terça-feira, 13 de março de 2012

Orizona tem um dos melhores indicadores de Saúde Pública do Estado de Goiás

O município de Orizona obteve a 19ª melhor nota dos indicadores do Índice de Desenvolvimento do SUS (IDSUS 2011) dentre os 246 municípios goianos. A nota do município foi 5,74, acima da média nacional de 5,4. A média estadual foi 5,9. Palmelo (2º) e Silvânia (10º) foram os municípios da região com melhores indicadores.
Segundo o Ministério da Saúde, o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.
A partir da análise e do cruzamento de uma série de indicadores simples e compostos, o IDSUS avalia o Sistema Único de Saúde que atende aos residentes nos municípios, regiões de saúde, estados, regiões, bem como em todo país.
Com relação às notas que indicaram esta média do IDSUS para Orizona, destaca-se a cobertura populacional estimada pelas equipes básicas de saúde, que atingiram o máximo da demanda, proporcionando nota 10,0 ao município.
A cobertura das equipes de saúde bucal também atingiram nota 10,0, assim como a média da ação coletiva de escovação dental supervisionada, realizada em parceria com a rede municipal de ensino. A proporção de exodontia em relação aos procedimentos (procedimentos cirúrgicos na área de odontologia, por exemplo) também obteve nota máxima.
Na área de cobertura da ESF - Estratégia de Saúde da Família, apenas o indicador da proporção de gestantes que fizeram pelo menos 7 consultas de pré-natal, tendo bebês nascidos vivos, não trouxe nota máxima ao município. Nesse quesito, Orizona ficou com nota 7,29.
A razão de exames de mamografia realizados em mulheres de 50 a 69 anos e de exames citopatológicos do colo do útero em mulheres de 25 a 59 anos obtiveram notas 1,43 e 7,0, respectivamente. Esta primeira nota foi significativamente baixa pelo fato do município não possuir estrutura básica para realização de exames de mamografia pelo SUS e também pela falta do hábito de muitas mulheres em fazer os exames preventivos.
As internações clínico-cirúrgicas de médica complexidade, encaminhadas pelo SUS e realizadas em 2011 principalmente no Hospital e Maternidade São Pio X foi outro indicador que garantiu nota 10,0. Já as internações de alta complexidade atingiram um 2,73, principalmente pelo fato de Orizona não possuir rede hospitalar que faz esse tipo de atendimento. As vagas para UTI, por exemplo, são encaminhadas para fora do município, quando disponibilizados leitos.
A razão de procedimentos ambulatoriais selecionados de média complexidade trouxe a menor nota: 0,42. O fato é que, como o valor pactuado com o hospital para consultas, exames hospitalares e pequenos procedimentos cirúrgicos é muito baixo, a produção lançada no sistema do SUS foi pouco significativa, quando tomada como referência a população do município. A expectativa da secretaria municipal de Saúde é que com a implantação do Atendimento Ambulatorial 24 horas na rede pública de saúde, esse indicador melhore significativamente para o próximo IDSUS.
Confira abaixo as melhores notas do Estado de Goiás e as notas dos municípios da região da Estrada de Ferro:
1º) Goiânia - 6,48
2º) Palmelo - 6,10
3º) Britânia - 6,08
4º) Goianápolis - 6,07
4º) Hidrolândia - 6,07
6º) Três Ranchos - 6,06
7º) Guaraíta - 6,05
8º) Senador Canedo - 6,04
9º) Avelinópolis - 5,95
10º) Anápolis - 5,93
10º) Silvânia - 5,93
19º) Orizona - 5,74
21º) São Miguel do Passa Quatro - 5,73
25º) Gameleira de Goiás - 5,70
54º) Bonfinópolis - 5,46
65º) Santa Cruz de Goiás - 5,43
66º) Vianópolis - 5,40
70º) Cristianópolis - 5,38
74º) Leopoldo de Bulhões - 5,36
146º) Ipameri - 4,99
154º) Pires do Rio - 4,94
166º) Urutai - 4,89

* Texto e imagem por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....