sexta-feira, 8 de maio de 2009

Prefeitura realizará novas Licitações

A Comissão de Pregão da Prefeitura de Orizona realizará hoje à tarde (8 de maio), dois pregões presenciais. O primeiro (edital nº 003/09) prevê a seleção da melhor proposta para a contratação de serviços de transporte escolar e transporte pacientes para o ano de 2009, no tipo menor preço por quilômetro/ por veículo. O segundo (edital 004/09) pretende selecionar a menor proposta para a aquisição de produtos destinados à Merenda Escolar no tipo menor preço por lote.
O pregoeiro será o Secretário de Administração, Rinaldo Costa, presidente da comissão. Os pregões acontecerão na Sede da Prefeitura, localizada na rua Cel. José da Costa, 22-A, Centro, Orizona-GO, a partir das 15:30 horas.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

17ª Festa do Peão de Orizona

Está tudo certo para a realização da 17ª Festa do Peão de Orizona, que acontecerá de 10 a 14 de junho de 2009, no Tattersal do Anteres. Será promovida pela Companhia de Rodeio Luiz Maronezi, com o apoio da Prefeitura de Orizona, Câmara Municipal, Oderich do Brasil e Laticínios JL. Mantendo a tradição, acontecerá o rodeio em touros desde o primeiro dia de festa. As atrações musicais serão:
Dia 10 de junho - Guilherme & Santiago
Dia 11 de junho - Chico Rey & Paraná
Dia 12 de junho - Banda Saia Amassada
dia 13 de junho - Gabriel e Rafael
Dia 14 de junho - Domingueira Automotiva.
Todas as noites haverá shows com artistas orizonenses.
Camarotes já podem ser reservados na loja Camamugi, pelo telefone (64) 3474-1891. Maiores informações, entre em contato com Aleandro Reis, pelo telefone (62) 9621-5685.
O Tattersal está sendo preparado e deverá ficar muito aconchegante para a festa, que é uma das mais tradicionais e respeitada do interior de Goiás.

Mutirão de Limpeza em Corumbajuba II

Amanhã, dia 8 de maio, o Governo Municipal de Orizona realizará mutirão de limpeza no povoado de Corumbajuba e disponibilizará para as atividades, diversos servidores municipais e máquinas para que as tarefas sejam cumpridas. A realização do mutirão partiu das revindicações da comunidade local e do propósito da administração de prestar serviços em todas as localidades do município.

Conferência Regional de Segurança Pública

Acontecerá no dia 14 de maio de 2009, no Salão Santo Antônio (Rua Teodoro Sobrinho, Qd. 13, Lt. 13, Jardim Maratá), em Pires do Rio, a etapa regional da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, onde serão coletados dados, definido prioridades e eleitos os delegados que participarão da etapa Estadual, que acontecerá em Goiânia (5 a 7 de julho), e da Conferência Nacional, que se realizará em Brasília de 27 a 30 de agosto deste ano.
A abertura será às 9 horas e o encerramento, às 17 horas. Durante a atividade, haverá espaço para a leitura do Texto-base, levantamento, discussão e priorização de propostas. A Conferência Regional abre espaço para representantes dos municípios da microrregião de Pires do Rio, incluindo Orizona. Quem se interessar pela participação no evento deverá se inscrever antecipadamente e confirmar a presença até as 16 horas do dia 12 de maio (terça-feira), pelo telefone (64) 3461-1139, ramal 26, no 11º Batalhão de Polícia Militar de Pires do Rio, com o 1º Sargento Meirelles.
O objetivo das conferências é definir princípios e diretrizes orientadores da Política Nacional de Segurança Pública, com participação da sociedade civil, trabalhadores e poder público como instrumento de gestão, visando efetivar a segurança como direito fundamental.
Maiores informações, acesse o portal da Conferência.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Torneio Início da Copa Sudeste

Atletas, dirigentes, torcedores e lideranças da região Estrada de Ferro de Goiás marcaram presença no último domingo, dia três de maio, na abertura da Copa Sudeste de Futebol e do lançamento oficial do programa Segundo Tempo.
A competição é promovida pela Liga de Desportos do Sudeste Goiano em parceria com o Governo de Goiás, Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel) e prefeituras. Para essa Copa estão inscritos os municípios de Pires do Rio, Catalão, Ipameri, Orizona, Silvânia, Cristianópolis, Palmelo, Três Ranchos, Ouvidor, Anhanguera, Cumari, Nova Aurora, Vianópolis, Goianápolis, Gameleira, Bonfinópolis, São Miguel do Passa Quatro, Santa Cruz, Urutaí, Goiandira. Todas as equipes vieram para o torneio de abertura. Em campo, o Orizona Esporte Clube foi eliminado no primeiro jogo e a equipe de Pires do Rio foi a campeã.
A primeira partida do Orizona será em casa, no próximo domingo, contra Pires do Rio. A liga de Desporto do Sudeste Goiano em parceria com o Governo de Goiás, Agel (Agência Goiana de Esporte e Lazer) e o Governo de Pires do Rio estão empenhados nesse projeto esportivo para a região. Na abertura, o vice-prefeito de Orizona, Antônio Baiano, e o secretário de Esporte, Paulo Henrique Barbosa, se fizeram presentes.

