quinta-feira, 22 de março de 2012

Programa Reabilitar Itinerante entrega equipamentos em Orizona

O prefeito Felipe Dias e o secretário de Saúde Renato Vieira da Cunha fizeram nesta quarta-feira (21) a entrega de equipamentos e aparelhos para auxilio a locomoção para 54 pacientes, dentro do Programa Reabilitar Itinerante.
A solenidade aconteceu na manhã da quarta-feira, na secretaria de Ação Social, que também é uma parceira local. O evento contou com a presença de Felipe Dias, dos secretários municipais, dos vereadores João Lucas e Joãozinho Albino, de profissionais da Vila São José Bento Cottolengo, de pacientes atendidos e de servidores das secretarias de Saúde e de Ação Social.
O programa é uma parceria da Prefeitura de Orizona com a Vila São José Bento Cottolengo e o Ministério da Saúde. De terça a quinta-feira, 20 a 22 de março, profissionais da Vila estão fazendo a entrega dos aparelhos para os pacientes atendidos pelo programa. Para o transporte dos equipamentos, a Prefeitura contou com o apoio e a prontidão do Laticínio JL, que fez o transporte em um veículo apropriado até a cidade de Orizona.
Esta foi a segunda etapa do Reabilitar Itinerante, que iniciou em Orizona em 2011. Dentro do processo de encaminhamento pelo SUS - Sistema Único de Saúde, as equipes e agentes comunitários de saúde da ESF - Estratégia de Saúde da Família fizeram o levantamento dos pacientes a serem atendidos. Nos dias 31 de janeiro e 01 e 02 de fevereiro, profissionais da área de ortopedia atenderam os pacientes encaminhados e se necessários, dispensaram o uso dos equipamentos, que estão sendo entregues nesta semana. Neste ano, foram montados 80 processos e 84 pacientes foram atendidos, mas nem todos necessitaram do uso dos equipamentos.
No total, foram entregues 109 aparelhos, sendo 5 andadores, 11 bengalas canadenses, 25 cadeiras higiênicas, 11 cadeiras paraplégicas, 2 cadeiras tetra, 36 pares de calçados, 3 muletas exilares, 4 órteses, 10 palmilhas e 2 próteses.
Em 2012 a demanda diminuiu. isso aconteceu porque uma grande parcela das pessoas com necessidades especiais foi atendida no ano passado. Além do convênio para esse programa, a secretaria de Saúde dispõe de um ortopedista que atende quizenalmente no Centro de Saúde do bairro Nossa Senhora de Fátima. Nesse caso, os pacientes que necessitarem da dispensa de aparelhos são encaminhados para a própria Vila São Cottolengo, em Trindade, ou para outra unidade de saúde conveniada ao SUS.

* Texto e imagens por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Estudantes e lideranças orizonenses participam de solenidade no Palácio do Planalto

