sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Operação da Polícia Civil encontra em Cocalzinho animais roubados em Orizona

DA POLÍCIA CIVIL/GO - Em operação realizada nesta quinta-feira, 1° de agosto, foram encontradas mais de 100 cabeças de gado roubado, em uma fazenda na região de Cocalzinho, Goiás. A Operação Imperadores do Gado foi uma ação conjunta entre a Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas do Estado de Goiás (Decar) e as delegacias de Cocalzinho e Orizona. Os animais foram roubados por uma organização criminosa especializada nesse tipo de crime.
O delegado Alexandre Barros, titular da delegacia especializa, afirma que as investigações tiveram início após o roubo de um carregamento de 18 cabeças de boi gordo, em uma empresa da região de Orizona. O motorista da empresa teria sido abordado por dois indivíduos armados. Após ir em busca de informações, a Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), constatou que os suspeitos haviam feito mais outros dois roubos na mesma região.
Com a descrição das características dos autores, foi possível identificar que um dos membros do grupo, Vinícius de Oliveira Fernandes, havia sido preso no dia 26 de julho de 2019, com o apoio e auxílio da Polícia Militar. A partir de então, foi possível identificar e localizar a propriedade rural para onde os bovinos haviam sido transportados, na região de Cocalzinho.
No local, os policiais encontram a propriedade e identificaram os demais integrantes do grupo criminoso, especialmente o líder e receptador do esquema. Todos os empresários vítimas foram acionados e agora estão providenciando a retirada de todo o rebanho recuperado. As diligências prosseguem com o fito de localizar e prender os demais roubadores e receptadores.

Mais de 400 pessoas participam de dia de campo sobre Bovinocultura Leiteira em Orizona

DA COMUNICAÇÃO SISTEMA FAEG/SENAR - Mais de 400 pessoas interessadas no sucesso da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) estiveram no sábado, 27 de julho, na Fazenda Santa Bárbara em Orizona. O dia de Campo Senar Mais Leite destacou a evolução da produção e do lucro na fazenda do senhor José Geraldo Ribeiro (Zezinho do Jerpi) e senhora Rosana Faleiro.
Luiz Fernando Alves, técnico de Campo do Senar Mais Leite, presta assistência na propriedade há um ano e meio. “O produtor começou a receber Assistência Técnica e Gerencial em fevereiro de 2018. Nessa época produzia ele 270 litros de leite por dia. Um ano e meio depois do nosso trabalho, ele produz 350 litros de leite por dia”, explicou Luiz.
Orizona tem uma das maiores bacias de leite do Estado. O município já conta com 30 produtores assistidos pelo Senar Goiás. “Esse evento foi importante porque queremos ter um segundo grupo de produtores assistidos. Na região existem muitos produtores médios e pequenos, carentes desse tipo de trabalho. O evento Dia de Campo Senar Mais Leite foi um sucesso, tivemos caravanas de Silvânia, Jaraguá, Luziânia, Ipameri e Morrinhos. Contamos com um forte trabalho do Senar, através também da equipe da regional Vanessa e também da Faeg Jovem de Orizona e Ipameri”, destacou Geovando Pereira, presidente do Sindicato Rural de Orizona.
Além do público participante, estiveram presentes o presidente do Sistema Faeg/Senar e deputado federal José Mário Schreiner, o Superintendente do Senar Goiás Dirceu Borges, o gerente de Assistência Técnica e Gerencial Guilherme Bizinoto, o assessor técnico do Senar Goiás Carlos Eduardo Carvalho, além de parte da equipe do Sistema Faeg/Senar e autoridades como o prefeito de Orizona, Dr. Joaquim Augusto Marçal.

