sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mão encontrada hoje em Goiânia era mesmo de Fernando Lobo, morador de Orizona

Nos telejornais e sites de notícia de Goiânia só se falou nesta sexta-feira, 23 de novembro, de uma mão encontrada por uma moradora em um lote no Residencial Buena Vista, na capital. Segundo as informações, a mão pertencia ao pedreiro Fernando Aparecido Lobo, 35 anos, filho do Erci do Bar, que morreu na noite desta quinta-feira no HUGO - Hospital de Urgências de Goiânia  após sofrer uma queda acidental a cerca de dez dias em Orizona.
Se não bastasse o sofrimento da família por conta de uma morte prematura, a situação de pesar e dor se intensificou com esse episódio. A família ainda aguardava no final da tarde a solução do caso e a liberação do corpo. Um familiar da vítima disse que ainda no Hospital, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal em perfeito estado de conservação.

Professor Silvio Fernandes é eleito presidente do PMDB de Orizona

Em Convenção realizada na noite desta quinta-feira, 22 de novembro, foram definidos os novos membros do Diretório, do Líder de bancada, das Comissões e da Executiva Municipal do PMDB de Orizona.
O professor Silvio Fernandes de Castro foi eleito através de voto secreto para ser o presidente da nova Comissão Executiva Municipal do Partido. Silvio, que até então era vice-presidente, assumiu o lugar de Anteres Vieira Pereira, eleito vice-prefeito.
Silvio é casado com a professora Antonia Vaz e tem juntos dois filhos. Na sua vida profissional, também é professor efetivo do Município de Orizona e atualmente ocupa o cargo de diretor da Escola Municipal Francelino Nunes de Paula, no bairro Boa Vista. Silvio se candidatou a vereador nas eleições de 7 de outubro e obteve 259 votos, ficando como segundo suplente da coligação "A Vitória do Povo".
A primeira vice-presidência do partido, cargo que era ocupado por Silvio, terá agora o vereador Joãozinho Albino. A secretaria do partido permanece em família. Rinaldo Costa, que há várias gestões assumia cargos na Comissão Executiva, deu lugar a seu irmão Nelson da Costa Filho, o Nelsinho. O vereador Reinaldo Cardoso continua como líder do partido na Câmara Municipal.
O evento aconteceu no Auditório do Sindicato Rural de Orizona, logo acima da Rodoviária. Foram eleitos por voto direto e secreto, os 44 membros do diretório municipal do partido, o líder da bancada na Câmara Municipal e 15 suplentes do diretório. Também foram eleitos 2 delegados e respectivos suplentes para a Convenção Estadual, a Comissão de Ética e Disciplina do partido, eleitos os membros e suplentes do Conselho Fiscal e os membros da Comissão Executiva Municipal.
Confira abaixo a relação dos membros da Comissão Executiva:

COMISSÃO EXECUTIVA 


PRESIDENTE: SILVIO FERNANDES DE CASTRO 
1º VICE-PRESIDENTE: JOÃO BATISTA DE CASTRO NETO 
2º VICE-PRESIDENTE: FRANQUILINO ANTÔNIO DE OLIVEIRA 
SECRETÁRIO GERAL: NELSON DA COSTA FILHO 
SECRETÁRIO ADJUNTO: DANILO MOREIRA TIAGO 
TESOUREIRO: JUCELINO PEREIRA DUARTE 
1 ° VOGAL: DORISMAR ANTÔNIO DE PAIVA 
2° VOGAL: ARMANDO AMARO CAIXETA 

SUPLENTES DA COMISSÃO EXECUTIVA 


1º SUPLENTE: JOSÉ RINCON HONORATO
2º SUPLENTE: MANUEL ANTONIO PINHEIRO
3º SUPLENTE: JOSÉ NETO CANEDO
4º SUPLENTE: BENEDITO GONÇALVES

* Texto por Anselmo Di Lima. Imagem: Prefeitura Municipal de Orizona. Todos os direitos reservados.

