sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Magda Mofatto pode ser Cassada

Parece um dejá vú, mas a Câmara de Vereadores de Caldas Novas decidiu, em sessão plenária na noite desta quarta-feira (18/11), instalar uma Comissão Processante (CPI) para apurar denúncias contra a vereadora Magda Mofatto Hon (PTB). As acusações foram protocoladas no legislativo municipal pelo advogado e empresário rural do município de Morzalândia, Rodrigo Resende Lobo, que pede ao legislativo, abertura de processo por quebra de decoro parlamentar e por pratica de infração administrativa. A comissão foi formada por três dos dez vereadores da cidade. Através de sorteio os vereadores designados para compor a CP foram: Iris Gonzaga (PHS), André Rocha (PSC) e Evando da Cruz (PT). A Comissão Processante terá o prazo de cinco dias para formular sua decisão, e dependendo da decisão, a vereadora poderá sofrer inclusive processo de cassação de mandato. Em seu mandato anterior, como prefeita, Magda havia sido cassada.
Leia mais aqui.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Curso de Fruteiras do Cerrado em Orizona

Será realizado na Escola Família Agrícola de Orizona, de 24 a 26 de novembro, curso sobre"Fruteiras do Cerrado", para um público de 40 pessoas, formado por estudantes do curso Técnico em Agropecuária e por agricultores da região. Diversos especialistas virão a Orizona para tratar do assunto, em aulas teóricas e práticas.
O Fruteiras do Cerrado é um programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), e que conta com os seguintes parceiros: a Seagro, Universidade Católica de Goiás (UCG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), Embrapa e Ibama. A Seagro é a responsável pela assistência técnica.
Segundo a coordenadora do Projeto, Magda Alves Leite, o projeto implantado em 2007, está completando dois anos e tem duração prevista para 4 anos. Mas dependendo de seu sucesso, e que já está acontecendo, poderá ser prorrogado por mais 4 anos. Hoje, ele atinge a milhares de famílias residentes em vários municípios da região da Estrada de Ferro.
Magda esclareceu que em Orizona serão escolhidas 14 áreas de 1 hectare no município para a experimentação do projeto, que poderão servir como fonte de conhecimento, preservação e renda para os agricultores envolvidos. Ao final do curso, uma dessas áreas já será implantada.
Antonio Sêneca do Nascimento Neto, coordenador do território da Estrada de Ferro, diz que todas as decisões sobre o projeto são feitas com as participações de representantes dos produtores, através das chamadas reuniões plenárias. Eles participam, por exemplo, na definição de qual atividade deve ser praticada num determinado arranjo produtivo.
Leia mais AQUI.

Juiz indefere união Homoafetiva

O juiz da comarca de Orizona, Ricardo de Guimarães e Souza, indeferiu nesta terça-feira (17) reconhecimento de união estável homoafetiva entre E.O. e seu companheiro W.R., falecido recentemente. A intenção do requerente era se tornar parte legítima para herdar os bens, já que, segundo ele, adquiriram patrimônio juntos.
Segundo E.O., os dois se conheceram no ano de 1997 e começaram a ter um relacionamento homoafetivo, sem compromisso definido. Ele explicou que, em razão de ser casado e não havendo previsão legal no ordenamento jurídico brasileiro do casamento entre pessoas do mesmo sexo, optaram por constituir um lar e viver sob o mesmo teto, como se casados fossem desde os últimos dez anos, primeiro em sua casa, em Ituverava, e depois em sua fazenda.E também reforçou que o equilíbrio da relação e a recíproca cooperação na dministração do lar e dos negócios permitiu que o casal comprasse bens juntos e viverem vida digna e respeitosa. E.O. disse ainda que possuia procuração, outorgada por W.R., autorizando a movimentar conta bancária do falecido.
Leia a matéria completa na página do Tribunal de Justiça-GO.

Procon faz vistorias na Região

Alimentos com data de validade vencida, sem origem e especificação de data, carunchados e deteriorados. Essas são algumas irregularidades encontradas pelos fiscais do Procon durante operação realizada em supermercados de Luziânia nos dias 9 a 14 de novembro. Foram apreendidos quase 2 mil itens estragados, com peso total de 95,5 quilos.
No mesmo período em que os supermercados foram fiscalizados, uma equipe do Procon esteve nos postos de combustíveis de Ipameri, Pires do Rio, Urutaí e Orizona. Os postos às margens da rodovia também foram visitados. Os fiscais inspecionaram 19 estabelecimentos e lavraram 15 relatórios de visita e quatro autos de infração por irregularidades encontradas, tais como a infidelidade da bandeira e informação errada sobre a origem do produto.
Fonte: Goiás Agora.

