sábado, 25 de fevereiro de 2012

Ibama e Corumbá Concessões apresentam o Pacuera às comunidades rurais de oito municípios de Goiás

Brasília - Técnicos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e da Corumbá Concessões S.A. (CCSA) se reúnem com as comunidades rurais dos oito municípios do entorno do reservatório da UHE Corumbá IV – Luziânia, Novo Gama, Silvânia, Gameleira de Goiás, Corumbá de Goiás, Abadiânia, Alexânia e Santo Antônio do Descoberto - para apresentar o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatórios Artificiais (PACUERA). O documento é uma exigência da Resolução Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) nº 302/2002 e tem como objetivo garantir o uso correto da Área de Preservação Permanente (APP) do entorno de reservatórios. 
Este documento foi elaborado pela CCSA, em consonância com o Plano Diretor dos municípios, e foi aprovado pelo Ibama em outubro do ano passado. Ele será levado ao conhecimento das comunidades em consultas públicas para que os moradores que queiram e possam contribuir com sugestões. As reuniões serão realizadas de 27/02 a 02/03 (veja programação abaixo). 
“O Pacuera é muito importante e vai mexer com a vida das comunidades, principalmente a dos moradores da área rural, porque irá definir o zoneamento de toda a área ao redor do reservatório da UHE Corumbá IV para que seja usada por todos de forma legalizada. Por isso é importante que as comunidades participem dessas reuniões”, diz a analista ambiental da CCSA, engenheira ambiental Vanêssa de Freitas. 
Segundo ela, o Pacuera tem os seguintes objetivos: conhecer a região e propor áreas que têm características parecidas, ou seja, zonear as áreas e apontar o tipo de uso mais apropriado; planejar e ordenar os usos para que o ambiente seja conservado; proteger o meio ambiente, as águas, o solo, a vegetação nativa, os animais e, consequentemente, os moradores do entorno; possibilitar o desenvolvimento sustentável da região; e proteger a APP. Os moradores dos municípios envolvidos já receberam material educativo e explicativo sobre o Pacuera, inclusive com o mapeamento das áreas abrangidas pelo reservatório em cada município. As contribuições feitas pelas comunidades serão avaliadas pela equipe técnica do Ibama para serem incorporadas ao documento. O documento final com as possíveis sugestões feitas pela comunidade será apresentado em reunião geral, em um dos municípios, em local e data a serem definidos.

* Com informações de Ana Guaranys/ Assessoria de Comunicação da CCSA. Imagem: Divulgação. Todos os direitos reservados.

Resultado final do Processo Seletivo para professores do município de Orizona

A Secretaria Municipal de Educação de Orizona publicou em seu blog o resultado final do processo seletivo simplificado nº 001/2012 para a contratação de professores para dar aula na Rede Municipal de Ensino, conforme edital nº 001/2012.
Os candidatos aprovados preencherão vaga no Colégio Municipal Virgílio Vaz da Costa (Corumbajuba), Escola Municipal Rio do Peixe (Rio do Peixe) e Colégio Municipal Ana Cândida Vieira (Taquaral). Os demais inscritos ficarão em cadastro de reserva, ordenados por pontuação.

* Com informações de Maurílio de Sousa Filho/ SME-Orizona. Todos os direitos reservados.

