hosana e Joana e pela presidente do conselho Maria Cristina Lopes, pelo secretário do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Anselmo de Lima, pelos vereadores Vino do Bar (PP) e Gracinha (DEM).
O presidente da Câmara Municipal de Pires do Rio, Ruimar da Lajota, e conselheiros tutelares daquele município também participaram da reunião, que aconteceu na sala do conselho tutelar de Orizona, localizado no Fórum de Justiça da Comarca de Orizona.
Maria Cristina falou das principais demandas que o conselho tutelar almeja. A primeira necessidade é a de ter uma sede própria, em um espaço exclusivo e 24 horas. A outra necessidade é a da construção de um abrigo para e receber e acolher as crianças e adolescentes em situação de risco ou de vulnerabilidade social. O conselho, segundo a presidente, necessita também de um carro próprio e de computador novo.
Maria Cristina, apesar de todas as solicitações, ressaltou que trabalha com uma equipe arrojada, que não deixa a desejar. O conselho tutelar, segundo ela, tem uma parceria muito grande com a prefeitura municipal, que não tem negado apoio, apesar da grande demanda.
O deputado Carlos Antonio deixou claro que garantir uma sede própria para o conselho tutelar é responsabilidade da prefeitura. O deputado observou que o local onde funciona o conselho é inadequado, porque ao estar junto com o poder judiciário acaba inibindo as pessoas, que tem um certo temor da justiça.
O deputado disse que providenciará uma agenda com o prefeito Felipe Dias, para tratar de pauta referente às questões apresentadas. O deputado ainda disse que se a prefeitura doar o terreno e apresentar o projeto da sede com conselho tutelar, o mesmo viabilizará junto ao governador Marconi Perillo recursos financeiros para custear parte da obra.
O deputado disse que terá amanhã (14) em Brasília uma audiência com a deputada federal Flávia Morais (PDT-GO) para apresentar algumas reivindicações como o apoio financeiro para aquisição de veículos para conselhos tutelares e a discussão do projeto de lei que pretende regulamentar a função de conselheiro tutelar. Para esse encontro, seria importante que o conselho tutelar de Orizona levasse alguma representação, alegou.
O grupo de Pires do Rio presente na reunião também apresentou algumas demandas daquele município, entre elas, a necessidade da aquisição de um novo veículo.
O juiz da comarca de Orizona, Ricardo de Guimarães e Souza, passou rapidamente pelo recinto onde acontecia a reunião e também reforçou que a infraestrutura para dar suporte ao trabalho do conselho tutelar no município é precária. O município carece de um abrigo e o conselho tutelar, de uma sede própria.
O juiz deixou a reunião declarando que o poder judiciário está a disposição para atuar como parceiro da Comissão da Criança e do Adolescente e do conselho tutelar.

* Texto por Anselmo de Lima. Fotos: Anselmo de Lima e Sérgio Rocha. Todos os direitos reservados.

Orizonenses participam da Conferência Estadual de ATER que começa hoje em Goiânia

