DA REDAÇÃO - Sem dúvidas, o nome da política orizonense nas primeiras duas décadas do século XXI é Felipe Antônio Dias (MDB), eleito neste domingo, 15 de novembro, para o seu terceiro mandato à frente da Prefeitura Municipal de Orizona, sempre pelo PMDB, hoje MDB.
O técnico em Agropecuária formado pela Escola Agrotécnica Federal de Urutai e licenciado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Felipe Dias, atuou como professor no Instituto Cristão e na central de Cooperativas ABC no Paraná, na Escola Família Agrícola de Orizona e em outras escolas do município goiano em que é natural. Estando para completar 54 anos de idade no próximo dia 18 de novembro, é esposo de Ana Lúcia Pinto Ribeiro Dias e pai de duas filhas, vivendo em uma propriedade rural na fazenda Areias, município de Orizona.
Em 2004, foi candidato a vice-prefeito na chapa liderada pelo então prefeito João Bosco Mesquita, saindo derrotados para Itamar Dias Teixeira (PP). Em 2008, derrotou os adversários Dr. Itamar e Roseli Gonçalves (PSB) em uma eleição muito truncada, tendo como vice, Antônio Baiano (PT). Com uma administração muito bem avaliada, concorreu à reeleição em 2012 e venceu Ricardo Chadud com ampla vantagem. A sua segunda gestão não teve a mesma avaliação e em 2016, viu seu sucessor Rui de Castro, também do MDB, ser derrotado por Joaquim Augusto Marçal (PSDB), atual prefeito de Orizona.
Em 2020, Felipe Dias teve como vice o seu colega de partido Rui de Castro, estando também coligado com seu grupo político o Podemos, na coligação "A Voz do Povo". Neste ano, quatro chapas concorreram ao paço municipal e Felipe Dias confirmou o favoritismo, obtendo o seguinte resultado, após 100% das urnas apuradas:
- Felipe Dias (MDB) - 50,82% - 4.487 votos;
- João Flávio (PSB) - 41,36% - 3.652 votos;
- Jonas Júnior (DEM) - 4,18% - 369 votos;
- Antônio Baiano (PT) - 3,64% -321 votos.
Totalização: 9.442 votantes;
Votos a candidatos concorrentes: 8.829 votos (93,51%);
Nulos: 447 votos (4,73%)
Brancos: 166 votos (1,76%)
Abstenções/ não votaram: 2.383 eleitores (20,15%).
Felipe tem em seu sangue e no sangue de sua família, a tradição política da família Fernandes de Castro e de seu avô paterno Fellipe Antonio Dias, de origem libanesa. Sua esposa Ana Lúcia também carrega essa tradição, uma vez que é neta pela parte paterna do ex-prefeito de Orizona Pedro Ribeiro Corrêa e bisneta pela parte materna de Rodolpho Fernandes de Castro, também prefeito de Orizona no passado.
0 comentários:
Postar um comentário
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação
....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....