NOTA OFICIAL: Diretório Municipal do PMDB

DIRETÓRIO MUNICIPAL - ORIZONA

NOTA OFICIAL

A Comissão Executiva do Diretório Municipal do PMDB de Orizona, reunida ordinariamente no dia 15 de fevereiro de 2012, após deliberação, decidiu pelos seguintes pontos:
- A partir desta data, o Partido, na circunscrição municipal, desencadeará uma série de ações denominadas "Estratégias para Vencer", objetivando as eleições do próximo pleito;
- O PMDB realizará 10 reuniões regionais com o intuito de ouvir as bases do partido em todo o Município, conforme seguinte calendário:
Dia 28 de fevereiro - Distrito de Montes Claros
Dia 01 de março - Povoado de Taquaral
Dia 06 de março - Povoado de Corumbajuba
Dia 08 de março - Povoado de Cachoeira
Dia 13 de março - Distrito de Ubatan
Dia 15 de março - Região da Posse/ Assentamentos
Dia 20 de março - Distrito de Buritizinho
Dia 22 de março - Povoado de Firmeza
Dia 27 de março - Região do Rio do Peixe
Dia 30 de março - Orizona (grande encontro de encerramento)
- Os eleitores filiados que desejarem concorrer às eleições de outubro no pleito proporciona (vereador) deverão oficializar suas postulações ao Diretório do PMDB até o dia 04 de abril de 2012;
- A definição de Coligações, tanto Majoritária (prefeito e vice) quanto proporcional (vereador) é prerrogativa estatutária e intransferível da Comissão Executiva e a mesma conduzirá o processo de alianças partidárias;
- O PMDB, na esfera municipal, está aberto a conversações com todos os partidos regularizados em Orizona, podendo manter conversações e alianças com qualquer um deles, sem distinção;
- Criação de um banco de dados com informações necessárias à campanha eleitoral e à elaboração do Plano de Governo para Orizona a ser implantado na próxima gestão.

Orizona, 15 de fevereiro de 2012.

ANTERES VIEIRA PEREIRA
Presidente do Diretório do PMDB

SILVIO FERNANDES DE CASTRO
Vice-Presidente - PMDB

RINALDO ANTONIO DA COSTA
Secretário Geral - PMDB

JUCELINO PEREIRA DUARTE
Tesoureiro - PMDB

Horário brasileiro de verão termina nesta noite


O horário brasileiro de verão, que teve sua maior temporada desde 1985, termina nesta noite. Em dez Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia e do Distrito Federal, os relógios devem ser atrasados em 1 hora à 0h de domingo (26), quando voltarão a marcar 23h do sábado (25).
O período, iniciado em 15 outubro do ano passado, teve 133 dias, por conta da coincidência entre o dia previsto para o término do horário de verão e o domingo de carnaval, quando o encerramento deve ser no fim de semana seguinte. No caso, dia 26 de fevereiro de 2012. O objetivo é evitar que, no meio da folia, a população se esqueça de ajustar os relógios.
A economia nesta edição foi de aproximadamente R$ 160 milhões, segundo o ONS - Operador Nacional do Sistema. Dados reunidos pela ONS apontam para uma redução da demanda no horário da ordem de 2.555 MW - 1.840 MW no Sudeste e Centro-Oeste, 610 MW no Sul e 105 MW no Nordeste - apenas a Bahia adotou o horário alternativo. A redução representa 4,6% da demanda máxima dos três subsistemas.
Ainda conforme o órgão regulador, a redução de energia foi de 0,5% em todos os subsistemas envolvidos, o que equivale a 8% do consumo mensal da cidade do Rio de Janeiro ou 10% do consumo mensal de Curitiba e 0,5% do consumo mensal de Feira de Santana-ba. No caso de São Paulo, houve redução de demanda de 4,5% no horário de pico - resultando em economia de 985 MW, a maior do País.
No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. Sua versão de estreia durou quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. No verão seguinte, foi reeditada a medida com a mesma duração da primeira versão.
Posteriormente, a adoção da medida foi retomada em períodos não consecutivos, nos anos de 1949 até 1953, de 1963 até 1968, e nos tempos atuais a partir de 1985. O período de vigência é bastante variado, mas a média nos últimos 20 anos está em torno de 120 dias de duração, no Brasil.

