sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Goiás tem quase 110 mil casos de dengue em 2010

Este ano foram notificados 109.056 casos de dengue em Goiás até o dia 11 de dezembro. É o que revela o último boletim epidemiológico, referente a semana 49. Se comparado com o mesmo período do ano passado, o aumento de notificações é de 173,4% - em 2009 foram registrados 39.886 casos. Já o número de mortes passou de 45 em 2009 para 70, em 2010, o equivalente a 55,5% de aumento.
Dos 246 municípios goianos, 234 apresentam notificação. Os que apresentam maiores números absolutos de dengue são: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Jataí, Rio Verde, Mineiros, Luziânia, Catalão, Iporá e Senador Canedo. Somente a capital notificou este ano 43.956 casos da doença. Das 70 mortes, 43 foram em decorrência de dengue com complicações e 27 por Febre Hemorrágica - FHD.
Superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Elizabeth Araújo ressalta que os cuidados para evitar mais casos da doença devem ser redobrados neste período chuvoso. “Os moradores devem ficar ainda mais atentos com o seu quintal, pois uma simples tampa de garrafa pode servir de criadouro do mosquito”, alerta. (Rádio Rio Vermelho).

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Brasil é condenado na OEA pela Guerrilha do Araguaia

Brasil oculta seu passado.
A Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou o Brasil por sua responsabilidade pelos desaparecimentos de 62 pessoas, ocorridos entre 1972 e 1974, na região do Bico do Papagaio no Norte de Goiás (hoje no Estado do Tocantins).
Na ocasião, a chamada Guerrilha do Araguaia, formada por militantes do PCdoB, foi duramente reprimida pelo Exército brasileiro, sob o comando da ditadura civil-militar que havia se instalado no país em 1964. Em sua sentença, a Corte IDH determina que o Estado brasileiro investigue penalmente os fatos por meio da Justiça ordinária, já que, segundo a corte, “as disposições da Lei de Anistia que impedem a investigação e sanção de graves violações de direitos humanos são incompatíveis com a Convenção Americana e carecem de efeitos jurídicos”. Assim, a Lei de Anistia não representaria um obstáculo para a identificação e punição dos responsáveis. A Corte Interamericana já notificou a respeito de sua sentença o governo brasileiro, os representantes das vítimas e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).
Além disso, a Corte IDH determinou que o Brasil também é responsável “pela violação do direito à integridade pessoal de determinados familiares das vítimas, entre outras razões, em razão do sofrimento ocasionado pela falta de investigações efetivas para o esclarecimento dos fatos”. Para completar, o órgão conclui, igualmente, que o país é responsável pela violação do direito à informação estabelecido na Convenção Americana, devido à “negativa de dar acesso aos arquivos em poder do Estado com informação sobre esses fatos”. Por outro lado, reconheceu as iniciativas e medidas de reparação que vêm sendo adotadas. (Brasil de Fato).

Vereadores fazem balanço do ano em última sessão de 2010


Ronaldo presidiu a Câmara em 2010.
Durante a última sessão do ano da Câmara Municipal de Orizona, realiza nesta quarta-feira (15) alguns vereadores usaram da palavra livre para fazerem uma retrospectiva de 2010.
O vereador Reinaldo Cardoso (PMDB) aproveitou a presença do prefeito Felipe Dias (PMDB) na sessão para ressaltar as suas atitudes, sua sabedoria e empenho com que vem administrando o município. O seu espírito de cooperação permite garantir grandes conquistas como foi recentemente a reforma das estradas que ligam a cidade aos povoados de Buritizinho, Cachoeira e Firmeza. As obras só foram possíveis com a parceria junto aos agricultores e prefeituras da região, que colaboraram com doação de cascalho e maquinários, respectivamente.
O vereador Jeremias Mendes (PP) valorizou o empenho da oposição para garantir uma legislatura democrática e com diálogo. Segundo o mesmo, a oposição tem feito bem o seu papel de opor àquilo que não é bom para o povo orizonense. "Poderíamos fazer oposição por fazer, mas temos compromissos com Orizona. Por isso discutimos e ajudamos a aprovar todas as mensagens que achamos pertinente", argumentou.
O presidente da Câmara Ronaldo Costa (PMDB) também registrou o fato de todos os projetos encaminhados pelo executivo terem sido aprovados. Destacou a aprovação na última terça-feira (14) de projeto de lei que destinou área para construção de 50 moradias de interesse social e o que garantirá a regulamentação do aterro sanitário do município. "Foram propostas polêmicas, mas no final governo e oposição chegaram a um consenso". Ronaldo também aproveitou para agradecer aos colegas pelo apoio que recebeu durante toda a sua gestão. Concluiu a fala dizendo que nesse período, as vitórias foram maiores que as perdas.
Nessa sessão, foi eleita a nova mesa diretora da Casa, que terá como presidente a partir de 1º de janeiro o vereador Joãozinho Albino (PMDB), com Franquilino (PMDB) vice, Jeremias secretário e João Lucas (PMDB) suplente de secretário.