Moradores de de Orizona reclamam do fornecimento de energia elétrica no período da noite

DA REDAÇÃO - Pela terceira quinta-feira seguida, Orizona teve problemas à noite com o fornecimento de energia elétrica. No início dessas noites, em circuito que integra parte da cidade, especialmente bairros do lado norte, o serviço ficou com a tensão reduzida (que as pessoas ocasionalmente chamam de 'meia fase'), além de oscilar muito, deixando os consumidores temerosos de terem danos em seus aparelhos domésticos. A concessionária Enel, nas ocasiões, fez a reposição do serviço depois de algumas horas da manifestação das falhas.
Além disso, a população tem se queixado da deficiência no reparo da iluminação pública. Mesmo pagando altas taxas de iluminação pública, os reparos não estão acontecendo de forma adequada em vários bairros da cidade.

Secretaria de Educação, em parceria com Sindicato Rural e FAEG/ SENAR, promove curso "Paisagismo com Materiais Recicláveis"


DA PREFEITURA DE ORIZONA - A Prefeitura Municipal de Orizona, através da secretaria de Educação, em parceria com o Sindicato Rural de Orizona, Sistema FAEG/ SENAR, realizou entre os dias 23 e 25 de julho, o curso de "Paisagismo com Materiais Recicláveis". Os artistas Edilson Badaró e Guilherme Domingos aproveitaram o momento para aprimorarem seus conhecimentos. Participaram também do curso o poeta Eurípedes Adão, Luzia, Maria Aparecida, Eliane Ribeiro, Maria Inês, Anita Borges, Sandra Oliveira e a Secretária Municipal, Adriany dos Santos.
O SENAR disponibilizou o instrutor e toda a alimentação e a Secretaria de Educação ofereceu todo o material utilizado para o curso. Os recursos vieram de um bazar realizado pela equipe da secretaria de Educação nas feiras da lua.

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Clube Recreativo de Orizona apresentará projeto de reforma e ampliação no dia 23 de agosto

DA REDAÇÃO - Quem, que ao viver a sua juventude em Orizona, até especialmente o final dos anos de 1980, não lembra com saudosismo dos grandes bailes e eventos do Clube Recreativo de Orizona? São tempos que não voltam mais, mas a atual gestão do clube, que tem seu prédio em ruínas, pretende trazer de volta um pouco dessa belle époque.
Para isso, a administração do Clube Recreativo de Orizona fará no próximo dia 23 de agosto, a apresentação do projeto de reforma e ampliação do prédio. O projeto é de autoria da arquiteta Daniela Mesquita de Paula. A apresentação será feita às 20 horas, na praça do Lazer. Haverá shows artísticos de talentos locais.
Será colocado à venda, na ocasião, um número limitado de ações. Os interessados poderão fazer suas reservas na oportunidade.

Conferência Regional de Direitos da Pessoa Idosa será realizada em Orizona nesta sexta-feira

DA REDAÇÃO - O Município de Orizona receberá nesta sexta-feira, 02 de agosto, representantes de diversas cidades da região, que participarão da 1ª Conferência Regional de Direitos da Pessoa Idosa. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Ação Social, será realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, localizado na Av. Egerineu Teixeira, nº 71, bairro Nossa Senhora de Fátima (em frente à cheche municipal).
A conferência, que acontecerá de 7 às 17 horas, terá como tema "Os desafios de se envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas". Está prevista a participação de delegados de Anhanguera, Campo Alegre de Goiás, Catalão, Cumari, Davinópolis, Goiandira, Ipameri, Nova Aurora, Ouvidor, Orizona, Palmelo, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, Três Ranchos, Urutai e Vianópolis. As inscrições estão sendo feitas na secretaria de Ação Social.

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Partido do Trabalhadores de Orizona realiza encontros em preparação para eleição do Diretório