Benefícios para Ubatan e Buritizinho

O secretário de Administração, Rinaldo Costa, os vereadores João Lucas e Reinaldo Cardoso (PMDB), foram a Goiânia hoje para agilizar a liberação de recursos de duas emendas parlamentares que permitirão a construção de um ginásio de esportes no Distrito de Ubatan e da praça pública no povoado de Buritizinho (foto). A equipe se reunirá com a assessoria de projetos para analisar os trâmites ainda necessários para que se realize o processo licitatório.

Giro pelos municípios da Região

- A prefeitura de Silvânia agora funciona em meio expediente e atende o público somente até as 13:00hs.Tudo em nome de crise econômica e da queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). As prefeituras de Leopoldo de Bulhões e Bonfinópolis recentemente adoram tal medida.

- O promotor de Justiça Maurício Alexandre Gebrim protocolou, no dia 27 de abril, ação civil pública contra o prefeito de Vianópolis, Sílvio Pereira da Silva (Silvio do Maracujá), por contratação irregular de servidores públicos. Conforme apresentado na ação, o prefeito Sílvio do Maracujá, no início de seu mandato, em 2001, foi questionado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre irregularidades no quadro de pessoal dos órgãos integrantes da administração pública direta e indireta.

- A UEG em Caldas Novas está com inscrições abertas para quatro cursos de extensão: Aperfeiçoamento em Matemática, Matemática financeira com uso de calculadora HP e planilha eletrônica, Inglês básico para viagem e Espanhol. Os interessados podem se inscrever na secretaria acadêmica da unidade, localizada na Avenida B-8, Setor Parque das Brisas, das 7 às 22 horas. Mais informações: (64) 3453 2310.

- O Juiz da 27ª Zona Eleitoral, Dr.Hélio Antonio Crisostomo de Castro, julgou improcedente o pedido de cassação do diploma do prefeito de Pires do Rio, Luiz Eduardo Pitaluga, mais conhecido como Gude. O juiz proferiu esta sentença da Ação de Investigação Judicial Eleitoral, uma vez que durante a instrução processual não foram comprovadas as alegações da parte autora e a prova documental também não foi capaz de provar que ocorreu compra de votos em benefício de sua candidatura.

Orizonense no Comando do Atlético-GO

Com a demissão de PC Gusmão pela equipe do Atlético Goianiense, o orizonense Coutinho assumiu interinamente como técnico do clube. "Aprendi muita coisa com o Paulo César Gusmão nesses dois meses", foi o que declarou o técnico e ex-jogador que comanda as categorias de base (Sub-20) do Atlético em entrevista à TV Anhanguera, notícia aliás, amplamente destacada pela impresa nacional.
A diretoria contratou Mauro Fernandes como novo treinador para treinar a equipe no Campeonato Brasileiro da Série B, mas provavelmente Coutinho comandará a equipe no jogo de estréia neste sábado contra o América, em Natal. Coutinho já dirigiu a equipe principal do Rubro-Negro em outras ocasiões.

Campanha de Vacinação contra a Gripe IV

A Campanha Nacional de Vacinação dos Idosos contra a Gripe está na última semana. Se você tem mais de 60 anos, pode se vacinar gratuitamente nos postos de saúde dos bairros Nossa Senhora de Fátima, Santa Maria II e Santa Luzia. Segundo o governo federal, a vacina contra a gripe reduz em mais de 50% as chances de pegar doenças relacionadas à gripe nos idosos e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias.
A única contra-indicação da vacina é para pessoas alérgicas à proteína do ovo, porque a dose é produzida em embriões de galinha. Se esse é o seu caso, fale com um profissional de saúde antes de receber a dose.
Agora, se você não vai se vacinar, porque tem medo ou não acha necessário, preste atenção. A mudança bruscas de temperatura nesta época do ano é prejudicial e deixa o corpo mais sensível. A pessoa que não tomar a vacina, corre o risco de contrair uma gripe. Essa gripe pode virar uma pneumonia, fato que já exige internação. Por isso é importante se prevenir. A vacina vai proteger você por um ano.
Lembre-se que a vacinação vai só até o dia 8 de maio. Deixe a gripe na saudade. Vacine você também!

