sexta-feira, 3 de junho de 2011

Mais 2 tratores serão adquiridos pela Prefeitura de Orizona

Imagem: Anselmo Lima.
Foi depositado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através do PRODESA, 195 mil reais em contas da Prefeitura de Orizona na Caixa. Os recursos foram liberados para o pagamento de dois tratores com implementos agrícolas. A informação é da secretaria de Administração que informou que o Governo Municipal entrará com contrapartidas para complementar os recursos para quitação das aquisições.
Os recursos vieram de emendas pessoais do deputado federal Leandro Vilela (PMDB) e serão utilizados para comprar dois tratores Valtra BM110, de 110cv, com implementos. Os repasses já foram licitados e a compra será feita junto a Borgatto, de Silvânia. Além desses dois tratores, a prefeitura já recebeu um outro, de mesmo modelo, oriundo de emenda do mesmo deputado e recentemente, outros dois, de emendas dos deputados peemedebistas Marcelo Melo e Pedro Chaves. Esse maquinário será usado no apoio à agricultura familiar do município e em obras de infraestrutura urbana.

Impunidade é uma constante na Amazônia

Em entrevista no blog Vi o Mundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha, Ubiratan Cazetta (foto), procurador-chefe da Procuradoria da República no Pará, falou a repórter Manuela Azenha e disse que no Pará a “Ausência do Estado torna a impunidade uma regra”. O mesmo fez essa consideração em repercussão principalmente aos últimos conflitos entre madeireiros e lideranças comunitárias, culminando até agora com mortes como as de Maria do Espírito Santo e José Cláudio Ribeiro da Silva, extrativista que residiam em um assentamento em Nova Ipixuna, no sudoeste do Pará.
Reproduzimos abaixo também o vídeo de matéria reapresentada pelo Programa Domingo Espetacular da Record, quando a reportagem entrevistou o casal, que já era ameaçado havia um bom tempo. Maria do Espírito Santo e José Claudio denunciavam a extração ilegal de madeira no Pará. Eles foram mortos por pistoleiros em uma emboscada na semana passada. No fim do ano passado, a Record já havia mostrado que o casal era alvo de constantes ameaças, mas nada foi feito pelas autoridades.

Paulo Coelho defende pirataria na Folha

O renomado escritor brasileiro Paulo Coelho defendeu em um artigo seu na Folha de São Paulo, publicado neste domingo (29/05/2011) uma postura diferenciada da sociedade em relação a reprodução não autorizada da propriedade intelectual. Leia abaixo o texto, entitulado "Pirateiem meus livros".

