sábado, 25 de fevereiro de 2012

Ibama e Corumbá Concessões apresentam o Pacuera às comunidades rurais de oito municípios de Goiás

Brasília - Técnicos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e da Corumbá Concessões S.A. (CCSA) se reúnem com as comunidades rurais dos oito municípios do entorno do reservatório da UHE Corumbá IV – Luziânia, Novo Gama, Silvânia, Gameleira de Goiás, Corumbá de Goiás, Abadiânia, Alexânia e Santo Antônio do Descoberto - para apresentar o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatórios Artificiais (PACUERA). O documento é uma exigência da Resolução Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) nº 302/2002 e tem como objetivo garantir o uso correto da Área de Preservação Permanente (APP) do entorno de reservatórios. 
Este documento foi elaborado pela CCSA, em consonância com o Plano Diretor dos municípios, e foi aprovado pelo Ibama em outubro do ano passado. Ele será levado ao conhecimento das comunidades em consultas públicas para que os moradores que queiram e possam contribuir com sugestões. As reuniões serão realizadas de 27/02 a 02/03 (veja programação abaixo). 
“O Pacuera é muito importante e vai mexer com a vida das comunidades, principalmente a dos moradores da área rural, porque irá definir o zoneamento de toda a área ao redor do reservatório da UHE Corumbá IV para que seja usada por todos de forma legalizada. Por isso é importante que as comunidades participem dessas reuniões”, diz a analista ambiental da CCSA, engenheira ambiental Vanêssa de Freitas. 
Segundo ela, o Pacuera tem os seguintes objetivos: conhecer a região e propor áreas que têm características parecidas, ou seja, zonear as áreas e apontar o tipo de uso mais apropriado; planejar e ordenar os usos para que o ambiente seja conservado; proteger o meio ambiente, as águas, o solo, a vegetação nativa, os animais e, consequentemente, os moradores do entorno; possibilitar o desenvolvimento sustentável da região; e proteger a APP. Os moradores dos municípios envolvidos já receberam material educativo e explicativo sobre o Pacuera, inclusive com o mapeamento das áreas abrangidas pelo reservatório em cada município. As contribuições feitas pelas comunidades serão avaliadas pela equipe técnica do Ibama para serem incorporadas ao documento. O documento final com as possíveis sugestões feitas pela comunidade será apresentado em reunião geral, em um dos municípios, em local e data a serem definidos.

* Com informações de Ana Guaranys/ Assessoria de Comunicação da CCSA. Imagem: Divulgação. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....