* Com informações do Portal IG. Todos os direitos reservados.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Prefeitura entrega benefícios neste sábado para moradores de Ubatan

Será realizado neste sábado (25), a partir das 20 horas, no Distrito de Ubatan evento da Prefeitura de Orizona para a entrega de diversos benefícios para a comunidade local. A atividade contará com a presença do prefeito Felipe Dias, do professor e vereador João Lucas Teixeira (representante da região),  do vice-prefeito, secretários da Administração Municipal, vereadores e outras lideranças políticas e comunitárias.
Na ocasião será entregue aos moradores de Ubatan um Telecentro Comunitário composto por 9 computadores todos com acesso a internet, sendo uma máquina disponível exclusivamente para os trabalhos administrativos da Associação Comunitária.  Na oportunidade, a Associação receberá também a sua sede própria, em sistema de comodato com a Prefeitura Municipal, e passará a funcionar em anexo ao Telecentro, ao lado do Posto de Saúde. 
Visando melhorias no abastecimento de água do Distrito de Ubatan, será entregue  também uma Bomba Hidráulica de reserva minimizando com isso transtornos no caso de uma outra bomba estar danificada. Serão entregues também 500 metros de extensão de rede hidráulica para novas famílias, uma promessa feita por Felipe e avalizada por João Lucas desde a campanha de 2008. Todos os benefícios acima foram viabilizados a partir de requerimentos de autoria de João Lucas.
Em entrevista nesta sexta-feira a Nilsinho Vaz da Rádio Orizona Web, o vereador comentou que esses requerimentos "foram prontamente atendidos pelo prefeito municipal Felipe Dias que não vem medindo esforços para trazer melhorias para a região, a exemplos de vários requerimentos já concretizados; é importante ressaltar que todos os projetos acima vem de encontro aos anseios da comunidade", comentou.

* Matéria com informações de Nilsinho Vaz/ Rádio Orizona Web. Imagem: Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Nota de Repúdio contra despejo da EFA Bontempo em Itaobim-MG

O blog Orizona em Foco, através da pessoa de Anselmo de Lima, egresso da EFAORI, assinou nota de repúdio contra ordem de despejo da Escola Família Agrícola Bomtempo, localizada na região do Vale do Jequitinhonha, em Itaobim - MG. Confira a nota de repúdio abaixo, emitida pela AMEFA e UNEFAB - União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil:
ENTENDA O CASO DA EFA BONTEMPO.



"Nota de repúdio contra Despejo da EFA Bontempo em Itaobim/MG. 


Nota encaminhada originalmente pela AMEFA  - Associação 
Mineira das Escolas Famílias Agrícolas.


No dia 23 de fevereiro de 2012, segundo o Diretor Ricardo Vital, um oficial de justiça apareceu na sede da Escola Família Agrícola Bontempo, situada em Itaobim, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, para comunicar o mandado de reintegração de posse dos prédios onde a EFA funciona há mais de 10 anos. Não bastasse os dados estarrecedores da situação da educação da juventude rural no Brasil, que não vem ao caso comentar agora, é lamentável tal episódio. É sabido que a EFA Bontempo, surge da necessidade dos trabalhadores resolverem o problema da educação de seus filhos, com uma escola diferenciada, contextualizada em sua realidade. A EFA Bontempo foi construída pelos trabalhadores rurais, num terreno doado em comodato, por tempo indeterminado, pela Fundação Brasileira de Desenvolvimento, cujo presidente é o padre católico, Sr Felici Bontempi. Ele e sua fundação reivindicam o terreno e os prédios construídos ali pela Associação gestora da EFA, AEFAMBAJE. São 200 jovens matriculados cursando 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio e Profissional Técnico em Agropecuária. A luta na justiça vem se protelando há mais de 5 anos. Em todo este tempo a EFA Bontempo buscou saídas através do diálogo apelando para as autoridades que ajudassem a encontrar alternativas para que seus alunos não sofressem prejuízos com o despejo: audiência pública na Assembléia Legislativa em 2010, tentativas de conciliação no STJ de Minas Gerais e no Fórum de Medina. Os trabalhadores responsáveis por este projeto já afirmaram que “dali não saem”. Esperamos que providências seja tomadas para evitar conflitos maiores. Não seria o momento de o Estado ou a Prefeitura de Itaobim tomar uma atitude e desapropriar aquela área para fins sociais? 

