terça-feira, 13 de março de 2012

Conselheiros Tutelares de Orizona se reúnem com deputado Carlos Antonio

O presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado estadual Carlos Antonio (PSC) visitou na tarde desta terça-feira (13) o Conselho Tutelar de Orizona.
O objetivo da Comissão é conhecer melhor a realidade dos conselhos tutelares dos municípios goianos e levantar os seus principais anseios e demandas. o deputado foi recebido pelos conselheiros tutelares de Orizona, Norma, Hosana e Joana e pela presidente do conselho Maria Cristina Lopes, pelo secretário do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Anselmo de Lima, pelos vereadores Vino do Bar (PP) e Gracinha (DEM).
O presidente da Câmara Municipal de Pires do Rio, Ruimar da Lajota, e conselheiros tutelares daquele município também participaram da reunião, que aconteceu na sala do conselho tutelar de Orizona, localizado no Fórum de Justiça da Comarca de Orizona.
Maria Cristina falou das principais demandas que o conselho tutelar almeja. A primeira necessidade é a de ter uma sede própria, em um espaço exclusivo e 24 horas. A outra necessidade é a da construção de um abrigo para e receber e acolher as crianças e adolescentes em situação de risco ou de vulnerabilidade social. O conselho, segundo a presidente, necessita também de um carro próprio e de computador novo.
Maria Cristina, apesar de todas as solicitações, ressaltou que trabalha com uma equipe arrojada, que não deixa a desejar. O conselho tutelar, segundo ela, tem uma parceria muito grande com a prefeitura municipal, que não tem negado apoio, apesar da grande demanda.
O deputado Carlos Antonio deixou claro que garantir uma sede própria para o conselho tutelar é responsabilidade da prefeitura. O deputado observou que o local onde funciona o conselho é inadequado, porque ao estar junto com o poder judiciário acaba inibindo as pessoas, que tem um certo temor da justiça.
O deputado disse que providenciará uma agenda com o prefeito Felipe Dias, para tratar de pauta referente às questões apresentadas. O deputado ainda disse que se a prefeitura doar o terreno e apresentar o projeto da sede com conselho tutelar, o mesmo viabilizará junto ao governador Marconi Perillo recursos financeiros para custear parte da obra.
O deputado disse que terá amanhã (14) em Brasília uma audiência com a deputada federal Flávia Morais (PDT-GO) para apresentar algumas reivindicações como o apoio financeiro para aquisição de veículos para conselhos tutelares e a discussão do projeto de lei que pretende regulamentar a função de conselheiro tutelar. Para esse encontro, seria importante que o conselho tutelar de Orizona levasse alguma representação, alegou.
O grupo de Pires do Rio presente na reunião também apresentou algumas demandas daquele município, entre elas, a necessidade da aquisição de um novo veículo.
O juiz da comarca de Orizona, Ricardo de Guimarães e Souza, passou rapidamente pelo recinto onde acontecia a reunião e também reforçou que a infraestrutura para dar suporte ao trabalho do conselho tutelar no município é precária. O município carece de um abrigo e o conselho tutelar, de uma sede própria.
O juiz deixou a reunião declarando que o poder judiciário está a disposição para atuar como parceiro da Comissão da Criança e do Adolescente e do conselho tutelar.

* Texto por Anselmo de Lima. Fotos: Anselmo de Lima e Sérgio Rocha. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....