Leia mais aqui.

Um dia com o prefeito de Orizona

O Prefeito de Orizona esteve ontem, dia 5, andando pelas ruas de Orizona. Na oportunidade, visitou as obras de pavimentação asfáltica no bairro Santa Maria. Esteve também em reunião com a comissão de preparação da 17º Festa do Peão de Orizona e visitou o Tattersal, que está sendo preparado para o evento. A festa do peão, aliás, ocorrerá de 10 a 14 de junho, com atrações de grande expressão nacional. Em breve será divulgada a sua programação.

terça-feira, 5 de maio de 2009

O Cerrado como Patrimônio Nacional

Será preciso muito apoio de toda a população para a aprovação da PEC 115/95, que "inclui o cerrado e a caatinga na relação dos biomas considerados patrimônio nacional", é o que comenta o deputado federal Pedro Wilson (PT-GO), autor da emenda que está em trâmite há 13 anos na Câmara dos Deputados. Essa Proposta de Emenda Constitucional deverá ser finalmente votada, já que está na pauta da casa nesta semana.
Diversas entidades se empenharam nessa luta, permitindo que a proposta fosse finalmente levada a sério. Orizona também participou desta mobilização, através de abaixo-assinado promovido pelo Centro Social Rural e pelo Conselho de Pastoral da Paróquia.
Segundo Pedro Wilson, cabe a todos nós ajudar a pensar e promover amplo debate a fim de ampliar as possibilidades de desenvolvimento econômico e equilíbrio ambiental a partir das potencialidades naturais.
Com essa emenda na Constituição, esses biomas passam a ser protegidos legalmente, dando um maior respaldo na luta contra a extinção da fauna e da flora. Para ser aprovada na Câmara, a PEC deverá receber no mínimo 308 votos favoráveis dos 513 deputados. Assim que for aprovada será enviada ao Senado e em seguida, submetida à sanção do Presidente da República.

Primeiro corte no Fundeb para Orizona

Aconteceu neste fim de abril o primeiro ajuste nas contas do Fundeb - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica, que se deve à revisão dos valores repassados nos três primeiros meses, que foram feitos com base nos coeficientes de matrícula de 2008.
Com essa mudança, 3.600 municípios terão um débito de R$ 248,1 milhões em suas contas, enquanto outros 1.961 serão beneficiados com crédito de R$ 146,2 milhões. Esses débitos atingirão os municípios em um momento de crise em que a maioria das prefeituras já está sofrendo com a queda da arrecadação e com as retenções abusivas realizadas pela Previdência nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O município de Orizona terá um débito no valor de R$ 114.759,31.
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski (foto), alerta que "essa situação só ocorre porque o governo federal, novamente, não cumpriu a Lei do Fundeb, quanto ao prazo de publicação das estimativas. Se o prazo fosse respeitado, os municípios estariam recebendo os recursos do Fundo corretamente e não teriam que sofrer esse impacto financeiro num momento de crise que preocupa a todos".
Por esta razão, o prefeito Felipe Dias, assim como outros prefeitos e prefeitas deverão reorganizar seus planejamentos e orçamentos municipais tanto em relação aos créditos como aos débitos realizados.
Leia mais aqui.

Exame PSA em Orizona dia 14 de maio

A Secretaria Municipal de Saúde realizará em parceria com o laboratório da APAE-Anápolis exame PSA para a detecção do Câncer de Próstata, no dia 14 de maio das 8 às 17 horas, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orizona.
O PSA, ou Antígeno Prostático-Específico, é um exame de sangue que mede níveis de uma substância relacionada a alterações presentes na próstata. Na maioria das vezes, quando muito aumentado, significa que houve uma alteração maligna das células dessa glândula. Porém, quando os níveis estão levemente aumentados, pode ser devido a qualquer outra alteração da próstata.
Homens acima de 40 anos deverão fazer o exame. É necessária a abstenção sexual de pelo menos 48 horas antes da realização do exame.