Possibilitar o intercâmbio de saberes e garantir a continuidade das ações de assistência técnica e extensão rural em Goiás. Essa é a meta da 1ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural em Goiás (Ceater Goiás), iniciativa já semeada em quase 200 cidades para benefício - prioritariamente - dos agricultores familiares, nas diversas regiões atendidas.
O município de Orizona estará representado an Ceater Goiás pelo seu vice-prefeito Antônio Baiano, o presidente do CTDRS - Conselho Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável da da Estrada de Ferro, João Bosco Pereira e os técnicos do Movimento Camponês Popular, José Daniel de Freitas Sobrinho e Michelle Jorge Napoleão, além do presidente do Conselho Diretor do Território, Manuel Lúcio, que na Conferência representam todos os 14 municípios que fazem parte do Território.
A conferência estadual é uma semente das 15 territoriais já realizadas e um passo importante rumo ao encontro nacional, marcado para ocorrer em Brasília (DF), no mês de abril. Para a abertura oficial - nesta terça-feira, 13, às 19 horas, no Centro de Treinamento da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Centrer/Emater-GO) - convidados representantes de entidades do setor.
A Ceater Goiás se estende até o dia 15 e pretende reunir importantes atores e multiplicadores do setor público agrícola de Goiás, convidados a discutir as propostas das conferências territoriais. "Queremos colher, no encontro estadual, os frutos das regionais, de forma que o Estado estimule ações que atendam as necessidades da agricultura familiar", diz o secretário Antônio Flávio Camilo de Lima, da Agricultura, Pecuária e Irrigação em Goiás (Seagro), também presente à abertura da conferência.
Os resultados dos encontros territoriais brotaram da análise e adaptação de documento-base criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e distribuído para todos os Estados do país, alusivo às políticas agrícolas públicas que devem ser desenvolvidas para fortalecer o setor. Para concretizar essas propostas os eixos temáticos analisados foram Ater para o Desenvolvimento Rural Sustentável e para a Diversidade da Agricultura Familiar e a Redução das Desigualdades.
Também apresentados Ater e as Políticas Públicas, Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta dos Serviços de Ater e Metodologia de Ater - Abordagens de Extensão Rural. Durante a Ceater Goiás também serão escolhidos 15 delegados, responsáveis por levar as ideias debatidas em Goiás para a 1ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, que será realizada em Brasília, entre os dias 23 a 26 de abril. 
Delegado federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) em Goiás, Otacílio Alves Teixeira lembra que assistência técnica é uma necessidade estratégica para o desenvolvimento da agricultura familiar, em Goiás e no Brasil. Segundo ele, o que é feito ainda não supre as necessidades do setor, fato que motivou a realização das conferências, nos níveis territorial, estadual e nacional.
"A agricultura familiar foi capaz de suprir demandas por ocasião da crise mundial, por isso precisamos diversificar a produção para atingir e atender mercados", diz Teixeira, ao lembrar que 1,15 mil pessoas participaram dos encontros territoriais, em 198 cidades goianas. Comentando a destinação de crédito para o setor, ele diz que, em 2003, o MDA trouxe para Goiás R$ 45 milhões, apenas para a agricultura familiar.
Na safra 2010/2011, o montante saltou para R$ 450 milhões. "A agricultura familiar tem dado respostas que o mundo precisa, mas é preciso investir em assistência técnica, ainda insuficiente." Outros pontos sob análise do delegado contemplam o atendimento ao agricultor familiar, pesquisa e ciência e tecnologia. 
Concorda com ele o presidente da Emater-GO, Luiz Humberto Guimarães, que defende a participação de todos os atores nas discussões, o que seria uma forma de garantir a democracia e o fortalecimento de políticas públicas para o setor. As conferências de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), opina, constituem-se num marco na participação daqueles "que são usuários e beneficiários deste serviço, sugerindo caminhos a ser trilhados".
Os órgãos chamados a compor a Ceater Goiás são a Seagro, Emater-GO, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abasatecimento (Mapa) em Goiás, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), as agências goianas de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e de Desenvolvimento Regional (AGDR), além da Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO). Também convidados o Banco do Brasil (BB), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

* Com informações da Assessoria de Comunicação Setorial da Seagro/Goiás. Foto:  Emater-GO. Todos os direitos reservados.

Marrequinho: A Família - Capítulo IV

Por esse tempo, eu já ‘’arranhava’’ um violão e conseguia fazer as posições básicas para a marcação (acompanhamento) de compassos e ritmos mais simples como Cateretê, Toada, Moda Campeira, Cururu e outros. Desenvolvi essa pequena noção que tenho, de tocar violão, apenas observando aos que sabiam tocar. Principalmente o meu irmão mais velho, o Antonio (Tõe), que a essa altura havia formado dupla com outro cantador de músicas sertanejas e participavam de vez em quando, como convidados de programas na pioneira Rádio Clube de Goiânia, com os pseudônimos de Campeão & Rouxinol. Campeão era meu irmão.