Eleitos em Goiás são diplomados pelo TRE-GO

Um total de 105 candidatos eleitos e suplentes nas eleições de 2010 foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, em solenidade, no Teatro Rio Vermelho, do Centro de Convenções de Goiânia na noite desta quarta-feira (15). A sessão solene do TRE foi presidida pelo desembargador Ney Teles de Paula e contou com a presença das principais autoridades do Estado.
Marconi promete anunciar equipe de
secretários de uma só vez.
Foram diplomados o governador eleito, o vice-governador, os dois senadores, 7 deputados federais eleitos, 41 deputados estaduais e até o terceiro suplente de cada coligação e partido. No evento, o governador eleito Marconi Perillo (PSDB) concedeu entrevista e afirmou que já tem nomes escolhidos para a equipe de governo, mas vai aguardar para anunciar quase todo o secretariado de um vez. “Estou conversando com partidos e técnicos, mas prefiro anunciar praticamente toda a equipe de uma vez só pra evitar especulações”.
Segundo ele, baseado nas informações repassadas pela equipe de transição, já tem uma estratégia de ações montada para os primeiros seis meses da administração. O governador eleito também comentou a decisão da renovação da concessão do Eixo-Anhanguera para o Estado. Para Marconi, essa decisão mostra um bom relacionamento entre a prefeitura e o governo do estado. (Rádio 730).

Eleito novo presidente da Câmara em Orizona

Vereador Joãozinho Albino.
O prefeito de Orizona Felipe Dias (PMDB) terá por mais um ano um vereador de sua base na presidência da Câmara Municipal de Orizona. Joãozinho Albino (PMDB) foi eleito em sessão realizada na tarde desta quarta-feira (15) o presidente da casa para o exercício 2011.
Joãozinho está em seu quarto mandato de vereador e presidirá a Câmara pela segunda vez (já havia sido presidente em 2007). O vereador substituirá o atual presidente Ronaldo Costa, também do PMDB, que está fazendo uma gestão muito bem avaliada pela população e pelos seus pares. Em 2010, assim como em 2009 (no mandato de João Lucas também do PMDB), todos os projetos enviados pelo Executivo foram aprovados no Legislativo.
Na sessão de ontem foi apresentada chapa única e de consenso, com a presença de integrantes da situação e da oposição. A nova mesa diretora foi eleita com 8 votos a favor. Apenas a vereadora Sandra Chaveiro (PSDB) não votou. A mesma não chegou em tempo para votar, mas justificou o atraso e garantiu apoio à chapa eleita.
Confira como ficou a nova mesa diretora, que tomará posse em 1º de janeiro de 2011:
Presidente: João Batista de Castro Neto - Joãozinho Albino (PMDB)
Vice-Presidente: Franquilino Antônio de Oliveira (PMDB)
Secretário: Jeremias do Souza Mendes (PP)
2º Secretário: João Lucas Teixeira (PMDB).
Várias pessoas participaram da sessão, como o prefeito Felipe, o ex-prefeito Anteres, vários secretários municipais, membros da executiva do PMDB, imprensa local e populares.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Dia 31 de dezembro tem a 12ª Maratona de Orizona-GO

A tradicional Maratona de Orizona, organizada por Vino, Hélder Gonçalves e Itamir Lorenzo volta esse ano em sua 12ª edição. O evento esportivo, que ganhou muita credibilidade em toda a região será realizado dia 31 de dezembro, a partir das 16 horas, com saída e chegada na Praça do Lazer.
Para saber mais, clique na imagem para ampliar.
A corrida de rua terá um percurso de 10 Km, pelas ruas do Centro da cidade. Neste anos, os corredores poderão se inscrever em cinco categorias: Atletas Visitantes, Atletas de Orizona, Atletas Feminino, Faixa Etária de 50 Anos Acima e Atletas Mirins com até 13 Anos. Os melhores colocados em cada categoria serão premiados, com agraciamento que vão de entrega de prêmios até 1.000 reais em dinheiro. Para se inscrever: (64) 3474-1162/ 9624-0135/ 9627-2073.

