quinta-feira, 18 de março de 2021

Com autorização da Administração, vereadores buscam bomba d'água para atender povoado da Firmeza

DA REDAÇÃO
- Os vereadores Oswaldo Peixoto da Silva (Osvaldinho) e Rivadávia Jayme (Dr. Riva), segundo  informações do primeiro, estiveram em Goiânia nesta quinta-feira em busca de uma bomba de água para atender o povoado de Firmeza, empreitada com autorização do prefeito Felipe Antonio Dias e dos secretários Rui de Castro (vice-prefeito e secretário de Agricultura) e Ubirajara José da Silva Filho (secretário de Finanças).
O vereador postou em rede social que "hoje 18 de março de 2021, eu e o vereador Riva fomos a Goiânia para buscar uma bomba de água para o povoado de Firmeza. Graças a Deus deu tudo certo. Estou preocupado com os meus conterrâneos com a falta d'água. Se Deus quiser amanhã eu e o técnico da prefeitura vamos fazer a instalação da mesma. Quero agradecer o nosso prefeito Felipe Dias e o vice Rui de Castro, o secretário de finanças sr. Bira e os demais por me atender. Muito obrigado a todos vocês".

Foto: Oswaldo Peixoto/ Facebook.

Vereadores solicitaram que prefeito de Orizona tome medidas quanto a coleta de lixo na cidade

DA REDAÇÃO
- Em requerimento apresentado por escrito pelos vereadores Nagib Issa Duarte (Nagibinho), Sebastião Nunes Fernandes (Zico Policial) e Flávio Dias da Silva, e aprovado durante a sessão legislativa da última terça-feira, 16 de março, foi solicitado ao prefeito Felipe Dias a possibilidade de realizar o remanejamento de funcionários para atuarem na coleta de lixo nas ruas da cidade de Orizona, garantindo a realização do serviço de limpeza urbana, considerado essencial.
Durante a discussão, o vereador Ulysses dos Reis Castro comentou que vivemos no município uma situação excepcional, um momento de cautela com a contaminação de servidores, mas a responsabilidade da coleta de lixo é do poder Executivo. Disse que entende a colaboração da população nesse momento, mas é hora da Administração tomar uma atitude.
O vereador ressaltou que muitas pessoas não tem carro, outros tem dificuldade de se deslocarem até as lixeiras (caçambas). Mesmo assim, fazem a sua parte, outros se oferecem para levar o lixo do vizinho, etc. Mas é um ato de responsabilidade do poder público. O vereador Osvaldo Peixoto da Silva (Osvaldinho) disse que está ajudando na coleta do lixo com a sua caminhonete.
O vereador Sebastião Nunes observou que o prefeito tem o poder de remanejar funcionários para a coleta de lixo, dentro do quadro da secretaria de Infraestrutura. O vereador também disse que foram recebidas mais de cinquenta denúncias relacionada a essa coleta e que o povo de Orizona é ainda muito compreensivo. O vereador Nagib acrescentou outras situações de dificuldades, como quando os animais arrastam o lixo pelas ruas, deslocando até os mananciais.

Foto: Antônio Meirelles/ Facebook.

Secretário responde fala de prefeito de Vianópolis e críticas de cidadãos a ida do prefeito de Orizona ao Instituto Butantan

DA REDAÇÃO - Uma fala do prefeito de Vianópolis, Samuel Cotrim, ou incomodou ou no mínimo fez que integrantes da Administração Municipal de Orizona vestissem a carapuça, uma vez que a mesma foi feita logo após a ida do prefeito de Orizona Felipe Dias a São Paulo, onde formalizou intenção de compra da vacina Coronavac no Instituto Butantan.
Conforme destacou e foi divulgado pelo jornalista Altair Tavares, que deu publicidade à postagem do gestor em uma rede social, o prefeito de Vianópolis, Samuel Cotrim, disse que não há hoje vacinas contra a Covid-19 disponíveis à venda para prefeituras e estados e que é “balela” que pessoas irão conseguir comprar os imunizantes. Segundo o gestor, ainda que haja a possibilidade de achar vacina no mercado para serem adquiridas, os gestores terão de seguir o PNI do governo federal.
O que acontece muito, e aí entra o fator político e partidário que eu não vou entrar nesse mérito, é de pessoas dizendo que vão comprar vacinas, comprar tantas mil doses, que vão fazer isso que vão fazer aquilo. Isso é balela, não existe vacina hoje para compra. E se existisse, se tivesse e conseguisse comprar, tem que seguir o Plano Nacional de Imunização, ou seja, tem que seguir os grupos de riscos. Então nós fizemos o protocolo de intenção de compra, é importante ressaltar isso, intenção de compra. Tivemos prefeitos que foram a vários locais, a São Paulo, a Brasília e eles fizeram o protocolo de intenção. E nós fizemos também”, disse o prefeito em vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura.
Muitos cidadãos também criticaram a postura dos gestores de ir a São Paulo para firmar a intenção de compra das vacinas, dizendo que foi um gesto "populista" do prefeito. Por isso, em um comentário na página do Jornal Orizona FM no Facebook, o radialista e secretário de Gestão Governamental de Orizona, Rinaldo Costa, que acompanhou o prefeito Felipe Dias a São Paulo, criticou a fala do prefeito vizinho e também a postura da oposição em nosso município: "Com todo o respeito ao prefeito de Vianópolis, mas ele está errado. Talvez os assessores não o tenham informado que na última quinta feira mudou a legislação e que municípios podem sim comprar a vacina Covid. E uma vez adquiridas com recursos próprios, elas não vão para o Plano Nacional de Imunização. Ou seja, não seriam confiscadas pelo Governo Federal. Na verdade o prefeito de Vianópolis perdeu o time da situação e agora quer desconstruir a possibilidade de compra de vacina. É a uma alternativa para ele fugir da pressão que tem recebido do povo vianopolino. Agora voltando aqui para Orizona é estranho perceber que parece que tem gente que torce para a vacina não chegar. Não consigo entender uma maldade dessas..."