CAMPEÃO e ROUXINOL (1.954) 

(Não Gravaram Disco) 

Campeão (com Rouxinol na foto acima) possuía um violão Dinâmico, tipo de violão que, naquela época era considerado um instrumento de altíssima qualidade. Mas o mano tinha tanta estima pelo tal violão que não me permitia sequer segurá-lo. E, quando não estava com ele nos braços, ensaiando alguma moda do seu repertório, mantinha-o guardado num estojo, que para o meu desalento era trancado com uma chave que permanecia sempre no bolso do ciumento dono. Campeão não se interessou em gravar discos, cantando. Desfez a dupla e dedicou-se a compor músicas que vários intérpretes gravaram. Ele não foi um compositor de quantidade, mas, de qualidade. Seu trabalho é admirado até hoje pela originalidade dos temas e a autenticidade do estilo. Das suas composições que foram gravadas em discos, as mais conhecidas pelos apreciadores do gênero são: Canoa de Jacarandá (Trio da Vitória), Meu Fracasso (Tião Carreiro & Carreirinho) e Tocando Berrante, música gravada por Colibri, Ninão e Nhozinho (Trio Enamorado).  
‘CANOA DE JACARANDÁ” Cópia original. Escrita a mão pelo Autor, quando a música foi composta em 1954.  
O tempo passava, as nossas dificuldades financeiras, não. Tínhamos alguns parentes bem alicerçados, mas, nenhum deles se dignou sequer a nos transmitir uma orientação que pudesse nos servir de bússola, na busca de caminhos onde conseguíssemos visualizar oportunidades de crescimento. O único apoio que recebemos na nossa sofrida infância e também na adolescência veio da frágil mulher chamada Maria Rosa da Piedade, com o seu exemplo de Fé, de resignação e de esperança, na sua firme convicção de que dias melhores viriam. E vieram. Pouco a pouco, é verdade, mas vieram. Santa criatura, que Deus bondosamente enviou a este mundo com a missão de se tornar nossa Mãe. O irmão mais velho (Campeão) retomou os estudos deixados de lado por um longo período. Foi aprovado em um concurso dos Correios e Telégrafos e assumiu a função de carteiro. Dadas às circunstâncias, consideramos um grande feito. Esse acontecimento permitiu que mais tarde ele se formasse em Direito e se tornasse um bem sucedido Advogado. O Osmar (Borracha) tornou-se assim como eu, lustrador de móveis. O Evando (Zinho) tirou Carteira de motorista e foi trabalhar na Empresa de ônibus que fazia o transporte coletivo local. Zé Ricardo (Zequita) após passar pelo inevitável estágio de servente de pedreiro, aprendeu a profissão, que exerceu por algum tempo, depois também se tornou motorista e foi trabalhar no transporte de cargas. O Jair (Nãna) trabalhou algum tempo em marcenarias e posteriormente montou sua própria oficina de reformas de móveis: Reformadora Corneta (nome bem apropriado, diga-se de passagem). Helena (Tília) e Iolanda (Pita), as mais novas da irmandade, também deixaram de estudar após completarem o curso primário. Eu trabalhava, brincava (quando podia) e me apegava cada vez mais a idéia de me tornar um artista, cantador de músicas sertanejas. A essa altura minha mãe, cansada, já começando a sentir o desgaste provocado pelas agruras vividas e o peso dos anos apoiado em seus frágeis ombros, já não interferia em nossas decisões nem nas nossas escolhas. Ela não tinha muito o que nos ensinar, pois nada lhe fora ensinado. Assim, chegamos ao ano de 1.956. Eu já havia conhecido outros tantos ‘‘desmiolados’’ que também sonhavam exercer a tão desacreditada (na época) profissão de Artista Sertanejo que era (e é, até hoje), chamado de caipira. Houve frustração para muitos. Mas, para outros tantos, a sorte sorriu e se tornaram mais tarde, bem mais tarde, nomes importantes na música brasileira, como se verá no decorrer desse despretensioso relato. Quero deixar bem claro que não tenho a intenção de fazer análises sobre a música sertaneja, suas origens e sua evolução. Minha pretensão é registrar o desenrolar da minha própria jornada de vida, que de certa forma esteve sempre entrelaçada com o meio musical e mais particularmente com o segmento musical sertanejo, do Brasil. Mais particularmente ainda, com o meio musical sertanejo, de Goiás. Não vou falar nada que outras pessoas me falaram. Vou falar sobre acontecimentos que eu presenciei. Não foi ninguém que me contou, eu estava lá. Dei algumas ’’paietadas’’ com uma meia dúzia desses candidatos a violeiros, mas tudo de maneira muito informal, de forma amadorística mesmo. Uma cantiga aqui, outra ali, nos botecos da ‘’Campininha’’, nos palcos dos parques de diversão e principalmente nos ranchos de palhas na festa da Trindade, onde havia danças e modas sertanejas além do atendimento profissional das prostitutas que ali exerciam a sua profissão (a mais antiga de todas), e com certeza a mais humilhante. Fiz dueto com cantadores dos quais eu me lembro bem. E foi um aprendizado valioso. Aprendi a frequentar ambientes perigosos, imorais, repletos de vícios e de práticas ilegais, brutalidade sem quantia, onde imperava o instinto animal, nas imperfeições dos mesmos, sem contudo me contaminar naquela sórdida podridão. Graças a Deus. Mas, voltemos ao assunto das cantigas. Como já disse fiz parceria com alguns iniciantes, amadores, iguais a mim, tentativas que acabaram dando em nada. Quero registrar aqui, duas dessas malogradas experiências, mas, que foram muito úteis como aprendizagem. 



