quarta-feira, 18 de novembro de 2020

População orizonense deve ficar atenta à transição de governo em Orizona

OPINIÃO
- Em outubro de 2016 Joaquim Augusto Marçal (PSDB) foi eleito prefeito de Orizona, juntamente com a sua vice Roseli Gonçalves, na época, do PSD. O candidato derrotado foi Rui de Castro (MDB), partidário do então prefeito Felipe Dias. Na época, aconteceram muitas polêmicas e a transição de governo foi dificultada pelo acirramento das partes.
Neste final de 2020, após as eleições municipais, Joaquim Marçal terá que devolver a gestão da Prefeitura de Orizona ao mesmo Felipe Dias. A dúvida que fica é: teremos o mesmo acirramento político de quatro anos atrás? A população orizonense terá que pagar o preço mais uma vez pelo partidarismo que existe em nosso município?
Ficaremos aguardando, atentos aos próximos movimentos desses grupos políticos predominantes em Orizona.

Anselmo Pereira de Lima
Editor do Orizona em Foco

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Lançado livro sobre a obra musical de Antônio Baiano durante XV Encontro Regional da ANPED

DA REDAÇÃO
: Foi lançado na noite desta terça-feira, 17 de novembro, o livro "A Educação Ambiental na formação de Professores da Educação do Campo: em foco as músicas do compositor popular Antônio Baiano" (Kelps, 2020), organizado por Luciene Francisco Vieira e Wender Faleiro. O lançamento aconteceu em sessão virtual, durante o XV Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste e Reunião da ANPED, que estão sendo realizadas de 16 a 19 de novembro.
A obra retrata um pouco da biografia de Antônio Baiano e faz reflexões sobre a sua música, contida em dois trabalhos: "Em Canto pela Terra"(1999) e "Horizontes" (2009). O homenageado assistiu a sessão e acompanhou a apresentação feita pela autora Luciene Francisco, responsável por todo o estudo realizado.
Sobre o estudo:
Foi reconhecendo a importância da discussão sobre Educação Ambiental, a partir das letras de um cantor/compositor popular, e considerando que essa é uma questão ainda pouco estudada dentro da academia, que foi realizado o presente estudo. Assim, com essas reminiscências, mesmo que apresentem limites, surge a pergunta: Como as letras das canções de Antônio Baiano discutem as causas ambientais, e qual seu potencial na formação de professores da Educação do Campo? Essa pergunta conduziu ao objetivo geral: analisar o conteúdo e as potencialidades das canções de Antônio Baiano, na promoção de Educação Ambiental na Formação de Professores da Educação do Campo, habilitação em Ciências da Natureza. O livro foi trabalho de Luciene Francisco Vieira e Wender Faleiro, sendo o seu conteúdo objeto de trabalho final de curso de mestrado de Luciene na Universidade Federal de Catalão (UFCat).
Assim, objetivos específicos foram: Identificar os conteúdos de Educação Ambiental presentes nas canções de Antônio Baiano; Avaliar as potencialidades das canções de Antônio Baiano para o processo de ensino-aprendizagem da Educação Ambiental na formação de professores de Ciências da Natureza; Escrever a biografia de Antônio Baiano e suas relações com as causas camponesas, sociais e ambientais; Identificar as formas e as potencialidades da utilização de canções populares no processo de ensino-aprendizagem da Educação Ambiental na formação de professores de Ciências da Natureza.
Os referenciais teóricos foram construídos com base nos estudos do materialismo histórico dialético, Educação Ambiental, movimentos sociais, alienação, luta por terra, paradigma ecológico, análise do
discurso, dentre outros. Valendo-nos, entre outros autores, de Marx (1996), Arroyo (2014), Freire (1987), Loureiro (2003) Capra (1996), Lowy (2013), Konder (2008), além da legislação brasileira sobre Educação Ambiental.
O trabalho está está disponível gratuitamente em e-book neste link.