(Foto: Anselmo de Lima)
O blog Orizona em Foco participou como convidado, através de seu editor Anselmo de Lima, do lançamento do Pronacampo - Programa Nacional de Educação do Campo, programa de governo que pretende proporcionar às gerações futuras mais oportunidades por melhorar a qualidade da educação na área rural e que segundo a presidenta Dilma Rousseff, é também uma estratégia de combate à pobreza.
O lançamento do Pronacampo foi feito por Dilma Rousseff e pelo ministro da Educação, Aloizio Mercandante. Na solenidade estavam presentes o presidente da Câmara Marco Maia, a ministra da Casa Civil Gleice Hoffmann, além de deputados, senadores, ministros de Estado e governadores (entre eles o governador de Goiás Marconi Perillo), e também diversas lideranças de movimentos sociais do campo que inclusive participaram do processo de elaboração do programa.
O monitor Luciano Alves Ferreira, juntamente com 15 estudantes da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona, participaram do evento, que aconteceu na manhã desta terça-feira (20) no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Os mesmos foram convidados diretamente e especialmente pelo ministério da Educação, que os acolheram de forma especial. Para se ter uma idéia, os jovens orizonenses já estavam sendo aguardados pelo cerimonial e sequer tiveram que passar protocolo de entrada no palácio presidencial.
José Wilson Gonçalves, da CONEC, em fala pelos movimentos sociais do campo. (Foto: Anselmo de Lima)
O vice-prefeito de Orizona Antônio Baiano e a secretária administrativa da UNEFAB - União Nacional da Escola Família Agrícola do Brasil, atualmente sediada em Orizona, também participaram da solenidade de lançamento do Pronacampo. Baiano e Iara, que são integrantes do FONEC - Fórum Nacional de Educação do Campo, inclusive reuniram em outras ocasiões com Aloizio Mercadante, para discutir com o ministro sobre o conteúdo do programa.
Outro que participou da elaboração do Pronacampo foi Luiz Peixoto, assessor pedagógico da UNEFAB e que residiu no município de Orizona por quase dois anos. Luiz, que representa a UNEFAB na CONEC - Comissão Nacional de Educação do Campo, chegou a elaborar a próprio punho, trechos presentes no Pronacampo.
Fala de Aloizio Mercadante. (Foto: Agência Brasil)
Aloizio Mercadante foi quem apresentou em sua fala o Pronacampo. Disse que o programa prevê ações para melhorar a infraestrutura das escolas e a formação dos professores, além de ampliar o tempo de permanência dos alunos nos colégios. Uma das metas é garantir o abastecimento de água e energia elétrica até 2014 para cerca de 11 mil escolas que não têm rede de esgoto nem luz elétrica. O plano também prevê a construção de 3 mil escolas. De acordo com Mercadante, o investimento anual no Pronacampo será R$ 1,8 bilhão.
Mercadante disse que foi um “equívoco histórico” o descaso do país com as escolas do campo. “O Brasil hoje é o segundo produtor mundial de alimentos, o campo brasileiro exporta quase US$ 95 bilhões. O campo é o grande responsável pela melhora das contas externas e é um equívoco não dar prioridade para a educação no campo como aconteceu durante toda a nossa história. É muito mais inteligente para o Brasil estimular que esses jovens e famílias permaneçam no campo em vez de serem acomodados nas periferias das grandes das cidades como vem acontecendo”, defendeu Mercadante.
Dilma considera o Pronacampo estratégico para o combate à fome no Brasil. (Foto: Anselmo de Lima)
Estão previstas também pelo Pronacampo a distribuição de 180 mil bolsas de estudo de educação profissional e a produção de material didático específico com temas que tratam da realidade do campo. As obras chegarão às escolas em 2013. Para melhorar o transporte escolar, o programa prevê a compra de 8 mil ônibus escolares, 2 mil lanchas e 180 mil bicicletas. Prefeituras e governos estaduais irão aderir às ações do Pronacampo por meio de edital.
Um projeto de lei encaminhado nesta terça-feira (20) ao Congresso Nacional pela presidenta Dilma Rousseff irá mudar o mecanismo de fechamento das escolas localizadas em áreas rurais. Nos últimos cinco anos, cerca de 13 mil unidades foram fechadas. A proposta, que irá alterar a LDB - Lei de Diretrizes e Bases, estabelece que os conselhos estaduais e municipais de educação deverão ser consultados antes que o prefeito ou governador determine o encerramento das atividades de uma escola.