"Em meados do século 20, começaram a circular na antiga União Soviética vários livros mimeografados questionando o sistema político. Seus autores jamais ganharam um centavo de direitos autorais.
Pelo contrário: foram perseguidos, desmoralizados na imprensa oficial, exilados para os famosos gulags na Sibéria. Mesmo assim, continuaram escrevendo.
Por quê? Porque precisavam dividir o que sentiam. Dos Evangelhos aos manifestos políticos, a literatura permitiu que ideias pudessem viajar e, eventualmente, transformar o mundo.
Nada contra ganhar dinheiro com livros: eu vivo disso. Mas o que ocorre no presente? A indústria se mobiliza para aprovar leis contra a “pirataria intelectual”. Dependendo do país, o “pirata” — ou seja, aquele que está propagando arte na rede — poderá terminar na cadeia.
E eu com isso? Como autor, deveria estar defendendo a “propriedade intelectual”. Mas não estou. Piratas do mundo, uni-vos e pirateiem tudo que escrevi!
A época jurássica, em que uma ideia tinha dono, desapareceu para sempre. Primeiro, porque tudo que o mundo faz é reciclar os mesmos quatro temas: uma história de amor a dois, um triângulo amoroso, a luta pelo poder e a narração de uma viagem. Segundo, porque quem escreve deseja ser lido — em um jornal, em um blog, em um panfleto, em um muro.
Quanto mais escutamos uma canção no rádio, mais temos vontade de comprar o CD. Isso funciona também para a literatura: quanto mais gente “piratear” um livro, melhor. Se gostou do começo, irá comprá-lo no dia seguinte — já que não há nada mais cansativo que ler longos textos em tela de computador.
1 – Algumas pessoas dirão: você é rico o bastante para permitir que seus textos sejam divulgados livremente. É verdade: sou rico. Mas foi a vontade de ganhar dinheiro que me levou a escrever?
Não. Minha família, meus professores, todos diziam que a profissão de escritor não tinha futuro. Comecei a escrever — e continuo escrevendo- porque me dá prazer e porque justifica minha existência. Se dinheiro fosse o motivo, já podia ter parado de escrever e de aturar as invariáveis críticas negativas.
2 – A indústria dirá: artistas não podem sobreviver se não forem pagos. A vantagem da internet é a divulgação gratuita do seu trabalho.
Em 1999, quando fui publicado pela primeira vez na Rússia (tiragem de 3 mil exemplares), o país logo enfrentou uma crise de fornecimento de papel. Por acaso, descobri uma edição “pirata” de O Alquimista e postei na minha página. Um ano depois, a crise já solucionada, eu vendia 10 mil cópias.
Chegamos a 2002 com 1 milhão de cópias; hoje, tenho mais de 12 milhões de livros naquele país.
Quando cruzei a Rússia de trem, encontrei várias pessoas que diziam ter tido o primeiro contato com meu trabalho por meio daquela cópia “pirata” na minha página.
Hoje, mantenho o “Pirate Coelho”, colocando endereços (URLs) de livros meus que estão em sites de compartilhamento de arquivos. E minhas vendagens só fazem crescer — cerca de 140 milhões de exemplares no mundo.
Quando você come uma laranja, precisa voltar para comprar outra. Nesse caso, faz sentido cobrar no momento da venda do produto.
No caso da arte, você não está comprando papel, tinta, pincel, tela ou notas musicais, mas, sim, a ideia que nasce da combinação desses produtos.
A “pirataria” é o seu primeiro contato com o trabalho do artista.
Se a ideia for boa, você gostará de tê-la em sua casa; uma ideia consistente não precisa de proteção.
O resto é ganância ou ignorância".

Depoimento emocionante do mártir Zé Claúdio

Abaixo, assista a um emocionante e profético depoimento de José Cláudio que foi assassinato ao lado de sua companheira Maria do Espírito Santo (estudante do Curso de Pedagogia do Campo UFPA/FETAGRI/PRONERA), dia 24/05/2011. Ambos eram líderes dos assentados do Projeto Agroextratista, no Pará. Zé Cláudio e Maria do Espírito Santo foram o exemplo daquilo que defendiam como projeto coletivo de vida digna e integrada à biodiversidade presente na floresta.
Leia a nota pública da Comissão Pastoral da Terra sobre o fato entitulada "O Estado não pode lavar as mãos diante de mortes anunciadas" clicando aqui.

Modelo de Gestão da Coopersil atrai delegações de visitantes

Imagem: OCB-GO.
Apesar de ser caracterizada como de agricultura familiar, a Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais Silvânia (Coopersil) adota um modelo de gestão que vai ao mercado, produz com marca própria e vem chamando a atenção de grupos de produtores da agricultura familiar de Goiás interessados em constituir cooperativas. Nos últimos dias, três grupos de agricultores de Mineiros e das regiões Sudoeste e do Vale do Paranã visitaram a Coopersil para conhecer melhor sua forma de organização e atuação. Na terça-feira (24/05), um grupo de 35 pessoas coordenado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mineiros foi conhecer a cooperativa e suas associações parceiras (Central de Associações e Creditag).

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Famílias se inscrevem em Programa de Habitação Social

Imagem por Nilsinho Vaz/ PMO.
Hoje (02) foi o primeiro dia em que famílias de baixa renda puderam se inscrever para concorrer a uma casa pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, em Orizona. Os critérios para seleção foram definidos pelo Conselho Municipal de Assistência Social, através da resolução n. 011/2011. As inscrições poderão ser feitas até neste sábado, dia 04, na Loteria Orizona, no centro da cidade. As famílias a receber o benefício serão definidas pela Caixa, através de critérios técnicos.

IV Conferência Municipal de Saúde será dia 29 de junho

Imagem: Divulgação/ CNS
O prefeito de Orizona Felipe Dias assinou na tarde desta quarta-feira (01) o decreto municipal nº 2.124/2011 que convoca a IV Conferência Municipal de Saúde, a ser realizada no dia 29 de junho deste ano, no auditório do Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira. A conferência terá como tema "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro" e como eixo "Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS".