DA REDAÇÃO  - O Partido dos Trabalhadores de Orizona é com certeza o partido que mais se mobilizou nesses dois últimos meses. Foram realizados encontros com lideranças estaduais, de formação e articulação política na cidade e em comunidades rurais.
No dia 29 de junho, o partido recebeu na cidade, o deputado estadual Antônio Gomide, que fez uma análise da atual conjuntura política estadual e nacional. Também falou da sua proposta de liderar uma chapa que concorrerá ao diretório estadual do partido e fez prestação de contas de seu mandato.
Com esse mesmo propósito, visitou Orizona a atual presidente estadual do PT, professora Kátia Maria no dia 11 de julho. A mesma é candidata a reeleição do diretório estadual do partido pela situação e tem apoio majoritário das tendências internas da sigla. No dia 12 de julho, visitou Orizona os senhores Fabio Fazzion e Anivaldo. Fábio é chefe de gabinete e esposo da deputada estadual Adriana Accorsi e veio prestar contas do mandato da deputada.
No dia 19 de julho, o partido realizou encontro na residencia do senhor Jovando Vieira Machado e senhora Teresinha Abadia Pereira Machado, na região da Firmeza. O encontro, que teve ampla participação da comunidade local, discutiu sobre o fortalecimento do PT de Orizona. Esse foi o primeiro de uma série de encontros que o partido pretende promover nas regiões.
O partido realizará eleições municipais em setembro próximo. Pela primeira vez, a professora aposentada Ana Lúcia Pereira Coelho se candidatará como presidente da legenda em Orizona.


Imobiliária de Orizona anuncia lotes em aplicativo de permutas e aceita moeda digital em troca

DA REDAÇÃO - Uma matéria veiculada pelo portal G1 de Goiás no último dia 27 de julho mostra que, em busca de alternativas na negociação de imóveis, imobiliárias de Goiás estão fechando parcerias com uma plataforma digital que realiza escambo. A ideia é que os produtos e serviços oferecidos no local sejam contabilizados em uma espécie de moeda digital (e exclusiva do aplicativo), a X$. Com isso, é possível, por exemplo, adquirir lotes por meio de trocas. Uma dessas imobiliárias, que atua em Orizona, é a Palladium Imóveis.
O sócio da Palladium Imóveis, Vandson Mendes, contou ao G1 que usa a plataforma há cinco anos e que vende alguns loteamentos no aplicativo. Ele afirma que usa o que ganha em X$ na compra de materiais de construção, ferramentas e até serviços como oficina.
Também à reportagem,, o fundador da plataforma XporY.com, Rafael Barbosa, explica que a negociação por meio do sistema de permuta multilateral ajuda quem vende e também quem compra o imóvel. “A pessoa investe créditos de permuta em um patrimônio que irá se valorizar e render dinheiro”, conta Rafael.

terça-feira, 30 de julho de 2019

Ordenação Episcopal do Monsenhor José Francisco, futuro bispo de Ipameri, terá transmissão ao vivo pela TV Pai Eterno

DA REDAÇÃO - O Mons. José Francisco Rodrigues do Rêgo, que foi nomeado para ser o pastor da diocese de Ipameri no dia 15 de maio próximo passado pelo papa Francisco, será ordenado bispo  no próximo domingo, 04 de agosto, às 9 horas da manhã, em celebração na quadra do Seminário São José em Uruaçu, com a presença do núncio apostólico.
Segundo comunicado pela diocese de Uruaçu, a ordenação do Mons. José Francisco será transmitida ao vivo pela TV Pai Eterno para todo o Brasil. A TV Pai Eterno pode ser acessada pelo Canal 3 (Parabólica), Canal 18 (Sky), Canais 27 ou 33 (OI TV), Canal 4 (Claro TV) e Canal 238 (Vivo TV).

Já a sua posse como bispo de Ipameri acontecerá no dia 24 de agosto, com missa as 10 horas na Catedral do Divino Espírito Santo, em Ipameri.

Contribuinte de Orizona poderá pagar o IPTU até dia 31 de julho com desconto de 20%

DA REDAÇÃO - Esta quarta-feira, 31 de julho, será o último dia que o contribuinte orizonense poderá pagar o IPTU com desconto de 20%. A Prefeitura Municipal está possibilitando que o cidadão pague com descontos de acordo com a data de vencimento que o mesmo optar.
Por isso, o talão entregue pela Prefeitura nas residências aparece com três possibilidade de pagamento: Caso pague até 31 de julho, o desconto será de 20%; para pagamentos até 31 de agosto, desconto de 15%; até o dia 30 de setembro, abatimento de 10%.
Se o contribuinte possui débitos de anos anteriores, deverá procurar a Prefeitura Municipal para proceder a negociação. O mesmo poderá se dirigir à sede da Administração ou fazer contatos pelos telefones (64) 3474-1491/ 3474-1492 ou e-mail prefeituraorizona@gmail.com.