OSWALDINHO 
Cantei com o Oswaldo (Tuta), lá de Caturaí-GO, primeira voz excelente, bonita mesmo. Formamos a dupla “Osvaldinho & Chiquinho”. Mas, pela nossa imaturidade e pela falta de recursos financeiros nossa parceria teve curta duração. 


NIVALDINHO 

 (Relâmpago) 
Cantei com o "Relâmpago", sanfoneiro cantador, lá de Itauçu-GO. Nossa dupla chamava-se: "Relâmpago e Chiquinho". Depois ele passou a usar o pseudônimo de Nivaldinho. Era segunda voz, mas, na nossa improvisada dupla, fazia a primeira. Tinha uma voz danada de feia, mas tocava sanfona como gente grande, além de ser um ótimo companheiro. Com ele aprendi muitas coisas, inclusive beber cachaça, o que, aliás, aprecio até hoje (com moderação, é claro). Fizemos até um programa de rádio (Rádio Karajá, de Anápolis) durante uns seis meses. Sinto saudade desses companheiros com quem dividi por algum tempo a esperança-sonho de um dia tornar-me um artista sertanejo profissional.






* Quarto capítulo do livro "Marrequinho - O Menino de Campo Formoso", de Francisco Ricardo de Souza. Imagens: acervo pessoal/ José Ricardo de Souza. Publicação autorizada pelo autor. Todos os direitos reservados.

Orizona tem um dos melhores indicadores de Saúde Pública do Estado de Goiás

O município de Orizona obteve a 19ª melhor nota dos indicadores do Índice de Desenvolvimento do SUS (IDSUS 2011) dentre os 246 municípios goianos. A nota do município foi 5,74, acima da média nacional de 5,4. A média estadual foi 5,9. Palmelo (2º) e Silvânia (10º) foram os municípios da região com melhores indicadores.
Segundo o Ministério da Saúde, o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.
A partir da análise e do cruzamento de uma série de indicadores simples e compostos, o IDSUS avalia o Sistema Único de Saúde que atende aos residentes nos municípios, regiões de saúde, estados, regiões, bem como em todo país.
Com relação às notas que indicaram esta média do IDSUS para Orizona, destaca-se a cobertura populacional estimada pelas equipes básicas de saúde, que atingiram o máximo da demanda, proporcionando nota 10,0 ao município.
A cobertura das equipes de saúde bucal também atingiram nota 10,0, assim como a média da ação coletiva de escovação dental supervisionada, realizada em parceria com a rede municipal de ensino. A proporção de exodontia em relação aos procedimentos (procedimentos cirúrgicos na área de odontologia, por exemplo) também obteve nota máxima.
Na área de cobertura da ESF - Estratégia de Saúde da Família, apenas o indicador da proporção de gestantes que fizeram pelo menos 7 consultas de pré-natal, tendo bebês nascidos vivos, não trouxe nota máxima ao município. Nesse quesito, Orizona ficou com nota 7,29.
A razão de exames de mamografia realizados em mulheres de 50 a 69 anos e de exames citopatológicos do colo do útero em mulheres de 25 a 59 anos obtiveram notas 1,43 e 7,0, respectivamente. Esta primeira nota foi significativamente baixa pelo fato do município não possuir estrutura básica para realização de exames de mamografia pelo SUS e também pela falta do hábito de muitas mulheres em fazer os exames preventivos.
As internações clínico-cirúrgicas de médica complexidade, encaminhadas pelo SUS e realizadas em 2011 principalmente no Hospital e Maternidade São Pio X foi outro indicador que garantiu nota 10,0. Já as internações de alta complexidade atingiram um 2,73, principalmente pelo fato de Orizona não possuir rede hospitalar que faz esse tipo de atendimento. As vagas para UTI, por exemplo, são encaminhadas para fora do município, quando disponibilizados leitos.
A razão de procedimentos ambulatoriais selecionados de média complexidade trouxe a menor nota: 0,42. O fato é que, como o valor pactuado com o hospital para consultas, exames hospitalares e pequenos procedimentos cirúrgicos é muito baixo, a produção lançada no sistema do SUS foi pouco significativa, quando tomada como referência a população do município. A expectativa da secretaria municipal de Saúde é que com a implantação do Atendimento Ambulatorial 24 horas na rede pública de saúde, esse indicador melhore significativamente para o próximo IDSUS.
Confira abaixo as melhores notas do Estado de Goiás e as notas dos municípios da região da Estrada de Ferro:
1º) Goiânia - 6,48
2º) Palmelo - 6,10
3º) Britânia - 6,08
4º) Goianápolis - 6,07
4º) Hidrolândia - 6,07
6º) Três Ranchos - 6,06
7º) Guaraíta - 6,05
8º) Senador Canedo - 6,04
9º) Avelinópolis - 5,95
10º) Anápolis - 5,93
10º) Silvânia - 5,93
19º) Orizona - 5,74
21º) São Miguel do Passa Quatro - 5,73
25º) Gameleira de Goiás - 5,70
54º) Bonfinópolis - 5,46
65º) Santa Cruz de Goiás - 5,43
66º) Vianópolis - 5,40
70º) Cristianópolis - 5,38
74º) Leopoldo de Bulhões - 5,36
146º) Ipameri - 4,99
154º) Pires do Rio - 4,94
166º) Urutai - 4,89