“O fechamento terá que ser debatido no conselho de educação, com a participação da sociedade civil. Isso seguramente levará a uma política que respeite as escolas que têm condição de funcionar. Estamos democratizando a decisão e transferindo para uma autorização prévia do conselho municipal ou estadual”, explicou o ministro Mercadante.
O representante do CONEC, José Wilson Gonçalves, da CONTAG - Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, falou em nome dos movimentos sociais. "Nós queremos que a educação possa haver um desenvolvimento a partir da diversidade, da cultura, dos saberes, dos costumes, das realidades regionais. A educação precisa reconhecer neste país essa realidade que existe no campo brasileiro", defendeu. José Wilson aproveitou a oportunidade e ao quebrar o protocolo, permitiu que Antônia Vanderlucia de Oliveira Simplicio, do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, entregasse à presidenta Dilma um kit contendo o Dicionário da Educação do Campo.
Antônia Vanderlucia, do MST, entrega kit a presidenta Dilma Rousseff. (Foto: Roberto Stuckert Filho)
Presidente da CNA - Confederação Nacional da Agricultura, a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) foi prontamente vaiada pelos presentes durante toda a sua fala. A plenária estava composta, em sua maioria, por integrantes dos movimentos sociais. Kátia, independente de sua fala, foi muito criticada por se pronunciar em uma ocasião inadequada, já que como principal referência da bancada ruralista, defende interesses contrários ao dos movimentos sociais.
Reação totalmente contrária aconteceu durante o pronunciamento de Dilma Rousseff, que foi prontamente aplaudida por uma fala carregada de simbolismo. “Estamos apostado que esta geração e, sobretudo, que uma outra geração vai se beneficiar com tudo isto, mudando a feição do campo brasileiro, garantindo que ele será um local digno de se morar”, disse a presidenta.
Dilma destacou dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, segundo os quais uma parte significativa das pessoas extremamente pobres que vivem país estão em áreas quilombolas e assentamentos de reforma agrária, e disse que é preciso usar a educação para mudar essa realidade.
Comitiva orizonense em foto com o ministro da Educação Aloizio Mercadante. (Foto: Anselmo de Lima)
“Dentro da nossa estratégia de combate à miséria no país, este programa é um dos eixos estratégicos, porque aposta não só em retirar as pessoas da condição de miséria, mas em garantir que as gerações futuras tenham um outro tipo de horizonte, de oportunidades pela frente".
Uma das ações do Pronacampo é a adoção de disciplinas e material escolar específicos para as escolas das zonas rurais. Segundo a presidenta, ao articular uma formação diferenciada, o país reconhece sua realidade, que é rica e multidiversa e precisa ser incentivada. "E isso não se faz sozinho, mas em parceria com governadores, com entidades representativas do campo”, disse Dilma, enfatizando a importância dessa adaptação e da qualificação dos professores que ensinam no meio rural.
Estudantes da EFAORI dão entrevista a repórter da NBR TV. (Foto: Anselmo de Lima)
“Este é um daqueles momentos em que a gente tem orgulho de ser presidente da República. Não é um orgulho qualquer, porque a mim me gratifica como presidenta aplicar, implementar um programa que vai levar, sobretudo à população jovem deste país, um outro destino, a possibilidade de outros de sonhos e de mais realizações”, disse muito emocionada a presidenta.
Durante a cerimônia, Dilma Rousseff assinou medida provisória que inclui as escolas dos CEFFAs - Centros Familiares de Formação por Alternância no FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. CEFFAs são escolas que adotam a Pedagogia da Alternância como metodologia de ensino. É o caso da EFAORI. Esta é uma vitória a ser comemorada, consequência de muita luta, como comentou Antônio Baiano ao final do evento. Baiano é também presidente do Centro Social Rural de Orizona e da AEFACOT - Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Centro-Oeste e Tocantins.
Vice-prefeito de Orizona, Antônio Baiano, fala a repórter Daniella Almeida. (Foto: Anselmo de Lima)
No final do evento, a comitiva orizonense teve um momento com o ministro Aloizio Mercadante, que externou toda a sua simpatia. Estudantes da EFAORI e o vice-prefeito Antônio Baiano também concederam entrevista à repórter Daniella Almeida, da NBR TV. O conteúdo a reportagem foi ao ar na noite desta terça-feira, durante o jornal NBR Notícias.

