sexta-feira, 3 de junho de 2011

Impunidade é uma constante na Amazônia

Em entrevista no blog Vi o Mundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha, Ubiratan Cazetta (foto), procurador-chefe da Procuradoria da República no Pará, falou a repórter Manuela Azenha e disse que no Pará a “Ausência do Estado torna a impunidade uma regra”. O mesmo fez essa consideração em repercussão principalmente aos últimos conflitos entre madeireiros e lideranças comunitárias, culminando até agora com mortes como as de Maria do Espírito Santo e José Cláudio Ribeiro da Silva, extrativista que residiam em um assentamento em Nova Ipixuna, no sudoeste do Pará.
Reproduzimos abaixo também o vídeo de matéria reapresentada pelo Programa Domingo Espetacular da Record, quando a reportagem entrevistou o casal, que já era ameaçado havia um bom tempo. Maria do Espírito Santo e José Claudio denunciavam a extração ilegal de madeira no Pará. Eles foram mortos por pistoleiros em uma emboscada na semana passada. No fim do ano passado, a Record já havia mostrado que o casal era alvo de constantes ameaças, mas nada foi feito pelas autoridades.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....