sábado, 26 de fevereiro de 2011

Prefeitura de Orizona quita folha do mês de fevereiro

A Prefeitura de Orizona quitou nesta sexta-feira (25)  folha dos servidores municipais referente ao mês de fevereiro de 2011. Foi efetuado o pagamento dos servidores de todas as secretarias, lotados na Administração, Finanças, Agricultura, Ação Urbana, Esporte, Indústria e Comércio, Fundo da Infância e do Adolescente, Fundo Municipal de Saúde, Fundeb, Fundo de Assistência Social e Controladoria Interna.
De acordo com os trâmites bancários, os salários estarão na conta dos trabalhadores no próximo dia letivo. Mais uma vez, a administração municipal conseguiu cumprir a sua meta de adiantar o pagamento dos servidores do Município.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Faculdade de Educação recebe formandos de Pedagogia da Terra

No dia 21 de fevereiro, na Faculdade de Educação, ocorreu a colação de grau dos formandos do curso de Pedagogia da Terra. Estavam presentes o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil; a diretora da Faculdade de Educação, professora Miriam Fábia Alves; Rogério Arantes, da Superintendência Regional do Incra; Clarice Aparecida dos Santos, coordenadora do Programa Nacional de Educação para a Reforma Agrária (Pronera), e Otacílio Alves Teixeira, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, além de professores e funcionários homenageados. 
Antes da cerimônia, os formandos realizaram uma série de homenagens a autoridades, professores e convidados. Houve entrega de placas com agradecimentos e também apresentações musicais que lembravam o cotidiano dos 59 formandos, todos de movimentos sociais ligados ao campo (Via Campesina). Durante suas falas, os alunos afirmavam a importância de uma formação de qualidade para transformar a realidade, e agradeceram pelo suporte oferecido pela UFG ao longo do curso.
Um convênio entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a UFG criou o curso que começou em 2007, com o objetivo de formar professores da primeira fase do ensino fundamental e da educação infantil em áreas de reforma agrária. O reitor ressaltou que este não é o primeiro projeto de inclusão que a UFG realiza, e que a universidade estará sempre aberta a discutir mais propostas com o mesmo sentido. 
Este blogueiro, muito orgulhoso, se emocionou com a formatura de sua esposa Iara Ribeiro Silva, uma das concluintes do curso.

* Com informações da Ascom/UFG. Imagens: Ascom/Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Decreto institui Comitê de Combate à Dengue em Orizona

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (21) reunião de Mobilização contra a Dengue no município de Orizona, uma iniciativa da secretaria municipal de Saúde, juntamente com o Gabinete do Prefeito. O evento foi realizado no auditório do Fórum da Comarca de Orizona, ao lado da rodoviária. Várias lideranças do poder público e dos diversos segmentos organizados do município participaram da reunião que discutiu o quadro da Dengue no município e as ações necessárias para diminuição dos focos do mosquito transmissor.
Na abertura, o secretário de Administração Rinaldo Costa falou do propósito da mobilização e a necessidade de agir nesse momento, já que o período que coincide com a realização do Carnaval é geralmente o de maior incidência da virose. O chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Cláudio Sousa Porto, apresentou um comparativo de dados da infestação do mosquito transmissor em Orizona. Em 2010, o primeiro quadrimestre foi o com maior incidência de focos. No mês de dezembro, os índices começaram a ficar preocupantes. Em janeiro deste ano, os focos do município transmissor chegaram a 10,17%, um percentual altíssimo e que trazia o risco eminente de uma nova epidemia.
Diante o quadro preocupante, o Governo Municipal, através das secretarias de Saúde e Ação Urbana, realizou o manejo ambiental em todos os bairros, fazendo com que esses índices reduzissem para 3,7%, considerados ainda muito altos. Até o momento foram 7 casos notificados em 2011, sendo 2 confirmados para Dengue. Segundo o Ananias Vieira Caixeta, supervisor regional do Núcleo de Apoio às Endemias de Morrinhos, a população e o poder público não devem ficar culpando um ao outro, devem agir juntos nesse momento. O manejo ambiental, segundo Ananias, foi muito importante, mas não suficiente. "O 'Dia D'  de combate à Dengue deve ser todos os dias", acrescentou. O vice-prefeito Antônio Baiano e o juiz de Direito Dr. Ricardo de Guimarães e Souza também fizeram uso da palavra. Baiano observou que um pequeno mosquito não pode abater o povo orizonense. Dr. Ricardo ressaltou que "com boa vontade as coisas acontecem. Temos aqui as pessoas certas para começar este trabalho".
Na ocasião o prefeito Felipe Dias assinou o decreto nº 2.108/2011 que institui o Comitê Municipal Permanente de Combate à Dengue, com participação de representantes dos organismos governamentais e não-governamentais de Orizona.
Na sua fala, Felipe observou que "vidas já foram ceifadas por conta da Dengue, mas não podemos nos abater. Cada escola, cada entidade, os três poderes aqui representados, os veículos de comunicação dever fazer a sua parte e dar publicidade às questões que envolvem a Dengue. Para enfrentar esse mal é preciso mudar de mentalidade e de atitude. As ações devem ser diárias, do amanhecer ao anoitecer", observou. Na conclusão de sua fala o prefeito convocou a todos para que promovam uma grande rede de boa vontade no intuito de combater a Dengue. "Vamos fazer um grande mutirão de combate à Dengue em Orizona", concluiu.

Resultados: 3ª rodada do Campeonato Municipal Séries A e B

Neste final de semana aconteceu a 3ª rodada do Campeonato Municipal de Orizona, séries A e B. no sábado (19) como de constume, as partidas foram válidas pela série B. No domingo (20)  as partidas foram pela série A.


Secretaria Municipal de Saúde recebe mais dois veículos

A Secretaria Municipal de Saúde de Orizona recebeu neste sábado (19 de fevereiro) dois veículos, que serão usados no atendimento a pacientes e no dia-a-dia da secretaria. Os veículos foram entregues durante a Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Orizona, com a presença do prefeito Felipe Dias (PMDB), do deputado estadual Cristóvão Tormin (PTB), de secretários municipais, vereadores e lideranças políticas locais.
De emenda do deputado Tormin, o município de Orizona recebeu uma ambulância 0 Km. O veículo, uma Saveiro 1.6 CS Completa, teve um custo de 66 mil reais e será utilizada no encaminhamento de pacientes. É o segundo veículo deste modelo que a Prefeitura adquire em menos de um ano. Levando em conta a implantação do SAMU 192, pode-se dizer que em menos de um ano a secretaria saltou de uma para quatro unidades de suporte básico (ambulâncias).
O outro veículo entregue à população foi um Gol 1.0 Titan, viabilizado com recursos das Vigilâncias Sanitárias Municipal e Federal, para dar suporte ao trabalho dos fiscais da VISA no município. O carro também 0 Km completo teve um custo de 33 mil reais.
Na assembleia do Sindicato, que contou com a presença de aproximadamente 350 agricultores, a diretoria da entidade, através de seu presidente João Bosco de Lima, entregou aos associados as obras concluídas de reforma da sede administrativa e do auditório Antônio Olavo da Costa.