Melhores do Campeonato Goiano 2009

Em solenidade ontem à noite(04) no Atlanta Music Hall, em Goiânia, a Rádio 730, a TV Serra Dourada e a Federação Goiana de Futebol premiaram os melhores do Campeonato Goiano de 2009.
Um dos destaques do V Feras do Goianão foi a premiação de craques do passado. Na ocasião, foram lembrados os jogadores Lincon (Goiás), Jair Porrete (Atlético) e Guilherme (Vila Nova). A torcida do Itumbiara foi eleita a que fez a diferença em favor do time, já que o time teve uma média de público de 23.100 torcedores no Estádio JK.
Confira a seleção do campeonato, que teve apenas jogadores do Goiás e do Atlético:
Goleiro: Harley (Goiás)
Lateral-direito: Vítor (Goiás)
Zagueiro 1: Ernando (Goiás)
Quarto-zagueiro: Gil (Atlético)
Lateral-esqueiro: Júlio César (Goiás)
Primeiro volante: Robston (Atlético)
Segundo volante: Ramalho (Goiás)
Meia direita: Elias (Atlético)
Meia esquerda: Anailson (Atlético)
Atacante 1: Iarley (Goiás)
Atacante 2: Felipe (Goiás)
Melhor técnico: Hélio dos Anjos (Goiás)
Artilheiro: Felipe (Goiás) - 16 gols marcados
Goleiro menos vazado: Harley (Goiás) - 11 gols sofridos
Revelação do campeonato: Rafael Tolói (Goiás)
O melhor jogador do campeonato foi o atacante Felipe do Goiás, que recebeu como premiação um carro zero quilômetro.
O árbitro orizonense André Luiz Castro foi eleito novamente o melhor do campeonato. Gesmar Miranda e Fabrício Vilarinho foram respectivamente, os melhores auxiliares.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

AVISO DE LICITAÇÃO Nº 002/2009

ESTADO DE GOIÁS
PREFEITURA MUNICIPAL DE ORIZONA
COMISSÃO DE PREGÃO
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL Nº 002/2009

A PREFEITURA MUNICIPAL DE ORIZONA, Estado de Goiás, torna público que, às 13 horas do dia 7 do mês de maio de 2009, fará realizar PREGÃO PRESENCIAL, em sua sede, situada na Rua Cel. José da Costa nº 22-A, 1º andar, Centro, em sessão pública na forma da Lei 10.520/2000, pela Comissão do Pregão, para o recebimento de propostas na modalidade epigrafada, para aquisição de medicamentos e materiais hospitalares, conforme discriminado, tipo menor preço por lote, com recursos oriundos do Governo Federal e Municipal.
O edital, planilhas discriminativas e maiores informações poderão ser obtidas na Comissão do Pregão da Prefeitura Municipal de Orizona, situada na Rua Cel. José da Costa nº 22-A, 1º andar, Centro, CEP 75.280-000, ORIZONA-GO, pelos telefones (62) 3474-1491, 3474-1492 ou no site: www.prefeituraorizona.go.gov.br.
Orizona-GO, 17 de abril de 2009.

Rinaldo Antonio da Costa
Pregoeiro

domingo, 3 de maio de 2009

O Trabalho do Legislativo Municipal

Os vereadores de Orizona apresentaram nesses primeiros 120 dias de governo, vários requerimentos ao prefeito Felipe Dias, solicitando ações pontuais do executivo municipal.
Para citar, o vereador João Lucas Teixeira (PMDB), já apresentou solicitação de limpeza imediata no bairro Santa Maria e no distrito de Ubatan e devidos reparos no sistema de iluminação pública. As demandas foram prontamente atendidas pela Prefeitura. Para o Ubatan, o vereador solicitou junto ao Detran a sinalização do distrito, bem como ao Gerente Operacional dos Correios (regional de Itumbiara-GO) a implantação de uma agência comunitária da estatal.
O vereador Reinaldo Cardoso (PMDB) reivindicou a construção de vestiários no campo de futebol do povoado de Buritizinho e a reforma do centro comunitário do povoado. O prefeito está avaliando qual o momento adequado para iniciar essas obras. Reinaldo pediu também o patrolamento, retirada dos intulhos e a iluminação dos bairros Santa Maria II, Sol Nascente e Bela Vista. Essas providências foram tomadas e os bairros já estão com uma aparência melhor.
O vereador Joãozinho Albino (PMDB) solicitou recentemente melhorias e a limpeza do povoado de Corumbajuba e de Montes Claros, além do patrolamento da via que liga os povoados. No povoado de Montes Claros as obras do banheiro público, do muro da escola e a limpeza urbana já foi concluida. Segundo Felipe, nesta semana ainda, as equipes de trabalho estarão indo também para Corumbajuba .
O correligionário Ronaldo Costa enviou requerimento ao Secretário de Ação Urbana, Rui de Castro, pedindo ao mesmo para rever os horários de funcionamento dos banheiros na Praça do Lazer, no sentido de deixá-los à disposição até mais tarde. Rui disse que dará encaminhamento à solicitação.