* Texto por Anselmo de Lima, com informações da Agência Brasil. Todos os direitos reservados.

Indústria de fertilizantes deverá chegar a Orizona nos próximos meses

Mais uma notícias bastante relevante para o município de Orizona: dentro de cerca de dois meses uma nova indústria de fertilizantes deverá se instalar no DAIO - Distrito Agroindustrial de Orizona, onde fará a mistura dos insumos para a agropecuária.
Segundo informações colhidas na cidade, a indústria química deverá utilizar as instalações da Adubos Moema, em um processo de parceria. Inicialmente, a Fertiplan - Fertilizantes Planalto seria a empresa a se instalar no empreendimento, localizado na GO-330, próximo ao trevo de Orizona. Porém, segundo novas informações, repassadas por Edmilson José de Lima, uma nova indústria estaria pronta para vir e ocupar a infraestrutura.
Edmilson, que foi um funcionário da antiga Moema e que ainda hoje dá manutenção no local e cuida do barracão, disse que não é possível precisar a quantidade de empregos que serão gerados e quantas pessoas serão contratadas localmente, mas mesmo assim, tem recebido currículos de candidatos a uma vaga de trabalho.

* Texto por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Governador anuncia retomada das obras nas rodovias estaduais

O governador Marconi Perillo, acompanhado do secretário Extraordinário de Articulação Política, Sérgio Cardoso, e do presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Jayme Rincón, anunciou a retomada de dezenas de obras rodoviárias no Estado, em solenidade, nesta segunda-feira (19), no Auditório Hélio Martins Ribeiro, na Agetop.
O programa que atualmente é o maior em execução no País, terá 42 trechos do programa Rodovida Reconstrução, além de 12 trechos do programa Rodovida Construção (9 reinício/1 início/ 2 já em andamento) e obras de recuperação de ruas e avenidas em 132 municípios do programa Rodovida Urbano.
A Contrutora e Incorporadora Artec S.A, responsável pela reforma do asfalto da rodovia GO-330, instalou uma fábrica provisória de asfalto em área da Prefeitura de Orizona, próximo à Rodovia Orizona-Cachoeira, ao lado do prédio onde funcionaria o matadouro municipal e trabalha em duas frentes na recuperação da rodovia estadual.
O empreendimento faz parte da infraestrutura para a recuperação da rodovia GO-330 entre o distrito de Caraíba (Vianópolis) e a cidade de Pires do Rio. A reconstrução da Rodovia Vianópolis-Pires do Rio faz parte do programa Rodovida.
O material utilizado está adequado ao tipo de tráfego. Rodovias responsáveis pelo escoamento da produção receberão o tratamento em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) para suportar o peso das cargas”, revela Jayme Rincón, presidente da Agetop. Os recursos utilizados neste ano pelo Reconstrução é de cerca de 300 milhões de reais. Segundo a Agetop, para 2012 o Rodovida Reconstrução atuará em outros dois mil quilômetros de 41 rodovias, num total de 55 trechos. Somadas as duas fases do programa, a Agetop reconstruirá em dois anos cerca de 42% da malha rodoviária estadual.

* Com informações e foto da Equipe Marconi Perillo/ Portal de Notícias Goiás Agora. Todos os direitos reservados.

Resultados da 6ª rodada do Campeonato Municipal de Orizona - Série A

Neste domingo, 18, foi realizada a 6ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol - Série A. Os resultados garantiram a continuidade da Firmeza na liderança, agora com 14 pontos, seguida do Guarani com 13, que tem uma partida a menos. A equipe da cidade perdeu ontem os seus primeiros pontos ao empatar no clássico com o São Paulo JL.
Na Cachoeira, aconteceram 12 gols nas duas partidas. A Posse fez 4 a 3 na equipe da Mata. Os gols da Posse foram marcados por Luiz Fernando (2), Israel e André. Bia (2) e Lucas Bilú fizeram para a Mata. No segundo jogo, a Cachoeira foi derrotada em casa pelo  Real Orizona por 3 a 2. Os gols da Cachoeira foram feitos por Merrinho, de pênalti, e William.Túlio, Diemes e Rodriguinho fizeram para o Real Orizona.
No estádio Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, as duas partidas mais esperadas da rodada terminaram com resultados iguais. No primeiro jogo, a líder Firmeza empatou com o Ubatan em 2 a 2. Os gols da partida foram de Gustavo e Luiz (Firmeza) e dois de Tiago (Ubatan).
No grande jogo da cidade, que impressionou pelos números e pelo nível de disputa, São Paulo JL e Guarani também empataram em 2 a 2. Churrasco e Leozinho fizeram os gols do São Paulo JL e Erick e Gonçalinho, os gols do Guarani. Na partida foram perdidos três pênaltis e quatro jogadores foram expulsos, dois para cada lado.