Vereadores apresentam projetos de leis que tratam academias e Igrejas como serviços essenciais em Orizona

DA REDAÇÃO
- Foram apresentados dois projetos de lei na 8ª sessão legislativa ordinária da Câmara Municipal de Orizona, ocorrida no dia 16 de março. O projeto de lei nº 06/2021 reconhece como atividade essencial no âmbito do Município de Orizona as academias de musculação, hidroginástica, centros de treinamento, natação e artes marciais mesmo em período de calamidade pública. Já o projeto de Lei nº 07/2021, também apresentado na mesma data, reconhece a atividade religiosa como essencial durante estado de calamidade pública.
O projeto de lei nº 06/2021 é de autoria dos vereadores integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, Rivadávia Jayme, Ulysses dos Reis Castro e Nagib Issa Duarte; e dos membros da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social, João Lucas Teixeira, Nagib Issa Duarte e Valdivino de Freitas Lemes. O projeto seguiu para análise nas duas comissões, que também são autoras.
O projeto de lei nº 07/2021 é de autoria da presidente da Câmara, vereadora Roseli Gonçalves Caixeta de Mesquita. O projeto foi enviado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação para análise.

segunda-feira, 15 de março de 2021

Prefeitura de Orizona precisa adquirir caminhões coletores e aposentar outros tipos de transporte do lixo

DA REDAÇÃO
- No início do ano de 2017, a Prefeitura de Orizona recebeu um caminhão coletor de lixo, emenda do então deputado federal Pedro Chaves. A intenção era substituir o transporte do lixo, mas isso ocorreu parcialmente.
Quatro anos depois, no início do mandato seguinte, Orizona continua com muitos problemas na coleta do lixo: a maioria desse serviço ainda é realizado por caminhões caçambas e carretas de tratores, com os garis dispostos encima dos veículos, misturados aos piores tipos de materiais possíveis, ou correndo ao lado o tempo todo, no maior  esforço físico. Com isso, problemas de saúde (como a contaminação por Coronavírus) e acidentes (como aqueles com materiais de vidro) foram ao longo desses anos potencializados.
É preciso que a Prefeitura Municipal de Orizona, através da secretaria de Infraestrutura, adquira pelo menos mais dois caminhões coletores urgentemente e faça a abolição dos outros tipos de veículos para transporte e coleta. Nosso município precisa avançar.

Prefeito de Orizona visita Instituto Butantan e formaliza intenção de compra da vacina Coronavac

DA REDAÇÃO
- O prefeito de Orizona Felipe Antônio Dias esteve nesta segunda-feira, 15 de março, no Instituto Butantan, em São Paulo, onde protocolou a intenção de compra da vacina Coronavac/Butantan para toda a população orizonense.
Esse ato de visitar o fabricante funciona mais como um gesto político e também estratégico, uma vez que a disponibilidade de oferta do imunizante é pequena e não atende a médio prazo a grande demanda dos municípios, Estado e Governo Federal. A oferta também não é imediata, portanto o mesmo não poderia retornar para o Município com a vacina em mãos.
Portanto, pretende se agilizar e colocar em posição melhor na fila de espera, uma vez que há muita demora por parte do governo federal em ofertar as vacinas e ter segurança jurídica para garantir que futuramente toda a população será imunizada. Da região, o prefeito de Gameleira de Goiás, Wilson Tavares, puxou a fila e realizou o mesmo gesto primeiramente.
Um consórcio de municípios para compra de vacinas contra a Covid-19 já manifestou interesse de 649 prefeituras, segundo a lista divulgada no dia 03 de março pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A iniciativa foi lançada na segunda-feira (1º de março) em uma reunião com cerca de 300 prefeito.As administrações municipais puderam assinar o termo de intenção do consórcio até a sexta-feira (5 de março). A previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março. 
A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda. “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, explicou o presidente da FNP, Jonas Donizette, durante a reunião de lançamento da iniciativa.
O gestor municipal foi acompanhado pelo secretário de Gestão Governamental Rinaldo Costa na visita ao Instituto Butantan.

Com informações da Agência Brasil; Foto: Assessoria/ Felipe Dias.