Abaixo assinado:
- João Batista Begnami – Assessor da UNEFAB 
- Idalino Firmino dos Santos – Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas- AMEFA 
- Gabriela Souza Santos – AMEFA – Estudante da Licenciatura em Educação do Campo – UFMG 
- Luiz da Silva Peixoto – Articulador Pedagógico da Rede CEFFAs do Brasil 
- Iara Ribeiro Silva – Secretária Administrativa da UNEFAB 
- Antonio Baroni Rocha – Presidente da UNEFAB 
- Antonio Pereira de Almeida – Presidente da AEFACOT – Associação as EFAs do Centro Oeste e Tocantins.
- Anselmo Pereira de Lima – Egresso da EFA de Orizona - EFAORI 
- Luisa Ribeiro de Almeida – Coordenadora Pedagógica da EFA de Orizona - EFAORI 
- Isabel Passarelli – Diretora da EFA Rosalvo da Rocha Rodrigues – EFAR. 
- Jucelia Santos Silva – Egressa da EFAR."


* Com imagens de Álbano Silveira Machado. Todos os direitos reservados.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Acidentes reduzem nas estradas, mas o número de óbitos foi maior neste Carnaval em GO

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, este feriado de Carnaval foi menos violento nas rodovias federais brasileiras, com a queda do número de acidentes, feridos e mortes em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento da Polícia Rodoviária Federal foi divulgado na tarde desta quinta-feira (23), em Contagem-MG.
Em seis dias de operação, o número de acidentes reduziu de 4.312 para 3.345, o que representa queda de 22,4%. O índice de feridos caiu de 2.690 para 2.001, o que representa queda de 25,6%, e o número de mortos nas estradas brasileiras caiu de 216 para 176, ou 18,5%.
Contudo o índice de casos de morte aumentou em nove Estados, se comparado ao ano passado. No Paraná, de 13 óbitos em 2011, o número subiu para 16 em 2012; Rio Grande do Sul, de sete para oito; na Bahia de 17 para 20 óbitos; em Goiás, o número foi de 10 para 19; Paraíba, quatro para cinco; Ceará, de dois para quatro; Maranhão, de cinco para 13; Distrito Federal, de cinco para sete; e no Sergipe, os casos subiram de um para quatro.
Em Goiás, o acidente mais grave foi envolvendo dois ônibus de turismo e provocou a morte de 15 pessoas e deixou outras 30 feridas na tarde de sábado (18), na rodovia BR-153, próximo ao município de Estrela do Norte, a 313 km de Goiânia.
Goiás foi o Estado em que a PRF mais flagrou motoristas bêbados ao volante: cerca de 10% das chamadas para o 191 (central da PRF) de Goiás denunciaram motoristas bêbados. Dos mais de 1,4 mil autuados por embriaguez nas BRs, 494 foram presos, multados e tiveram a carteira de habilitação recolhida.
Já nas rodovias estaduais goianas, a Polícia Militar registrou queda no número de acidentes no período. Houve quatro acidentes com cinco vítimas fatais e 60 ocorrências que deixaram 120 feridos. A Operação Carnaval foi realizada de sexta-feira, dia 17, a terça-feira, dia 21. A ação contou com monitoramento aéreo e intensificação da fiscalização. As informações são do Portal de Notícias Goiás Agora.
O comandante do Batalhão Rodoviário da PM, coronel Moisés de Mendonça, explica que comparado ao mesmo período do ano passado houve diminuição de 68% nos acidentes. Em 2011 foram 14 acidentes com 16 vítimas fatais. Neste ano foram quatro acidentes com cinco vítimas fatais. As ocorrências envolvendo feridos também diminuíram. No ano passado houve 62 acidentes com 134 feridos. Em 2012 foram 60 acidentes com 120 feridos.