* Texto por Anselmo de Lima. Informações de Elson Caixeta. Todos os direitos reservados.

Marrequinho: A Correspondência - Capítulo V

Todo Francisco, é Chico. Todo Chico, é Chiquinho ou Chicão, dependendo da estrutura óssea e da massa corporal do indivíduo. Eu, desde pequeno, fui chamado de Chiquinho, e, usava esse diminutivo como apelido artístico, também. Por ser fã incondicional de “Tonico e Tinoco”, procurava, sempre que achava jeito, ouvir um programa que eles faziam na Rádio Nacional de São Paulo. A gente ouvia mais estáticas, ruídos e chiados, do que a música que estavam cantando, mas valia a pena. Eu ficava extasiado com aquela interpretação simples, mas tão harmoniosa que eu chegava a sentir um nó na garganta, segurando a vontade de chorar. E como eles agradeciam as cartas que recebiam de ouvintes de todo o Brasil, um dia resolvi também demonstrar o meu respeito e a minha admiração pela dupla. E escrevi a eles, falando que eu cantava músicas do seu repertório, e do sonho de me tornar um dia, um violeiro profissional. Falei ainda de quanto eu era fã, de quanto os admirava, e coisas tais. Assinei embaixo: Francisco Ricardo de Souza (Chiquinho). 
Despachei a tal carta e passei a ouvir todos os programas deles a partir daquele dia. Eram feitos se não me engano, segundas, quartas e sextas feiras ás 18.00 h, na esperança de ouvir um registro e um agradecimento da carta do fã, que era eu. Nunca ouvi agradecimento nenhum, através do programa. Ao contrário, fiquei surpreso pra caramba, quando um dia o carteiro entregou, lá em casa, no setor Bonfim uma correspondência endereçada à mim, num envelope timbrado, com um monte de selos e carimbos dos Correios pra toda banda. Quanto orgulho senti, pois o tal envelope tinha o timbre em letras douradas e graúdas, de “TONICO E TINOCO” (A Dupla Coração do Brasil). Tremendo de emoção, abri o envelope, e dentro dele, encontrei uma carta que dizia mais ou menos assim: “Caro Francisco Ricardo de Souza, agradecemos pela sua audiência, mas, queremos adverti-lo de que, o senhor está usando indevidamente a marca ‘’CHIQUINHO’’, que pertence a um irmão nosso e encontra-se devidamente registrada no Departamento de Registros e Patentes, etc.etc.etc. Por isto, o aconselhamos a não mais fazer uso da referida marca. Caso contrário seremos obrigados a tomar as providências cabíveis, conforme a Lei nos permite. Cordialmente, TONICO E TINOCO”. A assinatura estava rubricada. Aquilo me deixou atordoado. Eu não entendi aquela reação agressiva, e, os meus ídolos não entenderam a humilde intenção de demonstrar minha admiração por eles. 
Assim, foi o meu primeiro contato com o profissionalismo do mundo da música. Foi preciso que o meu irmão, o Campeão, me explicasse, tintim por tintim, o que significava aquela “nervosia’’ que a minha humilde cartinha tinha provocado. 
Muitos e muitos anos mais tarde, eu os conheci pessoalmente, sentindo ainda por eles um grande respeito e a mesma admiração que sempre senti. Meu nome já circulava entre os “graúdos” daquela época e, meu contato com todos eles era de igual para igual. Certo dia estava eu em uma Gravadora (Continental), em São Paulo, aguardando a liberação de alguns trocados advindos de Direitos Autorais, quando lá chegou um dos meus ídolos, o Tonico, que havia ido lá com o mesmo intuito que eu. Depois de nos cumprimentarmos cordialmente, enquanto aguardávamos atendimento começamos a conversar sobre banalidades, para passar o tempo. Então me lembrei do episódio da tal carta e, em tom jocoso lhe fiz um breve relato do acontecido. Ele, gentilmente me pediu desculpas, transferiu a “culpa” do acontecimento para o secretário da dupla, que era quem cuidava da correspondência, e que por coincidência era o próprio irmão deles, o Chiquinho. Aí foi que eu entendi tudo. E nós dois, eu e um ícone da música sertaneja do Brasil, Tonico (Tonico & Tinoco), rimos a beça do acontecimento. Quanto ao Chiquinho, com nome patenteado e tudo nunca conseguiu fazer seu nome brilhar como brilharam, brilham e brilharão sempre os nomes dos seus famosos irmãos Tonico & Tinoco.