Equipe da Secretaria de Educação visita todas as Escolas

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação Luciene di Sousa e a equipe pedagógica da secretaria visitaram nas últimas semanas as diversas unidades escolares do município de Orizona, localizadas na cidade e nas regiões de Rio do Peixe, Ubatã, Taquaral, Firmeza, Cachoeira, Montes Claros, Buritizinho e Corumbajuba.
O objetivo do trabalho, segundo Luciene, foi o de fazer o acompanhamento, monitoramento e avaliação da política educacional de Orizona. O propósito é a garantia da melhoria da qualidade do ensino na rede municipal,  com a presença das equipes técnica e pedagógica nas unidades, junto aos educadores, estudantes e comunidade. A equipe percorreu todas as escolas da zona rural e urbana, visando não só acompanhar as atividades didático-pedagógicas, mas também possibilitar o direcionamento de ações que contribuirão para a melhoria do processo educativo, observa Luciene.

Leia mais no blog da SME-Orizona.

Marconi negocia venda da folha do Estado para a Caixa

Imagem: Henrique Luiz/Asse-Gov
O governador Marconi Perillo foi recebido ontem (01) em audiência por dirigentes da Caixa Econômica Federal e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), em Brasília. Na primeira reunião, na Caixa, o governador, acompanhado da superintendente regional da Caixa em Goiás, Marise Fernandes Araújo, negociou com o vice-presidente de Atendimento e Distribuição, José Henrique Marques da Cruz, a conta da folha de pagamento do Estado.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Setor produtivo comemora hoje o Dia Mundial do Leite

Imagem: Divulgação/Sindileite.
A OCB-GO e a Cooperativa Central de Laticínios de Goiás (Centroleite) integram hoje (1º) as comemorações em Goiás do Dia Mundial do Leite, instituído pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), desde junho de 2001. Numa promoção que contou também com o Sindileite, Faeg e Fundepec, aconteceu neste dia na Praça Cívica, no centro da capital, evento que proporcionou a doação de mais de 40 mil litros de leite e 1 tonelada de leite em pó à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e entidades assistenciais. 

Secretário e Vice-Prefeito participam de Audiência Pública

O secretário de Educação Paulo Acácio de Sousa e o vice-prefeito de Orizona Antônio Baiano estão participando hoje (01) de uma Audiência Pública sobre Educação do Campo, que acontece no Auditório Sólon Amaral, da Assembléia Legislativa (Alameda dos Buritis 231, Centro, Goiânia – GO).
A Audiência Pública tem por objetivo discutir educação no/e do campo com a finalidade de dar andamento há uma série de medidas já encaminhadas, que culminou na construção coletiva da proposta de Projeto de Lei de Educação no/e do Campo, que se baseou em experiências de outros estados e que contou com a participação da Secretaria de Estado da Educação, Sindicatos do Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar, Comissão Pastoral da Terra e Movimentos Sociais que lidam com a questão agrária.

Maurício de Sousa Filho, via blog SME-Orizona.

EFAORI promove Seminário sobre Sustentabilidade dia 06

Imagem: Dida Sampaio/AE.
O Centro Social Rural de Orizona, através da EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona realizam no próximo dia 6 de junho, no Centro de Convivências da escola, o SEMINÁRIO  SOBRE SUSTENTABILIDADE E PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA NO CERRADO. O propósito do seminário é  confrontar linhas de pensamento sobre o assunto, tão relevante e atual, e refletir sobre a produção agropecuária em áreas de bioma Cerrado.

Temperatura e umidade continuam baixas na Região

A quarta-feira (01) em Goiás começou com madrugada fria e formação de nevoeiro, mas o dia será de sol. Apenas no Norte o dia vai estar claro e com poucas nuvens, conforme a previsão do Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Sectec. A umidade relativa do ar vai continuar baixa e a temperatura máxima não vai além dos 33ºC à tarde, no Norte.
Em Orizona a mínima registrada nesta madrugada esteve por volta de 13º C e a máxima chegará na volta do dia a 28º C, de acordo com o Portal Clima Tempo. A umidade do ar também está caindo e chega à casa dos 40% nesse primeiro dia de junho. Mas de acordo com as previsões, nesta e na próxima semana, a mesma cairá bastante, ficando por volta dos 30%. O alerta para problemas respiratórios aumenta com a diminuição da umidade. Hoje o Sol aparece em meio a poucas nuvens.