Jovem de 22 anos saiu do Paraná com destino a Orizona e está desaparecido

DHOJE INTERIOR - REGIÃO NOROESTE/SP
 - O jovem Jaison Henrique Orizio, de 22 anos, continua desaparecido quando saiu de casa no município de Cafelândia, no Paraná, no dia 28 de outubro e passou por Cascavel com destino a cidade de Orizona no Estado de Goiás, onde mora sua mãe. Desde o dia 04 de novembro, segundo informações da mãe, ele embarcou de Cascavel para São José do Rio Preto e não foi mais visto.
A mãe do jovem, informou nesta segunda-feira (16) que vai voltar para Goiânia e buscar apoio da mídia e da Polícia de lá. Diz que está desesperada sem notícias, que está vivendo a base de remédios. “Eu não sei mais o que fazer, não temos nenhuma notícia dele,” lamentou.
A família registrou boletim de ocorrência em Nova Aurora-PR e também em Cascavel, na terça-feira passada (10/novembro) procurando pela cidade a mãe contou que foi até a Ação Social de Cascavel, onde foi informada que Jaison recebeu uma passagem para ir até São José do Rio Preto no dia 04 de novembro, por volta das 19 horas.
Jaison trabalhava de mecânico em Cafelândia-PR e tinha pedido demissão da empresa para ir morar com a mãe em Goiás. Quando foi visto pela última vez, estava usando calça jeans clara, tênis vermelho, camiseta e casaco bege e levando uma mochila preta e, segundo a mãe, ele não tinha celular.
Desde que o filho sumiu, a mãe tem feito publicações nas redes sociais e muitas pessoas tem compartilhado para ajudar, ela reforça o apelo que qualquer notícia de Jaison que entre em contato pelo telefone (64) 99902-7849 (Whatsapp).

Fonte: Jornal DHoje Interior/Janaína Pereira.

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Rui de Castro foi eleito vice-prefeito de Orizona na chapa com Felipe Dias

DA REDAÇÃO
- Rui de Castro foi o vice-prefeito eleito em Orizona neste domingo, 15 de novembro, junto com Felipe Dias, da coligação "A Voz do Povo" (MDB e Podemos). Ruimar Vieira de Castro (MDB) é produtor rural e nasceu em 30 de novembro de 1968.
Rui de Castro já foi vereador, secretário de Agricultura e de Ação Urbana nas gestões de Felipe Dias e se candidatou a prefeito pelo MDB em 2016, sendo derrotado pelo atual prefeito Joaquim Augusto Marçal (PSDB).