* Quinto capítulo do livro "Marrequinho - O Menino de Campo Formoso", de Francisco Ricardo de Souza. Imagens: acervo pessoal. Publicação autorizada pelo autor. Todos os direitos reservados. 

Resultados da 6ª rodada do Campeonato Municipal de Orizona - Série B

Foi realizada neste sábado, 17 de março, a 6ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Orizona - Série B. As partidas válidas pelo Grupo A foram realizadas no campo do Rio do Peixe e no Estádio Municipal Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, na cidade. Pelo Grupo B, os dois jogos aconteceram no campo da Firmeza.
Pelo Grupo A, o Rio do Peixe perdeu em casa para a Corumbajuba por 3 a 2. Os gols do time da casa foram marcados por Edmo e Eduardo. A Corumbajuba fez com Lucas Araújo, Diemes e Denilson. O outro jogo da chave aconteceu a noite, na cidade. O São Paulo JL B goleou a Mata B por 5 a 2. Para o time da cidade, marcaram Cristiano (2), Rogério (2) e Davi Gonçalves. Donizete e Betinho fizeram para a Mata B.
No Grupo B, no povoado de Firmeza, o União B foi derrotado pelo Taquaral por 3 a 2. Os gols do União B foram feitos por Givanildo e Camilo e os do Taquaral, por Alessandro, Carlos Mendes e João Carlos, este último de pênalti. Na segunda partida, a Metalúrgica Rubin goleou o Máster Firmeza por 3 a 0, com três gols de Felipe Cardoso, que até mandou música em seu programa na Rádio Orizona FM e segundo o Elson Caixeta, está numa modéstia impressionante.

* Texto e Imagem por Anselmo de Lima. Informações por Elson Caixeta. Todos os direitos reservados.

domingo, 18 de março de 2012

Jogos da 6ª Rodada do Campeonato Municipal de Orizona - série A

Acontece neste domingo, 18 de março, a 6ª rodada do Campeonato Municipal de Orizona, série A. A equipe do União folga nesta rodada. A competição está sendo liderada pela equipe da Firmeza, com 13 pontos. Porém, a única equipe 100% até o momento é a do Guarani, com 12 pontos e um jogo a menos.