Estudante de Vianópolis será Premiado

Cursando a 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual Jandira Bretas Quinan, de Vianópolis, o estudante Matheus de Oliveira Mendonça Rosa representa Goiás na entrega dos prêmios aos vencedores do 2º Concurso de Redação do Senado que acontece hoje (19), às 10h30. em Brasília. O tema deste ano foi Muito prazer, sou cidadão de uma República chamada Brasil. Além dos três primeiros colocados, os organizadores vão premiar a melhor redação de cada Estado.
A redação de Matheus, com o título O gosto de ser Brasil foi considerada pela comissão de avaliação a mais bem elaborada entre as inscritas em Goiás. O concurso comemora os 120 anos da proclamação da República e conta com a parceria do Ministério da Educação - MEC, Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação - Consed e das Secretarias Estaduais da Educação. O objetivo é contribuir para o processo de formação dos estudantes destacando a importância do Estado democrático e de direito e da participação política para o exercício da cidadania.

Esmeraldino em Pires do Rio

Em comemoração aos 87 anos de Pires do Rio, a Prefeitura Municipal através do Departamento de Esportes presentearam a todos os desportistas com uma grande festa do Esporte. No ultimo dia 14 de Novembro foi realizado um amistoso festivo entre Seleção Máster de Pires do Rio x Goiás E.C,realizado no Estádio Monteirão ás 17:00 h,com a presença de vários craques do cenário nacional, dentre eles,Uidemar(campeão brasileiro pelo Flamengo),Wladimir(campeão da Serie B pelo Goiás),Augusto(ex.PRFC,Goiás,Corinthias),Niltinho(ex Goiás) e vários outros jogadores.
Na oportunidade os piresinos receberam a visita ilustre do Presidente do Goiás Dr.Syd de Oliveira e toda diretoria do Goiás E.C. "É com muito orgulho que Pires do Rio recebe de braços abertos a diretoria e a equipe de craques do Goiás em Pires do Rio’’disse Gude,logo em seguida o prefeito rendeu homenagem ao presidente do Goiás com o título "AMIGO DO ESPORTE’’ título este, criado pelo departamento de esportes á todos que contribuem com o esporte de Pires do Rio.
Leia a matéria completa na página do Jornal do Sudeste.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Assembleia Geral do Centro Social II

O Centro Social Rural de Orizona, entidade mantenedora da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona, realizará nesta sexta-feira, dia 20, Assembleia Geral Extraordinária, com primeira convocação às 8:30h com metade e mais um dos associados ou em segunda convocação, às 9:30h com qualquer número de sócios. A assembleia será direcionada para estudantes, familiares e funcionários da EFAORI também. Na pauta, avaliação de 2009, planejamento para o próximo ano e análise e revisão do estatuto da entidade.
O Centro Social é a entidade comunitária a mais tempo em funcionamento em Orizona. Foi fundada em 23 de junho de 1960 e desenvolveu importante trabalho na promoção social, como na implantação do primeiro hospital de Orizona, da creche, centro promocional, hortas comunitárias e EFAORI.

Encontro Nacional de Economia Solidária

Entre os dias 13 e 15 de dezembro Goiânia sedia o encontro do Fórum Brasileiro de Economia Solidária. A abertura do encontro será dia 15 de dezembro no Augustu’s Hotel, Centro da capital goiana. Coordenadores estaduais de todo o país participam nestes dias das discussões sobre os Bancos Comunitários, uso da Moeda Social em várias comunidades, Marco Legal da Economia Solidária e avaliação do projeto.
Tanto no Congresso Nacional quanto nas Câmaras Municipais e Assembléias Legislativas de todo o país tramitam leis que regulamentam a economia solidária e garantem mais segurança para os empreendimentos envolvidos. O Encontro Nacional encerra dia 15 de dezembro, Dia Nacional da Economia Solidária e na ocasião será lançado em Goiânia o Selo da Economia Solidária e a Campanha Nacional de Consumo Responsável.
Leia a matéria completa aqui.