Apenas um vereador foi reeleito para a Câmara Municipal de Orizona

DA REDAÇÃO
- Orizona nas eleições deste domingo, 15 de novembro, elegeu sete vereadores que não possuem mandato e reelegeu apenas um vereador. A atual vice-prefeita também foi eleita vereadora. Dos eleitos, cinco terão mandato pela primeira vez. Pela forma que foram constituídas as coligações de vereadores e pela mudança na legislação eleitoral, o número de partidos que elegeu vereadores foi maior e o total de votos dos eleitos reduziu com o aumento da concorrência. Além disso, destacamos que o prefeito eleito Felipe Dias (MDB), pelo menos na teoria deverá ter minoria no legislativo municipal. Conheçamos os eleitos:
1º) VINO DO BAR: O vereador Valdivino de Freitas Lemes (PP), de 62 anos de idade, vai para seu quarto mandato. Nessas eleições, obteve 406 votos e foi o mais votado em Orizona. De família da região da Posse, mantém há anos um bar no bairro Nossa Senhora de Fátima. Possui como formação o ensino fundamental completo.
2º) ROSELI: A vereadora Roseli Gonçalves Caixeta Mesquita (DEM) tem 52 anos de idade e vem da região da Cachoeira. Começou sua vida comunitária nos grupos de jovens e nas comunidades de Base da Igreja Católica. Atualmente, é ministra da eucaristia e atua em vários espaços da mesma Igreja, dando destaque para a sua liderança na Renovação Carismática Católica.
Na política, foi primeira-dama na gestão de João Bosco Mesquita (2001-2004), ocupando na época o cargo de secretária municipal de Ação Social, lhe conferindo renome por sua conduta à frente desta secretaria. Em 2008 se candidatou a prefeita pelo PSB,  ficando na terceira colocação. Em 2012 foi eleita vereadora (2013-2016), sendo inclusive presidente da Câmara Municipal. Em 2016 foi eleita vice-prefeita pelo PSD, na chapa com Joaquim Augusto Marçal (PSDB). Nesses quase quatro anos, rompeu com o prefeito e ficou distante da Administração. A partir de 2018, Roseli e o esposo João Bosco lideraram as frentes de apoio a Ronaldo Caiado, tendo a mesma se filiado posteriormente ao DEM. Nestas eleições, obteve 392 votos. Possui como formação o Ensino Médio.
3º) OSVALDINHO PEIXOTO: Osvaldo Peixoto da Silva (Podemos) nasceu em 08 de fevereiro de 1962 e é filho do conhecido Badi. Ao longo da vida, desenvolveu várias atividades. Foi agricultor e proprietário de terra na região da Firmeza e vive há alguns anos na cidade de Orizona, envolvido em atividades diversas, como a produção de carvão para churrasco. Se candidatou pela quarta vez. Na primeira vez concorreu pelo PSDB, nas duas seguintes pelo PSB e obteve boa votação, não sendo eleito. Neste domingo, alcançou 335 votos. É da base de apoio que elegeu o futuro prefeito Felipe Dias. 
4º) JOÃO LUCAS: João Lucas Teixeira (MDB) foi eleito com 323 votos e vai para seu quarto mandato. Em 2016 ficou como suplente e não ocupou cadeira no legislativo neste mandato. João Lucas também foi presidente da Câmara e é uma importante liderança da região do distrito de Ubatan. Ao longo dos anos, militou em entidades do município e pela educação, além de participar de espaços da Igreja Católica. Como Geógrafo com cursos de especialização, é professor da rede municipal de Ensino de Orizona. Tem 51 anos de idade e é natural de Orizona.
5º) DR. RIVA: Rivadávia Jaime (MDB) foi eleito com 320 votos. É advogado, natural de Niquelândia-GO e possui 65 anos de idade. É casado com a professora aposentada Lizete Ribeiro Jaime e pai de dois filhos. Também participa de espaços da Igreja Católica, como a Pastoral Familiar e dos Encontros de Casais com Cristo. No passado, foi vereador e chegou à presidência da Câmara Municipal, tendo militado ao longo dos anos em diferentes partidos políticos. Tem muito vínculo com a região de Buritizinho. Assim como João Lucas, é do mesmo partido de Felipe Dias.
6º) ULYSSES CASTRO: Também do partido do prefeito eleito, Ulysses dos Reis Castro (MDB) está completando nesta segunda-feira, 16 de novembro, 27 anos de idade. É filho da servidora pública Lúcia Reis e de João Batista de Castro Neto (Joãozinho Albino). Seu pai é atualmente o presidente do diretório do MDB de Orizona, foi vereador por diversos mandatos e secretário municipal e é também servidor público. Casado, Ulysses que é advogado e milita em Orizona, se candidatou pela primeira vez, apostando no legado político de seu pai, obtendo êxito, ao conquistar 310 votos.
7º) FLÁVIO DIAS: Flávio Dias da Silva (PSB) foi eleito com 269 votos. Foi a primeira vez que se candidatou. O vereador eleito tem 36 anos de idade e é empresário, tendo uma garagem para a comercialização de veículos e uma empresa de coleta de entulhos em Orizona. Tem o ensino médio completo.
8º) ZICO POLICIAL: Sebastião Nunes Fernandes (PSDB) é policial militar aposentado, tem 51 anos de idade e foi assessor do prefeito Joaquim Marçal durante a atual gestão. Também se candidatou pela primeira vez, obtendo 251 votos. Tem o ensino fundamental incompleto.
9º) NAGIBINHO: Nagib Issa Duarte (PSDB) possui 39 anos de idade e obteve 243 votos em sua primeira eleição. É filho do ex-delegado de polícia Nagib e da Sra. Demercy Duarte. Atualmente é empresário no ramo da alimentação. Possui o ensino superior incompleto.
Entre os atuais vereadores, Elson Caixeta (MDB) não se candidatou, Carlos Eduardo (Solidariedade) renunciou à candidatura e Jeremias (Solidariedade) teve a candidatura indeferida. Os demais, exceto Vino do Bar, não foram reeleitos: Renato (MDB) teve 262 votos, Nelson de Montes Claros (PSDB) 217 votos, Zé Gonzaga (MDB) teve 168 votos, Taíde (MDB) 167 votos e Antônio André (MDB), 114 votos.