Em 1924, Henrique Silva propôs a mudança do nome da cidade de Campo Formoso para ‘Nhuporan’ ou ‘Nhuporangaba’


Henrique José da Silva foi sem dúvidas um dos mais notáveis goianos a viver no final do século XIX e início do século XX. Foi também um daqueles que mais promoveu o Estado de Goiás em nível nacional. Nasceu em 18 de março de 1865 em Bomfim (Silvânia), filho de Francisco José da Silva e Ana Rodrigues de Moraes e Silva, casal pioneiro e influente na histórica cidade do sudeste goiano. Morreu em 21 de maio de 1935, na cidade do Rio de Janeiro, depois de ter sido casado com Augusta Silva e não ter deixado filhos.
Encerrando a vida como major reformado do Exército, fez seus estudos militares na Escola Militar da Praia Vermelha, também no Rio de Janeiro, a mais tradicional do país. Iniciou os estudos em 1883. Antes disso, fôra cadete no Esquadrão de Cavalaria de Goiás em 1882. Como militar, foi elogiado pelo Marechal Floriano Peixoto por bravura em 1892, durante a Revolta da Armada. Também participou da famosa e histórica Comissão Exploradora do Planalto Central, também conhecida como Comissão ou Missão Cruls a partir de 1892 e fez parte de outra Comissão que estudou as fronteiras Brasil – Bolívia em 1898[1]. Em 1912 é transferido para a reserva no posto de major, depois de prestar relevantes ser­viços ao Exército. 
A Comissão Exploradora do Planalto Central[2], composta por 21 pessoas e chefiada pelo astrônomo e geógrafo belga Louis Ferdinand Cruls, demarcou uma área de 14.400 Km², considerada adequada para a futura capital, que ficou conhecida como “Quadrilátero Cruls”. A equipe de Cruls era composta por pesquisadores, geólogos, geógrafos, botânicos, naturalistas, engenheiros e médicos, entre outros, e realizou estudos científicos até então inéditos na região, mapeando aspectos climáticos e topográficos, além de estudar a fauna, a flora, os cursos de rios e o modo de vida dos habitantes. O amplo estudo feito entre 1892 e 1893 e divulgado através de relatório em 1894, é considerado o primeiro EIA-RIMA do Brasil.
Henrique Silva (foto), ao longo da vida, desenvolveu um amplo estudo histórico, antropológico, literário e geográfico de nosso Estado, culminando com a autoria de diversas publicações. Deixou vasta bibliografia: A caça no Brasil Central (1900); Poetas goianos (1901); Fau­na fluviátil de Goiás - Araguaia e Tocantins  (1903); Fauna fluviátil de Goiás - Paranaíba (1906); Indústria pastoril (1907); Esboço bio­gráfico do comendador Francisco José da Silva (1907); Sumé e o des­tino da nação Goiá (1910); Con­tribuição para a geografia zooló­gica do Brasil (1911); As caçadas no Brasil Central (1912); Duas va­riedades novas e eletroforeses do Brasil Central (1915); Pérolas e conchas perlíferas do Araguaia (1915); O pescador brasileiro (1915); A bandeira do Anhanguera em 1726, reconstituindo os roteiros de José Peixoto da Silva Braga e Urbano do Couto. Publicado no livro Memórias Goianas I, do Cen­tro de Cultura Goiana, da Socie­dade Goiana de Cultura (1982); Memórias justificativas dos limi­tes de Goiás com Mato Grosso, Mi­nas, Bahia e Pará (1922); O Folclore no Brasil Central (inédito); Cháca­ras e quintais[3].
Foi também um respeitado jornalista, contribuindo e dirigindo importantes veículos impressos. Colaborou com diversos jornais na antiga capital federal: Jornal do Commercio, Diário de Notícias, O Paiz, etc. Fundador de vários jornais e revistas, entre eles destaca-se A Informação Goyana, revista editada no Rio de Janeiro entre os anos de 1917 e 1935 e que divulgava Goiás e o Brasil Central, tendo como seu principal parceiro, o médico, jornalista e político conterrâneo Antonio Americano do Brasil, mais um notável filho de Bomfim de Goiás.
