sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Pires do Rio terá quartel do Corpo de Bombeiros

Pires do Rio deve ganhar em breve um quartel de bombeiros de Pires do Rio. A nova unidade que já está sendo construída, faz parte dos planos de interiorização da corporação e reforçará a presença do Corpo e Bombeiros na região. Uma reunião realizada esta semana, entre representantes dos Bombeiros e da prefeitura da cidade acertou os últimos detalhes da implantação do quartel. Ele terá posicionamento estratégico, perto do Parque Agropecuário de Pires do Rio. (Agecom/ Rádio Rio Vermelho).

MP denuncia fraudes em licitações de prefeituras goianas

O Ministério Público de Goiás ofereceu denúncias criminais ocorridas em licitações para a realização de concursos públicos em sete municípios goianos. Entre os denunciados estão sócios de empresas especializadas em concursos e funcionários públicos. Em todos os processos, aparece como denunciado o empresário Manoel Carvalho Neto, um dos sócios da empresa Orplam Assessoria Municipal Ltda. As irregularidades abrangem processos licitatórios nos municípios de Fazenda Nova, Ivolândia, Rubiataba, Três Ranchos, Gameleira de Goiás, Mozarlândia, Silvânia.
Todos os acusados deverão responder pelo crime previsto no artigo 90 da Lei 8.666/93, por frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o intuito de obter vantagem. A pena prevista é de detenção de dois a quatro anos e multa. Em cinco processos, alguns réus responderão também por formação de quadrilha (artigo 288, caput, do Código Penal).
As fraudes foram apuradas pelos promotores do Grupo de Repressão ao Crime Organizado do MP, em conjunto com os promotores que atuam nos municípios envolvidos. O município de Fazenda Nova, por exemplo, deu início ao processo licitatório para a realização de um concurso em janeiro de 2008, na modalidade de carta-convite. Conforme apurado, o assessor jurídico do município, Alexandre do Carmo Afiúne, e o sócio da empresa Sistema Assessoria e Consultoria Governamental Ltda, Valdir Lemes da França, com o objetivo de dar ares de legalidade à licitação, montaram um procedimento forjado.
Além da empresa Sistema Assessoria e Consultoria Governamental, que tinha como um de seus sócios Manoel Carvalho, participaram do procedimento as empresas Pública Consultoria e Assessoria Ltda, representada por André Ribeiro Dias, e a Ecoplam - Escritório de Concursos Públicos e Assessoria Municipal Ltda, representada por Inês Alves Pereira Duailibe. As duas últimas empresas, segundo os promotores, só participaram do certame formalmente, já que desde o início o procedimento estava viciado e fadado a ser vencido pela Orplam.
Também foi enviado ofício à Ordem dos Advogados do Brasil - seção Goiás (OAB-GO) para apuração de falta funcional, tendo em vista que diversos denunciados são advogados. O Ministério Público continua investigando suspeitas de fraude na contratação dessas empresas em outros municípios e novas denúncias devem ser oferecidas. (Rádio Rio Vermelho/ MP-GO).

Lula diz que torcerá para Goiás na Copa Sul-Americana

O presidente Lula concedeu na manhã desta quinta-feira (02) uma entrevista no Palácio do Planalto a dez rádios comunitárias do país, dentre elas, uma de Ouvidor (GO). O futebol, como já é habitual, também esteve presente entre os temas tratados, e a final da Copa Sul-Americana, entre Goiás e Independiente esteve em pauta. O presidente revelou que está torcendo pelo time esmeraldino, mas, fez a ressalva de que os goianos "aliviem" no domingo diante do Corinthians, clube do coração de Lula. O timão está na disputa do título, e precisa da vitória em cima do Goiás e torcer para que o Fluminense não vença o Guarani para se sagrar campeão brasileiro. O Esmeraldino do Centro-Oeste encara os argentinos na próxima quarta (08), no campo dos adversários e pode perder por até um gol de diferença para ser campeão do torneio. (Rádio 730).

