sexta-feira, 13 de março de 2009

Eleição da Diretoria do Conselho Territorial será em Orizona

PMO/Comunicação
Acontecerá dia 31 de março, terça-feira, eleição para escolha da Diretoria e Conselheiros do Conselho Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Estrada de Ferro. A assembléia que elegerá a direção do Conselho acontecerá em Orizona, no Auditório Antonio José de Sousa da Câmara Municipal.

A reunião iniciará às 9 horas. A indicação ou apresentação dos nomes por parte dos municípios será feita durante a assembléia, antes do momento da escolha da diretoria. Cada município terá direito a cinco votos. Poderão votar apenas os representantes indicados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de cada um dos quatorze municípios membros do CTDRS.

Fazem parte do CTDRS - Estrada de Ferro os municípios de Urutaí, Pires do Rio, Palmelo, Santa Cruz, Cristianópolis, São Miguel do Passa Quatro, Orizona, Vianópolis, Silvânia, Gameleira de Goiás, Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Caldazinha e Bela Vista.

Manifesto sintetiza reivindicações de prefeitos

CNM
O documento “Manifesto dos Prefeitos Brasileiros: O Impacto da Previdência nas Finanças Municipais”, formulado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e aprovado por unanimidade pelos mais de 600 prefeitos presentes no “Encontro Municipalista sobre Previdência”, realizado quarta-feira, dia 11 de março, no Senado Federal, em Brasília (DF), representa a síntese dos encaminhamentos do evento. O objetivo é buscar do governo federal soluções para as dívidas previdenciárias municipais.
Além das reivindicações propostas pela CNM no referido documento, é apresentado um perfil da situação previdenciária municipal. Entre os aspectos ressaltados no documento, ressaltam-se os seguintes: (a) o montante do endividamento municipal para com a previdência geral inviabiliza a gestão pública dos municípios; e (b) os parcelamentos da dívida previdenciária municipal, embora pagos corretamente pelas prefeituras, demonstram que o endividamento apenas aumenta por força dos índices de correção, o que acaba por anular todo o pagamento já realizado pelos municípios.
“Os documentos que aprovamos neste encontro ressaltam também que os municípios têm créditos a receber, do governo federal, em montante considerável”, argumenta o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
Mais informações, entre aqui.

Associação das Artesãs participa da Feira do Cerrado

PMO/ Comunicação
A Feira do Cerrado é uma iniciativa criada para viabilizar a exposição e comercialização de produtos que colaborem para a valorização da cultura goiana e a preservação do bioma Cerrado.

A feira é realizada aos domingos das 09 às 13 horas, no Parque da Criança, localizado na Avenida H esquina com a Rua 72, Jardim Goiás, ao lado do Estádio Serra Dourada, em Goiânia.

O objetivo da Feira do Cerrado é expor e comercializar produtos derivados de conceito presente da cultura popular goiana, resgatar, promover e divulgar a cultura dos povos do Cerrado, promover a educação ambiental e a inclusão social, estimular o aprimoramento profissional, entre outros.

A Associação das (os) Artesãs (ãos) de Orizona, entidade em funcionamento há 3 anos, participará da feira nesse domingo, dia 15 de março, expondo e comercializando diversas produções no nosso artesanato, contando com material criado por várias artistas de nosso município.

Quem for a feira poderá conferir música e dança ao vivo, pratos típicos, artesanato e apresentação de peças teatrais.

Mais informações sobre a Feira do Cerrado, link aqui.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Seminário Territorial define Prioridades para a Região Estrada de Ferro

PMO/SEAD
Aconteceu ontem, dia 11, no CENTAF/Ginásio Anchieta, em Silvânia, Seminário do CTDRS - Conselho Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Estrada de Ferro. O seminário teve como objetivo apresentar, discutir e aprovar propostas que se enquadrarão no Plano de Trabalho para o próximo exercício e que serão buscadas junto ao PRONAT, programa da Secretaria de Desenvolvimento Territorial/MDA que direcionam recursos para beneficiar o setor agrícola/ agrário, a partir de demanda levantada pelos municípios organizados em Territórios Rurais. As ações do território deverão ser abrangentes o suficiente para abranger o todo, não especificamente um município.