* Com informações do Portal de Notícias Goiás Agora/ Portal G1/ Polícia Rodoviária Federal. Imagem: PRF. Todos os direitos reservados.

Neste final de semana haverá rodada completa do Campeonato Municipal de Orizona

Neste final de semana acontecerão rodadas duplas do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Orizona, pelas séries A e B. No sábado serão as partidas da série B e no domingo, da série A. Confira as partidas que acontecerão pela 3ª rodada da primeira fase:





SÉRIE B - 25 DE FEVEREIRO (SÁBADO)



Grupo A:
Local: Firmeza
15:00 h - Rio do Peixe x Mata B
17:00 h - Firmeza B x Corumbajuba
Folga: São Paulo JL B.


Grupo B:
Local: Buriti Grande
15:00 h - Metalúrgica Robin x Taquaral
17:00 h - Buriti Grande x União B
Folga: Máster Firmeza.


SÉRIE A - 26 DE FEVEREIRO (DOMINGO)

Local: Posse
15:00 h - Firmeza x Cachoeira
17:00 h - Posse x Ubatan

Local: Estádio Dom Antonio (cidade de Orizona)
15:00 h - Mata x União
17:00 h - Guarani x Real Orizona
Folga: São Paulo JL.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO - SÉRIES A e B.

* Texto e imagem por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

Marrequinho: O Menino de Campo Formoso - Cap. 1

Nome: Francisco Ricardo de Souza.
Nascimento: 14 de outubro de 1940, na Fazenda Gato Preto, município de Orizona, (que antes se chamou Capela dos Corrêas e Campo Formoso) Estado de Goiás. Sou o sexto dos oito filhos de Onofre Ricardo de Souza e de Maria Rosa da Piedade. Meu pai era filho de Antonio Justino de Farias e de Maria Ricarda de Souza (Cocota). O lavrador mineiro, pobre, tinha se mudado para a região de Campo Formoso, em companhia de sua mãe (meu avô paterno já havia falecido) e suas quatro irmãs, minhas tias Maria, Conceição, Rosa e Joana. Vieram de Santa Rosa, MG, um lugarejo que fica entre Patrocínio e Coromandel. Minha mãe era natural de Campo Formoso-GO. Filha de Lázaro Martins Vieira e de Germana Rosa de Morais. Meus avós maternos tiveram seis filhos, três homens e três mulheres. Meus tios Antonio, Manoel, Braulino, Maria (minha mãe) e minhas tias Joaquina e Clotides. Com a morte do meu avô Lázaro, minha avó Germana se casou de novo e teve um sétimo filho, meu tio José Acácio.
Quando o sertanejo mineiro Onofre Ricardo conheceu a sertaneja goiana, Maria Rosa, o resultado foi: Namoro e casamento. E, na sequência dos fatos, o nascimento de uma cambuia de oito "goianeiros". Minha mãe possuía alguns recursos, quando se casou. Tinha umas terrinhas (Gleba desmembrada da Fazenda Capim), umas tantas vacas leiteiras e alguns cavalos de sela. Pouco tempo depois do nascimento da minha irmã caçula Iolanda, meu pai adoeceu gravemente. Para se tratar e manter a família foi vendendo partes do pequeno patrimônio que era o único recurso disponível. Primeiro foram os animais, depois, alqueire por alqueire da pequena fazenda, até que não restou mais nada para ser vendido. Fomos morar na cidade. Pobres, muito pobres, de bens materiais. E meu pai, não se recuperou da doença que o acometera. Morreu aos quarenta e oito anos de idade. Fiquei órfão de pai aos seis anos. Presenciei minha mãe possuindo apenas fé e muita coragem encarar o desafio de chefiar a família formada por ela própria e oito filhos, dos quais o mais velho (Antonio) tinha na época, 18 anos. Ele havia terminado o curso primário (correspondente ao Curso Fundamental, hoje) no Grupo Escolar local e começou a lecionar, sob contrato, numa escola da zona rural. Outros três irmãos (Osmar, Evando e José) trabalhavam de vaqueiros nas fazendas das redondezas. Casa própria, necas. Moramos por algum tempo, de favor, em uma casa que pertencia a um irmão da minha mãe, o tio Braulino, e depois num imóvel de propriedade de um idoso e caridoso senhor (Maurity Silva) que generosamente se condoeu das dificuldades pelas quais passava a viúva do Onofre, como ele respeitosamente tratava minha mãe.