6 milhões para os Municípios Goianos

Ontem (17), durante encontro com representantes do BID, o governador Alcides Rodrigues anunciou ao presidente da Associação Goiana dos Municípios, Abelardo Vaz, a liberação da segunda parcela dos recursos do PSF- Programa de Saúde da Família em menos de 30 dias, no valor de R$ 6 milhões. “Totalizamos agora R$ 12 milhões. Isso demonstra o grande esforço do Governo para fazer com que os municípios tenham recursos a sua disposição para os seus compromissos", diz. Alcides anunciou ainda que parte dos recursos obtidos nos leilões do Fomentar também vai ser repassada às prefeituras.
Fonte: Goiás Agora.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

EFAORI divulga seu Processo Seletivo

O vice-prefeito de Orizona e atual presidente do Centro Social Rural de Orizona, Antônio Baiano, e o coordenador do Território Rural da Estrada de Ferro, Manuel Lúcio, iniciaram nesta terça-feira (17) um giro pelos 14 municípios que compõem o território, a fim de fazer a divulgação do Processo Seletivo 2010 da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona, para o Curso Técnico em Agropecuária de Nível Médio.
No final da manhã, concederam entrevista no programa "Giro da Notícia", da rádio Rio Vermelho de Silvânia. Na entrevista, concedida ao jornalista Célio Silva, Baiano lembrou que o Centro Social, entidade mantenedora da EFAORI, está prestes a completar 50 anos de fundação e um de seus objetivos principais é promover a educação para jovens do campo.
A EFA de Orizona tem 175 técnicos egressos, desenvolvendo os seus projetos profissionais ou dando continuidade aos estudos, em uma faculdade. Baiano contou também que a EFAORI trabalha no sistema de Pedagogia da Alternância, quando o meio socio-profissional e escola se interagem e se alternam.
Manuel Lúcio considerou que a EFAORI é a escola do Território e por isso a mesma precisa chegar aos jovens rurais de toda a região. As inscrições vão até dia 9 de dezembro e o exame de seleção será nos dias 14 e 15 de dezembro.
Além da divulgação em outros municípios da região, a direção da escola já esteve nos últimos dias em todas as escolas rurais do município de Orizona, quando profissionais falaram do processo seletivo e deixaram materias de divulgação.

Encontro de Apicultores dia 20

A Associação de Apicultores de Orizona, a Coapro e o Território Rural da Estrada de Ferro promoverão no dia 20 de novembro (sexta-feira), na sede da Coapro, um importante encontro para discutir a Cadeia Produtiva do Mel na região. Confira abaixo a pauta:
9h00 – Palestra com o Sr. Reginaldo Resende – Coordenador da Rede Apis do SEBRAE/NA Tema: Desafios e Oportunidades do Mercado de Mel.
11h00 – Palestra com a Sra. Marlene Aparecida da Silva – Presidente da COAPISMAT – Cooperativa de Apicultores do Mato Grosso.
Tema: Relato de Experiência / Organização da Cooperativa na Produção de Mel.
12h30 – Almoço
14h00 – Reunião entre Cooperativa / Parceiros (SEBRAE, Banco do Brasil, CTDRS, SEAGRO, MDA, API Goiás, Associações de Apicultores dos Municípios)/ Reginaldo.
Esta será uma oportunidade impar para troca de informações e promoção de ações para desenvolvimento da cadeia produtiva do mel no Território.

Virada Cultural em Orizona

A partir da realização da I Conferência Municipal de Cultura, no dia 25 de outubro, foi formado um coletivo de cultura em Orizona, com um grupo de lideranças e promotores culturais do município, a fim de discutir e propor iniciativas para o fortalecimento de nossa cultura.
No dia 13 de novembro (sexta-feira) foi realizada a primeira reunião do coletivo, que teve a participação de 35 pessoas, representantes de diversos segmentos organizados e produtores artísticos e culturais das mais diversas manifestações (música, artes plásticas, artesanato, teatro, grupos de catira, folias, cavalgada, carreiros, encomenda de almas, benzedeiras, produtores audiovisuais, contadores de causos e poetas). Na reunião, o coletivo propôs e ficou definido a realização de um importante dia para a valorização da cultura local, com atividades desde o início da manhã até à noite, com oficinas, shows artísticos, exposições (artes plásticas, fotografia, artesanato, comidas típicas, etc), peças de teatro, apresentação de circo, desfile de carros-de-bois e cavaleiros, entre outros.
Na noite desta segunda, dia 16, a comissão organizadora deste evento (que ainda não tem um nome específico) reuniu no Centro de Formação José Ribeiro de Oliveira, Antigo Seminário, e definiu alguns encaminhamentos. O evento acontecerá no dia 16 de janeiro de 2010, provavelmente na Feira da Agricultura Familiar, ao lado da rodoviária.
A espectativa do coletivo, que é coordenado pelo vice-prefeito Antônio Baiano, é grande. Quem sabe, com ações como esta e outras mais, Orizona entre definitivamente no calendário cultural e artístico do Estado de Goiás.