quinta-feira, 12 de março de 2009

Seminário Territorial define Prioridades para a Região Estrada de Ferro

PMO/SEAD
Aconteceu ontem, dia 11, no CENTAF/Ginásio Anchieta, em Silvânia, Seminário do CTDRS - Conselho Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Estrada de Ferro. O seminário teve como objetivo apresentar, discutir e aprovar propostas que se enquadrarão no Plano de Trabalho para o próximo exercício e que serão buscadas junto ao PRONAT, programa da Secretaria de Desenvolvimento Territorial/MDA que direcionam recursos para beneficiar o setor agrícola/ agrário, a partir de demanda levantada pelos municípios organizados em Territórios Rurais. As ações do território deverão ser abrangentes o suficiente para abranger o todo, não especificamente um município.

Para se organizarem em territórios, como critério, os municípios deverão possuir além da proximidade geográfica, características sociais, econômicas e culturais parecidas. O CTDRS - Estrada de Ferro é formado por 14 municípios da região: Urutaí, Pires do Rio, Palmelo, Santa Cruz de Goiás, Cristianópolis, Orizona, São Miguel do Passa Quatro, Vianópolis, Silvânia, Gameleira de Goiás, Leopoldo de Bulhões, Bonfinópolis, Caldazinha e Bela Vista de Goiás.

Durante o seminário de ontem, que iniciou às 9 horas da manhã e só encerrou no final da tarde, várias propostas foram apresentadas e discutidas. O município de Orizona, que foi representado pelo vice-prefeito, Antônio Baiano (PT), o Assessor Administrativo da Prefeitura, Carlos Eduardo Mesquita Pode, o vice-presidente da CREDFER, Carlos Divino Miranda Pacheco e pelo vereador Ronaldo Costa (PMDB), apresentou proposta para aquisição de um ônibus que beneficiará a estudantes da EFAORI em visitas de estudo e esta mesma foi enquadrada em quinta posição, por ordem de prioridades. Outra proposta apresentada por Orizona e que demandará maior quantidade de recursos foi a da implantação em nosso município de um Hospital de referência e excelência, que beneficiaria todos os quatorze municípios e seus aproximadamente 142 mil habitantes. A proposta teve a aprovação político-institucional do CTDRS e assim agregou forças políticas para buscar os recursos junto ao Ministério da Saúde, do Desenvolvimento Social ou a outros Ministérios.

É importante ressaltar que Orizona já recebeu importantes ações via CTDRS, como é o caso da sede administrativa da CREDFER, da Unidade de Beneficiamento de Mel, do Centro de Convivência da EFAORI, entre outras.
Saiba mais sobre Territórios Rurais entrando na página do MDA.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....