* Texto e imagem por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Deputado Carlos Antônio visita Conselho Tutelar de Orizona nesta terça

A Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa faz visita nesta terça-feira, 13, ao Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Orizona.
O objetivo é conhecer in loco a realidade enfrentada pelos conselhos no que diz respeito à estrutura física e de pessoas de que dispõem e os casos que geram maior número de atendimento e em que há violação aos direitos das crianças e adolescentes, dando continuidade às discussões tratadas através de audiências públicas regionais, no ano de 2011.
Presidente da Comissão, o deputado Carlos Antonio (PSC) ressaltou que, além de tratar de questões afetas a esses Conselhos, ministrará na visita orientação prévia para realização das Conferências Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.
“Os Conselhos Tutelares e os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente tem a missão de contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes.”
Carlos Antonio pretende ainda colocar os conselheiros tutelares a par da tramitação, no Senado Federal, do projeto de Lei que visa regulamentar a profissão dos conselheiros. “O projeto vai mudar a realidade dos conselheiros tutelares quanto à remuneração, unificação das eleições e ao mandato de quatro anos”, sintetiza.

* Da Assembleia Legislativa - Goiás. Foto: Sérgio Ricardo Sandes Rocha. Todos os direitos reservados.

PT de Orizona poderá definir seu futuro neste sábado

O diretório municipal do PT - Partido dos Trabalhadores de Orizona poderá definir a sua posição, rumo às eleições municipais já neste sábado, 17 de março, quando realizará um encontro com a militância. Será às 9:30 horas, na residência do vice-prefeito Antônio Baiano.
Segundo Antônio Baiano, o partido já reuniu várias vezes nos últimos meses e a militância já refletiu profundamente sobre a conjuntura política e sobre as perspectivas para o futuro. Portanto, as indicações do encontro de sábado poderão definir quase que em definitivo os rumos para as eleições municipais deste ano.
Baiano ressalta que as decisões partidárias são tomadas no coletivo e que os interesses individuais não estão à frente dos interesses coletivos.
Sobre as articulações e alianças, o vice-prefeito declarou que nem ele, nem a direção do PT foram contatados oficialmente: "Ainda não recebemos proposta de ninguém, nem do PMDB, nem dos partidos que fazem parte do FICO". Baiano disse que postura do seu partido será de esperar que os outros partidos busquem o diálogo.
Ainda segundo Antônio Baiano, com o interesse de buscar uma definição desde agora, o PT busca evitar o desgaste provocado pelas especulações que são predominantes nesta época e se preparar melhor para o pleito que se segue.