Para se organizarem em territórios, como critério, os municípios deverão possuir além da proximidade geográfica, características sociais, econômicas e culturais parecidas. O CTDRS - Estrada de Ferro é formado por 14 municípios da região: Urutaí, Pires do Rio, Palmelo, Santa Cruz de Goiás, Cristianópolis, Orizona, São Miguel do Passa Quatro, Vianópolis, Silvânia, Gameleira de Goiás, Leopoldo de Bulhões, Bonfinópolis, Caldazinha e Bela Vista de Goiás.

Durante o seminário de ontem, que iniciou às 9 horas da manhã e só encerrou no final da tarde, várias propostas foram apresentadas e discutidas. O município de Orizona, que foi representado pelo vice-prefeito, Antônio Baiano (PT), o Assessor Administrativo da Prefeitura, Carlos Eduardo Mesquita Pode, o vice-presidente da CREDFER, Carlos Divino Miranda Pacheco e pelo vereador Ronaldo Costa (PMDB), apresentou proposta para aquisição de um ônibus que beneficiará a estudantes da EFAORI em visitas de estudo e esta mesma foi enquadrada em quinta posição, por ordem de prioridades. Outra proposta apresentada por Orizona e que demandará maior quantidade de recursos foi a da implantação em nosso município de um Hospital de referência e excelência, que beneficiaria todos os quatorze municípios e seus aproximadamente 142 mil habitantes. A proposta teve a aprovação político-institucional do CTDRS e assim agregou forças políticas para buscar os recursos junto ao Ministério da Saúde, do Desenvolvimento Social ou a outros Ministérios.

É importante ressaltar que Orizona já recebeu importantes ações via CTDRS, como é o caso da sede administrativa da CREDFER, da Unidade de Beneficiamento de Mel, do Centro de Convivência da EFAORI, entre outras.
Saiba mais sobre Territórios Rurais entrando na página do MDA.

Rádio Orizona FM volta ao Funcionamento Normal

PMO/Comunicação
Depois de ficar fora do ar por aproximadamente 20 horas, a Rádio Orizona FM voltou ao seu funcionamento normal na tarde de ontem, 11 de março. É importante lembrar que a mesma foi atingida na tarde de terça-feira por um raio, que danificou equipamentos e comprometeu temporariamente a sua programação.

quarta-feira, 11 de março de 2009

TCU intensifica fiscalização de programas sociais

CNM
Durante este ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) irá intensificar a fiscalização dos programas sociais nos municípios, especialmente o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC), de acordo com o Tribunal. E para que o município não seja responsabilizado por irregularidades – tanto na aplicação da verba quanto na gestão dos programas – a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) recomenda: reforcem a inspeção das atividades geradoras de renda para evitar fraudes e desvio de recursos.De acordo com o TCU, cabe aos vereadores o trabalho de fiscalizar os recursos dos programas repassados aos municípios e acompanhar a destinação para que estes cheguem a quem realmente precisa. A CNM acredita que é importante, primeiramente, fiscalização intensa por parte da Instância de Controle Social. Além disso, a Confederação aconselha os municípios para que sigam as exigências do programa, como designar coordenadores para programas sociais, promover reuniões e fazer as atas. Assim evitam problemas e geram transparência na gestão.

Mais informações no sítio da CNM.

Íris de Araújo é a nova presidente do PMDB

PMDB/Nacional
A deputada Iris de Araújo (GO) assumiu interinamente o cargo de presidente do PMDB na manhã desta terça-feira (10). O ato de transmissão do cargo contou com deputados e dois ministros, Edson Lobão (Minas e Energia) e José Gomes Temporão (Saúde). Íris disse que tem com o deputado Michel Temer uma parceria e que as decisões, no partido, serão tomadas de forma colegiada porque tem a intenção de ouvir a todos. Na cerimônia, a transmissão da presidência foi comemorada como histórica. Filiada ao PMDB desde 1980, está em seu primeiro mandato como deputada federal e torna-se a primeira mulher a presidir a presidência da legenda. Íris de Araújo defendeu o partido. "O PMDB não é corrupto, as instituições não são corruptas, o parlamento não é corrupto, a Justiça não é corrupta", disse. "Se existem focos ou elementos que são corruptos, eles precisam ser nomeados. Existe Conselho de Ética no partido. Se me apresentarem provas, não terei dúvidas em acioná-lo", disse. Quanto às eleições de 2010, Íris disse que seu papel é olhar para dentro do partido e o que prevalecerá é a decisão da maioria.
Leia mais no sitio eletrônico do partido.