* Primeiro capítulo do livro "Marrequinho - O Menino de Campo Formoso", de Francisco Ricardo de Souza. Imagens: acervo pessoal. Publicação autorizada pelo autor. Todos os direitos reservados.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

CNBB lança na tarde desta quarta-feira a Campanha da Fraternidade 2012

O secretário geral da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Leonardo Ulrich Steiner, abre, nesta quarta-feira de Cinzas, 22, às 14h, na sede da Conferência, em Brasília-DF, a Campanha da Fraternidade 2012. O tema proposto para a Campanha deste ano é "Fraternidade e Saúde Pública" e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra", tirado do livro do Eclesiástico.
O ministro da saúde, Alexandres Padilha, confirmou sua presença. Além dele, participarão do ato de abertura da CF o sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos, o Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança e membro do Conselho Nacional de Saúde, Clovis Boufleur, e o cirurgião e membro da equipe de assessoria da Pastoral da Saúde do Conselho Episcopal Latino-americano, André Luiz de Oliveira. O ato é aberto à imprensa.
A CF-2012 tem como objetivo geral "refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobiliza por melhoria no sistema público de saúde".
Realizada desde 1964, a Campanha da Fraternidade mobiliza todas as comunidades catóilcas do país e procura envolver outros segmentos da sociedade no debate do tema escolhido. São produzidos vários materiais para uso das comunidades com destaque para o texto-base, produzido por uma equipe de especialistas.
A Campanha acontece durante todo o período da Quaresma que, segundo o secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, "é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-ressuscitado".
Na apresentação do texto-base, Dom Leonardo, explica que, com esta Campanha da Fraternidade, a Igreja quer sensibilizar as pessoas sobre a "dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de saúde pública condizente com suas necessidades e dignidade".

* Com informações da CNBB. Todos os direitos reservados.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Marrequinho: mais um colaborador do blog Orizona em Foco

O blog Orizona em Foco recebe diariamente a visita de centenas de orizonenses, que buscam encontrar alguma informação relevante sobre o município. Muitos destes visitantes moram fora da cidade há um bom tempo e tentam se atualizar sobre o que acontece na "terrinha" que foi seu berço acessando o blog.
Um ilustre orizonense, que acessa nossa página com frequência é Francisco Ricardo de Souza, o Marrequinho. Marrequinho, nasceu em Orizona em 14 de outubro de 1940.
Este conterrâneo é um renomado compositor, intérprete e escritor. Formou importantes parcerias de renome como nas duplas Marreco e Marrequinho, Marrequinho e Nuvem Negra e Marrequinho e Silvan.
Em 2005 Marrequinho recebeu da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira significativa homenagem com o lançamento de um álbum formado por um CD - Livro. No livro constam traços da jornada artística do homenageado além de uma farta quantidade de comentários feitos por artistas famosos, de vários segmentos; radialistas, apresentadores, jornalistas escritores e de muita gente famosa ligada ao meio sertanejo, admiradores do Marrequinho.
Em uma conversa com Marrequinho, recebemos do artista a autorização para publicar no Orizona em Foco capítulos de seu livro autobiográfico "Marrequinho - o Menino de Campo Formoso", um livro de memórias sobre a sua trajetória. Será uma oportunidade para conhecer mais da história deste homem que deu contribuição significativa à música sertaneja brasileira.
É com muita alegria e honra que anunciamos mais essa importante parceria. Os textos começarão a ser publicados a partir desta semana.