Decepção: arrogância derruba Colorado em Abu Dhabi

Kabangu comemora gol africano.
A imprensa garantiu, a torcida e dirigentes confirmaram: o Internacional é um virtual finalista do Mundial de Clubes organizado pela FIFA. Depois de tanta expectativa, ansiedade e esperança de ser o primeiro clube a ser bicampeão do Mundial, o Internacional decepcionou e perdeu por 2 a 0 para o modesto Mazembe, equipe da República Democrática do Congo, em partida disputada no estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
O time africano (que foi praticamente ridicularizado pela crônica esportiva tupiniquim) agora espera o vencedor do confronto entre Seongnam, da Coreia do Sul, e Inter de Milão, que jogam amanhã, às 14h, também em Abu Dhabi, para saber qual será seu adversário na grande final da competição. Já o Inter terá que se contentar com a decisão do terceiro lugar, que será no próximo sábado, às 12h.
O Internacional é o primeiro campeão da Libertadores a ser eliminado ainda nas semifinais do Mundial, que é disputado desde 2005. O Mazembe aproveitou as inúmeras falhas da equipe gaúcha, se deu bem nos contra-ataques, e conquistou a vitória histórica. A equipe africana teve poucas oportunidades durante a partida, mas foi mais objetiva que os gaúchos. O Inter, ao contrário, pressionou desde o início, mas não conseguiu furar o bloqueio do time de Congo.
Kabangu e Kaluyituka foram os autores dos gols da vitória africana. O primeiro tento saiu aos sete minutos da primeira etapa, e já ocasionou desespero no time colorado. Celso Roth tentou reverter a situação lançando mão dos garotos Leandro Damião e Giuliano, nos lugares de Tinga e Alecsandro, mas sem efeito.
Muito nervoso em campo, o Inter lutou segundo a segundo contra o relógio, mas teve que amargar a derrota, e frustrar os torcedores colorados, principalmente os mais de dez mil que foram até os Emirados Árabes acompanhar o time. O Mundial que foi criado para beneficiar ora uma equipe européia, ora uma equipe sul-americana, apresenta a sua primeira surpresa.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Dilma é a 2ª pessoa mais comentada no Twitter em 2010

O Twitter divulgou nesta segunda-feira (13) os 10 termos mais citados no microblog em 2010 e os mais comentados em oito categorias. Na lista de “pessoas”, a presidente eleita Dilma Rousseff apareceu na segunda posição, superando Lady Gaga e ficando atrás apenas de Justin Bieber.
Já na categoria “Copa do Mundo”, o ex-técnico Dunga apareceu na quarta posição, perdendo para “FIFA World Cup”, “Vuvuzela” e “Pulpo Paul”. O termo “Cala Boca Galvão” ficou em sétimo lugar, e o jogador brasileiro Felipe Melo, em 10º.
Segundo o microblog, mais de 25 bilhões de tuítes foram enviados em 2010. O Twitter analisou todas as mensagens para criar a lista dos mais comentados, assim como um ranking para oito categorias: eventos, pessoas, filmes, televisão, tecnologia, Copa do Mundo, esportes e Hashtags.
Galvão e Dilma são destaques de 'popularidade' no microblog em 2010.
“A lista dos mais comentados em 2010 reflete o que está acontecendo no mundo, demonstra o poder de transformar qualquer acontecimento em uma experiência compartilhada, e ressalta o valor do Twitter como uma rede de informação em tempo real”, diz.
Na lista geral dos principais “Trending Topics” do ano, o vazamento de óleo no Golfo do México foi o assunto mais citado no microblog, seguido pela Copa do Mundo. (Portal G1).