Governador Sanciona Lei que coloca a Festa do Ubatan no Calendário Oficial do Estado

PMO/SEAD
O Governador Alcides Rodrigues sancionou a Lei Estadual nº 16.491, em 10 de fevereiro de 2009, instituindo no Calendário Oficial do Estado de Goiás a Festa do Ubatan, evento realizado anualmente no mês de julho, no distrito de Ubatan.
A lei, que já foi publicada no Diário Oficial do Estado, é de proposição do Deputado Estadual Tiãozinho Costa, que na justificativa do projeto de Lei, argumentou que a presente festa é de grande relevância para o Distrito de Ubatan, para o município de Orizona, para a região Estrada de Ferro e principalmente para os devotos de Santa Luzia.
O prefeito Felipe Dias foi comunicado oficialmente pelo requerimento nº 031/2009 e da sanção da Lei, através do ofício nº 105-S, da Assembleia Legislativa do Estado. Felipe se diz satisfeito com a medida e agradece em nome da comunidade orizonense, a deferência do Deputado Tiãozinho Costa e do Governador Alcides Rodrigues.
Com a inserção da festividade no Calendário Oficial fica mais fácil captar recursos públicos e privados para a realização do evento, além de dar um status diferenciado ao Distrito e consequentemente, ao município de Orizona.
Veja abaixo cópia da publicação no Diário Oficial (click na imagem para ampliar).

Chuvas deixam Rádio Orizona FM fora do Ar

PMO/Comunicação

As fortes chuvas que cairam ontem, dia 10, sobre a cidade de Orizona e imediações provocaram prejuizos a alguns proprietários.

A chuva veio acompanhada de muitos raios e em alguns locais, de forte ventania. Um raio caiu sobre a torre de transmissão da rádio Orizona FM, comprometendo a propagação do sinal, além de "queimar" diversos equipamentos da rádio comunitária. Por esse fator, desde o momento, a emissora se encontra fora do ar.

A diretoria da associação mantenedora comunicou que esforços estão sendo feitos e o mais rápido possível as atividades da emissora deverão reestabelecer a normalidade.

terça-feira, 10 de março de 2009

Ações da Secretaria de Agricultura pelo Município de Orizona

Prefeito Felipe Dias (PMDB) visitando obra da Secretaria de Agricultura.

Funcionários da Prefeitura trabalhando em Construção de Ponte na região de Firmeza.

Construção de mata-burros em propriedade de agricultores familiares.


Serviços de Reforma de Estradas na região da Lagoa.

Escalação de Árbitros para a Série A

PMO/ Comunicação
A 5ª rodada da Série A do Campeonato Municipal de Orizona acontecerá no próximo domingo, dia 15. A Secretaria de Esporte e Lazer já definiu os trios de arbitragem para esses jogos:

No campo da Firmeza:
Firmeza x Buriti Grande(14:00 h)
Posse x São Paulo JL (16:00 h)
Trio para esses jogos: Tarcísio, Adão e Guilmar.

No campo da Mata:
Mata x Guarani (14:00 h)
Cia Agropecuária x Ubatan (16:00 h)
Trio para esses jogos: Edson Cocá, Gerson e Gilmar Coalhada.

Escalação de Árbitros da 6ª Rodada da Série B

PMO/ Comunicação
A 6ª rodada do Campeonato Municipal da Série B acontecerá no próximo sábado, dia 14 de março. Confira os trios de arbitragem responsáveis pelos jogos:

- Grupo A:
No campo da Firmeza:
Cachoeira B x Cia Agropecuária B (14:00 h)
Master Firmeza x São Paulinho JL (16:00 h)
Trio para os dois jogos: Edilson da Posse, Vanderlei e Adão.

No campo do Ubatan:
Mata B x Buritizinho (14:00 h)
Rio do Peixe x Corumbajuba (16:00 h)
Trio para os dois jogos: Welmo, Netinho e Weligton.

- Grupo B:
No campo do Buriti Grande:
Firmeza B x Taquaral (14:00 h)
Buriti Grande x União (16:00 h)
Trio para os dois jogos: Divino Bala, Danilo e Mauro.

No campo da Mata:
Cachoeira x Master JL (14:00 h)
Master Mata x Metalurgica Rubim (16:00 h)
Trio para os dois jogos: Pedro, Edilson da Firmeza e Antonio Maria.