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Censo do IBGE: População orizonense cresce 9,37%

Após cerca de quatro meses de trabalho de coleta e supervisão, durante os quais trabalharam 230 mil pessoas, sendo 191 mil recenseadores, o resultado do Censo 2010 indica 190.732.694 pessoas para a população brasileira em 1º de agosto, data de referência. Em comparação com o Censo 2000, ocorreu um aumento de 20.933.524 pessoas. Esse número demonstra que o crescimento da população brasileira no período foi de 12,3%, inferior ao observado na década anterior (15,6% entre 1991 e 2000).
O Censo 2010 mostra também que a população é mais urbanizada que há 10 anos: em 2000, 81% dos brasileiros viviam em áreas urbanas, agora são 84%. A população goiana aumentou em 20% e saltou para 6.004.045 habitantes. Orizona, que tinha 13.067 moradores em 2000 agora possui 14.292 habitantes, um crescimento de 9,37%.
Confira alguns dados apresentados pelo Censo 2010 referente ao município de Orizona, conforme o IBGE:
- Total da população: 14.292 pessoas
- Total de homens: 7.375 pessoas (51,6%)
- Total de mulheres: 6.917 pessoas (48,4%)
- Total da população urbana: 7.981 pessoas (55,84%)
- Total da população rural: 6.311 pessoas (44,16%)
- Total de domicílios particulares: 6.243 domicílios
- Total de domicílios particulares ocupados: 4.802 domicílios
- Total de domicílios particulares não-ocupados fechados: 77 domicílios
- Total de domicílios particulares não-ocupados de uso ocasional: 730 domicílios
- Total de domicílios particulares não-ocupados vagos: 634 domicílios
- Total de domicílios coletivos: 13 domicílios
- Total de domicílios coletivos com morador: 3 domicílios
- Total de domicílios coletivos sem morador: 10 domicílios
Fonte: IBGE, Primeiros Resultados do Censo 2010.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Semana Nacional da Conciliação terá 39 mil audiências

A quinta edição da Semana Nacional da Conciliação, que será realizada de 29 de novembro a 3 de dezembro, terá 39.055 audiências em todo o Estado. A solenidade de abertura foi realizada às 9 horas desta segunda-feira (29/11) no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia e contou com as presenças do governador Alcides Rodrigues, do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Paulo Teles, do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, juiz Milton Nobre, do presidente do Movimento Nacional pela Conciliação em Goiás, juiz Fernando Ribeiro Montefusco e diversas autoridades.
Em todo o Estado serão 1.500 voluntários atuando nas audiências. Somente no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia serão montadas 180 bancas com juízes, procuradores, advogados, servidores e conciliadores, todos voluntários, atendendo as partes durante todo o dia, em casos de ações previdenciárias, das Varas Cíveis e de Família, bancárias e processos referentes a causas do Estado e Município.
Os locais das audiências foram divididos da seguinte forma:
- DPVAT – Jóquei Clube de Goiás.
- Ações previdenciárias, bancárias, cíveis e fiscais da prefeitura de Goiânia e da - Secretaria da Fazenda – Centro de Convenções e Cultura de Goiânia.
- Ações de família – Fórum Fenelon Teodoro Reis (Jardim Goiás).
- Juizados Especiais de Goiânia.
- Comarcas do interior.
A comarca de Orizona, por razões administrativas, não participará da Semana de Conciliação. Mas é importante ressaltar que recentemente foi realizado o mutirão de conciliação com audiências previdenciárias. Dia 17/11 foram realizadas 42 audiências previdenciárias, sendo 12 pelo Projudi, que resultaram em 81% de acordos, somando R$ 170 mil sob a coordenação do juiz Ricardo de Guimarães e Souza. A ação contou ainda com a presença do procurador do INSS, Luis Antônio Leite de Andrade. Em Orizona existem 2100 processos em andamento, 30% desses fazem parte dos Juizados Especiais (TJ-GO).

Folha salarial do Estado será liberada hoje

A Secretaria da Fazenda vai liberar hoje (29) os recursos para pagar de uma só vez a folha salarial de novembro de todo o funcionalismo estadual. O repasse coletivo beneficia servidores do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios. Os salários vão entrar na conta de todos os servidores amanhã (30). Mais de 150 mil pessoas, entre servidores da ativa, inativos e pensionistas estão na folha de pagamento do Estado. (Agecom).