Confira os jogos desta rodada:
Posse x Mata
Cachoeira x Real Orizona
Ubatan x Firmeza
Guarani x São Paulo JL

* Por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Lideranças e estudantes de Orizona participarão do lançamento do Pronacampo em Brasília

O vice-prefeito de Orizona, Antônio Baiano, a secretária administrativa da UNEFAB - União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil, o vice-presidente do Centro Social Rural de Orizona, Anselmo Pereira de Lima (quem vos escreve), estudantes e monitores da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona foram convidados e deverão participar da solenidade de lançamento do Pronacampo - Programa Nacional de Educação do Campo, que será feito pela presidenta Dilma Rousseff, na manhã desta terça-feira (20), no Palácio do Planalto, em Brasília.
O Pronacampo foi criado com objetivo de impulsionar a qualidade da educação rural. O programa prevê construção e reforma de escolas, qualificação de professores e a criação de grades curriculares e disciplinas específicas, adaptadas à realidade dos estudantes que vivem na zona rural.
As escolas localizadas em áreas rurais respondem por 12% das matrículas de educação básica no país. Os indicadores educacionais do campo são bastante inferiores aos verificados nas áreas urbanas. Enquanto a taxa de analfabetismo no país - na população com mais de 15 anos - é 9,6%, na zona rural o índice sobe para 23,2%. Apenas 15% dos jovens de 15 a 17 anos do campo estão no ensino médio e só 6% das crianças até 3 anos têm acesso à creche.
Entre as ações previstas está a produção de material didático específico para as escolas rurais, que abordem os temas da realidade do campo. Até este ano, os estudantes recebiam os mesmos livros que eram enviados ao restante do país.
O programa também prevê a construção de novas escolas, cursos de formação continuada para professores e melhoria na infraestrutura das unidades – cerca de 11 mil escolas do campo ainda não contam com luz elétrica, número que representa 15% do total. Segundo relatório do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a maioria também não tem laboratório, biblioteca ou espaços de lazer.
O Pronacampo foi encomendado por Dilma ao Ministério da Educação em 2011. O processo de negociação também envolveu reuniões entre entidades e movimentos sociais ligados ao campo e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.
O vice-prefeito Antonio Baiano também é presidente do Centro Social Rural de Orizona, entidade mantenedora da EFAORI, e da AEFACOT - Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Centro-Oeste e Tocantins. A UNEFAB e a AEFACOT são sediadas no município de Orizona. Antonio Baiano e Iara Silva são integrantes do FONEC - Fórum Nacional de Educação do Campo.

* Texto com informações da Agência Brasil.  Foto: Roberto Stuckert Filho/PR. Todos os direitos reservados.

PT de Orizona realizou encontro neste sábado

A Comissão Executiva Municipal do PT - Partido dos Trabalhadores de Orizona realizou encontro neste sábado (17), na residência do vice-prefeito Antônio Baiano. O encontro foi muito participativo, com a presença de um público muito qualificado, onde todos e todas tiveram a oportunidade de fazer intervenções.
Este encontro foi realizado no intuito de cumprir o estatuto do partido, que prevê a realização de prévias, sempre no mês de março, véspera de eleições, para definir as diretrizes do partido.
Ao final do encontro, fizemos uma pequena entrevista com Antônio Baiano, que fez um balanço daquela atividade política. Segundo o vice-prefeito, as pessoas que estavam ali tinham muita clareza do que o PT de Orizona realmente quer. A militância considera que existe uma necessidade de manter a parceria com o PMDB, que isso é inclusive uma orientação dos diretórios estaduais desses dois partidos, observou.
Segundo Baiano, o PT compreende que a boa gestão da atual administração tem a ver com a contribuição efetiva do governo federal do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff, ambos do PT. "Isso nos credencia na atual administração", analisa.
Sobre a reunião, a liderança petista relatou que o PT tem disposição de assumir uma candidatura própria, inclusive com nomes para a chapa de vereadores. Porém, o partido tem sido procurado por membros da oposição para conversar, mas considera importar manter a participação na chapa majoritária.
Baiano disse que "caso o PMDB dispense o nosso apoio, iniciaremos um novo processo. O PT definiu que irá apresentar um documento com a pauta de reivindicações à executiva do PMDB e se colocará a disposição para um diálogo coletivo", concluiu.

* Texto por Anselmo de Lima. Fotos: Nilsinho Vaz. Todos os direitos reservados.