Câmara Municipal de Orizona define Comissões


PMO/Comunicação
A Câmara Municipal de Orizona está realizando sessões quase que diariamente, desde que iniciou os trabalhos no dia 16 de fevereiro. A partir dessas sessões, foram definidas as Comissões da Casa. Confira como ficaram essas comissões:

1) COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO:
Presidente: João Batista de Castro Neto (PMDB)
Membros: Reinaldo de Oliveira Cardoso (PMDB) e Waldivino de Freitas Lemes (PP)

2) COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO:
Presidente: Ronaldo Costa (PMDB)
Membros: Franquilino Antonio de Oliveira (PMDB) e Sandra Aparecida Chaveiro Vieira (PSDB)

3) COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTENCIA SOCIAL:
Presidente: João Batista de Castro Neto (PMDB)
Membros: Jeremias de Sousa Mendes (PP) e Ronaldo Costa (PMDB)

4) COMISSÃO DE OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E ATIVIDADES PRIVADAS:
Presidente: Reinaldo de Oliveira Cardoso (PMDB)
Membros: João Batista de Castro Neto (PMDB) e Sandra Aparecida Chaveiro Vieira (PSDB)

5) COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS:
Presidente: Jeremias de Sousa Mendes (PP)
Membros: Idalício Leandro Teixeira (DEM) e Franquilino Antonio de Oliveira (PMDB)

segunda-feira, 9 de março de 2009

Prefeito tem agenda freqüente com Lideranças

PMO/ SEAD
O prefeito Felipe Dias (PMDB) tem recebido em seu gabinete, desde que assumiu o mandato, visita de várias lideranças de Orizona e do Estado de Goiás, sempre dispostas a ofereceu apoio à nova administração ou a firmar parcerias.
Para exemplificar, esteve em seu gabinete no dia 13 de fevereiro a deputada estadual e membro da mesa diretora da Assembléia Legislativa Adriete Elias (PMDB). Na ocasião, a deputada saudou Felipe e desejou sucesso na gestão (foto acima), conversou sobre as articulações políticas e anunciou que uma emenda sua já aprovada permitirá a liberação de recursos para o município de Orizona.
O deputado estadual Samuel Belchior (PMDB) também visitou a cidade de Orizona, este no dia 5 de março. O encontro foi reservado com o Prefeito Felipe Dias. O principal assunto tratado foi a sucessão estadual. Participaram da reunião os secretários municipais Rinaldo Costa e Anteres Vieira Pereira. Não foram revelados maiores detalhes da conversa.
No dia 06 de março foi a vez de Felipe receber em seu gabinete, a Assessora do Vice-Governador Ademir Menezes (PR), senhora Maria Magda. Na reunião, que teve a participação do Secretário de Saúde, Renato V. Cunha, de Administração, Rinaldo Costa, de Indústria e Comércio, Anteres V. Pereira, discutiram a respeito da viabilização de recursos e benefícios através do Estado para o município de Orizona.
Em nível local, já foram dezenas de reuniões com lideranças comunitárias, políticas e religiosas. São, geralmente, conversas muito produtivas e que permitem o encaminhamento das pautas. O fato do prefeito ser muito aberto e ser um exímio apoiador das iniciativas comunitárias favorece muito a essas demandas.

Campeonato Municipal da Série A - 4ª Rodada

No domingo, dia 8 de março, aconteceu a 4ª rodada do Campeonato Municipal da Série A. Confira os resultados:

No Campo do Ubatan:
São Paulo JL 2 x 1 Cia Agropecuária
Ubatan 1 x 3 Guarani

No Campo do Buriti Grande:
Firmeza 5 x 1 Posse
Buriti Grande 0 x 3 Mata

Campeonato Municipal da Série B - 5ª Rodada

PMO/ Comunicação
No último sábado, dia 07 de março, aconteceu rodada completa do Campeonato Municipal da Série B. Confiram os resultados:

- GRUPO A:

No Campo do Buritizinho:
Corumbajuba 1 x 1 Master Firmeza
Buritizinho 1 x 0 Cachoeira B
(Jogo paralizado por causa das chuvas)

No Campo da Mata:
São Paulinho JL 2 X 1 Cia Agropecuária B
Mata B 0 X 4 Rio do Peixe

- GRUPO B:

No Campo do Taquaral:
Master JL 2 X 0 União
Taquaral x Master Mata
(jogo não aconteceu pelo número insuficiente de jogadores do Master Mata. A Secretaria de Esporte e Lazer avaliará hoje o mérito da questão).

No Campo da Firmeza:
Cachoeira 4 x 1 Metalúrgica Rubin
Firmeza B 3 X 10 Buriti Grande B