Felipe Dias do MDB foi eleito prefeito e vai administrar Orizona pela 3ª vez

DA REDAÇÃO - Sem dúvidas, o nome da política orizonense nas primeiras duas décadas do século XXI é Felipe Antônio Dias (MDB), eleito neste domingo, 15 de novembro, para o seu terceiro mandato à frente da Prefeitura Municipal de Orizona, sempre pelo PMDB, hoje MDB.
O técnico em Agropecuária formado pela Escola Agrotécnica Federal de Urutai e licenciado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Felipe Dias, atuou como professor no Instituto Cristão e na central de Cooperativas ABC no Paraná, na Escola Família Agrícola de Orizona e em outras escolas do município goiano em que é natural. Estando para completar 54 anos de idade no próximo dia 18 de novembro, é esposo de Ana Lúcia Pinto Ribeiro Dias e pai de duas filhas, vivendo em uma propriedade rural na fazenda Areias, município de Orizona.
Em 2004, foi candidato a vice-prefeito na chapa liderada pelo então prefeito João Bosco Mesquita, saindo derrotados para Itamar Dias Teixeira (PP). Em 2008, derrotou os adversários Dr. Itamar e Roseli Gonçalves (PSB) em uma eleição muito truncada, tendo como vice, Antônio Baiano (PT). Com uma administração muito bem avaliada, concorreu à reeleição em 2012 e venceu Ricardo Chadud com ampla vantagem. A sua segunda gestão não teve a mesma avaliação e em 2016, viu seu sucessor Rui de Castro, também do MDB, ser derrotado por Joaquim Augusto Marçal (PSDB), atual prefeito de Orizona.
Em 2020, Felipe Dias teve como vice o seu colega de partido Rui de Castro, estando também coligado com seu grupo político o Podemos, na coligação "A Voz do Povo". Neste ano, quatro chapas concorreram ao paço municipal e Felipe Dias confirmou o favoritismo, obtendo o seguinte resultado, após 100% das urnas apuradas:

- Felipe Dias (MDB) - 50,82% - 4.487 votos;
- João Flávio (PSB) - 41,36% - 3.652 votos;
- Jonas Júnior (DEM) - 4,18% - 369 votos;
- Antônio Baiano (PT) - 3,64% -321 votos.

Totalização: 9.442 votantes;
Votos a candidatos concorrentes: 8.829 votos (93,51%);
Nulos: 447 votos (4,73%)
Brancos: 166 votos (1,76%)
Abstenções/ não votaram: 2.383 eleitores (20,15%).

Felipe tem em seu sangue e no sangue de sua família, a tradição política da família Fernandes de Castro e de seu avô paterno Fellipe Antonio Dias, de origem libanesa. Sua esposa Ana Lúcia também carrega essa tradição, uma vez que é neta pela parte paterna do ex-prefeito de Orizona Pedro Ribeiro Corrêa e bisneta pela parte materna de Rodolpho Fernandes de Castro, também prefeito de Orizona no passado.