* Texto por Anselmo de Lima. Imagens: Acervo Pessoal - Marrequinho. Todos os direitos reservados.

Cruzada de Milagres na Igreja de Cristo de Orizona

A Igreja de Cristo de Orizona - Ministério Nova Terra participa nestas quarta e quinta-feiras (22 e 23 de fevereiro), sempre às 19 horas, da Cruzada Internacional de Milagres Semeadores de Fogo.
A cruzada terá a presença dos evangelistas Dario Martini (italo-brasileiro) e Mike Obiora (nigeriano). Semeadores de Fogo é o nome de uma rede de ministros evangélicos oriundos de diversas nações que cooperam entre si na pregação do evangelho de Jesus Cristo.
Esta equipe é sempre organizada por Dario Martini com o objetivo de apoiar o corpo de Cristo em toda a Terra. Atua em todos os continentes através de cruzadas evangelísticas de curas e milagres. Seus preletores atuam frequentemente ao redor do mundo.
A Igreja de Cristo, onde será realizada a cruzada, está sediada na Avenida Egerineu Teixeira, número 36, Centro, Orizona. Para maiores informações sobre os Semeadores de Fogo, acesse http://www.semeadoresdefogo.org.
* Texto por Anselmo de Lima. Imagem: Semeadores de Fogo. Todos os direitos reservados.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Prefeito Felipe Dias reune com moradores da região de Firmeza

Estive neste domingo (19) juntamente com o prefeito de Orizona Felipe Dias em uma visita a comunidade da Estiva de Cima, região de Firmeza. Na ocasião participamos da tradicional reunião religiosa e ouvimos os anseios a partir das necessidades daqueles moradores.
Aquela comunidade é predominantemente católica e foi um dos berços das CEBs - Comunidades Eclesiais de Base em Orizona, a partir do trabalho de lideranças como Antônio José de Lima e Catarina Maria de Lima (meus avós paternos), Jovando Vieira Machado e Dona Teresinha, Venerando Antônio de Sousa e Rita de Cássia, entre outros. Foi ali também que vivi toda minha infância e adolescência.
Na reunião da comunidade, o prefeito foi muito bem acolhido pelos moradores, que enchiam a casa de reuniões. Felipe foi convidado a visitar a região pela coordenadora do grupo, Leda Aparecida de Lima. A comunidade colocou ao prefeito que começaram por conta própria, em regime de mutirão, as obras para conclusão do centro comunitário, mas que agora necessitam da ajuda da Prefeitura. O prefeito atendeu prontamente à solicitação.
Outra reivindicação foi a reforma e construção de algumas estradas que cortam a localidade. Assim como no caso da conclusão das obras do centro comunitário, a solicitação será atendida, segundo Felipe Dias, o mais breve possível, em parceria com a própria comunidade. Mata-burros também serão construídos ali.
Após verificarmos os trechos, juntamente com João Cesar Caixeta e Valdeson de Castro, visitamos Fernando Afonso e sua mãe Ana Rosa, amigos de longa data do prefeito. Fernando se recupera de um importante tratamento médico. O amigo José Pereira Machado, pai do professor Marcos, foi outro que pode rever o prefeito. A seguir, visitamos o meu avô Antônio de Lima. Depois Leda e o marido Sebastião Joaquim de Sousa e os filhos nos ofereceram um delicioso almoço.
A última etapa da visita de trabalho, foi na residência de Jovando e Teresinha, que estavam acompanhados de filhas, genros, netos e amigos. Jovando, de 81 anos, ainda hoje trabalha na lavoura. É um grande patriarca e uma das lideranças comunitárias mais respeitadas da região. A visita foi regada a um papo bastante agradável.

* Texto e imagens por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.