* Por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Não sou pré-candidato a vereador em Orizona

Apesar de reconhecer o tom de brincadeira proposto pelos colegas de trabalho e de comunicação Nilsinho Vaz e Wesley Camamugi, que tem me feito até divertir um pouco, venha através desta, declarar que não sou pré-candidato a vereador ou a qualquer cargo político no município de Orizona nestas eleições de 2012, conforme os mesmos estão divulgando nas redes sociais.
Acredito que tenho contribuido com o município na função que exerço ou que possa exercer futuramente com servidor público de carreira que sou.  Como dispenso o máximo que posso em dedicação ao município que nasci e cresci, acredito que na verdade, não necessitaria de cargo político para trabalhar por nossa gente.
Perguntado pelo locutor Lindomar Amorim se sou candidato, comentei que não sou, mas seria se fosse por solicitação do meu partido. Lindomar até brincou dizendo que "essa história de soldado do partido não existe. É tudo conversa mole".
Como filiado ao Partido dos Trabalhadores, só colocaria meu nome a disposição do partido, caso fosse expressamente solicitado pelo mesmo. Assim o declaro.

* Por Anselmo de Lima. Foto: Acervo Pessoal. Todos os direitos reservados.

Resultados pela 5ª rodada da série A do futebol orizonense

Aconteceram neste domingo, 11 de março, os jogos válidos pela 5ª rodada da série A do Campeonato Municipal de Orizona. Os jogos desta rodada foram realizados no Estádio Dom Antônio Ribeiro de Oliveira em Orizona, no campo da Possee também no campo da Mata. O destaque da rodada foi a goleada de Ubatan sobre o União.
Na cidade, o jogo entre São Paulo JL e Firmeza esquentou no segundo tempo, ocorrendo várias confusões e expulsões de jogadores. Um empate garantiu a liderança da Firmeza, que perdeu os seus primeiros pontos na competição.
O União foi goleado por 7 a 2 pelo Ubatan. A equipe do Ubatan marcou cinco vezes com Tiago, Kaliboi e Lei. Givanildo e Rafinha descontaram para a equipe da cidade. O São Paulo JL empatou com a Firmeza em 1 a 1, com gols de Weide (São Paulo JL) e Eduardinho (Firmeza).
A Posse goleou a Cachoeira por 3 a 0, com gols de Luciano, Israel e Euder. O Real Orizona, como visitante, venceu a Mata por 4 a 2. Rodrigo Marbá fez dois gols para a Mata. Gaúcho com três gols e Túlio, garantiram a vitória do Real.

* Com informações de Elson Caixeta e Nilsinho Vaz/ Rádio Orizona Web. Todos os direitos reservados.

Caso de avó de Vianópolis foi destaque no Domingo Espetacular, da TV Record

Você lembra o caso daquela senhora de Vianópolis que ficou presa por não pagar a pensão dos netos? Pois é, neste domingo, 11 de março, a TV Record apresentou uma reportagem especial sobre o assunto, que foi destaque nacional.
Para recordar dos fatos: a aposentada Luzia Rodrigues Pereira, de 74 anos, era encarregada de pagar a pensão para os quatro netos. Há seis meses parou de ajudar, devido a problemas financeiros. Ela assumiu perante a Justiça a responsabilidade de pagar a pensão no lugar do filho, que está desempregado e não trabalha.
Além da idade avançada, Luzia tem problemas de saúde como hipertensão e labirintite e tem que manter um coquetel de medicamentos. A mulher tem uma renda de 272 reais, conforme destacou à imprensa.
O delegado Edson Luiz da Silva disse que a prisão é legal e que a aposentada só poderia ganhar a liberdade depois que negociasse o pagamento da dívida de pouco mais de 1.600 reais com a nora que a denunciou. “Dentro do processo ela foi condenada a pagar essa pensão alimentícia. Não existe outra forma, atualmente, a não ser essa”, afirma.
O caso provocou polêmica nas ruas de Vianópolis. O comerciante Rogério Caixeta destaca que a mulher já tem mais de 70 anos de idade. “Ela não faz mal a ninguém. Ela simplesmente assinou alguma coisa em benefício do filho. Não sabia que ia ser tão prejudicada desse jeito”, diz. A senhora foi libertada após os moradores de Vianópolis se indignarem e solidarizarem com a mesma, ajudando-a a pagar a quantia da pensão. A matéria foi ao ar neste domingo no programa Domingo Espetacular. Veja o vídeo na íntegra abaixo:

* Por Anselmo de Lima. Imagem: Reprodução/ TV Anhanguera. Todos os direitos reservados.

domingo, 11 de março de 2012

COAPRO realizará Assembleia Geral no dia 16/03

A COAPRO - Cooperativa Mista Agropecuária dos Produtores Rurais de Orizona realizará no dia 16 de março, próxima sexta-feira, a sua Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas do exercício de 2011 e eleição do conselho fiscal, além de outros pontos de pauta.
A convocação foi feita através de edital  por seu diretor-presidente, Haroldo Max de Sousa (foto). A assembleia será realizada em terceira e última convocação às 10 horas, no auditório do Sindicato Rural de Orizona, localizado na Av. 7 de setembro, número 35, ao lado da rodoviária.
Na prestação de contas dos órgãos de Administração, será feita a apresentação e aprovação do relatório de gestão, balanço do exercício social, demonstrativo de sobras ou perdas e demais demonstrações contábeis, parecer da auditoria independente, parecer do conselho fiscal e plano de atividades da COAPRO para este exercício.
Durante a assembleia, os associados resolverão sobre a destinação de sobras ou perdas, eleição dos membros do conselho fiscal, fixação do valor da cédula de presença dos conselhos de administração e fiscal e outros assuntos de interesse da cooperativa.
Ao final, será servido almoço no local.  A cooperativa possui atualmente 584 sócios afiliados em condições de votar e serem votados.

* Por Anselmo de Lima. Foto: OCB/ SESCOOP-GO. Todos os direitos reservados.

Resultados da 5ª rodada do Campeonato Municipal de Orizona - Série B

Chuva de gols para o Master da Firmeza e para o time da Metalúrgica Robin pela 5ª Rodada do Campeonato Municipal de Orizona, Série B. Os quatro jogos aconteceram neste sábado (10) e foram realizados no Distritro de Ubatan, no Estádio Dom Antônio Ribeiro de Oliveira em Orizona e também no campo do Povoado da Firmeza. Acompanhe os resultados e os goleadores da rodada.
Pelo Grupo A da Série B, no campo do Distrito de Ubatan o São Paulo JL B venceu o Rio do Peixe por 1 a 0 com gol de Cristiano. Ainda pelo Grupo A, no Estádio Dom Antônio Ribeiro de Oliveira em Orizona, o time da Mata B venceu a Firmeza B por 3 a 1. Aurélio, Cesinha e Betinho marcaram para a Mata B e Gustavo diminuiu para a Firmeza B.
Pelo Grupo B do Campeonato, goleadas marcaram essa tarde. No Estádio Dom Antônio Ribeiro de Oliveira o time da Metalúrgica Robin vence o União B com um placar de 6 a 1. Darci (2), Jesus, Felipe Cardoso, Cristiano Eré e Kássius marcaram para o time da Metalúrgica Robin e Fernando diminui para o União B. O outro jogo pelo Grupo B, aconteceu no campo do Povoado da Firmeza e o time do Master da Firmeza venceu o Buriti Grande por 4 a 0 com gols de Edson Cocá(3) e Bazé.

* Por Nilsinho Vaz, com informações de Elson Caixeta. Imagem: Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Dia chuvoso em Orizona após mais de um mês de estiagem

Depois de um período de mais de um mês sem chuvas constantes na região, uma excelente chuva caiu sobre Orizona na noite deste sábado, 10. E o tempo parece ter mudado: as temperaturas abaixaram e nesta manhã de domingo, caiu uma chuvinha suave em nossa cidade.
Para este domingo, 11, a previsão do portal Clima Tempo é de temperaturas variando entre 19 e 29º C, ocorrendo variação entre períodos de Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Precipitação de 19 mm, com umidade do ar variando de 40 a 81%.
Para esta semana, a previsão é que o tempo continue assim até pelo menos terça-feira, 13, quando a nebulosidade e as precipitações poderão reduzir.

* Por Anselmo de Lima, com informações do Portal Clima Tempo. Todos os direitos reservados.