O episódio que pretendemos tratar parte de uma publicação de Henrique Silva em A Informação Goyana de julho de 1924. Na época, com o advento da primeira fase do Movimento Modernista, que procurava valorizar as expressões nacionais e locais, havia um movimento para que o nome de cidades fosse alterado para expressões indígenas equivalentes ou que fizessem algum sentido para a realidade dessas cidades. Foi com esse movimento que Entre Rios que em 1926 passou a se chamar Ypameri (depois Ipameri), que é uma tradução modificada da expressão "entre rios" em tupi ("Y": rio; "pan" "meri": vão, espaço, entre). Também havia um movimento para que Bela Vista se chamasse Sussuapara, algo que aconteceu provisoriamente com o Decreto-Lei nº 8.305, de 31 de dezembro de 1943, uma vez que o município logo voltou ao nome antigo.
Ao fazer crítica sobre esse movimento, de forma bem humorada[4], o jornalista observa no artigo intitulado “Tupi-Mania?” que “Goiás está numa polvorosa com a mudança de nomes das suas localidades – que pelos modos breves serão todas crismadas com apelidos de origem indígena, a exemplo da capital, que perpetua a tradição da tribo ‘Goiá’”. Henrique cita sobre o que seria a mudança dos nomes de cidades como Campo Formoso (Orizona), Rio Verde, Mestre D’armas (Planaltina), Antas (Anápolis) e Alemão (Palmeiras de Goiás), que na época eram objetos dessa cogitação.
O jornalista foi consultado por carta de um anônimo morador Campo Formoso, vindo a apresentar uma solução linguística para a alteração toponímia, conforme observa:
“De modo que se me afigura satisfatória, até agora só pude resolver o caso de Campo Formoso, a florescente localidade há pouco elevada à categoria de sede de um novo e futuroso município goiano. Se aceitarem o que propus, respondendo ontem a carta que honrara distinto habitante de Campo Formoso, essa localidade denominar-se-á ‘Nhuporan’ ou ‘Nhuporangaba’ – que um e outro desses vocábulos significa a mesma coisa na língua indígena, isto é, Campo Formoso.
Pela decomposição do vocábulo notar-se-á como o formei, sem precisar recorrer a sutilezas de gramáticos: ‘nhu’=campo; ‘porang’ ou ‘porangaba’=formoso. O processo da formação dos nomes em tupi-guarani é esse.
Qualquer daqueles vocábulos, como se vê, dispensa o impertinente ‘y’, letra inútil na língua indígena, e que, da parte dos que a empregam nessa língua, só prova que eles não sabem o que fazem”.
Também vê com bons olhos a iniciativa, apesar de achar inadequada a mudança para alguns municípios:
Para concluir, devo dizer que aplaudo a iniciativa de meus patrícios – mesmo porque estou vendo que ela obedece a uma nova fase na vida goiana; apenas lembrarei, de passagem, a ideia que a coisa se faça de acordo igualmente com a tendência geral para dar-se às localidades nomes de acidentes geográficos ou coisas que fizeram ou fazem mais conhecidas as zonas onde se encontram as mesmas localidades, como por exemplo, no primeiro caso, a denominação Pyrenopolis dada a outrora cidade de Meia Ponte”.
Dessa época em diante, seguiu em Goiás a tendência de mudança nos nomes das cidades e localidades, seja por conveniência das lideranças ou por alguma necessidade latente. O ponto máximo desse processo foi a edição do Decreto-Lei nº 8.305, de 31 de dezembro de 1943, pelo interventor federal Pedro Ludovico Teixeira. Campo Formoso, que não viu seu nome alterado anteriormente, passou a se chamar Orizona (termo de origem latina que significa "região do arroz"), uma sugestão do médico paulista Raphael Leme Franco, prontamente aceita pelo prefeito José da Costa Pereira. Essa alteração, que teve o apoio político de um grupo, deixou chateadas algumas lideranças locais como Benedicto Silva e o padre José Trindade da Fonseca e Silva (Cônego Trindade).
Se não em Goiás, no norte de São Paulo, na região metropolitana de Ribeirão Preto, existe um pequeno município de nome Nuporanga, que tem em sua nomenclatura o mesmo significado que teria Nhuporan ou Nhuporangaba.
O professor aposentado e escritor Olímpio Pereira Neto[5], na segunda edição de “Orizona: Campo e Cidade” (2010), destaca um belo soneto de José Luiz de Campos Curado em que cita o sugestivo nome tupi-guarani,  com o qual concluímos esse texto:

Era o Corumbá, rio caudaloso.
Em cujas margens, sob céu nebuloso,
Ao relento Anhanguera contemplara
Formosa trovoada, ousada e rara.

Avançando aos demais, Índios em tanga.
Gritaram: nhu poranga! nhu poranga!
Que, além da mata, eis campo formoso.
Na senda de uma Correia fervorosa.

No tempo em que depois compadre Jorge,
No braço o argulhão, no ombro o alforje,
Comanda as quatro suas juntas de bois.

Varando a madrugada fria... Ah! Pois,
Em travo de cachaça e murici,
E Deus por nós e cada um por si!

J. L. de Campos Curado
Goiânia, junho de 1987.”

ANSELMO PEREIRA DE LIMA
(E-mail: anselmopereiradelima@gmail.com) 


Referências e Fontes Documentais:

1. ALEGO. “Perfil biográfico de Henrique Silva – Indefinido”. Extraído de https://portal.al.go.leg.br/deputado/perfil/deputado/2048 em 29/07/2019.
2. PONTUAL, Helena Daltro. “Do quadrilátero Cruls ao patrimônio histórico e cultural da humanidade”. Senado Federal: 50 Anos de Brasília. Brasília: Senado Federal. Extraído de  http://www.senado.gov.br/noticias/especiais/brasilia50anos/not02.asp em 29/07/2019.
3. Diário da Manhã. “Henrique Silva e Americano do Brasil, fundadores revista Informação Goyana”. Extraído de https://www.dm.com.br/entretenimento/2018/09/henrique-silva-e-americano-do-brasil-fundadores-revista-informacao-goyana/ em 29/07/2019.
4. A Informação Goyana - Ano VII, Vol 07, - N 12 - p 93 – Jul/1924. Rio de Janeiro/RJ.
5. PEREIRA NETO. Olímpio. Orizona: Campo e Cidade. 2ª. edição revisada e aumentada. Orizona: 2010. 372 p.

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Em entrevista ao Jornal Opção, prefeito de Orizona faz prévia da sucessão eleitoral para 2020

DO JORNAL OPÇÃO/ DA REDAÇÃO. - Em reportagem publicada neste sábado, 27 de julho, o Jornal Opção, de Goiânia, falou um pouco do burburinho que predomina nas cidades da região Estrada de Ferro, há mais de um ano para as eleições municipais de 2020. Em se tratando de Orizona, o jornal entrevistou o prefeito Joaquim Marçal (PSDB), que disse não ser candidato. “Em princípio, não vou para a reeleição”. 