Marrequinho: O Circo - Capítulo XXV

Naquela época eram poucos os artistas sertanejos de Goiás que viviam exclusivamente da arte. A maioria de nós tinha um emprego ou outra fonte de renda para se manter. Os mais arrojados, mais confiantes, faziam apresentações em cinemas e circos. Mas, os circos daquela época (nós os chamávamos de "pauleira"), que percorriam o interior do Estado, na sua grande maioria não tinham nem cobertura. Eram circos pequenos, pobres e mal organizados. Circos de touradas, precursores das grandes arenas das festas de peão hoje existentes, como as de Barretos, por exemplo.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Índice de Participação do Município de Orizona será aumentado em 0,66 pontos para 2013

O COINDICE - Conselho Deliberativo dos Índices de Participação dos Municípios divulgou no dia 13 de novembro o IPM - Índice de Participação dos Municípios para os 246 municípios goianos. Os novos números entram em vigor em janeiro de 2013. Segundo a Sefaz - Secretaria da Fazenda, o órgão registrou 549 recursos.
O IPM do município de Orizona será reajustado em 0,66 pontos. Orizona, dentre os 246 municípios goianos passará da 58ª para a 55ª posição. Com isso, o município terá ganhos com os repasses do ICMS em 2013. 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

23º Encontro da Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil

Participei neste final de semana (17 e 18 de novembro) juntamente com minha esposa Iara Silva e nossa filhota Dandara, do 23º Encontro anual da Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil. O encontro foi assessorado por Maria Soave, missionária leiga italiana membro do CEBI - Centro de Estudos Bíblicos, que coordenou os estudos sobre questões de poder e gênero, com o tema "Protagonismos e Direitos das mulheres na família dominicana, na Igreja e na sociedade”.

Atendimento no Fórum de Orizona será suspenso nesta sexta-feira às 15 horas

O diretor do Foro da Comarca de Orizona, juiz Ricardo de Guimarães e Souza (foto), informa que o expediente forense e o atendimento ao público desta sexta-feira, 23 de novembro, estarão suspensos a partir das 15 horas, para dedetização do prédio do fórum.
Segundo o magistrado, haverá regime de plantão somente para casos urgentes e os prazos processuais que vencerem na referida data ficam automaticamente prorrogados para o dia útil seguinte. A dedetização será feita pela equipe de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde.

Projeto Lucas da Igreja Quadrangular realiza mais de 480 atendimentos em Orizona

A Igreja Evangélica Quadrangular, através do Pr. Brás Cardoso, realizou neste sábado, 17 de novembro, a Ação Social Quadrangular - Projeto Lucas, quando foram prestados diversos serviços de assistência social à população do município de Orizona.
A equipe do Projeto Lucas atendeu durante todo o dia num espaço ao lado da Igreja Quadrangular, na Av. Egerineu Teixeira, número 99, quase de frente ao Auto Posto Coapro. Um ônibus, equipado com consultórios médico e odontológico, psicológico, advogado, cabeleireiros, manicure. Os profissionais fizeram durante o sábado mais de 480 atendimentos.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Eleitos e suplentes do último pleito em Orizona são os primeiros em Goiás a serem diplomados

Assim como nas eleições municipais de 2008, a 23ª Zona Eleitoral, que abrange a Comarca de Orizona, foi a primeira em Goiás e uma das primeiras do país a diplomar os candidatos eleitos e suplentes de vereadores nas eleições a partir do resultado das eleições municipais de 7 de outubro passado.
A solenidade de diplomação aconteceu nesta segunda-feira, 19 de novembro, no Auditório do Fórum Jairo Ramos Jubé, nesta cidade. O juiz, Dr. Ricardo de Guimarães e Souza, diplomou o prefeito reeleito Felipe Dias (PMDB), o vice-prefeito eleito Anteres V. Pereira (PMDB), os nove vereadores eleitos e oito suplentes das coligações de vereadores.