segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Prefeito Felipe Dias reune com moradores da região de Firmeza

Estive neste domingo (19) juntamente com o prefeito de Orizona Felipe Dias em uma visita a comunidade da Estiva de Cima, região de Firmeza. Na ocasião participamos da tradicional reunião religiosa e ouvimos os anseios a partir das necessidades daqueles moradores.
Aquela comunidade é predominantemente católica e foi um dos berços das CEBs - Comunidades Eclesiais de Base em Orizona, a partir do trabalho de lideranças como Antônio José de Lima e Catarina Maria de Lima (meus avós paternos), Jovando Vieira Machado e Dona Teresinha, Venerando Antônio de Sousa e Rita de Cássia, entre outros. Foi ali também que vivi toda minha infância e adolescência.
Na reunião da comunidade, o prefeito foi muito bem acolhido pelos moradores, que enchiam a casa de reuniões. Felipe foi convidado a visitar a região pela coordenadora do grupo, Leda Aparecida de Lima. A comunidade colocou ao prefeito que começaram por conta própria, em regime de mutirão, as obras para conclusão do centro comunitário, mas que agora necessitam da ajuda da Prefeitura. O prefeito atendeu prontamente à solicitação.
Outra reivindicação foi a reforma e construção de algumas estradas que cortam a localidade. Assim como no caso da conclusão das obras do centro comunitário, a solicitação será atendida, segundo Felipe Dias, o mais breve possível, em parceria com a própria comunidade. Mata-burros também serão construídos ali.
Após verificarmos os trechos, juntamente com João Cesar Caixeta e Valdeson de Castro, visitamos Fernando Afonso e sua mãe Ana Rosa, amigos de longa data do prefeito. Fernando se recupera de um importante tratamento médico. O amigo José Pereira Machado, pai do professor Marcos, foi outro que pode rever o prefeito. A seguir, visitamos o meu avô Antônio de Lima. Depois Leda e o marido Sebastião Joaquim de Sousa e os filhos nos ofereceram um delicioso almoço.
A última etapa da visita de trabalho, foi na residência de Jovando e Teresinha, que estavam acompanhados de filhas, genros, netos e amigos. Jovando, de 81 anos, ainda hoje trabalha na lavoura. É um grande patriarca e uma das lideranças comunitárias mais respeitadas da região. A visita foi regada a um papo bastante agradável.

* Texto e imagens por Anselmo de Lima. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....