A afirmação do prefeito de Orizona Dr. Joaquim Marçal (PSDB) ao Jornal Opção segundo o próprio veículo de comunicação pareceu charme político. Mas quando revela que um adversário político, o professor Joãozinho Albino (MDB), seria um bom administrador para a cidade, denota segundo a perspectiva do jornal que tucano está mesmo falando sério.
Ao se colocar praticamente fora da disputa, o prefeito, contudo, é contraditório em relação ao que vemos acontecer na prática. Neste ano, as ações da Administração, inclusive de marketing, foram intensificadas e tendem a indicar que Joaquim se esforça para melhorar a sua imagem. Assim, a suposição do blog Orizona em Foco é que o gestor trabalha para se colocar no páreo, agindo, contudo, de forma adequada neste momento, uma vez que a sua exposição precoce favorece um desgaste político, exposição esta natural por ter seu nome em evidência o tempo todo. Por outro lado, quem controla a máquina administrativa figura em posição vantajosa.
Médico anestesista, Dr. Joaquim afirmou enfrentar dura oposição na cidade, que às vezes o obriga exercer a profissão às 5 horas da manhã, em cirurgias eletivas. Fator que tem desmotivado em enfrentar mais quatro anos à frente de Orizona. “Se fizer uma pesquisa, vão ver que não estou mal”, frisou. O prefeito afirmou que, contudo, não jogou a toalha e que se nenhum nome competitivo surgir até a pré-campanha, não descarta a possibilidade de encarar nova eleição. “Vou deixar em aberto, mas gostaria que fosse outro.”
Para o prefeito, um político de seu grupo poderia assumir a disputa. Trata-se do ex-prefeito e também médico, Dr. Itamar Dias Teixeira (PP). Para o prefeito é um político “com visibilidade”, mas problemas de saúde na sua família talvez não o permitiria encarar o desgaste da campanha.
O tucano afirmou que gostaria de ver à frente do município o professor Joãozinho Albino (MDB). Em sua avaliação, a cidade ganharia muito com Joãozinho no comando – “o Brasil precisa de professores no poder”. De acordo com o prefeito, o emedebista, entretanto, tem problemas na Justiça, ao que parece irreversíveis, do ponto de vista eleitoral.
De acordo com o prefeito, um potencial candidato que poderia tentar voltar à cena política em Orizona é Rui Castro, do MDB, derrotado na eleição passada, mas com 40,04% dos votos. O ex-prefeito Felipe Dias (MDB) também pode disputar internamente a vaga, mas, de acordo com Dr Joaquim Marçal, Dias enfrenta questionamentos da Controladoria Geral da União que cobra explicações sobre supostas irregularidades na utilização de verbas federais, o que pode inviabilizar sua candidatura.
O ex-prefeito Felipe Dias, que é colocado por Dr. Joaquim na entrevista quase como carta fora do baralho, tem neste momento a preferência do eleitorado orizonense. Alguns emedebistas sugerem que hoje Felipe teria quase 40% da preferência do eleitorado, índice bem acima de qualquer outro concorrente.
Alguns possíveis nomes não foram citados pelo prefeito. Um desses foi o da sua vice Roseli Gonçalves Mesquita (PSD), parceira determinante para a sua eleição em 2016 e que acumula alto índice de popularidade no município. Sabemos que outros nomes podem figurar numa disputa, como de Rinaldo Costa, tradicional liderança do MDB e que hoje está alinhado ao grupo do Democratas na cidade. O ex-secretário de Finanças da Prefeitura na gestão de Dr. Itamar, Luiz Antonio Fernandes (Luizinho da Cresol), é um nome que nutre de muito prestígio na sociedade, apesar de dificilmente se disponibilizar a uma candidatura ao Executivo Municipal. Situação parecida é a do empresário Sidney Mendes, que tem sempre o seu nome cogitado.
João Flávio Caixeta, que está articulando uma frente para formar o PSC, representa uma ala mais à direita e não pode ter o seu nome esquecido. Em outro extremo, o Partido dos Trabalhadores promete não coligar com nenhum partido que em níveis estadual e nacional, defendeu pautas diferentes de suas posições, como o caso da Reforma da Previdência. Por isso, Antônio Baiano é um nome que poderá surgir futuramente como pré-candidato.
Aguardemos os próximos meses. Quem viver, verá.