Como proceder para efetivar matrícula na rede estadual

Matrículas vão até 30 de dezembro.
A Secretaria de Educação está recebendo solicitações de novos alunos para a rede estadual até o dia 30 de dezembro. O estudante deve ligar para o telefone 0800-6456556 ou acessar a Internet, no site http://www.matricula.go.gov.br/. O call center destinado para as matrículas funciona de 8 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e de 8 às 14 horas no sábado. Ele tem capacidade de atender 130 ligações simultaneamente.
São considerados novos alunos aqueles transferidos das redes de ensino federal, municipal ou particular, oriundos de outros estados, que estão iniciando a vida escolar ou que abandonaram os estudos em qualquer ano letivo. Estudantes que já estão na rede têm sua matrícula renovada automaticamente.
Na solicitação é imprescindível que o estudante tenha em mãos seus documentos pessoais e indique três opções de unidades escolares, na ordem de sua preferência, para ser alocado. É importante ainda que os novos estudantes após efetuarem esse primeiro cadastro, confirmem sua matrícula no período entre 7 e 14 de janeiro. Isto pode ser realizado via telefone ou internet (http://www.matricula.go.gov.br/), onde devem checar a escola na qual vão estudar e em seguida ir até o local com a documentação necessária.
Para a efetivação da matrícula é necessário apresentar o RG ou Certidão de Nascimento, comprovante de endereço e documento que comprove a escolaridade, tal como boletim, declaração de transferência ou histórico escolar. Mais informações: 3201-3027. (Agecom/Rádio Orizona Web).

Câmara de São Miguel elege nova mesa diretora

O vereador Helivaldo Luiz da Costa do (DEM) foi eleito para presidir os trabalhos da Câmara de Vereadores de São Miguel do Passa Quatro no biênio 2011 e 2012. A nova mesa eleita da câmara ficou assim constituída:

Vereador Helivaldo Costa, do DEM.
Presidente: Helivaldo Costa
Vice-Presidente: Ivo Gomes
Primeiro Secretário: Terezinha Costa
Segundo Secretário: João Paulo

Foi registrado chapa única e apenas o vereador Cícero (DEM) votou contra a chapa que foi eleita por oito votos favoráveis contra um. (Tribuna de São Miguel).

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Prefeitura irá construir uma UBS no povoado de Buritizinho

Felipe lança pedra fundamental de UBS em Buritizinho.
A Prefeitura de Orizona lançou hoje, dia 13 de dezembro, pedra fundamental para a construção de uma UBS - Unidade Básica de Saúde no Povoado de Buritizinho. O benefício, que impactará de forma significativa junto à comunidade local, é uma antiga reivindicação da região. Atualmente, os atendimentos do PFS - Programa de Saúde da Família acontecem em um espaço pequeno e inadequado.
O recurso, na ordem de 200 mil reais, foi viabilizado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde/ Fundo Municipal de Saúde junto ao Ministério da Saúde através de apresentação de projeto técnico. Empenharam diretamente na viabilização dos recursos, o secretário de saúde, Renato Vieira da Cunha, de administração, Rinaldo Costa, e os servidores Claudio Porto e Marilda Pereira. Segundo o prefeito Felipe Dias, outros projetos semelhantes foram cadastrados no Ministério e poderão futuramente beneficiar outras regiões. O terreno onde será construida a UBS foi doado pelo Sr. Valdir Caixeta, que concedeu direito de uso da área pela prefeitura por 30 anos.
O projeto arquitetônico da construção que dispensará uma área de 229,89 m2 é inovador e obedece todas as normas técnicas exigidas pelo Ministério. A empresa vencedora da licitação e que deverá iniciar a obra de imediato é a RFleury Construtora e Incorporadora Ltda. Segundo o arquiteto Rafael Fleury, proprietário da construtora, a obra supera em muito as exigências técnicas feitas por parte do governo federal para esse tipo de empreendimento.
No ato desta segunda, estiveram presentes toda a comunidade de Buritizinho, além do prefeito Felipe Dias, o vereador da região, Reinaldo Cardoso, os vereadores Joãozinho Albino e Ronaldo Costa, diversos secretários municipais e membros da executiva do PMDB.

Novas cédulas de 50 e 100 reais já estão no mercado

Novas cédulas de 50 e 100 reais estão em circulação em todo o Brasil.
A nova nota de R$ 100, junto com a cédula de R$ 50, entrou em circulação nesta segunda (13 de dezembro). As outras (R$ 2, R$ 5, R$ 10 e R$ 20) só serão liberadas, gradativamente, entre 2011 e 2012. De acordo com o BC, as duas notas de maior valor são as que demandam maior proteção contra tentativas de falsificação e, por isso, estão sendo lançadas antes das demais. Mais de 70% das cédulas falsas apreendidas no país são de R$ 50 e de R$ 100.
A mudança das cédulas antigas para as novas se dará gradativa e naturalmente, com a disponibilização das novas através dos bancos comerciais e com o desgaste das anteriores.

Mais um matrimônio...

Neste sábado, 11 de dezembro, foi casamento do nosso assíduo leitor, o amigo de todos Ricardo de Paula e de nossa colega de trabalho Adriana. Sucesso e muita persistência para os pombinhos. Felicidades e muito juizo!