Via Portais Goiás Agora e Clima Tempo.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Acesse o blog ORIZONA EM FOCO através de seu Iphone

O que você precisa saber quando for acionar o SAMU

Imagem: Divulgação/MS.
Provocado principalmente pela falta de uma comunicação adequada, grande parte dos cidadãos do município de Orizona não tem os conhecimentos necessários para proceder quando porventura for necessário acionar o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Por isso esse blog explica como é o funcionamento do procedimento:

Secretaria da Educação realiza 2ª Avaliação Diagnóstica

A Secretaria de Estado da Educação realiza amanhã (01/06) a 2ª Avaliação Diagnóstica nas escolas da rede pública estadual para verificar de forma detalhada como está o processo de aprendizagem dos estudantes. As provas de Língua Portuguesa e Matemática serão aplicadas a cerca de 160 mil alunos dos anos finais das duas etapas do Ensino Fundamental e último ano do Ensino Médio, além de estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA. As avaliações internas feitas pela Secretaria da Educação não reprovam e não classificam. São ferramentas de planejamento, e são realizadas a cada dois meses.

Imagens da 14ª Cavalgada Ecológica do Rio Piracanjuba

 
Aconteceu neste sábado (28) a 14ª Cavalgada Ecológica do Rio Piracanjuba. Neste ano a mesma foi organizada por Fernando da Silva e Felipe, na Comunidade da Ponte dos Marcelos, no município de Orizona. Confira as imagens no slideshow acima, capturadas por Joãozinho Albino, demonstrando alguns momentos dessa grande festa.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Prefeitura inaugura obras no povoado da Posse

Pe. João César, Lizete, Luiz, Felipe, Antônio Baiano, Vino, Paulo Acácio e
Rui se confraternizam. Imagem: Nilsinho Vaz.

Cadela de Vianópolis poderá entrar para o Guinness Book

Em Vianópolis, no último sábado, 28, uma cadela da raça Fila pariu 25 filhotes e poderá entrar no Guinness Book, o conhecido livro dos recordes. Pelas informações levantadas pela reportagem do Correspondente Vianopolino, o recorde atual é de uma cadela da Alemanha que pariu 23 filhotes.
No Brasil, não se tem notícia de uma cadela da raça Fila que tenha parido mais de 18 filhotes. A cadela de nome Jade pariu no último sábado 25 filhotes. A médica-veterinária Claúdia Inez Curado Chadud foi chamada pelo proprietário da cadela e fez cesariana na cadela, sendo auxiliada pela Doutora Fabiana e pela auxiliar Vilma.

Fiquem atentos para a segunda dose da vacinação infantil

Imagem: Divulgação/MS.
As crianças de seis meses a dois anos que receberam a primeira dose da vacina contra a Influenza devem receber uma nova dose após completar o primeiro mês da aplicação, para garantir a eficácia da imunização. O alerta é feito pela Secretaria Estadual da Saúde, por meio da Gerência de Imunização.
A campanha começou no dia 25 de abril. As primeiras crianças vacinadas já completaram o ciclo e estão aptas a receber a nova dose. As vacinas já estão nas unidades públicas de saúde. A gerente de imunizações Clécia de Lurdes Vecci Menezes adiantou que a próxima campanha de vacinação, contra a Poliomelite, começa no dia 18 de junho. Todas as crianças de zero a cinco anos devem receber a gotinha.
Em Orizona, as mães e pais poderão levar suas crianças para a segunda dose em um dos centros de saúde da cidade, localizados nos bairros Santa Maria, Santa Luzia e Nossa Senhora de Fátima.

Via Portal de Notícias Goiás Agora.

Escândalos na Fifa e CBF esquentam disputa de TVs

O homem mais poderoso do futebol brasileiro, que vai organizar a Copa do Mundo de 2014, foi acusado pela rede de TV britânica BBC de ter sido obrigado a devolver dinheiro que recebeu de suborno. O presidente da CBF também foi denunciado por pedir propina para apoiar a candidatura da Inglaterra à sede da Copa de 2018.